Se você está procurando suprimir ervas daninhas, regar menos o seu jardim ou melhorar o solo, a cobertura morta é a melhor amiga do jardineiro. As coberturas mortas facilitam nossas vidas ao reduzir o tempo gasto com capina e irrigação, ao mesmo tempo em que nos ajudam a cultivar plantas mais saudáveis e felizes.
Se você está começando agora e não tem certeza de que tipo de cobertura usar para suas hortaliças, pode ficar um pouco confuso devido à grande quantidade de opções disponíveis. A boa notícia é que, com uma cobertura orgânica, há opções que você pode criar você mesmo, em vez de apenas comprar algo na loja.
Pronto para aprender um pouco mais? Vamos explorar os benefícios da cobertura morta e as melhores coberturas orgânicas para hortas!
Não Jardine Nu! O Problema do Solo Exposto
Deixar o solo nu ao redor das suas plantas pode causar problemas no seu jardim.
Um objetivo-chave da agricultura e jardinagem sustentável é nunca deixar o solo nu. Em todos os lugares que olhamos na natureza, o solo está coberto. É difícil encontrar solo exposto em florestas ou pradarias porque o solo é protegido por cobertura morta! Este é um dos vários importantes conselhos de jardinagem orgânica que fazemos questão de ensinar aos jardineiros aspirantes.
Essa camada de folhas em decomposição, madeira e outras coisas que já foram vivas é, na verdade, o que alimenta os ciclos do solo para cultivar desde enormes florestas de sequoias até pequenos canteiros de alface.
Se deixarmos o solo exposto, a natureza o preenche por conta própria. Ela cresce ervas daninhas ou forma crostas na superfície para tentar proteger os ecossistemas frágeis abaixo.
O solo exposto apresenta muitos problemas para o jardineiro de hortaliças, incluindo:
- Ervas daninhas, ervas daninhas, ervas daninhas! Não há nada para sufocá-las.
- O solo seca mais rápido e precisa de mais irrigação.
- A erosão pelo vento e pela água remove o solo dos nossos jardins.
- O solo exposto leva a mais variações de temperatura porque o solo aquece e esfria facilmente sem qualquer isolamento. As plantas do jardim preferem o máximo de consistência possível.
- O impacto da chuva forte compacta o solo desprotegido, levando a uma superfície do solo mais dura.
O que é Cobertura Morta?
Qualquer material que proteja a superfície do solo enquanto permite a passagem de água e ar é cobertura morta.
A cobertura morta é um material biodegradável adicionado sobre os canteiros do jardim para cobrir o solo. Ela age como um cobertor sobre a superfície do solo e ao redor da base das suas plantas.
A cobertura morta oferece uma série de benefícios tanto para as plantas quanto para o jardineiro! Usar cobertura morta nos ajuda a imitar ecossistemas naturais e nutrir o solo para um jardim mais saudável. Sem mencionar que facilita muito nosso trabalho como jardineiros.
Benefícios da Cobertura Morta
A cobertura morta adiciona nutrientes ao longo do tempo e também mantém as ervas daninhas afastadas.
Suprimir Ervas Daninhas
A cobertura morta sufoca as ervas daninhas impedindo-as de alcançar a luz solar. As coberturas são tipicamente colocadas contra as plantas cultivadas e cobrem o solo entre as plantas para competir com ervas daninhas e gramíneas.
Conservar Umidade (Menos Irrigação)
Você já colocou a mão sob a cobertura de folhas de uma floresta? Quase sempre está úmido lá embaixo. As coberturas mortas protegem o solo da secagem e conservam a umidade para nossas plantas usarem. Isso significa menos irrigação e mais resiliência à seca.
Protege a Superfície do Solo (Menos Erosão)
A erosão pelo vento e pela chuva são as principais causas de perda de solo globalmente. O solo nu facilmente é levado pelo vento ou compactado pelo impacto da água. Uma cobertura morta cobre e protege o solo para que ele permaneça no seu jardim onde você deseja.
Isolamento das Raízes das Plantas
A cobertura morta mantém as raízes das plantas protegidas de extremos de temperatura. Elas agem como isolamento contra o clima quente e frio. Muitos jardineiros usam coberturas pesadas como palha para proteger morangos, rosas e outras perenes em climas mais frios.
Melhora a Estrutura do Solo
À medida que se decompõem, as coberturas mortas alimentam os microrganismos do solo ao longo do tempo. Todos esses insetos e microrganismos constroem estrutura no solo, facilitando para as raízes das hortaliças alcançarem nutrientes e água.
Adiciona Matéria Orgânica ao Solo
A matéria orgânica se torna aquele húmus de cor escura que todos reconhecemos em solo super saudável. As coberturas mortas são degradadas por fungos e bactérias, alimentando a teia alimentar do solo e construindo matéria orgânica no seu jardim.
