Como Preservar Ovos Para Uso Futuro

Você está visualizando atualmente Como Preservar Ovos Para Uso Futuro

Os criadores de galinhas se beneficiam ao saber como preservar ovos! Saber como manter os ovos frescos por mais tempo é uma habilidade valiosa, seja em tempos de abundância ou escassez. Com tantas maneiras de preservar ovos, certamente há pelo menos uma que você vai gostar.

Suponha que você tenha cerca de uma dúzia de ovos vindo do seu galinheiro por semana. Você pode rapidamente consumir ovos frescos da fazenda para evitar o desperdício ou preservá-los para uso futuro. A última opção também ajuda com a queda na produção de ovos das galinhas poedeiras nos meses de inverno.

Conhecer métodos básicos e outras formas de preservação de ovos é importante, e praticá-los não é apenas instrutivo – é divertido! Alguns métodos são mais adequados para ovos usados em panificação, enquanto outros mantêm um ovo fresco por mais tempo.

Aqui, abordaremos a preservação de ovos, por que as pessoas fazem isso e como realizar diferentes métodos em casa.

O Propósito da Preservação

Use ovos frescos da fazenda em vez de pasteurizados para métodos de preservação completos. Fonte: 1010 Climate Action

A criação de galinhas é tão antiga quanto a agricultura, com evidências arqueológicas de domesticação datando de mais de 8000 anos atrás no Sudeste Asiático. Inicialmente, a preservação era uma questão de necessidade. Até a era da Segunda Guerra Mundial, não havia refrigeradores e freezers domésticos. Os humanos desenvolveram maneiras de manter seus ovos frescos por mais tempo. Muitas técnicas, como preservação com sal, conserva ou enlatamento, originaram-se onde a domesticação de galinhas começou.

A preservação ocorre pelos dois motivos que mencionamos: ou um excedente de ovos ou acesso a ovos quando a produção naturalmente diminui. Existem também razões culinárias para preservar ovos frescos da fazenda.

Vantagens

A preservação permite que você tenha ovos frescos ou congelados à sua disposição por um longo tempo. Usando diferentes métodos, você pode armazenar e usar ovos de uma maneira que forneça alimentos com diferentes texturas e perfis de sabor. Essas técnicas economizam trabalho e tempo prolongados. Em vez de tentar encontrar alguém para levar seus ovos extras, você os tem disponíveis para serem usados conforme necessário.

Desvantagens Potenciais

Um dos problemas que surgem é a segurança alimentar. Discutiremos isso com mais detalhes mais tarde, mas certos ovos preservados requerem processos diferentes para evitar intoxicação alimentar. Outro problema é o armazenamento. Talvez você tenha muitos ovos, tudo o que precisa para preservá-los, mas nenhum espaço para mantê-los; talvez você esteja vivendo em uma propriedade rural sem acesso imediato a comodidades. Isso pode dificultar ou tornar demorado a aquisição de materiais.

Muitos métodos requerem ovos frescos que não foram lavados. Alguns você pode realizar com ovos comprados em lojas. A grande maioria dos métodos que discutiremos aqui são para criadores de galinhas que lidam regularmente com lotes frescos de ovos. No entanto, discutiremos alguns que você pode fazer com ovos comprados em lojas.

Alguns também exigem que você use ovos de galinha, pois outros tipos de ovos podem não ser postos em uma área tão limpa quanto um galinheiro mantido regularmente. Limpá-los pode, às vezes, interromper o processo de preservação.

Maneiras de Preservar Ovos

Conservar ovos em conserva requer cautela, mas pode ser muito saboroso. Fonte: osiristhe

Agora que discutimos os benefícios e desvantagens de preservar ovos, vamos examinar os métodos em detalhes. Vamos tocar primeiro na segurança alimentar e depois entrar nos detalhes de cada método.

Uma Palavra Sobre Segurança Alimentar

Não há garantia de que a desidratação matará adequadamente as bactérias que podem permanecer em ovos secos. Portanto, enquanto cobrimos esse método, saiba que ele não é garantido como seguro. Se você for desidratar, cozinhe os ovos primeiro e use-os rapidamente, mantendo-os em um lugar muito seco.

