Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Tomilho Rastejante

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Tomilho Rastejante

Substituir o gramado está na moda hoje em dia, com alternativas de baixa manutenção fazendo com que os gramados de grama pareçam um sábado mal aproveitado. Se você já considerou substituir seu gramado de grama por uma alternativa de cobertura do solo, o tomilho rasteiro é uma ótima plantinha que faz o trabalho de forma eficiente e proporciona um tapete de cor durante os meses de verão.

Visão Geral

Área Nativa

Norte da Europa, Ásia Ocidental e Norte da África

Requisitos de Rega

Baixo

Pragas e Doenças

Mofo cinzento, podridão radicular, pulgões, ácaros

Tipo de Solo

Arenoso, argiloso, bem drenado

pH do Solo

Neutro a ligeiramente alcalino

O que é Tomilho Rasteiro?

Esta erva ornamental é um membro da família da hortelã e bastante bonita. Embora não seja uma planta de tamanho notável, quando plantada em massa, esta erva faz uma cobertura do solo verdadeiramente deslumbrante que floresce lindamente no verão.

Você pode ter visto um gramado coberto por esta planta rasteira com suas pequenas folhas perfumadas. Se você passou por uma no verão, é uma visão que certamente se destaca, pois um tapete de flores roxas supera qualquer um de seus vizinhos gramados. Vamos dar uma olhada nesta plantinha resistente que faz uma alternativa tão maravilhosa ao gramado tradicional.

História

A palavra “Tomilho” tem gerado debates sobre sua etimologia.

Esta espécie cresce rente ao solo de maneira rasteira ou traçante. Os tomilhos têm sido cultivados há séculos e são mais conhecidos por seu uso culinário como tempero saboroso. Ao longo dos séculos, serviram a muitos outros propósitos. O uso mais antigo registrado, pelos romanos, foi vital para a cultura de abelhas.

A etimologia da palavra tomilho tem sido debatida, e alguns historiadores aceitam que a raiz da palavra vem do latim thymus, que significa fumaça, e se refere ao uso desta erva como incenso. No entanto, outros acreditam que a erva e seu nome antecedem o termo, e a associam à palavra grega thymos, que significa coragem.

Na Idade Média, as damas bordavam um ramo de tomilho nos lenços que apresentavam ao cavaleiro escolhido, reforçando a ideia de que a planta simboliza coragem. Ainda outra teoria afirma que o nome deriva da palavra grega thyo, que significa sacrifício, atribuída ao seu uso na perfumação de templos.

Área Nativa

Esta planta versátil pode prosperar em condições de solo pobres e é resistente à seca.

O tomilho rasteiro é nativo do reino Paleártico da Europa e Ásia e partes do Norte da África. Sua capacidade de crescer em tipos de solo pobres e sua tolerância à seca o torna comum em paisagens arenosas e rochosas, beiras de estradas, margens de rios e encostas.

Características

O tomilho rasteiro é um anão perene com uma raiz principal que se torna lenhosa com o tempo.

Como o nome sugere, esta é uma espécie de crescimento baixo com um hábito rasteiro ou traçante. É um anão perene que forma uma raiz principal e se torna lenhosa à medida que envelhece. À medida que se espalha, esta erva forma um tapete no solo com sua folhagem densa e aromática.

Esta cobertura do solo tem pequenas folhas ovais que crescem em pares opostos. Elas têm uma cor azul-esverdeada agradável e uma superfície levemente aveludada, o que cria uma aparência muito suave e atraente.

No verão, ela envia hastes de flores verticais encimadas por cachos de flores perfumadas que são altamente atraentes para as abelhas. As flores podem ser rosas ou brancas, mas mais comumente são roxas claras. Quando em flor, a planta assume a aparência de um tapete espesso de flores, e quando pisada, a planta libera seu aroma no ar.

Usos

Uma característica notável desta planta é o aroma delicioso liberado quando pisada.

O tomilho rasteiro é uma forma comestível da erva, mas é mais frequentemente usado como cobertura ornamental do solo ou borda traçante. Ele faz um caminho de tapete deslumbrante através do jardim de casa de campo ou para preencher os espaços entre pedras de pavimentação. Uma das características mais agradáveis da planta é o maravilhoso aroma que é liberado quando pisada.

Onde Comprar

Compre esta erva em viveiros locais e varejistas online.

Você pode encontrar esta planta na maioria dos viveiros locais, pois é uma planta relativamente comum que é popular por seu uso ornamental. Muitos varejistas online também a vendem, e isso pode ser uma opção melhor se você for exigente quanto à cor da flor que prefere.

Plantio

Para proporcionar espaço suficiente para espalhamento, plante a cerca de um pé de distância.

