Madeira Ramial Fragmentada: Como Usá-la no Seu Jardim

Você está visualizando atualmente Madeira Ramial Fragmentada: Como Usá-la no Seu Jardim

Tudo Sobre Cavacos de Madeira Ramial

Os cavacos de madeira ramial são diferentes dos cavacos de madeira de arborista ou outras formas de cavacos de madeira. Ao contrário dos cavacos de arborista, os cavacos ramiais são feitos de galhos verdes e finos, geralmente com menos de 7 cm ou ¼ de polegada de diâmetro. Os cavacos de madeira ramial podem incluir matéria orgânica como folhas verdes junto com esses brotos jovens.

Mas por que alguém usaria essa madeira? É bem simples: os brotos verdes jovens na maioria das árvores são a parte mais rica em nutrientes da árvore. A árvore estará alimentando seu crescimento, e, como resultado, é daí que vêm os melhores cavacos. Se alguém está podando levemente suas árvores, transformar esses brotos podados em cavacos fornecerá os melhores cavacos para o desenvolvimento de fungos.

Como os fungos formam grande parte da vida encontrada no solo da floresta e nos solos ativos em geral, dar a eles esses cavacos ajuda a alimentar seu crescimento e melhora o solo como um todo. Além disso, à medida que esses cavacos se decompõem, eles liberam nutrientes de volta ao solo, alimentando outros crescimentos também.

Os cavacos de casca ou tronco ainda são ótimos. Para mais informações, temos um artigo sobre cobertura de solo com cavacos de madeira que discute os benefícios desses materiais orgânicos úteis. Mas a madeira ramial é basicamente a de maior qualidade, provavelmente devido às suas origens seletivas.

Como as pessoas são tão exigentes sobre quais madeiras jovens e brotos podar, elas podem facilmente separar materiais doentes para que não acabem na mistura, e a melhor densidade de nutrientes do material é uma grande vantagem. Isso faz dos cavacos ramiais um ótimo recurso para jardineiros orgânicos cuidadosos.

Tudo Sobre Cavacos de Madeira Ramial

Os cavacos de madeira ramial, às vezes também chamados de BRF por seu nome francês bois raméal fragmenté, são um tipo de cavaco de madeira feito de galhos de árvores jovens de pequeno a médio porte. A madeira de alburno e os galhos jovens de árvores de madeira dura como bétula amarela, carvalho, castanheiro, bordo e faia são os mais desejáveis. Os pequenos galhos são mais ricos em nitrogênio, permitindo que se decomponham e construam um solo saudável mais rapidamente do que a madeira mais velha.

Usar tanto pequenos galhos quanto folhas frescas ajuda a reter a umidade do solo, moderar o pH, reduzir patógenos e aumentar a população de minhocas. Em pomares, galhos jovens podem ser “picados e deixados” como uma cultura de cobertura sob árvores frutíferas como cobertura de solo ramial.

O impacto positivo de adicionar cavacos de madeira ramial ao seu jardim inclui a produção de substâncias húmicas. Fungos decompositores que ajudam na decomposição desses cavacos de madeira podem ser classificados em dois subgrupos. Os fungos de podridão branca usam a química enzimática dos aminoácidos na madeira dura rica em lignina para produzir ácidos húmicos e fúlvicos.

O ácido húmico aumenta a absorção de nutrientes, a tolerância à seca e a germinação de sementes. Ele também aumenta a atividade microbiana no solo do jardim. Os fungos de podridão marrom transformam a celulose da madeira macia para produzir polifenóis e compostos alelopáticos especificamente utilizados por espécies perenes para suprimir espécies decíduas, o que pode ajudar no controle de ervas daninhas.

Além disso, novos estudos estão mostrando que os micróbios do solo metabolizam polifenóis de maneira semelhante à digestão no intestino humano.

A ciência por trás dessa filosofia vem do estudo das florestas de madeira dura, onde as árvores decíduas têm mostrado enriquecer continuamente o solo em que crescem. Isso é muito diferente das florestas compostas por coníferas como pinheiros e cedros, que continuamente degradam o solo em que crescem para eliminar a competição de espécies que não são coníferas.

Em meados dos anos setenta, Edgar Guay, ex-vice-ministro de Terras e Florestas em Quebec, começou a buscar novos produtos que pudessem ser derivados das enormes pilhas de galhos desperdiçados após operações de corte. Os primeiros experimentos de campo com podas de árvores decíduas foram feitos durante o verão de 1978.

Em 1982, M. Gilles Lemieux começou a realizar pesquisas sobre o papel das árvores e a formação de solos férteis na Universidade Laval. Ele percebeu que a maioria das florestas são auto-férteis e que os solos mais férteis do planeta vinham das florestas. Ele atribuiu essa qualidade a Jean PAIN. Isso levou aos seus estudos sobre RCW. Ele também aprendeu que a adição de cavacos de madeira ramial pode aumentar o pH de solos ácidos.

