11 Plantas de Cobertura do Solo que Podem Substituir o Seu Gramado

Você está visualizando atualmente 11 Plantas de Cobertura do Solo que Podem Substituir o Seu Gramado

Embora seja uma afirmação controversa, as tendências são claras – gramados estão fora de moda.

Bem, não completamente fora.

Eles ainda são úteis para espaços recreativos e áreas de alto tráfego. Mas quando se trata de preocupações ambientais, os gramados são conhecidos por consumir muitos recursos e limitar a biodiversidade no seu quintal. É por isso que muitos jardineiros estão procurando substitutos para gramados que reduzam a manutenção e ajudem o meio ambiente ao mesmo tempo.

Se você está procurando por mais flores, algo que suporte o tráfego de pedestres ou até mesmo plantas comestíveis, estas 11 plantas de cobertura do solo são substitutos ideais para gramados na maioria dos quintais.

É importante lembrar que, devido à sua rápida propagação, algumas dessas plantas são consideradas invasivas em algumas áreas. Certifique-se de verificar os recursos locais antes de plantar para garantir que o plantio seja permitido, ou procure uma das outras alternativas.

Cerastio

Em jardins de rochas e ao redor de acentos de paisagismo de pedra, esta espécie de Phlox de baixa manutenção é comumente usada.

Se você quer substituir seu gramado por algo um pouco mais colorido, o Cerastio é ideal. Esta perene é uma planta popular para bordaduras, mas também pode servir como substituto do gramado nas zonas de resistência adequadas.

Da primavera tardia e ao longo dos meses de verão, você será presenteado com uma massa de flores que transformam o antigo gramado em um banquete visual. Essas flores também são ótimas para atrair polinizadores, melhorando a biodiversidade do seu jardim em vez de limitá-la.

Crescendo nas zonas USDA 5-9, esta espécie de Phlox é maravilhosamente de baixa manutenção. Ela é tipicamente plantada em jardins de rochas ou ao redor de características de paisagismo de pedra. Também é uma ótima cobertura do solo florida para plantar entre pavimentos para um toque de cor.

O Cerastio prefere posições de pleno sol, embora cresça em sombra parcial com menos flores. Elas não são plantas particularmente sedentas, mas precisam de rega adicional quando as temperaturas estão altas no verão.

A poda pode ajudar a mantê-las arrumadas quando começam a ficar desordenadas. Seu crescimento é considerado moderado, então essas plantas precisarão de algum tempo para se estabelecerem antes de cobrirem completamente áreas nuas.

Estrela Azul Rasteira

Esta planta deve ser observada cuidadosamente, pois suas raízes fortes e difíceis de remover podem sufocar outras plantas.

A Estrela Azul Rasteira é outra opção de baixa manutenção conhecida por se adaptar bem a uma ampla gama de condições.

Como o nome comum sugere, esta cobertura do solo produz uma massa de flores delicadas em vinhas rastejantes. Essas adoráveis flores são de um azul pastel e têm formato de estrelas com cinco pétalas em cada flor. Como o Cerastio, as flores aparecem no final da primavera e continuam a surgir até o outono.

A Estrela Azul Rasteira é melhor para crescer nas zonas USDA 6-8. Mas nessas condições ideais, ela cresce rapidamente, o que pode se tornar uma preocupação.

O crescimento precisa ser monitorado, pois as raízes fortes são difíceis de remover. Ela também deve ser mantida longe de plantas vulneráveis e de crescimento lento, pois essas plantas competitivas são conhecidas por sufocar outras.

Desde que o crescimento não saia do controle, as Estrelas Azuis Rasteiras são incrivelmente fáceis de cuidar. Elas crescem e florescem melhor em pleno sol, mas também podem lidar com alguma sombra parcial. Elas também toleram temperaturas mais baixas do que estão acostumadas e um pouco de seca por curtos períodos.

Musgo

Pode ser desafiador crescer como cobertura do solo devido à falta de raízes e ao crescimento verde tecnicamente não foliar.