Sempre use utensílios limpos – esterilizados, se possível. Você pode precisar esterilizar alguns líquidos de preservação para evitar a infiltração e proliferação de bactérias. Enquanto alguns métodos são estéreis por natureza de sua química, outros requerem armazenamento de alimentos mais cuidadoso.

Sempre tenha cautela ao enlatando e preservando qualquer alimento!

Atualmente, o único método de armazenamento a longo prazo recomendado pelo FDA para ovos é remover suas cascas e congelá-los. Eles não recomendam nenhuma das muitas e variadas maneiras de armazenar ovos usadas historicamente e em todo o resto do mundo. Métodos alternativos que o FDA não recomenda variam de liofilização e desidratação a cura com sal das gemas, conserva, vidro de água e mais.

Como em qualquer método de preservação de alimentos, se você tiver qualquer dúvida sobre a segurança do alimento, não o coma. Isso é verdade, independentemente de ser um método aprovado ou não! Você é o árbitro final do que entra na sua boca ou na boca de sua família e amigos através da sua culinária, e se houver qualquer motivo para preocupação, a melhor opção é escolher uma alternativa.

Desidratação de Ovos

Em uma operação comercial de desidratação de ovos, certos processos impedem que bactérias entrem no produto final. Embora seja difícil garantir o mesmo em casa, vamos discutir como desidratar ovos.

Quebre todos os seus ovos em um liquidificador ou tigela para serem lentamente mexidos. Cozinhe os ovos mexidos em uma panela sem óleo ou manteiga. Cozinhe até que fiquem fofos e um pouco secos. Em seguida, coloque-os em um desidratador a 140°F por 18 horas, ou até que quebrem ao meio e estejam completamente secos.

Faça um pó de ovo moendo os ovos desidratados em um moedor de café ou moedor de especiarias. Adicione um gel de sílica de qualidade alimentar cerca de metade do caminho através da moagem para manter seus ovos secos no armazenamento. Armazene os ovos em pó em um recipiente hermético em um armário por até 6 meses. Sempre verifique os ovos quanto a mofo ou odores estranhos antes de usá-los.

Um problema comumente relatado com este método é que os ovos em pó são comestíveis, mas não têm o melhor sabor.

Congelamento de Ovos

Existem duas maneiras de congelar ovos. A primeira e mais fácil é mexê-los e congelá-los em lotes em uma única camada em uma assadeira. Descongele e cozinhe-os em óleo conforme necessário mais tarde. Armazene-os em sacos de congelamento para prolongar sua vida e evitar queimaduras de freezer. Eles durarão cerca de 2 a 4 meses dessa maneira e são melhores quando usados imediatamente.

Alternativamente, comece a fazer ovos mexidos em um liquidificador em baixa velocidade. Em seguida, despeje os ovos uniformemente em seções de uma forma de muffin ou bandeja de cubos de gelo (de preferência feita de silicone para facilitar a extração) e congele-os. Remova-os das bandejas e armazene-os em sacos de congelamento no freezer por até 1 ano. Descongele-os para usar em cozinhar e assar conforme necessário.

Liofilização de Ovos

Outra maneira de ter ovos em pó é liofilizá-los. Ovos liofilizados requerem um secador doméstico. Combine os ovos em baixa velocidade em um liquidificador. Despeje-os uniformemente na bandeja do secador e coloque-os no freezer.

Deixe os ovos líquidos congelarem durante a noite, depois coloque-os no liofilizador. Insira a folha isolante e seque-os por 20 a 24 horas ou até que estejam completamente secos. Faça migalhas de ovo com as folhas ou transforme-os em pó, assim como faria com ovos desidratados.

Mantenha esses ovos armazenados em um pote de vidro para usar dentro de alguns dias. Se quiser mantê-los por mais tempo, coloque um absorvedor de oxigênio no pote, sele-o e armazene-o em um armário escuro e seco. Você também pode usar um pote selado a vácuo para armazenar ovos liofilizados.

Preservação com Óleo

Uma maneira interessante de preservar ovos crus é mergulhá-los em óleo mineral. O óleo reveste a casca, selando os poros que, de outra forma, permitiriam que o ovo respirasse e estragasse com o tempo. Para este método, você precisa aquecer o óleo a 180°F por 20 minutos antes de revestir os ovos. Tenha algumas luvas à mão para este processo e use ovos que tenham sido postos nas últimas 24 horas. Isso mesmo! Estamos falando sobre como armazenar ovos frescos.

