17 Belas Coberturas de Solo para Sombra

Você está visualizando atualmente 17 Belas Coberturas de Solo para Sombra

A maioria das plantas sobre as quais escrevo prefere sol pleno. Mas e para aqueles de nós que têm áreas sombreadas? Deve haver algo para nós, certo?

Fora da nova casa que estou construindo com meu parceiro, temos alguns belos muros de contenção de pedras que ficam na sombra a maior parte do dia. Tenho sonhos de ver verdes exuberantes e vinhas floridas pendendo sobre as pedras. Tenho tentado encontrar a cobertura de solo perfeita para o solo rochoso em nosso clima.

Com isso em mente, aproveite esta lista de 17 belas coberturas de solo para áreas sombreadas que pesquisei para que você não precise fazer isso. Aproveite!

Por Que Você Deve Cobrir o Solo do Seu Jardim?

Aposto que você já ouviu falar que a cobertura morta pode ajudar o solo a reter a umidade, suprimir ervas daninhas, manter o solo no lugar e prevenir a erosão. Bem, cobrir o solo ao redor de um jardim sombreado não é diferente! A grama cresce rapidamente e é difícil de se livrar, então, ao iniciar um jardim sombreado, recomendamos eliminar qualquer grama na área e começar com uma tela em branco.

Algumas plantas não se importam de ser pisoteadas, criando um caminho verde encantador, enquanto outras se saem bem sob pátios e ao longo de muros de pedra. Aqui estão 17 de nossas coberturas de solo favoritas que funcionam bem em áreas sombreadas.

Golden Japanese Stonecrop

O sedum ‘Ogon’ prospera em sombra total, requer pouca manutenção e se adapta a vários ambientes.

Embora a maioria dos sedums exija sol pleno a sombra parcial, o ‘Ogon’ pode tolerar sombra total. Cultivado principalmente por sua folhagem dourada brilhante, ele também floresce no verão com uma flor amarela. No outono, a folhagem se transforma em um roxo-avermelhado profundo.

Este sedum único cresce rente ao solo, com cerca de três polegadas de altura, formando uma cobertura densa semelhante a um tapete. É perfeito para um jardim rochoso sombreado, ao redor de canteiros elevados ou sob um pátio.

Quanto à manutenção, o Golden Japanese Stonecrop não exigirá muito de você. Prefere que o solo permaneça moderadamente úmido, mas também é tolerante ao calor e à seca uma vez bem estabelecido.

Bunchberry

Esta cobertura de solo com flores brancas é perfeita para solos frios e úmidos.

Se você cultiva em uma região mais fria, pode às vezes se sentir limitado pelas opções para solos frios e consistentemente úmidos. Entre o bunchberry, que pode ser encontrado crescendo até mesmo no Alasca. Conhecido comumente como dogwood rastejante, dogwood anão, bunchberry dogwood e bunchberry canadense, esta planta forma um tapete florido de verde médio atraente.

No final da primavera ou início do verão, ela floresce com uma flor branca de desenho animado com quatro pétalas pontiagudas e um centro de sal e pimenta, mas não espere flores até pelo menos o terceiro ano. No final do verão, as flores formam pequenos frutos que servem de alimento para os pássaros.

O bunchberry se espalha por rizomas subterrâneos, expandindo-se com relativa facilidade, mas não deve ser plantado em uma área de alto tráfego.

Creeping Thyme

Esta planta aromática com propriedades comestíveis atrai polinizadores e suprime ervas daninhas.

Uma cobertura de solo que também é uma erva comestível e cheira maravilhosamente? Sim, por favor! O creeping thyme é de um verde escuro lindo e, quando floresce no verão, fica coberto de pequenas flores brancas, rosas ou roxas.

É resistente nas zonas 4-10, tornando-o uma ótima escolha para muitos cultivadores. Os polinizadores adoram, então tome cuidado onde pisa no jardim. O creeping thyme cresce muito densamente, sendo ótimo para suprimir ervas daninhas. Ele também se espalha por entre rochas, muros de contenção, cercas ou caminhos, fazendo jus ao nome ‘creeping thyme’.