As duas opções anteriores são ótimas para áreas ensolaradas e para quem ama um jardim cheio de flores. Mas se você tem um local sombreado para preencher, muitas vezes sob árvores onde é difícil cultivar grama, o musgo é uma ótima alternativa.

Cultivar musgo como cobertura do solo pode parecer difícil porque essas plantas não são exatamente como as outras que você tem no jardim. O musgo se espalha por esporos em vez de raízes. Na verdade, o musgo não tem raízes, e até mesmo o crescimento verde não é tecnicamente folhas. Isso porque o musgo é um briófito – uma planta não vascular que absorve a umidade do ar para crescer com sucesso.

Apesar desses detalhes técnicos, o musgo não é difícil de cultivar. Pode demorar um pouco para se estabelecer e se espalhar naturalmente. Mas, uma vez estabelecido no seu jardim, os musgos não requerem nenhuma atenção extra.

Como cobertura do solo, os musgos podem lidar com algum tráfego de pedestres. No entanto, eles não são ótimos para áreas de alto tráfego, sendo melhores para uso sob árvores ou entre pavimentos.

Colher musgo que ocorre naturalmente não é recomendado, pois isso pode impactar os ambientes locais. Em vez disso, use plantas de fornecedores locais para o seu jardim. Eles podem ser difíceis de encontrar, mas valem a pena uma vez estabelecidos.

Sedum

Com seus caules altos e flores coloridas, o sedum cresce em tapetes densos de crescimento suculento.

Os musgos são ótimos para áreas úmidas ou úmidas, mas não são ideais para pontos secos ao redor do seu gramado. Em climas quentes onde o solo permanece seco, substituir seu gramado pode ajudar a economizar água e manter seu jardim verde durante todo o ano. Para fazer isso, você precisa de sedum, também conhecido como stonecrop.

Stonecrop é o nome comum para os membros de baixo crescimento do gênero Sedum. Essas suculentas populares vêm em muitas formas, tamanhos e cores, permitindo que você escolha a espécie perfeita para o seu espaço. Eles formam tapetes densos de crescimento suculento, com flores brilhantes surgindo em caules altos.

Como suculentas, os sedums são ótimos para jardins econômicos em água. Eles não requerem muita atenção para parecerem bons, sobrevivendo bem com água da chuva e uma rega ocasional quando as temperaturas estão altas. Muitos toleram o frio muito bem, embora se saiam melhor em climas mais quentes.

O lado negativo é que os sedums tendem a crescer lentamente, demorando um pouco para preencher um espaço. Se você precisa substituir seu gramado rapidamente, esta opção pode não ser para você. No entanto, se você está procurando uma solução a longo prazo que requer quase nenhuma atenção, essas plantas são ideais.

Tomilho Rasteiro

A característica mais desejável do tomilho rasteiro são suas flores roxas chamativas, que produzem tapetes vibrantes e atraem polinizadores.

O tomilho é uma erva comum em jardins domésticos, apreciada por suas folhas adoráveis e sabor delicioso. Mas isso não é tudo o que ele oferece. Espécies comumente conhecidas como Tomilho Rasteiro são uma maravilhosa substituição para gramados em locais ensolarados.

O Tomilho Rasteiro tem um hábito de crescimento espalhado, preenchendo rapidamente áreas nuas e formando uma cobertura densa. Eles também são ótimos em jardins de rochas ou para crescer entre pavimentos. O que o Tomilho Rasteiro é mais apreciado são as deslumbrantes flores roxas que formam tapetes gigantes de cor e atraem polinizadores próximos.

Para adicionar aos benefícios, o Tomilho Rasteiro também é fácil de cultivar. Pode demorar um pouco para preencher, mas uma vez estabelecido e adaptado ao ambiente do seu jardim, ele precisa de muito pouca atenção. Eles crescem em quase qualquer condição de solo, incluindo solos pobres em nutrientes. A única coisa que eles não apreciam é solo encharcado.

Embora você provavelmente não queira pisar no seu gramado de Tomilho Rasteiro – especialmente quando está florescendo – eles podem lidar com bastante tráfego de pedestres. Isso o torna perfeito para pontos do gramado que são muito usados, sem a manutenção ou as altas necessidades de recursos.