Coloque um pouco do óleo sanitizado na sua mão enluvada. Revestir os ovos com óleo mineral e colocá-los em caixas ou de volta na cartonagem com a ponta para baixo. Toda semana, vire a cartonagem inteira para manter a gema intacta. Ovos preservados em óleo mineral podem ser mantidos em temperatura ambiente por 3 meses. Armazene-os entre 65°F e 68°F a 75% de umidade em um lugar escuro por 6 a 9 meses, ou armazene-os na geladeira por 9 a 12 meses.

Após revestir os ovos com óleo mineral, você não pode usá-los em bolos porque o processo altera o potencial de espuma das claras. Da mesma forma, com o tempo, a preservação com óleo pode alterar o sabor do ovo, tornando-o menos desejável devido ao óleo ficar rançoso. Use o mesmo processo com óleo de coco para evitar sabores desagradáveis.

Conserva e Enlatamento de Ovos

Há perigos envolvidos no consumo de ovos em conserva porque não há como garantir que o botulismo não se desenvolva na solução de enlatamento ou conserva ou nos próprios ovos. É importante mantê-los na geladeira durante o período de armazenamento de quatro meses.

Para conservá-los em vinagre, você precisará de ovos cozidos – cozidos e descascados. Você vai conservar ovos inteiros através da fermentação em salmoura, uma forma de fermentação láctica (como a feita com o kit Kraut Source em nossa loja). Faça uma salmoura de 1 xícara de vinagre para 1 colher de chá de sal. Em seguida, prepare seus potes esterilizados, enchendo-os com todos os ovos que você cozinhou.

Despeje a salmoura, adicione especiarias e elementos de sabor para temperar os ovos e sele os potes por 1 a 2 semanas. Depois, aproveite! Ovos de pato, ovos de codorna e ovos de ganso são perfeitos para conserva também.

Preservação com Sal

Mantenha um ovo inteiro fresco com sal, gordura animal e um cooler de espuma. Um cooler grande e uma abordagem gradual são melhores se você tiver muitos ovos. Se você tiver apenas alguns ovos que gostaria de preservar, um recipiente menor é suficiente.

Forre o fundo do seu cooler com sal, cobrindo o fundo para que as cascas dos ovos não toquem o interior do cooler. Em seguida, cubra cada ovo com gordura e coloque-os em uma única camada sobre o sal. Adicione outra camada generosa de sal.

Se você tiver muitas dúzias para preservar, realize o processo por vários dias, colocando um nível por dia. Entre esses turnos, coloque a tampa do cooler de forma segura. Mantenha-o em um lugar fresco e seco por cerca de 3 a 4 meses. Esses ovos são mais adequados para panificação, pois o sal os secará ligeiramente ao longo do tempo.

Preservar gemas de ovo com sal permite que as “boas bactérias” proliferem, enquanto as “bactérias ruins” não podem causar estragos. Separe suas claras das gemas. Transforme suas claras em ovos congelados se quiser usá-las mais tarde, ou use-as imediatamente para evitar o desperdício. Pegue uma assadeira ou recipiente de plástico que tenha uma tampa de vedação apertada.

Use uma colher para fazer uma cavidade em uma camada de ½ polegada de sal para cada gema. Coloque cada gema de ovo em seu slot. Cubra-as com pelo menos ¼ de polegada de sal. Coloque o recipiente na geladeira e espere 1 semana.

Finalmente, seque as gemas. Retire-as delicadamente do recipiente e coloque-as em gaze. Envolva levemente a gaze em torno das gemas e depois amarre cada gema com um pouco de barbante. Elas parecerão uma fileira de doces dessa maneira. Seque-as penduradas por cerca de uma semana na geladeira. Elas devem estar firmes, mas não duras quando estiverem completamente secas. Use suas gemas curadas com sal em forma ralada em qualquer prato que se beneficie de proteína e sabor picante.