Wild Ginger

Esta cobertura de solo é uma planta resistente e espalhadora que atrai borboletas Pipevine Swallowtail.

Uma cobertura de solo subestimada, confiável e atraente, o wild ginger serve como fonte de alimento para a borboleta Pipevine Swallowtail. Mais resistente e maior que seu primo, o gengibre europeu, ele sobrevive a invernos até a zona 3. Suas folhas brilhantes são grandes, verde-escuras e em formato de coração. Você pode nunca ver as flores pendentes que ficam sob a folhagem. Estas são polinizadas por insetos rastejantes.

Como é uma planta de floresta, requer solo úmido, bem drenado e rico em matéria orgânica. Ele prospera em sombra total. Embora tenha um sabor e aroma de gengibre, o wild ginger não é para consumo e pertence a uma família de plantas totalmente diferente da versão culinária (Zingiber officinale).

Dê ao wild ginger 1-2 pés de espaço ao plantar. A planta se espalha por rizomas, criando um tapete denso de folhagem. Use-o para preencher espaços próximos e entre flores de primavera. Divida as plantas na primavera para obter o melhor sucesso no transplante e no estabelecimento delas. Você deve conseguir fazer isso através dos rizomas, que crescem logo abaixo da superfície do solo.

Spotted Dead Nettle

Esta urtiga floresce na sombra com cuidados mínimos.

Embora este membro da família da hortelã se pareça com a urtiga, ele não machuca, daí a parte ‘dead’ no nome. Mas os pelos em suas folhas dispostas de forma oposta podem fazer você olhar duas vezes. Ele floresce na primavera e no verão com pequenas flores brancas, rosas ou roxas, e com as flores vêm os zangões. Embora as flores sejam atraentes, é tipicamente cultivado por sua folhagem exuberante.

Quando plantado em sombra total, a urtiga manchada, como às vezes é chamada, não exigirá muita rega. Embora alguns cultivadores se assustem com sua capacidade de se espalhar, a urtiga manchada é uma opção incrível para grandes áreas sombreadas que precisam de cobertura, como canteiros recém-construídos.

Dica profissional: Cultive esta planta junto com Sweet Woodruff, outra cobertura de solo desta lista, para um plantio único.

Creeping Phlox

O creeping phlox de crescimento baixo, também conhecido como moss phlox, forma uma cobertura de solo deslumbrante.

Você pode estar familiarizado com o phlox de flores eretas, mas já ouviu falar do creeping phlox de crescimento baixo? Suas flores de tons suaves o tornam uma visão e tanto quando cresce em massa ao longo de muros de borda, muros de contenção e terrenos inclinados.

O creeping phlox também é chamado de moss phlox e recebe seu nome botânico por seu crescimento através de estolões, ou corredores horizontais. Estes permitem que ele se espalhe, dando-lhe uma natureza rastejante. As folhas ovais verde-escuras parecem incríveis mesmo depois que as flores passaram. A poda é opcional, mas manterá a área com uma aparência mais limpa se as flores gastas forem removidas.

Reduza a pressão das ervas daninhas ao estabelecer o creeping phlox como cobertura de solo e certifique-se de que o solo permaneça úmido. Alimente com um fertilizante bem equilibrado e orgânico na primavera.

Creeping Jenny

Conhecida como moneywort, esta planta possui folhagem encantadora, mas se espalha rapidamente em solo bem drenado.

Cultivada principalmente por sua folhagem adorável, a Creeping Jenny é uma cobertura de solo de crescimento baixo cujas folhas se assemelham a pequenas moedas, ganhando o apelido de moneywort. As pequenas flores amarelas em forma de lanterna não duram muito, mas são bastante fofas.

Devido à sua incrível taxa de crescimento e capacidade de se espalhar, não é aconselhável plantar Creeping Jenny perto de jardins anuais. No entanto, ela cobre muito bem áreas de solo feias, como um deck traseiro ou ao redor de uma garagem ou galpão de jardim. Cuidado com lesmas, lagartas e pulgões.

Jenny não é exigente quanto ao nível de pH do solo, mas precisa que ele seja bem drenado. Embora você possa cultivar Creeping Jenny em pleno sol, as folhas tendem a ser mais amarelas e às vezes ficam desbotadas. Quando cultivadas com sol limitado, elas permanecem de um verde médio ceroso.