Se você preferir cultivar a partir de sementes, comece-as em ambientes fechados no inverno, cerca de oito a dez semanas antes da última geada esperada. As plantas podem ir para o solo quando o termômetro atingir 16°C (60°F), e não houver mais ameaça de geada.

O tomilho é perene, mas precisa estabelecer raízes e ser uma planta forte e madura para sobreviver ao congelamento. Espacie suas plantas cerca de um pé de distância para permitir que elas se espalhem.

Como Cultivar

O tomilho rasteiro é resistente ao frio, de baixa manutenção e fácil de cultivar. Ele se adapta muito bem a diferentes tipos de solo e não se importa com solo pobre. É tolerante à seca e não atrai veados ou coelhos. Os polinizadores adoram e vão se aglomerar no mar de flores roxas no verão. É realmente uma cobertura do solo ideal.

Luz

O plantio em massa exibe flores verdadeiramente espetaculares quando em plena floração.

Como todos os tomilhos, a variedade rasteira cresce melhor em pleno sol. Ela sobreviverá, e a planta pode até parecer bastante saudável em sombra parcial, mas para a produção mais intensa de flores, essas plantas precisam de pelo menos seis horas de sol diariamente. As flores são realmente um espetáculo quando em plena floração em um plantio em massa.

Água

Uma vez estabelecida, há pouca necessidade de adicionar água extra à sua planta.

Este tomilho é considerado tolerante à seca e certamente gosta de um local bem drenado. Quando recém-plantadas, você pode precisar regar suas plantas uma ou duas vezes por semana, mas certifique-se de permitir que o solo seque entre as regas, pois essas plantas não gostam de “pés molhados”.

Uma vez que suas plantas estejam estabelecidas, haverá pouca necessidade de suplementar a água da chuva em termos de umidade. A menos que você esteja jardinando em um clima árido, esta planta deve ficar bem sem ser regada com frequência. Em tempos de seca, uma vez a cada uma ou duas semanas é suficiente.

Solo

Melhore a drenagem soltando o solo com composto e outros materiais.

Como é suscetível à podridão radicular, é imperativo que o solo seja bem drenado. Se o seu solo for muito argiloso, pode ser mais difícil para você cultivar esta planta. Provavelmente você terá que fazer algumas grandes alterações no solo argiloso para manter seu tomilho feliz.

Uma textura de solo ideal será argilosa com uma boa quantidade de areia ou cascalho. Solte seu solo misturando um pouco de composto e outros materiais para melhorar a drenagem, se necessário. Use areia grossa ao plantar no solo, ou perlita se você estiver mantendo esta planta em um vaso. Preferencialmente, o solo deve ter um pH neutro a ligeiramente alcalino.

Temperatura e Umidade

Em condições quentes e secas, esteja preparado para regar seu tomilho com mais frequência.

O tomilho, como muitas ervas, tem uma tolerância muito boa ao calor e à geada. Ele até retém sua folhagem durante o inverno em climas mais amenos. Para proteger seu tomilho no inverno, uma camada espessa de cobertura morta ao redor da base da planta atuará como isolamento para as raízes. Em última análise, é resistente à raiz até -34°C (-30°F).

Ele cresce melhor entre 18°-29°C (65°-85°F) e é resistente à seca nessa faixa também. Em clima muito quente e seco, espere regar com mais frequência. A umidade não é um fator significativo. Ele tolerará se houver circulação de ar adequada, mas não precisa de um nível especialmente alto para prosperar.

Fertilização

Evite excesso de nitrogênio para prevenir crescimento excessivo.

Muito nitrogênio levará a um crescimento excessivo. Como a folhagem densa e exuberante é o que normalmente queremos de uma cobertura do solo, o excesso de nitrogênio deve ser evitado.

O tomilho não precisa de muito fertilizante, mas se você quiser dar um impulso na primavera, um fertilizante de liberação lenta ou uma aplicação de fertilizante líquido de peixe fornecerá às suas plantas todos os nutrientes de que precisam.

Manutenção

Modelar a planta no final do verão após a floração melhora sua aparência geral.

O tomilho rasteiro é de baixa manutenção, mas não é sem manutenção. Esta planta precisa ser podada regularmente para manter a folhagem densa, especialmente se você estiver cultivando-a como cobertura do solo.

O momento ideal para podar é no final do outono ou início da primavera. Remova todo o crescimento excessivo; você pode usar um cortador de grama para grandes áreas de plantas, mas ajuste a lâmina do cortador para não menos de três polegadas.

Se você podar muito e atingir as partes lenhosas dos caules, pode não ver tanto crescimento no próximo ano, se é que verá. Não pode muito tarde na primavera ou você corre o risco de cortar os botões e impedir que seu tomilho produza aquelas flores maravilhosas. Uma modelagem no final do verão após a floração manterá sua planta com uma aparência mais atraente.

Cultivo em Recipientes

O tomilho rasteiro em recipientes produz resultados bem-sucedidos.