Microtrevo

Para um gramado denso e saudável, as sementes de microtrevo são tipicamente combinadas com sementes de grama normal.

O trevo é tipicamente uma planta que os jardineiros procuram remover de seus gramados em vez de cultivar propositalmente. Mas se você quer ajudar o meio ambiente local e reduzir a manutenção ao mesmo tempo, é algo a considerar.

Em vez de plantar um gramado comum de Trevo Branco que pode parecer esparso, experimente o mais compacto Microtrevo. As folhas são muito menores do que o trevo típico, crescendo juntas para criar um crescimento compacto e denso que mantém os espaços vazios verdes.

O Microtrevo também floresce menos do que o Trevo Branco. Embora isso possa ser uma desvantagem para alguns, funciona melhor em áreas de alto tráfego. Menos flores significam menos abelhas, salvando você ou sua família de picadas de abelhas inesperadas ao usar a área para recreação.

Tipicamente, as sementes de Microtrevo são combinadas com sementes de grama regular para formar um gramado denso e saudável. Isso porque o Microtrevo é fixador de nitrogênio, adicionando nutrientes ao solo para ajudar a grama a crescer melhor. Mas se você tem um espaço aberto em um local ensolarado e sementes suficientes, você também pode cultivar Microtrevo sozinho para eliminar a necessidade de cortar completamente.

Bugleweed

O Bugleweed é uma planta adaptável e de rápida propagação que requer manutenção mínima.

O nome comum Bugleweed muitas vezes desencoraja os jardineiros de considerá-lo como substituto do gramado. E não me entenda mal, esta planta vem com alguns avisos. Ela é considerada invasiva em alguns estados e é conhecida por sufocar outras plantas e tomar conta de gramados existentes.

Mas se você conseguir manter a planta contida e impedir que ela se espalhe para outros canteiros ou além do jardim, ela pode ser uma ótima substituição para gramados.

O Bugleweed cresce melhor em locais parcialmente sombreados que não estão em sombra profunda. Existem vários cultivares para escolher, cada um com folhagem de cores diferentes, desde o bordô profundo até o branco cremoso e mais. As cores da folhagem serão melhores em áreas mais claras, mas as folhas se destacarão não importa onde sejam plantadas.

Esta planta pode crescer em quase qualquer condição, adaptando-se bem e se espalhando rapidamente. Em termos de condições de cultivo e necessidades, isso a torna uma das opções de menor manutenção desta lista. No entanto, uma tarefa de manutenção que você não pode pular para esta planta é a poda. Qualquer crescimento que escape da área pré-definida precisa ser podado regularmente para impedir que o Bugleweed tome conta do seu jardim.

Jiboia

Esta popular cobertura do solo requer solo consistentemente úmido devido ao seu habitat natural próximo a fontes de água.

A Jiboia é outra planta de rápida propagação que precisa de uma poda regular para ser controlada. Mas quando você considera a manutenção necessária para gramados regulares, a Jiboia acaba sendo uma alternativa de gramado muito mais de baixo esforço.

Esta planta também é conhecida como moneywort devido às pequenas folhas arredondadas que se parecem com moedas. As folhas são de um verde brilhante, quase luminoso, que pode transformar áreas monótonas do gramado em um espetáculo brilhante e emocionante. Para adicionar a essa explosão de cor, flores amarelas brilhantes aparecem ao longo das vinhas no verão.

A Jiboia cresce em pleno sol a sombra parcial. No entanto, lembre-se de que a quantidade de luz que você dá à planta determinará a cor da folhagem.

Locais de pleno sol proporcionarão folhas mais brilhantes, enquanto plantas em locais mais sombreados produzem folhas mais escuras devido ao aumento da produção de clorofila. Elas também florescem muito melhor em pleno sol, desde que haja umidade suficiente para manter as vinhas felizes durante as altas temperaturas.

Embora a Jiboia seja bastante de baixa manutenção em termos gerais, ela é exigente quando se trata de água. Essas plantas são naturalmente encontradas perto de fontes de água, acostumadas a solo consistentemente úmido. Não plante esses espalhadores em locais secos, a menos que você planeje regar regularmente durante a estação de crescimento.