Preservação com Vidro de Água

Temos um ótimo vídeo e artigo sobre o tema de preservação de ovos com vidro de água! Ovos preservados com vidro de água são ovos frescos deixados em um pote de uma solução de cal, também chamada de vidro de água, cal hidratada, água de cal ou cal apagada. Para este método, não lave os ovos e use apenas ovos frescos da fazenda. Isso garante que a camada protetora (bloom) permaneça intacta.

No passado, e até hoje, as pessoas usavam soluções de silicato de sódio para preservar ovos de suas galinhas. Essas soluções eram e ainda são usadas na construção. Embora algumas empresas recomendem o uso de sua marca de solução de silicato, é melhor usar cal para conserva de qualidade alimentar.

Coloque os ovos não lavados em um pote, tomando cuidado para não quebrá-los. Faça uma solução de cal e água na proporção de 1 onça de pó para 1 litro de água. Faça o suficiente para cobrir seus ovos com pelo menos 2 polegadas de líquido. Despeje sobre os ovos, sele o recipiente e mantenha-o em um lugar fresco e escuro por um período de 1 a 2 anos.

Isso mantém seus ovos essencialmente “frescos” por esse período. Você vai querer quebrar cada ovo em um copo antes de usá-los para ver se são ovos fertilizados ou não fertilizados e se estão bons para uso. Você não verá muita diferença no sabor até a última parte do período de armazenamento.

Ovos Cozidos

Ovos cozidos são uma boa opção de armazenamento a curto prazo. Fonte: MeganMorris

Todo mundo conhece ovos cozidos! Use-os para salada de ovo, sanduíches de ovo e ovos recheados. Isso ajuda a manter seus ovos – que podem estar prestes a estragar – por um pouco mais de tempo. Aqui você pode usar ovos da fazenda ou comprados em lojas.

Minha maneira favorita de cozinhar ovos é em uma panela de pressão elétrica, cozinhando-os em alta pressão por 4 minutos. Você também pode fazer isso no fogão, colocando os ovos em uma panela cheia de água com uma boa pitada de sal em fogo médio-alto. Deixe a água e os ovos ferverem por cerca de 17 minutos. Em seguida, retire os ovos e mergulhe-os em água gelada por cerca de 15 minutos. Armazene-os na geladeira por 1 semana.

Outros Métodos

Você pode usar vários ovos fazendo macarrão de ovo. Faça isso à mão, estendendo a massa em tiras muito finas com um rolo. Ou use uma máquina de macarrão manual ou elétrica. Use-os imediatamente ou mantenha-os na geladeira por 3 a 4 dias.

Congelar produtos assados para guardar para assar nas festas é uma ótima maneira de economizar tempo na temporada de festas. Asse sua confeitaria preferida (uma que exija vários ovos) e congele-a. Se você estiver trabalhando com brownies ou um bolo, corte-os com antecedência e descongele pedaços individuais para comê-los conforme desejar. Pegue a massa do produto assado e coloque quantidades iguais em bandejas de cubos de gelo para assar mais tarde. Para massas assadas e não assadas, consuma-as dentro de 2 meses.

Uma maneira que gosto de usar muitos ovos é fazer tacos e burritos de café da manhã, embrulhá-los em papel alumínio, congelá-los e comê-los dentro de algumas semanas. Sempre que quero comer um, coloco no micro-ondas por um ou dois minutos – até ficarem quentes.

Perguntas Frequentes

Preservar ovos com vidro de água é um método de armazenamento a longo prazo.

P: Você pode preservar ovos crus?

R: Pode! A melhor maneira é preservando ovos com vidro de água.

P: Você pode preservar ovos a longo prazo?

R: Sim. Veja as técnicas de preservação com óleo e vidro de água aqui.

P: Como eles preservavam ovos antigamente?

R: Preservação com vidro de água, óleo mineral e sal eram algumas das principais maneiras.

P: Quanto tempo os ovos podem ser armazenados sem refrigeração?

R: Depende do método que você escolheu.

P: Como você conserva ovos para armazenamento a longo prazo?

R: Veja a seção sobre conservação de ovos acima.

P: Você pode usar azeite de oliva para preservar ovos?

R: Sim. Use a técnica de preservação com óleo mineral descrita acima.

P: Preservar ovos com vidro de água é seguro?