Spreader Sticker: Um Tópico Divisivo Entre Jardineiros
Spreader sticker é um assunto um tanto divisivo entre jardineiros. Ou talvez não, já que é mais comumente usado na região sudeste dos EUA e pode ser difícil de encontrar em lojas de outras regiões. Há aqueles que ouviram falar dele como uma adição eficaz para controlar pragas, doenças e ervas daninhas. Alguns são veementemente contra o uso, enquanto outros prometem que ele faz milagres no jardim!
O spreader-sticker é um adjuvante incluído em um controle químico, como pesticida, para se espalhar mais uniformemente na superfície de uma planta. Você o mistura para ajudar um controle químico ou fertilizante a durar mais. Como eles prolongam a vida útil de um produto, podem ajudar a economizar tempo e dinheiro. Mas, produtos químicos de longa duração podem causar problemas para polinizadores e até mesmo para a própria planta.
Então, o que um jardineiro deve fazer? Os adjuvantes de pulverização são tão ruins assim, ou são aceitáveis para usar na superfície das plantas? Vamos mergulhar no debate e ver como os spreader-stickers são usados, e você pode decidir por si mesmo se quer recebê-los em seu jardim.
O Que é Spreader-Sticker?
O spreader sticker é produzido por várias empresas.
Um spreader sticker é um aditivo que melhora o desempenho de um controle químico ou fertilizante. Ele ajuda os pesticidas a se espalharem mais facilmente nas plantas e a aderirem por mais tempo. Se um pesticida formar gotas nas folhas ou secar muito rapidamente, um spreader-sticker evita isso e seu controle permanecerá úmido no seu gramado ou jardim. Ele faz isso diminuindo a tensão superficial, o que, por sua vez, aumenta a absorção. As folhas absorverão líquidos ao contato em vez de repelí-los.
Os spreader-stickers foram desenvolvidos principalmente para fins de controle de doenças e pragas. Como eles fazem os produtos químicos aderirem às plantas por mais tempo, você não precisa aplicá-los com tanta frequência, o que economiza tempo e dinheiro. Isso provavelmente fará uma diferença maior para um agricultor que precisa tratar vários hectares do que para um jardineiro doméstico com algumas camas de cultivo.
Muitos spreader-stickers são feitos de óleos, surfactantes ou outros produtos à base de silicone. Opções mais naturais são feitas de óleo de soja emulsionado. No entanto, se você procurar por um, provavelmente não verá nenhuma opção certificada como orgânica.
Como é Usado o Spreader-Sticker?
O spreader-sticker deve ser misturado com outra coisa e nunca é aplicado sozinho em uma planta. O spreader sticker é misturado a um produto líquido, e então a mistura é aplicada diretamente nas plantas. Um spreader sticker é geralmente usado quando você precisa de melhor adesão de contato para tornar os produtos químicos mais eficazes.
Um spreader sticker é frequentemente aplicado em todas as superfícies de uma planta. É importante que a planta esteja completamente coberta para o controle de pragas como pulgões, larvas e outros insetos que podem viver nos caules e na parte inferior das folhas. Herbicidas serão mais eficazes se você cobrir toda a erva daninha, pois o contato com a planta é necessário para matá-la.
Você também pode pulverizar produtos com um spreader-sticker em um gramado para garantir que você pegue todo o material de ervas daninhas ou insetos que estão escondidos nas lâminas de grama. Dependendo do produto que você usa, você provavelmente precisará de cobertura total para garantir que o produto esteja aderindo a toda a planta para funcionar conforme o esperado.
O spreader-sticker pode ser misturado em herbicida, fungicida, inseticida e fertilizante. No entanto, eles nem sempre são misturados em fertilizantes, pois muitas vezes são aplicados no solo em vez da folhagem. Ainda assim, não é incomum que fertilizantes tenham um adjuvante como um spreader-sticker.
Muitos produtos já têm um adjuvante misturado, o que é uma grande razão pela qual um spreader sticker pode ser difícil de encontrar. A maioria das embalagens de produtos informará se já possui um spreader sticker incluído e avisará contra adicioná-lo ao produto.
Os Aspectos Positivos dos Spreader-Stickers
Alguns jardineiros são contra o uso de spreader-stickers, mas há algumas boas razões pelas quais outros gostam de usá-los. Para começar, eles podem economizar dinheiro. Se você comprar um produto que não tem um adjuvante já incluído, você pode fazer o produto durar muito mais misturando-o você mesmo.
O produto aderirá às folhas das plantas por mais tempo, e você não precisará aplicá-lo com tanta frequência. Deve-se notar que, embora um spreader sticker prometa melhorar a adesão, há algum debate entre os jardineiros sobre se ele é realmente tão útil quanto parece ser. Se você estiver interessado, pode ser uma questão que você terá que responder por si mesmo!