Níveis mais altos de matéria orgânica no solo melhoram a capacidade de retenção de água, a penetração das raízes, a nutrição das plantas e a drenagem do solo.
Top 9 Melhores Tipos de Coberturas Orgânicas
Composto
Uma das melhores coberturas orgânicas para usar em uma horta é o composto.
O composto é uma cobertura incrível para melhorar a estrutura do solo e suprimir ervas daninhas. É uma das soluções mais baratas para o seu jardim e funciona muito bem com hortas, incluindo hortaliças perenes. Você pode usá-lo ao estabelecer seu jardim e adicionar uma camada de 1-4” de espessura a cada estação para continuar construindo o solo de cima para baixo. Se você peneirar seu composto através de uma tela de 1-2”, a textura fina fará uma cobertura perfeita para semear diretamente.
O composto é rico em materiais orgânicos decompostos que foram devidamente aerados e decompostos em uma pilha ou caixa de compostagem. A proporção de materiais ricos em carbono “marrom” e materiais ricos em nitrogênio “verde” determinará a qualidade do produto final. A Dra. Elaine Ingham, da Soil Food Web Inc., recomenda 10% de material de alto teor de nitrogênio (como esterco), 30% de materiais verdes (resíduos de cozinha ou resíduos de plantas) e 60% de materiais marrons (folhas, lascas de madeira, palha).
Você pode comprar composto ou fazer o seu próprio. Você pode até fazer composto com cítricos e outros materiais que talvez não conheça. De qualquer forma, certifique-se de que esteja totalmente decomposto (sem restos de alimentos visíveis), não quente (ainda “cozinhando”), livre de ervas daninhas (atingiu uma temperatura alta o suficiente no processo de compostagem) e não contaminado com herbicidas.
Cavacos de Madeira
Um arborista local fornecerá a melhor cobertura de cavacos de madeira, que é livre de produtos químicos e cores artificiais.
Os cavacos de madeira são uma excelente cobertura para caminhos, bem como para canteiros perenes e áreas ao redor de arbustos ou árvores frutíferas. As coberturas de madeira são ricas em carbono, por isso se decompõem muito lentamente. Isso as torna ótimas para suprimir ervas daninhas, mas não tão boas para canteiros de hortaliças anuais que são replantados várias vezes ao ano.
Tenha muito cuidado ao comprar sacos de cavacos de madeira ou casca em grandes lojas de jardinagem, pois muitas coberturas paisagísticas padrão são tratadas com produtos químicos nocivos e corantes artificiais. A melhor fonte de cavacos de madeira é um arborista local, que ficará feliz em despejar uma carga de cavacos de madeira perto do seu jardim após podar ou cortar árvores próximas.
Use cavacos de madeira para cobrir seus caminhos entre os canteiros do jardim (eles ajudarão a reduzir as populações de lesmas e carrapatos) e ao redor de plantas lenhosas. Um caminho coberto com cavacos de madeira mantém as cestas de colheita e as botas do jardim mais limpas. Isso também manterá seu jardim menos enlameado durante os meses chuvosos.
Folhas
O outono é a melhor época para coletar folhas caídas e usá-las como cobertura orgânica em seu jardim.
No outono, muitas vezes você me encontrará varrendo e coletando folhas em sacos onde quer que eu possa encontrá-las. Folhas caídas são uma das melhores coberturas para hortas.
Elas são grossas o suficiente para fornecer uma ótima supressão de ervas daninhas, mas também se decompõem em uma estação e enriquecem a camada superior do solo com uma série de nutrientes benéficos. Você também pode facilmente triturá-las com um cortador de grama ou incorporá-las ao solo para que se decomponham mais rapidamente.
Você vai querer escolher folhas decíduas (de folhas largas) que caem no outono e evitar folhas coníferas (ou perenes) como agulhas de pinheiro, pois são muito ácidas e têm menos área de superfície. As folhas de bordo são minhas favoritas por causa de sua superfície larga e plana para suprimir ervas daninhas e sua ampla disponibilidade.
Palha
Uma excelente cobertura para hortas é a palha.
Fardos de palha e feno são decorações comuns de outono com muitos usos em fazendas e jardins. Ao usar cobertura morta, é importante diferenciar entre os dois. Ambos são gramíneas secas, mas são colhidos em momentos diferentes.
O feno é colhido como alimento para animais. Os agricultores geralmente permitem que a grama vá para a semente para que haja mais nutrientes para os animais. Mas você definitivamente não quer sementes de feno no seu jardim ou acabará cultivando grama em vez de uma horta.
A palha é colhida para fins não alimentares, como cobertura morta e cama de animais. É composta por caules de plantas mais secos que são colhidos após o feno já ter sido enfardado. A palha é tipicamente livre de sementes, o que a torna uma ótima cobertura.
