Fungicida de Enxofre: Opção para Controle de Doenças e Pragas

Você está visualizando atualmente Fungicida de Enxofre: Opção para Controle de Doenças e Pragas

Fungicidas podem salvar seu jardim de certas pragas e doenças. O fungicida de enxofre pode reduzir ou prevenir manchas foliares de Alternaria, oídio, ferrugem, carrapatos e muitos outros problemas que podem surgir no jardim. Parece um salvador, não é?

Você precisa saber algumas coisas antes de aplicar fungicidas de enxofre nas suas plantas. Para começar, quem vive em climas quentes não deve aplicá-lo quando a temperatura exceder 85°F (32°C), ou ele fritará suas plantas! Usá-lo algumas semanas antes ou depois de aplicar óleos como o óleo de neem também levará a plantas queimadas. Existem também algumas preocupações de segurança que abordaremos em breve. Mas, a boa notícia: geralmente acredita-se que não é tóxico para abelhas!

Embora os contras possam parecer muitos, especialmente se seus verões consistem em temperaturas de três dígitos, você ainda deve considerar adicionar um fungicida de enxofre ao seu arsenal de jardinagem. Quando usado conforme o pretendido, ele fará maravilhas – especialmente quando você está lutando contra manchas foliares, oídio ou outras coisas prejudiciais como escamas ou carrapatos!

Boas Opções na Amazon para Fungicida de Enxofre:

O Que é Fungicida de Enxofre?

O fungicida de enxofre pode ser misturado com água e pulverizado, ou aplicado como pó. Fonte: RobynAnderson

O enxofre tem sido usado para tratar doenças como o oídio há muitos anos. Diz-se que Homero, o autor grego, mencionou o uso de enxofre como método de controle de pragas já em 1000 a.C. Não estamos falando apenas da “dica de jardinagem da vovó”!

Hoje, o enxofre está mais comumente disponível como um pó fino que você pode polvilhar diretamente nas plantas ou misturar com água para formar um spray. Um dos produtos mais populares que você encontrará é o Bonide Sulfur Plant Fungicide. Ele vem em um saco ou garrafa que você pode facilmente apertar ou agitar, e é uma forma micronizada que é super-fina e fácil de misturar na água. O fungicida de enxofre também está disponível como spray pronto para uso (RTU), o que é útil se você não quiser lidar com o pó.

O enxofre ocorre naturalmente na terra, então é uma opção completamente orgânica que não prejudicará o meio ambiente na maior parte. Se as empresas adicionarem outros ingredientes aos seus produtos que são quimicamente derivados, pode ou não qualificar-se como uma opção orgânica, dependendo do que foi adicionado.

O enxofre aumentará a acidez do solo, o que é problemático para algumas plantas que você pode ter no seu jardim. Mas é aí que entra o enxofre de cal. A cal é adicionada ao enxofre para reduzir a acidez, para que não afete tanto o solo. O enxofre de cal trata as mesmas doenças e pragas que os fungicidas de enxofre regulares, então a única diferença é como ele afeta o pH do solo.

Como Funciona?

Aplique spray ou pó de enxofre nas superfícies das folhas e caules, e este produto controla e pode prevenir doenças como o oídio de se desenvolver, e pode também matar algumas pragas. Fácil, não é?

Não se entende totalmente como o enxofre interrompe doenças como fungos, mas acredita-se que ele interrompe o metabolismo dos fungos, o que os impede de se espalhar, e pode matar esporos ao contato. É mais eficaz quando aplicado antes que as doenças apareçam, pois pode matá-las no início.

O enxofre também mata insetos, quer eles toquem ou consumam. Ele interrompe a capacidade do corpo de produzir energia e eventualmente os mata. Ao tratar pragas, você não precisa usar isso como uma medida preventiva. Você pode aplicá-lo quando vir pragas, desde que todas as outras condições estejam certas para a aplicação.

Benefícios do Uso de Fungicidas de Enxofre

O enxofre elementar, ou enxofre como é escrito no exterior, é um mineral. Fonte: Rob Lavinsky

Muitos pesticidas prejudicam a vida selvagem e polinizadores benéficos, então pode ser complicado encontrar algo seguro para usar no jardim. Felizmente, o enxofre não é tóxico para abelhas, pássaros e peixes! Você não precisa se preocupar em prejudicar visitantes polinizadores ou lagos de quintal com fungicida de enxofre orgânico, então você pode se sentir bem ao usá-lo no seu jardim.

