As Rochas São um Bom Material para Cobertura do Solo?

Você está visualizando atualmente As Rochas São um Bom Material para Cobertura do Solo?

Você pode ter notado uma quantidade crescente de pedras sendo usadas em instalações de paisagismo urbano e até mesmo nos jardins dos seus vizinhos. As pedras têm sido usadas como cobertura morta há bastante tempo, e esse fenômeno não é novo.

Isso pode levar as pessoas a se perguntarem se as pedras realmente fazem uma boa cobertura morta. Elas podem se questionar se as pedras se decompõem como outras coberturas naturais, fornecendo uma pequena liberação lenta de nutrientes para o solo do jardim. A segurança para o jardim é uma preocupação ao considerar seu uso.

A verdade sobre a cobertura morta de pedras está muito relacionada aos tipos de pedras que são usadas. Existem muitos tipos diferentes; alguns são úteis, enquanto outros devem ser deixados para projetos diferentes. O tipo de jardim também entra em jogo.

Usos Comuns de Pedras

As pedras são um material inorgânico, ao contrário das coberturas orgânicas como palha, lascas de madeira e folhas. Isso significa que as pedras não se decompõem ao longo do tempo de uma maneira que possa beneficiar o solo, pelo menos não imediatamente.

Embora existam regiões geológicas onde o conteúdo de pedras está presente no solo, leva muito tempo para que elas se decomponham naturalmente. As pedras de que estamos falando estão principalmente ainda inteiras ou apenas ligeiramente decompostas. Nesse sentido, existem algumas maneiras diferentes de usá-las.

Caminhos e Bordas

Melhore seu jardim com pedras para acentos, bordas, caminhos e proteção da fundação.

Use pedras para adicionar interesse ao jardim através de acentos, bordas e caminhos. Uma borda de pedras de rio pode fornecer cor à paisagem e atuar como um canal para a água fluir.

Adicione algumas pedras à área ao longo da fundação da sua casa para mantê-la livre de sujeira que poderia danificar sua casa ao longo do tempo. Caminhos de cascalho podem ser estabelecidos, e até mesmo pátios de cascalho podem ser instalados em algum lugar da paisagem para nivelar o terreno e incluir uma área de estar.

Interesse Arquitetônico

Pedras grandes adicionam dimensão e estética, servindo como assentos ou criando topografia no paisagismo.

Pedras grandes são frequentemente empregadas para fornecer dimensão e apelo estético a uma área em crescimento. No meu tempo como paisagista, muitas vezes usávamos pedras menores cobertas de musgo para criar uma fronteira entre gramados e calçadas e construir muros de contenção para canteiros de plantas.

Empregue pedras grandes para fornecer assentos em um jardim, ou deixe-as atuar como um espaço para acumular o solo para adicionar topografia a uma área plana ou níveis a uma encosta. Você pode notar essas pedras grandes em paisagismo municipal, pois são bastante caras e difíceis de mover em casa.

Pedras como Cobertura Morta

A xeriscaping levou ao uso generalizado de cascalho em vez de gramados para conservação de água.

Com a popularidade relativamente recente da xeriscaping e sua capacidade de conservar água, as pessoas começaram a arrancar seus gramados em favor do cascalho. Este é provavelmente o uso mais popular de pedras como cobertura morta, e é mais provável que você tenha visto isso no jardim.

Pedras de rio ou lava são empregadas de maneira semelhante. Em algumas situações, elas atuam como a camada superior de um jardim, e seu papel principal é sufocar ervas daninhas enquanto permitem que a água passe para a camada de solo. Se isso é ou não o melhor uso de pedras como cobertura morta é discutível.

A Cobertura Morta de Pedras é Boa para Jardins?

Existem algumas maneiras de usar pedras como cobertura morta que são realmente eficazes e benéficas para o jardim. Também existem outras maneiras de usar pedras que causarão problemas a longo prazo. Vamos começar a abordar este tópico discutindo os prós e contras da cobertura morta de pedras.

Benefícios

A cobertura morta de pedras inibe o crescimento de ervas daninhas, facilita a detecção de ervas daninhas, proporciona drenagem e previne a erosão do solo.