Pansy

As violas tolerantes ao frio prosperam na sombra, oferecendo uma cobertura de solo baixa com flores coloridas.

Esta pode surpreender você, mas as pansies se saem bem em áreas sombreadas e são super tolerantes ao frio, tornando-as uma opção excelente de cobertura de solo. Sua folhagem também permanece baixa ao solo e parece bonita após a floração na primavera e no início do verão. Esses membros da família das violas se replantam facilmente, tornando-os fáceis de manter.

As pansies foram criadas a partir das violas, e há muitos tipos diferentes de flores e opções de cores para escolher. Talvez uma das mais populares seja a ‘Johnny jump-ups’, que parece um “rosto” amigável de roxo, amarelo e branco.

Tente semeá-las no inverno para as primeiras flores da primavera. Belisque as flores secas para incentivar o novo crescimento. Como bônus, as flores são comestíveis.

Bearberry

Também conhecida como kinnikinnick, esta planta forma uma cobertura de solo resistente com folhagem brilhante e flores em forma de lanterna rosa.

Este subarbusto único forma uma cobertura de solo densa ou uma cobertura rasteira para um muro. Sua folhagem é arredondada, verde-escura e brilhante, que se transforma em um roxo bronzeado na entressafra. A planta consiste em ramos de galhos e caules longos e flexíveis e apresenta folhas alternadas. Pequenas flores rosas florescem de maio a junho, semelhantes a pequenas lanternas, com apenas ¼ – ½ polegada.

Esta cobertura de solo linda e resistente prospera em solos arenosos, muros de pedra e locais secos e rochosos. Ela se espalha relativamente devagar por rizomas rasos e não se dá bem quando movida uma vez estabelecida. Escolha um local do qual você tenha certeza, onde ela possa se espalhar nos próximos anos. Use um fertilizante equilibrado a cada primavera para incentivar o novo crescimento. Controle as ervas daninhas para obter os melhores resultados.

As bearberries desempenharão um papel importante em qualquer ecossistema de quintal. Embora a planta em si seja bastante resistente a veados, as pequenas bagas vermelhas são uma importante fonte de alimento para pássaros nativos e pequenos animais também. Várias borboletas fazem dos arbustos de bearberry seu lar. Perfeita para cultivadores de regiões frias, a bearberry é uma opção muito tolerante ao frio.

Wild Strawberry

O morango silvestre é uma opção de cobertura de solo atraente e comestível.

Talvez você queira uma cobertura de solo bonita que também seja comestível? O morango silvestre se espalha facilmente em canteiros sombreados, cobrindo o solo com rosetas verde-brilhantes. No final da primavera ao início do verão, ele produz adoráveis flores brancas seguidas por doces bagas escarlates.

O morango silvestre pode entrar em dormência no calor do meio do verão, então evite-o em climas áridos e desérticos e mantenha-o em sombra total em áreas com verões quentes para evitar a queima das folhas.

Embora resistente a doenças, o oídio pode se tornar um problema ocasional. O morango silvestre forma colônias através de estolões e é fácil de transplantar para onde seu jardim precisar de um pouco de cor.

White Clover

Esta planta adaptável e ecológica prospera na sombra e atrai polinizadores.

Este trevo rastejante é fácil de estabelecer, prospera na sombra e pode tolerar tráfego pesado de pedestres, tornando-o uma ótima opção para um jardim rochoso sombreado ou ao longo de um pátio voltado para o norte. Ele também atrai insetos benéficos, tornando-o uma alternativa de gramado ecologicamente correta que previne a erosão. E sim, é o mesmo trevo branco que aparece ocasionalmente no seu gramado!

O trevo branco serve bem como uma cobertura viva que suprime ervas daninhas em árvores frutíferas perenes e jardins de vegetais. Cultivadores de mirtilo em Michigan descobriram que cultivar trevo branco entre fileiras de plantas aumenta a polinização. Ele pode ser cortado, tornando-o fácil de manter, e produz mais nitrogênio do que a maioria das outras leguminosas. A semeadura pode ser facilmente ajustada para qualquer escala de jardim que você tenha.