A palha é uma ótima cobertura para abóboras de inverno, abóboras, pepinos, ervas, perenes e caminhos.
É muito importante verificar se seus fardos de palha não foram pulverizados com herbicidas, o que infelizmente é muito comum como parte das colheitas de gramíneas e grãos. Resíduos de herbicidas em fardos de palha não apenas danificarão suas plantas de jardim, mas também podem expor sua família a produtos químicos tóxicos (o que você certamente não quer como jardineiro orgânico).
Jornal
Jornais triturados são uma ótima maneira de reciclar o material em seu jardim.
O jornal é uma cobertura de jardim barata e acessível que suprime ervas daninhas e grama como nenhuma outra. Criaturas como minhocas também adoram fazer suas casas sob essa cobertura úmida e enriquecem o solo abaixo com seus excrementos.
Jornais finos padrão usam tinta à base de soja e são 100% biodegradáveis, desde que você evite qualquer página laminada ou brilhante, como as de revistas.
O jornal é ótimo para estabelecer jardins e pode ser colocado em cinco camadas ou mais. Você vai querer umedecê-lo e cobri-lo com composto ou terra para evitar que o papel seja levado pelo vento. Também é ótimo para caminhos. Eu não recomendaria usá-lo como cobertura ao redor de hortaliças já plantadas.
Papelão
Papelão triturado ou em folhas (quebrado) funciona bem como cobertura morta.
O papelão pode ser usado de forma semelhante ao jornal, apenas certifique-se de remover toda a fita adesiva! Colocar papelão como cobertura morta para estabelecer um jardim ou matar a grama existente é às vezes chamado de “cobertura em folhas”.
O papelão dura mais que o jornal e realmente mantém as ervas daninhas afastadas. Ele também enriquece lentamente o solo e é ótimo para caminhos. Você pode colocar outras coberturas como composto, cavacos de madeira ou palha sobre o papelão para evitar que ele seja levado pelo vento.
Recortes de Grama
Usar recortes de grama é uma maneira eficiente de cobrir organicamente qualquer horta.
Colocar recortes de grama em latas de resíduos de jardim é um desperdício lamentável! Isso é ouro verde que você poderia estar usando no seu jardim! Os recortes de grama são um alimento vegetal rico em nitrogênio que se decompõe rapidamente e pode ser usado como cobertura ao redor de tomates jovens, alfaces e outras hortaliças.
Como a grama pode ficar anaeróbica e começar a cheirar mal, você não deve colocar camadas de recortes de grama com mais de 3” de profundidade. Melhor ainda, você pode usar os recortes na sua pilha de compostagem primeiro e depois usá-los como cobertura de composto acabado.
Você vai querer ter 100% de certeza de que sua grama não foi tratada com fertilizantes sintéticos ou pulverizada com herbicidas sintéticos como o RoundUp, pois isso danificará seu jardim e potencialmente sua saúde.
Resíduos de Culturas de Cobertura
Usar culturas de cobertura em seu jardim é uma boa escolha para cobertura morta.
As culturas de cobertura são plantas como algumas variedades de ervilhas e aveia cultivadas para enriquecer o solo e manter os canteiros de jardim vazios cobertos durante a entressafra. Elas também são um ótimo substituto para canteiros de jardim vazios que você não planeja cultivar durante uma determinada estação. As culturas de cobertura suprimem ervas daninhas, alimentam microrganismos do solo e – uma vez terminadas – podem ser uma ótima cobertura!
A chave para usar resíduos de culturas de cobertura como cobertura morta é terminá-las antes que formem sementes. Você pode fazer isso com um cortador de grama, uma roçadeira ou uma foice. Minha cultura de cobertura de verão favorita é a phacelia (uma linda flor roxa que as abelhas adoram). Ela morrerá na primeira geada e deixará uma cobertura fofa e adorável na superfície do seu jardim.
Cobertura Viva
Plantar plantas companheiras de crescimento baixo em seu jardim pode ser uma ótima opção em vez de cobertura morta.
Uma cobertura viva é o método mais ecológico do tipo permacultura para cobrir um jardim. As coberturas vivas são plantas companheiras de crescimento baixo que crescem entre suas culturas sem competir com elas. Uma das minhas favoritas é o tomilho rasteiro (não o tipo arbustivo). O tomilho rasteiro pode ser semeado sob morangos, abóboras, abóboras de inverno ou melões e fornecerá uma superfície limpa e adorável para os frutos descansarem.
Você também pode usar alface de folhas semeadas diretamente como cobertura viva entre hortaliças maiores como brócolis e repolho.
Considerações Finais
Qualquer que seja a cobertura que você escolher, aplique-a pelo menos uma vez por estação para manter o solo coberto, reduzir o uso de água e sufocar aquelas ervas daninhas incômodas. As coberturas mortas suportam plantas mais saudáveis que produzem mais com menos trabalho. Feliz jardinagem!