Como o enxofre ocorre naturalmente na natureza, não é um grande problema se tocar o solo. Ele se decomporá e se juntará ao ciclo natural do enxofre da terra. Ele não se dissolve na água, então o escoamento da água pode ser um problema, mas falaremos mais sobre isso e preocupações de segurança na seção de desvantagens.

Pragas/Doenças Tratadas pelo Enxofre

Os fungicidas de enxofre podem tratar várias doenças em frutas, vegetais e plantas ornamentais. Ele pode tratar manchas foliares de Alternaria, oídio, ferrugem, podridão negra, podridão marrom, sarna e queimadura das flores. Aviso: se a ferrugem, sarna, podridão marrom ou danos por manchas foliares já estiverem presentes na planta, não curará o tecido danificado, e você definitivamente deve podar a folhagem severamente danificada e descartá-la. Isso pode ser problemático no caso da podridão marrom, especialmente, pois você tem que remover o tecido danificado pelo menos cinco ou seis polegadas abaixo da podridão visível. No caso do oídio, pode ajudar as folhas a recuperarem parte de sua vivacidade, mas ainda é melhor podar as folhas severamente danificadas. A queimadura das flores geralmente fará com que a flor caia, não importa o que você faça para tratar, mas a planta pode florescer novamente.

Ele também pode tratar uma ampla gama de pragas, incluindo tripes, escamas, carrapatos, ácaros vermelhos, o ácaro de duas manchas e outros ácaros de pragas como ácaros largos.

Você pode usar fungicidas de enxofre na maioria das plantas, incluindo alguns tipos de culturas de bagas, rosas, ornamentais e a maioria dos vegetais folhosos ou frutíferos. Existem exceções em cada um desses grupos porque algumas plantas são intolerantes ao enxofre e podem ser danificadas ou mortas se forem expostas a ele!

Desvantagens do Uso de Fungicidas de Enxofre

Você deve usar fungicidas de enxofre com cuidado porque há algumas plantas que não podem lidar com ele. Além disso, ele queimará as plantas se as temperaturas estiverem muito altas ou se for misturado com óleos, e é um pouco tóxico para humanos e animais de estimação.

Você não deve aplicar enxofre se a temperatura estiver a 85°F (32°C) ou mais alta, ou se a temperatura for atingir esse nível mais tarde no dia. Isso pode ser certamente irritante se seus verões forem sempre 85°F ou acima, mas você ainda pode usá-lo nos meses mais frios com menos problemas.

Se você aplicar óleo de neem nas suas plantas, deve esperar pelo menos duas semanas antes de aplicar enxofre, ou os dois se combinarão para queimar as folhas da planta de maneira semelhante à queimadura solar.

O enxofre pode ser seguro para abelhas, peixes e pássaros, mas é ligeiramente tóxico para humanos e animais de estimação! Pode irritar seus olhos e pele se você entrar em contato com ele e pode irritar seu sistema respiratório se você inalar. Muitas vezes está na forma de pó com um tamanho de partícula extremamente fino, então é, infelizmente, fácil de inalar ou entrar nos olhos. Sempre use proteção ao manuseá-lo e não use perto de crianças ou animais de estimação.

Falando de animais de estimação, não deixe seus amigos peludos consumirem este fungicida ao beliscar suas plantas. Se eles comerem muito enxofre, pode causar sérios problemas de saúde. Se seus animais de estimação passearem livremente pelo jardim, esta pode não ser uma solução ideal para você, e algo como óleo de neem será uma opção mais segura.

Mencionamos anteriormente que o pó de enxofre não se dissolve totalmente na água, o que é um problema. Não afetará muito o meio ambiente, mas pode gradualmente acidificar seu solo. Além disso, se a água escorrer para um campo ou canteiro de flores de plantas que não podem tolerar enxofre, você pode ter problemas! Quais plantas não podem tolerá-lo? Vamos dar uma olhada.