Os adjuvantes podem durar mais quando ficam molhados, então usá-los durante uma estação chuvosa pode ajudar a aderir às folhas das plantas. Se a água atingir a planta após você aplicar o produto químico, você não precisará reaplicar após secar. A chuva pode ser um fator irritante quando você está tentando aplicar pesticidas ou produtos químicos para controle de ervas daninhas no seu quintal, então isso é um bônus.
Se você não tem tempo para tratar suas plantas com frequência, os spreader-stickers podem ser uma solução que economiza tempo e vale a pena considerar, já que podem permanecer eficazes após a chuva ou até mesmo por mais tempo durante um período seco.
Os Aspectos Negativos dos Spreader-Stickers
Uma variação de spreader sticker misturada com Bacillus thuringiensis var. kurstaki. Fonte: USDA Forest Service
Como com a maioria dos produtos que você usa no jardim, muito de uma coisa boa pode se transformar em algo ruim. Os spreader-stickers certamente têm seus pontos negativos que precisam ser considerados antes de você começar a usá-los para controlar ervas daninhas no seu jardim.
Talvez a maior razão pela qual algumas pessoas são contra os spreader-stickers seja o risco aumentado que eles causam aos polinizadores. Os spreader-stickers são agentes umectantes, o que significa que mantêm os pesticidas e fungicidas úmidos por mais tempo.
A maioria dos pesticidas é perigosa para os polinizadores até que sequem, então se você usar um spreader-sticker com eles, estará prolongando a “zona de perigo” e arriscando tornar cada erva daninha tratada e as folhas das suas plantas tóxicas para abelhas, borboletas e outros polinizadores que possam pousar nelas. Você pode mitigar o risco aplicando os produtos químicos quando os polinizadores não estão ativos, mas eles permanecerão úmidos por mais tempo do que o usual.
Um problema semelhante é que alguns produtos podem infiltrar-se em fontes de água próximas e podem ser listados como tóxicos para peixes ou outros animais em grandes quantidades. Leia o rótulo do spreader-sticker antes de usá-lo para determinar se será seguro para a vida selvagem (ou animais de estimação) nas áreas onde você planeja usá-los. Especialmente se você morar perto de grandes cursos de água, pode ser necessário procurar outra solução.
É importante ler o rótulo do produto químico que você deseja adicionar o spreader-sticker antes de misturar. Se fungicidas, pesticidas ou herbicidas já tiverem adjuvantes de pulverização neles, há maiores chances de problemas de crescimento. Se você notar qualquer queima ou morte após usar um produto que você misturou um spreader-sticker, verifique o rótulo do produto.
Os spreader stickers não são necessariamente amigos dos jardineiros orgânicos, já que muitos deles são à base de silicone. Existem opções à base de plantas, mas elas podem ser difíceis de encontrar na sua loja local de suprimentos de jardinagem, e alguns produtos são vendidos apenas para profissionais, tornando-os difíceis de encontrar.
Se você prefere jardinagem orgânica, verifique o rótulo do produto. Muitas empresas de spray adesivo afirmam ser orgânicas, mas não têm certificação. Procure em vez disso algo que tenha uma imagem de certificação OMRI, e verifique as garrafas que você já tem em casa antes de pulverizar.
A eficácia do spray spreader-sticker às vezes é considerada questionável. Alguns jardineiros juram por eles, enquanto outros não veem diferença na eficácia de um pesticida ou fungicida quando os usam. Da mesma forma, vários fatores podem alterar sua eficácia.
Sua aplicação deve ser distribuída uniformemente e a planta ou erva daninha deve estar totalmente coberta. Se choveu ou você pulverizou com água imediatamente após serem aplicados, e até mesmo a marca do adjuvante pode mudar o sucesso de um adesivo. Nenhum jardim é exatamente igual ao outro, então o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
Fatores Que Reduzem a Eficácia dos Adjuvantes de Pulverização
Se você misturar um adesivo em grande volume com um determinado herbicida, fungicida ou pesticida, isso pode remover a capacidade desse produto químico de realizar o controle para o qual você está usando. Você não quer gastar muito tempo aplicando um tratamento de pulverização apenas para descobrir que o esforço foi em vão.
Frequentemente, o rótulo do tratamento que você está pulverizando terá informações sobre o spray adesivo específico a ser usado. Se o rótulo estiver desbotado devido ao contato com água ou luz solar, você pode facilmente encontrar uma imagem de um online. Muitas empresas sabem que certas combinações químicas eliminarão a eficácia de um tratamento ou controle.