Se você tem problemas com ervas daninhas anuais e perenes, a cobertura morta de pedras pode sufocar grande parte de seu crescimento. Com pedras, localizar ervas daninhas em crescimento é mais fácil, tornando a manutenção do canteiro mais simples. Ao capinar, um contraste de cor entre as ervas daninhas verdes e sua pedra de escolha ajuda a simplificar a tarefa.

Outra parte altamente benéfica da cobertura morta de pedras é sua capacidade de drenar água muito mais prontamente do que lascas de madeira, palha ou folhas. Assim como grãos de areia, as pedras não têm ligações estáveis que retêm água e nutrientes, e algumas plantas não querem estar em uma área onde existe retenção de água.

Pedras menores também são ótimas para áreas onde você deseja cultivar plantas, mas sabe que o tráfego de pedestres será intenso. Ao instalar pedras em vez de cobertura morta, você previne a erosão do solo abaixo da linha de cobertura morta. Não importa o tamanho da pedra que você usa, quando instalada corretamente, você pode contar com ela ao longo do tempo.

Desvantagens

O uso inadequado de cobertura morta de pedras, especialmente pedras maiores, prejudica o crescimento das plantas e a irrigação.

Todos os problemas com a cobertura morta de pedras originam-se de aplicações inadequadas. Se você estiver usando pedras maiores que ½ polegada de diâmetro, pode estar prejudicando o crescimento de suas plantas. Isso é mais comum quando a camada de cobertura morta de pedras é muito espessa e pode ter o efeito oposto ao desejado.

Ao contrário das fontes naturais de cobertura morta, as pedras não são porosas. A água pode fluir ao redor delas, mas, a menos que sejam pedras de lava ou pedra-pomes, a água não pode fluir através delas. Mesmo no caso de rochas vulcânicas, a água não penetra nas camadas minerais da própria rocha, apenas se infiltrando através das lacunas e bolhas de ar deixadas durante o processo de resfriamento do magma. Isso pode diminuir a irrigação eficaz.

Elas aquecem muito mais rápido do que outros materiais orgânicos, potencialmente danificando plantas que preferem temperaturas mais frescas. Isso significa que certas pedras podem ser usadas para cobrir plantas que adoram clima quente e condições secas. No entanto, o solo abaixo pode ter dificuldade em reter água, em grande parte devido ao calor radiante da pedra que causa a evaporação da umidade do solo.

As pedras são pesadas. Uma desvantagem óbvia de usar pedras é ter que movê-las em carrinhos de mão e distribuí-las pelo jardim. Reaplicar camadas de pedras é trabalhoso. As pedras também são muito mais caras do que uma entrega gratuita de lascas de madeira ou até mesmo sacos de cobertura morta.

Você pode ter visto pedras usadas no paisagismo ao redor de árvores e arbustos. Embora uma fina camada de pedras pequenas seja adequada para essa aplicação, pedras maiores interromperão a expansão das raízes necessária para o crescimento saudável de uma árvore. Tente evitar esses erros comuns ao usar pedras no jardim.

Elas não enriquecem o solo. A maioria das coberturas orgânicas se decompõe gradualmente, criando um solo superficial enriquecido organicamente. Em contraste, as coberturas de pedras não se decompõem e não adicionam matéria orgânica ao solo. Como essa matéria orgânica pode ajudar a reter a umidade do solo e alimentar a microbiologia do solo, você pode precisar aplicar uma fonte separada de material orgânico, especialmente em solos pobres.

Finalmente, o maior problema com a cobertura morta de pedras é que não é uma fonte sustentável de cobertura morta. Comparadas às lascas de madeira, palha seca e folhas caídas, elas são inferiores. Isso porque as pedras são um recurso não renovável. Elas precisam ser extraídas ou removidas de outros solos e movidas para um novo local.

Tipos de Cobertura Morta de Pedras

Conhecer o tipo de pedras que você precisa ajudará a obter o máximo de uma cobertura morta de pedras. Você deve determinar qual é a melhor para o seu jardim com base em seus melhores usos. Mas, às vezes, é melhor evitar a cobertura morta de pedras e escolher uma cobertura natural em vez disso.

Use seu melhor julgamento e lembre-se de que você pode remover as pedras se descobrir que elas não funcionam em seu jardim. Nesse caso, elas podem ser usadas em áreas onde as plantas não estão crescendo.

Pedras de Rio

Pedras de rio lisas e multicoloridas, provenientes de cursos d’água, são caras e impraticáveis para o crescimento de plantas.