Plantas em Risco Severo pelo Enxofre

As plantas que não podem tolerar enxofre incluem damascos, cerejas, pêssegos, nectarinas, ameixas e outras frutas de caroço; framboesas, amoras-silvestres, groselhas, amoras e outras bagas macias sem uma pele grossa; cucurbitáceas, maçãs Cox’s Orange Pippin, maçãs Delicious, uvas americanas orientais e groselhas. Essas plantas são altamente sensíveis ao enxofre e podem ser prejudicadas ou morrer se forem expostas a ele. Certos tipos de citros exóticos também podem ser impactados, embora a maioria dos citros deva estar bem para tratar.

Você ainda pode usar enxofre no seu jardim, mesmo que tenha essas plantas. Você só precisará ser extra cuidadoso ao aplicá-lo para evitar que ele sopre sobre essas espécies. Nunca aplique o pó ou spray no vento, especialmente se o vento estiver soprando em direção a plantas sensíveis ao enxofre. Se o seu quintal for inclinado e a água escorrer em uma certa direção, evite plantar as plantas intolerantes onde a água se acumula.

Como Usar no Jardim

A pulverização com fungicida de enxofre acontece há quase cem anos. Fonte: National Archives at College Park

O enxofre é super fácil de usar no jardim. Se você não quiser misturar seu próprio spray, pode comprar um produto pronto para uso ou aplicar o pó diretamente na planta com uma garrafa de aperto prática.

Se você for criar seu próprio spray, siga as instruções no rótulo do produto de uma marca respeitável, como Bonide Sulfur Plant Fungicide. Diferentes produtos podem ter especificações que podem afetar as plantas tanto positivamente quanto negativamente. De modo geral, a proporção é tipicamente cerca de três colheres de sopa por um galão de água e misture bem. Lembre-se, o pó não se dissolverá totalmente na água.

Você pode pulverizar essa mistura nas superfícies de frutas e folhas de muitas plantas, como mirtilos, citros, morangos e qualquer outra planta que não seja sensível ao enxofre. A mistura secará e deixará o pó para trás, e ela prevenirá doenças e matará pragas por algumas semanas.

Sprays prontos para uso podem ser usados da mesma forma que uma mistura DIY. A única diferença é que você não precisa misturá-lo sozinho. Pó pode ser aplicado diretamente nas plantas de maneira semelhante, mas pode ser mais difícil alcançar a parte inferior das folhas e aderir aos caules. Uma coisa a notar sobre o pó de enxofre é que ele é melhor para tratar pequenos ácaros. O enxofre é natural, então se tocar o solo enquanto você tenta alcançar essas áreas difíceis, não é um grande problema.

A melhor época do ano para começar a aplicar enxofre é no final do inverno ou início da primavera, antes que a folhagem apareça e as doenças se desenvolvam. Uma vez que as folhas começam a crescer, aplique o fungicida no início da manhã para que os sprays possam secar e não queimem as folhas. Lembre-se, temperaturas altas podem causar queimaduras nas folhas e frutas, então é melhor evitar aplicá-lo durante as partes mais quentes do verão.

Você pode aplicar enxofre a cada 10-14 dias conforme necessário ou após a chuva. A chuva lavará tudo, e você terá que começar o tratamento novamente. Se precisar aplicar óleo de neem, você precisará esperar algumas semanas após aplicar enxofre, aplicar o óleo de neem e depois esperar mais duas semanas antes de aplicar enxofre novamente. Se sua memória às vezes falha, você pode se beneficiar de um pequeno calendário para manter seus tratamentos em ordem!

Perguntas Frequentes

P: O enxofre é um bom fungicida?

R: O enxofre é um excelente fungicida para usar porque pode tratar uma ampla variedade de pragas e doenças. Pode ser um pouco complicado de trabalhar, já que certas plantas são intolerantes, e queimará folhas em temperaturas quentes, mas é uma adição valiosa e confiável ao seu repertório de controle de pragas e doenças.

P: Com que frequência posso pulverizar enxofre?

R: Você pode pulverizar enxofre a cada 10-14 dias. Você precisará aplicá-lo mais cedo se chover, e terá que esperar duas semanas após aplicar neem ou outros óleos, já que óleo e enxofre juntos queimarão as plantas.