Esta cobertura de solo pode tolerar condições úmidas, períodos de seca e solos bastante ácidos. Plantamos isso ao longo de uma área inclinada de muro de contenção de pedras na parte de trás de nossa casa. Ele também lida bem com o tráfego de pedestres de cães.

Woodland Stonecrop

Este sedum tolerante à umidade floresce com pequenas flores brancas.

Também conhecido como wild stonecrop, este sedum floresce de março a junho, dependendo da sua região. Sua flor é uma pequena flor branca com pétalas pontiagudas. O que diferencia o wild stonecrop de outros sedums é que ele pode tolerar melhor a umidade e a sombra.

O nativo da América do Norte forma um tapete denso e rastejante com sua folhagem suculenta. Ele se espalha felizmente por entre rochas e entre rachaduras e fendas.

Propague começando a partir de sementes, dividindo ou tirando mudas de plantas saudáveis. As mudas podem ser tiradas em qualquer ponto da estação e oferecem uma maneira fácil de criar novas plantas de sedum.

Sweet Woodruff

Esta é uma cobertura de solo de baixa manutenção com flores em forma de estrela que prospera na sombra seca ou úmida.

Esta perene herbácea floresce com pequenas flores brancas em forma de estrela de 4 pétalas com folhas verde-médio escuras. É uma cobertura de solo extremamente fácil de cultivar e é resistente a cervos e coelhos.

Nomes comuns para o sweet woodruff incluem wild baby’s breath e sweet-scented bedstraw. Se você gosta do cheiro de grama recém-cortada, mas não quer lidar com a manutenção, o sweet woodruff é para você. Ele se danifica facilmente quando o sol está muito quente, então plante-o onde o sol não brilha. Embora o solo úmido seja preferido, ele também se sai bem na sombra seca.

Esta perene pode se espalhar agressivamente, então certifique-se de mantê-la sob controle se houver áreas próximas que você não queira que ela tome conta. Dê a cada planta pelo menos um pé de espaço e divida plantas grandes cavando tufos e movendo-os para uma nova área ou compartilhando-os com um amigo, semelhante às hostas.

Partridge Berry

A encantadora Partridge Berry tem flores doces rosa-esbranquiçadas seguidas por bagas vermelhas brilhantes.

Este ornamental rastejante tem bagas vermelhas atraentes adoradas por pássaros e pequenos mamíferos. É uma ótima escolha se você deseja uma cobertura de solo amigável para a vida selvagem para o seu jardim sombreado.

A Partridge Berry é nativa do leste da América do Norte. Ela gosta de solo ácido e é uma ótima planta de subcobertura para plantas que amam ácido, como mirtilos e rododendros.

Fofa e delicada, esta cobertura de solo trabalhadora floresce com flores perfumadas em forma de trombeta, de blush a branco, da primavera ao outono. Geralmente não é incomodada por pragas e doenças.

Brass Buttons

Esta perene de baixa manutenção se espalha rapidamente e prospera na sombra.

Esta perene funky, semelhante a uma samambaia, é perfeita para jardineiros com muito espaço novo para preencher com várias situações de solo. Quando cultivada na sombra, menos de suas flores amarelas florescerão, mas a folhagem verde-púrpura é perfeitamente adorável sem elas. ‘Platt’s Black’ é uma opção legal com folhas roxo-escuras únicas com pontas verdes.

Os brass buttons se espalham rapidamente e podem ser usados como uma alternativa ao gramado, pois podem suportar algum tráfego de pedestres e requerem pouca manutenção. Não há muitos problemas com pragas ou doenças, mas fique atento aos pulgões na primavera.

Mantenha o solo razoavelmente úmido, mas não exagere na rega para evitar a podridão das raízes. Os brass buttons gostam de solo bastante ácido. Muito sol queima as folhas, tornando-o uma ótima opção para áreas sombreadas. Tente alinhar caminhos com ele ou permitir que se espalhe entre pedras de pavimentação e muros de pedra.

Green and Gold

Green and Gold é uma opção de cobertura de solo vigorosa e alegre.

Green and Gold é de