Cavacos de Madeira Ramial vs. Cavacos de Arborista

Tecnicamente falando, os cavacos de madeira ramial são especificamente compostos pelos ramos finos de árvores jovens com menos de 7 cm ou ¼ de polegada de diâmetro e podem incluir folhagem. Galhos frescos e madeira de caule fazem cavacos de madeira que são muito diferentes dos cavacos de casca comercialmente produzidos ou cavacos de arborista por todas as razões mencionadas acima.

Os cavacos de arborista usados para fazer caminhos e cobertura de solo podem incluir galhos que se qualificam como madeira ramial, mas também incluirão todos os galhos que foram triturados naquele trabalho específico de poda de árvores, incluindo troncos e galhos maiores. Esses cavacos de madeira são perfeitamente bons para usar no seu jardim!

Eles apenas não têm as mesmas propriedades dos cavacos de madeira ramial. Ou seja, eles serão menos densos em nutrientes e mais ricos em carbono do que em nitrogênio, e vêm de partes da árvore com um diâmetro muito maior. Os cavacos de arborista geralmente são gratuitos, já que os podadores de árvores estão procurando se livrar de seu produto de resíduos como cobertura de solo sem ter que pagar para descartá-lo.

Se você pegar seu vizinho podando sua árvore, o arborista pode até estar disposto a triturá-la diretamente no seu quintal! Existem também serviços de assinatura de cavacos gratuitos onde você pode ser adicionado a uma lista de espera para receber uma entrega gratuita de cavacos quando um arborista na sua área tiver cavacos para descartar.

Os cavacos de casca tradicionais vêm, adivinhe, da casca. Esses cavacos geralmente são subprodutos da indústria madeireira comercial, e é provável que você os encontre na loja de materiais de construção do seu bairro vendidos como cobertura de solo. Eles podem ser vendidos como casca triturada ou desfiada.

A casca desfiada é particularmente útil em fazendas para suprimir ervas daninhas, pois forma uma camada apertada que sementes e raízes têm dificuldade em penetrar. Esses tipos de cavacos serão os menos densos em nutrientes, pois vêm da parte externa da árvore.

Também vale a pena notar que nem todas as marcas comerciais são criadas igualmente. Algumas marcas contêm corantes artificiais que você pode não querer usar em torno de plantas que você vai consumir, como em seu jardim de vegetais, mas podem ser perfeitamente aceitáveis em seus canteiros de flores. Agricultores podem evitar algumas marcas por esse motivo também.

Fazendo Cavacos de Madeira Ramial em Casa

Como mencionado acima, em pomares ou em uma fazenda, ao completar podas de árvores, os agricultores podem optar por picar e deixar os brotos jovens ao redor da base das árvores como uma forma rústica de cavacos de madeira ramial como cobertura de solo. Esse método é perfeitamente aceitável. No entanto, os brotos se decomporão mais lentamente na fazenda, a menos que sejam completamente triturados.

Se você ou um vizinho estiver podando uma árvore decídua de madeira dura, então você pode separar os brotos jovens finos, pequenos galhos e ramos e transformá-los em cavacos de madeira ramial. Trituradores de grau comercial estão disponíveis para aluguel em lojas de materiais de construção e podem valer a pena se você tiver uma grande quantidade de podas para fazer.

Como Usar Cavacos de Madeira Ramial

Agora vamos discutir diferentes maneiras de utilizar cavacos de madeira ramial no jardim. Eles podem ser usados como preenchimento para sua paisagem, aumentar a retenção de umidade em seu jardim de vegetais, adicionar nutrientes ao seu solo e canteiros elevados, e dar um impulso à sua pilha de compostagem adicionando materiais verdes.

Embora tenham muitos usos diferentes no seu jardim e paisagem, discutiremos os dois usos mais populares aqui.

No Jardim de Vegetais

Ao usar cavacos de madeira no jardim de vegetais, é importante notar que o solo deve ser permitido “digerir” o material por alguns meses. Caso contrário, pode causar uma deficiência temporária de nitrogênio, e você precisará fornecer nitrogênio adicional. Isso acontece porque a madeira requer nitrogênio para se decompor.

Mas eventualmente, quando começa a se decompor, esse nitrogênio será liberado de volta ao solo. O professor Lemieux sugeriu incorporar cavacos de madeira ramial frescos diretamente no solo no outono. Os micélios fúngicos não são prejudicados pelas condições frias, e eles continuarão a decompor os cavacos durante o inverno. O resultado é que qualquer risco de deficiência de nitrogênio será eliminado na primavera e o solo estará pronto para o plantio.

Espalhe uma camada fina de cavacos sobre a superfície do local de plantio no outono, após seus canteiros terem sido limpos dos anuais da estação anterior. Na primavera, a cobertura de solo estará significativamente decomposta. Cogumelos e outros fungos trabalham bem com cavacos de madeira ramial, transformando-os em húmus estável, que é o ingrediente chave para um ótimo solo – assim como as partes mais ricas dos solos florestais que M. Gilles Lemieux observou nas florestas decíduas que estudou.

