A Receita Épica de Pão Pocaccia de Fermentação Natural

Você está visualizando atualmente A Receita Épica de Pão Pocaccia de Fermentação Natural

Floriano e Jacques Adoram Fazer Pão

Floriano e Jacques adoram fazer pão (como esta receita de pão pocaccia) com as colheitas de trigo da Epic Homestead, e há uma razão muito boa para isso. Não há nada tão satisfatório quanto desfrutar dos frutos literais da sua colheita… ou, neste caso, bagas, já que o trigo produz sementes chamadas bagas de trigo que podem ser moídas em farinha para assar pão integral fresco.

Mas lembre-se, esta é uma equipe liderada pelo próprio Potato Daddy. Depois de todo o trabalho árduo que Floriano e Jacques passaram para colher, secar e debulhar o trigo, eles também colheram algumas ótimas batatas Yukon Gold, alhos-porós gordos, grandes cabeças de alho e uma seleção de ervas frescas da propriedade. Com um fermento natural feito à mão entregue por Kris, chefe de experiência do cliente da Dr. Jardim, era hora de montar um pão focaccia de batata e alho-poró… ou “pocaccia”!

Com todos os ingredientes em mãos, Floriano e Jacques começaram a trabalhar e produziram uma receita de focaccia de trigo integral verdadeiramente deliciosa que todos podem desfrutar. Você não precisa tecnicamente colher, debulhar e moer seu próprio trigo para fazê-lo (embora possamos confirmar que é incrivelmente satisfatório se você o fizer!). Mas mesmo que opte por usar farinha de trigo integral comprada na loja, podemos confirmar que esta “pocaccia” vale muito o seu tempo e esforço, pois é saborosa, satisfatória e muito, muito boa.

Receita de Pão Pocaccia de Fermento Natural Épico

Ingredientes

100g de fermento natural ativo (fermento que dobrou de tamanho após a alimentação)
10g de sal kosher (aproximadamente 3 colheres de chá)
440g de água, deve estar pelo menos em temperatura ambiente. Se usar farinha fresca, comece com 400g de água.
500g de farinha (pode ser uma mistura de farinha de pão, farinha de trigo comum, farinha integral e/ou farinha recém-moída)
Sal marinho em flocos ou sal kosher
4 colheres de sopa de azeite extra-virgem, divididas, além de mais para regar
1 batata de tamanho médio
2 cabeças de alho, assadas no forno até ficarem macias
2 alhos-porós médios
Ervas para temperar (tomilho, alecrim, sálvia ou o que você tiver!)

Instruções

1. Coloque o fermento, o sal e a água em uma tigela grande e mexa até que esteja quase dissolvido, depois adicione a farinha e misture completamente. NOTA: Ao usar farinha fresca, você precisará de menos água, pois ela absorverá a água de forma mais eficaz.

2. Após deixar a massa descansar por pelo menos 30 minutos, tente dobrá-la puxando as laterais e dobrando-as no centro da massa. Isso dá ao glúten um pouco de elasticidade, permitindo que ele se mantenha melhor. A massa ficará desgrenhada e pegajosa, então não tente adicionar farinha extra.

3. Regue com azeite e esfregue por toda a massa. Não exagere no óleo aqui, pois adicionaremos mais depois. Cubra a massa com uma toalha e coloque em um lugar quente (idealmente 21ºC) por cerca de 4-8 horas. Se estiver frio, levará mais tempo para dobrar, e se estiver quente, dobrará mais rápido. Não precisa ser exato, mas certifique-se de que dobre aproximadamente. Esse processo depende de muitos fatores, então é impossível ser exato – você tem que improvisar um pouco!

4. Uma vez que a massa tenha dobrado, você pode preparar uma assadeira de metal despejando 2 colheres de sopa de óleo na assadeira. Incline a assadeira para espalhar o óleo por toda a superfície. Se estiver usando um recipiente de vidro em vez de uma assadeira de metal, aplique manteiga em todas as superfícies internas do recipiente de vidro, pois ela aderirá melhor ao vidro e evitará que o pão grude mais tarde. Depois de untado com manteiga, adicione 2 colheres de sopa de óleo no recipiente de vidro, como faria com a assadeira, e incline para espalhar pelo fundo.

5. Adicione cerca de uma colher de sopa de azeite à massa de focaccia. Se você tiver óleo aromatizado, use-o para dar um sabor extra. Desinfle a massa e retire-a da tigela, colocando-a na sua assadeira. Dobre a massa algumas vezes até formar um retângulo grosseiro no centro da assadeira. Certifique-se de que a emenda das dobras esteja voltada para baixo na assadeira para que a massa se espalhe bem.

6. Certifique-se de que sua massa esteja bem untada com óleo e deixe-a crescer por mais 4-6 horas. Você quer que a massa preencha o formato da assadeira. Para esta etapa, Jacques gosta de usar um tapete de aquecimento para mudas para ajudar a acelerar o processo, o que pode fazer a massa crescer em 2-4 horas.

7. Neste ponto, se você ainda não começou a assar seu alho, asse-o enquanto a massa termina de crescer. Você quer que o alho esteja totalmente assado e macio ao toque.

8. Cerca de 30 minutos antes de a massa terminar de crescer, ajuste seu forno para 220ºC para pré-aquecer.

9. Agora é hora de preparar suas coberturas, que podem ser praticamente qualquer coisa. Claro, não estamos apenas fazendo focaccia; estamos fazendo Pocaccia! Pegue uma batata Yukon Gold de tamanho médio e corte-a em fatias finas que cozinharão rapidamente enquanto o pão assa (recomendamos meias-luas cortadas em um mandolim para fatias perfeitamente uniformes). Corte seus alhos-porós em rodelas pequenas. Combine as batatas, os alhos-porós e as ervas em uma tigela e esprema todo o alho assado na tigela. Misture bem os ingredientes, certificando-se de que o alho esteja espalhado por todas as fatias de batata. Este também é um bom momento para adicionar temperos como sal e pimenta (a gosto).

10. Passe um pouco de óleo nas mãos e comece a fazer covinhas e esticar a massa até que ela cubra completamente o fundo da assadeira. Você sentirá a massa se espremer e desinflar enquanto faz isso. Deixe algumas covinhas na superfície da massa quando terminar. Regue um pouco mais de azeite sobre a massa com covinhas e espalhe uniformemente a mistura de batata por cima da massa. Finalize com uma boa pitada de sal.

11. Coloque a assadeira no forno e asse por 25-30 minutos. Verifique se está completamente cozido antes de tirar do forno. As bordas devem estar douradas e parecer crocantes. As batatas devem estar totalmente cozidas. Neste caso, é melhor deixar cozinhar por 5 minutos extras do que subcozer. Retire do forno e deixe descansar por pelo menos 10 minutos, pois isso facilitará a remoção da assadeira.

Corte seu pão e desfrute do sabor saboroso e fresco do jardim da vitória da pocaccia!

Aqui está uma boa foto de Floriano com aquela deliciosa “pocaccia”!