Hortelã-Corsicana

Alguns estados dos EUA consideram esta planta de hortelã invasiva, tornando ilegal cultivá-la lá.

Esta adorável variedade de hortelã é incrivelmente compacta, crescendo menos de uma polegada de altura e se espalhando rapidamente para cobrir áreas com folhas perfumadas.

Infelizmente, esta planta mantém a mesma reputação que outros membros da família da hortelã. Ela tem uma propagação agressiva, sufocando outras plantas e escapando facilmente dos limites de nossos jardins. Ela também é declarada invasiva em algumas partes dos EUA, com seu cultivo proibido.

No entanto, se você for autorizado a cultivar a Hortelã-Corsicana na sua área e estiver disposto a mantê-la sob controle, ela recompensará você com montanhas de folhas frescas para desfrutar como substituto do gramado.

A Hortelã-Corsicana cresce melhor em áreas sombreadas que não recebem muito tráfego de pedestres. Se você tem um banco ou encosta de gramado que deseja substituir por algo um pouco mais emocionante, esta planta é uma ótima opção. Como as pequenas folhas não retêm muita umidade, é importante manter o solo consistentemente úmido. Embora essas plantas sejam resistentes, elas não gostam que suas raízes sequem.

Morangos Silvestres

As plantas de morango silvestre são pequenas e se espalham por estolhos ao longo do solo.

Ao pensar em substituições comuns para gramados, os morangos provavelmente não são a primeira coisa que vem à mente. Eles não lidam bem com o tráfego de pedestres (especialmente se você planeja comer os frutos) e não são frequentemente vistos como coberturas do solo em grandes áreas.

Mas, se você olhar para o mundo da paisagem comestível em busca de inspiração, verá que essas plantas comestíveis podem ser substituições bastante úteis para gramados.

Os morangos silvestres são plantas de crescimento baixo e compacto que se espalham naturalmente ao longo do solo por meio de estolhos. Quando recebem espaço e tempo para se estabelecerem, podem cobrir áreas inteiras com folhagem verde exuberante, pontilhada com o ocasional morango vermelho brilhante.

Os morangos claramente precisam ser mantidos longe de qualquer área de gramado frequentemente pisada. Ninguém quer ouvir o som de frutas frescas sendo esmagadas sob seus pés. Mas se você tem uma área de gramado que não vê tráfego e está ocupando um espaço valioso, você pode preencher esse espaço com plantas comestíveis para começar sua jornada de paisagismo comestível.

Hosta

Agrupar variedades de mini Hosta pode criar um canteiro semelhante a um gramado sem qualquer manutenção.

As Hostas são excelentes plantas para jardins sombreados, exibindo folhas exuberantes em uma variedade de cores interessantes (até mesmo azul). Elas vêm em muitas formas e tamanhos, de pequenas a gigantes. Ao procurar substituições para gramados, fique de olho nas mini hostas que permanecem compactas, mesmo quando maduras.

As Hostas não têm o mesmo hábito de espalhamento que algumas das outras plantas trepadeiras desta lista. Mas, se você tem uma pequena área para preencher, pode agrupar algumas variedades diferentes de mini Hosta para criar um canteiro que tenha o mesmo efeito de um gramado verde, sem a manutenção.

As Hostas também são ótimas companheiras para algumas outras coberturas do solo desta lista – como a Jiboia – permitindo que você crie um canteiro colorido de plantas que crescem perfeitamente juntas.

Pensamentos Finais

Agora que você tem muitas opções diferentes de coberturas do solo para substituir seu gramado nesta temporada, o próximo passo é escolher a cobertura do solo perfeita para fazer o trabalho!

Se você optar por um visual mais ornamental e de fácil cuidado com o Phlox, ou seguir a rota menos convencional e comestível com os morangos, todas as plantas desta lista devem ser de menor manutenção do que o cuidado tradicional do gramado. Sem mencionar que elas também serão benéficas para os polinizadores e para o ecossistema local.