Alguns perguntam se é necessário compostar os cavacos de madeira ramial antes de usá-los em seus canteiros de jardim. Ao seguir o processo mencionado acima, a pré-compostagem não é necessária. No entanto, se você receber cavacos de madeira ramial na primavera ou verão e desejar usá-los na mesma estação de crescimento, então você pode optar por colocá-los em uma pilha para compostar e decompor por algumas semanas antes de adicioná-los aos seus canteiros.

Os cavacos de madeira ramial se decompõem mais rapidamente do que os cavacos de madeira velha, mas se decompõem muito mais lentamente do que as adições tradicionais de compostagem. Esse processo de pré-compostagem ajudará a decompor mais rapidamente em seu jardim. Usar cavacos de madeira ramial em seu jardim de vegetais pode beneficiar os organismos do solo e construir um solo saudável.

O uso de RWC tem mostrado reduzir o número de pragas e aumentar a presença de insetos benéficos. Apoiar o ecossistema do jardim começa com um microbioma do solo saudável e rico em nutrientes!

Preenchimento para Paisagismo

Os cavacos de madeira ramial são especialmente úteis se você tiver uma área com solo pobre ou uma área infestada de ervas daninhas e plantas invasoras. Os cavacos de madeira ramial ajudam a restaurar a estrutura do solo, aumentam a resistência à seca ao reter umidade suficiente no solo e sufocam plantas indesejadas.

Eles podem ser usados para prevenir a erosão do solo em áreas inclinadas, evitando que a primeira camada de solo superficial seja lavada. Isso pode ser particularmente útil se você tiver uma seção do seu jardim que atualmente não está em uso ou, por outros motivos, não é ideal para cultivo (não recebe luz solar suficiente, solo pobre, propenso a inundações, etc).

Se houver uma área não utilizada em seu jardim que você deseja preparar para futuros plantios, então você pode aplicar uma camada espessa, de pelo menos 10-15 cm, dessa cobertura de solo e permitir que ela se decomponha e enriqueça naturalmente o solo do jardim antes do plantio. Ao usar a cobertura de solo para sufocar ervas daninhas e/ou plantas invasoras, é melhor fornecer uma barreira adicional para resultados a longo prazo.

Permita que uma camada de papelão fique plana sobre a área, seguida por uma camada de 10-15 cm de cavacos de madeira. Isso sufocará quaisquer ervas daninhas indesejadas e manterá seu solo não utilizado protegido. A terra naturalmente quer crescer plantas, então o solo descoberto que não é intencionalmente cultivado tende a abrigar ervas daninhas e plantas invasoras uma vez que foi perturbado ou que o habitat natural foi substituído.

Esses cavacos de madeira oferecem uma maneira de proteger esses tipos de locais e fornecer uma cobertura de solo que se decompõe em nutrientes utilizáveis. Claro, esses cavacos também podem ser usados como cobertura de solo da mesma forma que os cavacos tradicionais, ao redor da base das árvores, entre plantas ornamentais e formando padrões entre rochas e outros designs de paisagismo.

Perguntas Frequentes

P: Quanto tempo leva para a madeira triturada se decompor?

R: Como parte de uma pilha de compostagem regularmente virada, eles podem se decompor no solo em cerca de 90 dias, especialmente durante o calor do verão. Espalhe como cobertura de solo e, deixado sem virar, o material pode se decompor em cerca de 6 meses.

P: Posso colocar terra sobre cavacos de madeira?

R: Tecnicamente, sim, mas se você deve ou não depende do que/você estará plantando naquele local. Algumas raízes de plantas e vegetais são sensíveis a distúrbios no solo (por exemplo, cenouras e outros vegetais de raiz, que precisam de solo leve e sem obstruções para crescer adequadamente). Outras plantas, como sedums, preferem solo rochoso e bem drenado. Se você não estiver plantando naquele local por um tempo, os cavacos provavelmente se decomporão em alguns meses.

P: Os cavacos de madeira são bons para preenchimento?

R: Sim! Se você tem uma área não utilizada em seu jardim, usar cavacos de madeira como material de preenchimento é uma ótima maneira de proteger o solo da erosão e do crescimento indesejado de ervas daninhas/plantas invasoras. Eles também podem ser usados para melhorar a qualidade do solo para futuros plantios.

P: Cavacos de madeira frescos atraem cupins?

R: Cavacos de madeira ramial e galhos não são necessariamente uma fonte atraente de alimento para cupins. No entanto, eles fornecem seu habitat ideal ao manter um alto nível de umidade no solo. Se você está preocupado com cupins infestando sua casa, certifique-se de manter um perímetro ao redor da sua casa livre de cavacos de madeira e fornecer uma boa drenagem longe da fundação.

P: Qual deve ser a profundidade dos cavacos de madeira?

R: De 10 a 15 cm de profundidade ajudarão a sufocar sementes de ervas daninhas e proteger o solo reparando a estrutura do solo à medida que se decompõem.

P: As ervas daninhas crescem através dos cavacos de madeira?

R: Os cavacos de madeira são um excelente método natural de controle de ervas daninhas, especialmente quando aplicados na profundidade recomendada acima. No entanto, algumas ervas daninhas muito teimosas e plantas invasoras ainda podem encontrar uma maneira de criar raízes e crescer através dos seus cavacos de madeira.