Esse tipo de pedra geralmente tem de uma a duas polegadas de diâmetro e possui uma superfície lisa. Essa suavidade é atribuída à exposição prolongada à água corrente. As pedras de rio são frequentemente provenientes de rios, leitos de riachos e praias.

Elas são multicoloridas e perfeitas para áreas onde você deseja preencher espaços entre características maiores de paisagismo. Construa valas para direcionar a água para longe do seu local. Após uma longa instalação de um leito de riacho seco em um dos locais, é muito satisfatório ver o que essas pedras proporcionam.

No entanto, essas não são uma boa escolha para cobertura morta de pedras, pois seu tamanho não é adequado para o cultivo de plantas. Embora você possa instalá-las com plantas já crescidas, essas plantas terão dificuldade em crescer entre pedras pesadas. Plantar em um leito de pedras de rio também é muito trabalhoso.

Você também descobrirá que elas são mais difíceis de encontrar do que algumas das outras opções aqui. Elas também são a segunda opção mais cara da nossa lista.

Cascalho de Ervilha

Cascalho de ervilha, pequenas pedras encontradas perto da água, é uma cobertura morta econômica adequada para jardins áridos.

As pedras menores que você encontra ao longo de praias, riachos e leitos de rios são conhecidas como cascalho de ervilha. Elas geralmente não têm mais de ⅜ de polegada de diâmetro. Elas tendem a ter uma gama de cores ligeiramente mais ampla do que as pedras de rio, também, com mais tons de marrom e vermelho presentes.

O cascalho de ervilha é uma daquelas coberturas mortas de pedras que podem funcionar com plantas em crescimento em um jardim. É uma boa escolha para um jardim econômico em uma área quente, com plantas nativas que apreciam o calor e a secura. No entanto, não é ótimo para um jardim de vegetais ou perenes de sombra.

O maior benefício do cascalho de ervilha é seu preço. É o mais barato da lista aqui e fácil de encontrar em lojas de ferragens e centros de jardinagem.

Pedras de Lava e Pedra-Pomes

Pedras de lava e pedra-pomes porosas são coberturas mortas leves que retêm água para plantas que gostam de calor.

Ambas essas pedras são porosas, o que as torna distintas das outras pedras mencionadas até agora. Isso significa que elas têm a capacidade de reter água em um ambiente de jardim. Elas também são mais leves do que as outras pedras desta lista. Portanto, é mais fácil instalá-las e ajustá-las.

Se você está trabalhando com plantas que gostam de calor, essas são fontes úteis de cobertura morta. No entanto, ambos os tipos de rocha ígnea podem ser difíceis de plantar. Também pode ser difícil remover folhas caídas de um jardim com rocha vulcânica, e equipamentos de jardinagem podem ser danificados pelo material duro.

As pedras de lava são de longe a opção mais cara para cobertura morta de pedras. Isso provavelmente se deve à sua capacidade de reter água e ao fato de serem mais difíceis de encontrar. No entanto, você pode encontrá-las facilmente em lojas de ferragens e centros de jardinagem.

Granito Decomposto

Granito decomposto, uma rocha ígnea rosada comum, é bem utilizado em jardins xeriscape para climas quentes.

Esta é a cobertura morta de rocha mais frequentemente empregada em jardins xeriscape. Assim como as outras mencionadas aqui, ela aquece e drena bem. Portanto, plantas do deserto e outras plantas de clima quente que não querem ficar encharcadas se beneficiam dela.

Ela tem seus benefícios, mas os pequenos pedaços de granito decomposto podem ser lavados em chuvas fortes se não forem instalados de maneira sucessiva e deliberada. É mais fácil de instalar no jardim devido ao seu tamanho, mas você deve umedecer cada camada no processo de instalação.

Você pode encontrar granito decomposto a granel ou em uma grande loja de materiais de construção sem problemas. Outra grande vantagem do granito decomposto é que ele é o segundo tipo de cobertura morta de pedras menos caro que discutimos.

Considerações Finais

A cobertura morta de pedras é realmente adequada apenas para alguns tipos de jardins com plantas de clima quente. No entanto, quando você analisa, tem vários tipos de pedras para escolher, cada uma com seus próprios benefícios e desvantagens. Faça a melhor escolha para o seu jardim e aproveite a durabilidade.