Você pode definitivamente cultivar esta planta em recipientes, e ela faz uma ótima planta de preenchimento e derramamento em arranjos de vasos, onde preencherá os espaços entre outras plantas e se derramará sobre o vaso também. Certifique-se de que seu recipiente tenha orifícios de drenagem e use solo solto e bem drenado, e seu tomilho deve prosperar em um local ensolarado.

Propagação

A paciência é essencial, pois a germinação pode levar até três semanas.

Como os caules são curtos, a propagação por estacas é uma maneira ineficaz de propagar. A propagação por sementes e divisão é muito mais eficaz e resultará em plantas mais fortes.

Comece suas sementes no final do inverno, dando-lhes cerca de dois meses antes da última geada esperada para crescerem em ambientes fechados. As sementes podem levar até três semanas para germinar, então a paciência é necessária. Plante suas sementes em uma mistura de envasamento solta e úmida e cubra-as com plástico, depois coloque-as perto de uma janela quente para germinar. Uma luz de cultivo também é eficaz. Transfira para o exterior quando a temperatura atingir cerca de 16°C (60°F).

Para propagar por divisão, selecione uma planta jovem e forte. Uma planta de um a dois anos funcionará melhor do que uma planta mais velha com crescimento mais lenhoso. Desenterre a planta selecionada, tomando cuidado para preservar as raízes, pois você precisa salvar tudo o que tem.

Use uma faca afiada para cortar seções da planta, fazendo tantas divisões quanto desejar, desde que cada uma tenha algumas raízes anexadas. Plante suas novas divisões onde você gostaria que crescessem e cuide delas como novas plantas até que estejam estabelecidas.

Problemas Comuns

Embora seja uma planta muito resistente e resiliente, existem algumas vulnerabilidades que podem fazer com que sua planta pareça um pouco triste e não cresça em seu pleno potencial.

Falta de Flores

Lembre-se de que a luz solar insuficiente pode levar à falta de flores.

Se você não vir flores no primeiro ano, não se preocupe. Se você cultivar suas plantas a partir de sementes, é provável que elas não floresçam no primeiro ano. Continue cuidando delas como faria normalmente, e provavelmente verá flores no verão seguinte.

A falta de luz solar também pode causar escassez de flores. Lembre-se de que o tomilho é uma planta de pleno sol e, na sombra parcial, florescerá muito menos. A sazonalidade é outro fator, pois essas plantas florescem no verão, então se você está esperando flores na primavera, terá que esperar um pouco mais.

Pragas

As pragas podem ser removidas da planta usando um jato constante de água.

Os dois inimigos de insetos mais comuns são os pulgões e os ácaros. Os pulgões são fáceis de detectar, pois são maiores e seus danos tendem a acontecer rapidamente. Esses insetos atacam o crescimento mais novo e tenro, drenando-o de água e nutrientes e deixando as folhas jovens enroladas e danificadas.

Os ácaros são mais difíceis de ver, pois são muito menores e residem na parte inferior das folhas em climas quentes e secos. Eles acabarão por causar um declínio na saúde da planta e potencialmente a morte. Ambos os insetos podem ser derrubados da planta com um jato constante de água, o que ajudará a reduzir a população.

Tente evitar inseticidas químicos agressivos, especialmente quando a planta estiver florescendo, pois isso é prejudicial aos polinizadores. Em vez disso, considere o controle natural, atraindo insetos predadores como crisopídeos e joaninhas para o jardim. O óleo de nim é uma alternativa menos prejudicial aos pesticidas e é inofensivo quando seco, então borrifar à tarde ajudará a reduzir o risco de danos aos insetos benéficos.

Doenças

A podridão radicular ocorre quando o solo não tem drenagem adequada ou em áreas de alta umidade.

A maioria dos problemas relacionados a doenças que você pode encontrar com esta planta são fúngicos. A podridão radicular é prevalente quando o solo não tem drenagem adequada ou em áreas de alta umidade. Este problema geralmente surge nos meses mais frios devido ao excesso de rega, pois o solo demora mais para secar, expondo as raízes ao solo úmido por períodos mais longos.

Evite regar plantas estabelecidas nos meses mais frios. Enquanto houver chuva regular, o tomilho rasteiro provavelmente não precisará de umidade adicional. Se suas plantas começarem a parecer caídas com folhas amareladas, você pode estar enfrentando um caso de podridão radicular. Relocar as plantas e remover todo o tecido radicular afetado é a melhor esperança de recuperação.

O mofo cinzento é outro inimigo potencial. Este patógeno transmitido pelo ar favorece o clima frio e úmido e afeta todas as partes da planta. Remover a planta ou plantas afetadas é a melhor solução para prevenir a propagação desta doença.

Perguntas Frequentes

Em zonas 4-9, é