Embora a chuva possa ser uma coisa boa quando se trata de usar um spreader sticker em seu controle químico ou tratamento, certos adesivos contêm látex que é solúvel em água até secar e o spray químico aderir a uma planta ou ao seu gramado. O contato com a água realmente lavará esses adesivos de uma folha, em vez de ajudar a aderir.
A falta de luz solar também pode afetar o quão bem uma mistura de adesivo químico permanece em uma planta. Se o seu adesivo for um produto químico à base de terpeno, você pode ter que realizar várias aplicações para que o produto químico exiba o desempenho máximo. Finalmente, como eles são armazenados às vezes preservará ou limitará sua força. Lembre-se de ler o rótulo ou consultar uma imagem do rótulo na internet.
Você Deve Usar Spreader-Stickers?
Falamos sobre como os spreader-stickers são usados e seus prós e contras, então a questão permanece: você deve usar aplicações para melhor adesão química? Pode ser difícil decidir, especialmente quando parece que cada jardineiro diz algo diferente sobre eles! Cada jardineiro deve fazer o que acha melhor para seu jardim. Enquanto a maioria das pessoas faz isso, aqui estão algumas coisas a considerar.
Preocupações Ambientais
Como mencionado na lista de contras, os spreader-stickers químicos não são totalmente seguros para polinizadores e outras formas de vida selvagem. Considere todas as maneiras pelas quais o uso de spreader-sticker pode afetar a ecologia ao seu redor. Se você tem preocupações sobre usá-lo para controlar pragas, doenças ou ervas daninhas, então pode não ser o produto certo para você.
Tempo e Dinheiro
Tempo e dinheiro são luxos que nem sempre podemos pagar. Os spreader-stickers têm a imagem de serem uma maneira barata e conveniente de realizar mais no jardim. É verdade que os spreader stickers aumentam a eficácia, a absorção, a translocação e a adesão de herbicidas, pesticidas e fungicidas. No entanto, se as medidas de controle de pragas como essas entrarem em conflito com a saúde do seu jardim, pode não ser uma solução válida.
Disponibilidade
Algumas partes dos EUA não usam spreader-stickers, então eles podem não estar prontamente disponíveis para você. Os custos de envio podem afetar a acessibilidade, então você pode precisar pesquisar se pode comprar spreader-stickers localmente ou se terá que comprar online. Além disso, certos adesivos são ilegais em vários estados. Você pode não conseguir localizar um adesivo para misturar com fungicida porque a distribuição desse adesivo não é permitida em seu estado.
Lembre-se de que muitos produtos já têm spreader-stickers neles, então eles podem nem ser necessários. Saiba de antemão qual você deseja usar para não acabar desperdiçando tempo e dinheiro em um adjuvante que você não precisa.
Evite Spreader-Stickers Caseiros
Algumas pessoas querem usar spreader-stickers, mas não querem necessariamente pagar o preço. A internet oferece muitos “hacks” de jardinagem questionáveis que acabam fazendo mais mal do que bem, e os spreader-stickers são um deles! Evite usar sabão de castela ou detergente como adjuvante. Você pode ouvir que adicionar detergente a produtos orgânicos como óleo de neem ou spinosad ajudará a melhorar a absorção, mas esse não é o caso.
Os sabões contêm uma variedade de produtos químicos que podem reagir negativamente com os produtos químicos no produto que você está usando (seja natural como óleo de neem ou sintético como pesticida) e podem queimar ou danificar suas plantas. Alternativas caseiras podem causar tanto dano quanto um spreader-sticker adequado, então é melhor evitá-las completamente.
Perguntas Frequentes
P: O que faz um spreader sticker?
R: Um spreader-sticker permite que pesticidas e outros produtos químicos adiram melhor e não sejam lavados pela chuva.
P: Spreader sticker é o mesmo que surfactante?
R: Spreader-sticker é um tipo de surfactante chamado agente umectante que faz os produtos químicos permanecerem úmidos por mais tempo.
P: Quanto custa um spreader sticker por galão?
R: Os preços variam entre as marcas e estão sujeitos a alterações, mas você pode encontrar uma variedade de spreader-stickers que variam de $11 a $90.
P: Sabão é um spreader sticker?
R: Sabão não é um spreader-sticker. Muitas pessoas dizem que você pode usá-lo como um, mas ele pode prejudicar suas plantas, então não é uma boa ideia usá-lo.
P: Como você mistura um spreader sticker?
R: A proporção dependerá do produto específico, mas a maioria dos spreader-stickers requer 1-2 colheres de chá por 1 galão de pesticida (ou outro produto).
P: Quais são os 4 tipos de surfactantes?
R: Os quatro tipos de surfactantes são anfotéricos, aniônicos, catiônicos e não iônicos. Spreader-stickers são geralmente não iônicos.