Pó de Esporo de Leite: É Eficaz?

Você está visualizando atualmente Pó de Esporo de Leite: É Eficaz?

Está Tendo Problemas com Besouros Japoneses Comendo Suas Plantas?

Esses besouros adultos se enterram no solo no outono para colocar ovos que eventualmente se transformam em larvas. E qualquer pessoa com um gramado sabe que essas larvas podem devastar gramados e jardins. Um controle orgânico desenvolvido para combater o problema dos besouros japoneses é chamado de pó de esporo leitoso.

Os besouros japoneses (especialmente os adultos) levam pouco tempo para comer as raízes da grama, alimentando-se ativamente do que podem durante seu tempo acima do solo. Depois, eles se enterram, colocam ovos e suas larvas eventualmente se alimentam abaixo do solo.

O esporo leitoso foi desenvolvido especificamente para combater essas pragas danosas.

Mas o que exatamente é o esporo leitoso e qual é a melhor maneira de aplicá-lo? É um controle orgânico específico ou afeta outros animais como muitos outros inseticidas? Quais são as vantagens e desvantagens de usar esporo leitoso em seu jardim e gramado?

Vamos explorar isso!

O Que É o Pó de Esporo Leitoso?

O pó ou grânulos de esporo leitoso estão em uso há cerca de oitenta anos. Fonte: Mike Baehr

Os cientistas isolaram uma bactéria chamada Paenibacillus popilliae, que é o patógeno que causa a doença do esporo leitoso.

Um pó de esporo foi desenvolvido a partir das bactérias que causam a doença do esporo leitoso. Isso se tornou comercialmente disponível em 1948, quando proprietários de terras aplicavam esporo leitoso em massa. Hoje, é usado por proprietários para controlar infestações do besouro japonês e outras larvas também.

Mas essa bactéria é específica para as larvas, as larvas e os besouros adultos do besouro japonês. Não é eficaz contra outras larvas danosas. Outros inseticidas orgânicos atacam larvas, mas não são dessa cepa específica de bactéria.

Os esporos de P. popilliae vivem no solo onde leveduras, caseína e outros aminoácidos e açúcares estão disponíveis. À medida que as larvas do besouro japonês se alimentam das raízes da grama e das raízes de outras plantas do jardim, elas ingerem o conteúdo dos esporos. Os esporos começam a proliferar dentro do intestino das larvas do besouro japonês em 2 dias e atingem a produção máxima em 3 a 5 dias. Eventualmente, os esporos se movem para a hemolinfa das larvas do besouro, um lugar repleto do sustento que esse esporo adora.

À medida que as larvas crescem e se desenvolvem, o esporo leitoso continua a infectar seu corpo. Em 2 a 3 semanas, o esporo leitoso popula as larvas do besouro japonês o suficiente para que a parte traseira da larva fique branca. Eventualmente, as larvas infectadas com esporo leitoso morrem, espalhando os esporos por populações concentradas.

Os besouros japoneses experimentaram uma queda significativa na população desde a década de 1940, quando jardineiros e proprietários de terras foram aconselhados a aplicar esporo leitoso em forma de pó. Isso é atribuível ao enorme trabalho realizado por cientistas que individualmente e artificialmente infectaram larvas de besouro japonês com a bactéria.

Em 1980, os cientistas descobriram que os besouros japoneses haviam se tornado resistentes à bactéria do esporo leitoso, e o produto foi retirado do mercado. Hoje, uma forma adaptada do controle é aprovada para uso doméstico.

Curiosamente, o esporo leitoso funciona melhor em áreas onde altas concentrações (cerca de 10 a 12 por pé quadrado) de besouros japoneses e suas larvas vivem. Isso faz muito sentido quando você aprende que o objetivo geral de isolar a bactéria era o controle populacional, não a eliminação. Em números menores, as larvas do besouro japonês não causam danos suficientes para exigir controles orgânicos.

Além disso, o esporo pode permanecer no solo de um gramado ou jardim por 2 anos, até 10 anos. Às vezes, pode permanecer por mais tempo. As bactérias do esporo leitoso proliferarão dentro das larvas vivas, mas não nas mortas. As que permanecem no solo entram em dormência ao se ligarem às células da grama, esperando por mais larvas para se alimentarem.

Como Aplicar o Esporo Leitoso

Se você notar plantas que foram “esqueletizadas” ou apenas as veias das folhas foram comidas, isso pode ser um sinal de que você tem besouros japoneses (embora alguns outros insetos também esqueletizem as folhas). Você pode decidir tratar seu gramado ou jardim com esporo leitoso se tiver visto outras evidências de besouros japoneses em sua área.

Existem dois tipos de esporo leitoso comercialmente disponíveis para tratar larvas em áreas de gramado e jardim: em forma de pó ou granular. Ambos podem ser encontrados em lojas de jardinagem e ferragens perto de você. Cada um tem seu próprio método de aplicação.

Os grânulos de esporo leitoso vêm em um saco de 10 libras ou mais e devem ser aplicados ao solo com um espalhador de queda. Encha seu espalhador de queda, espalhe os grânulos uniformemente sobre a área de tratamento e aplique-os a uma taxa de 1 libra por área de 350 pés quadrados.

Ajuste a proporção conforme necessário para áreas maiores ou menores. Após aplicar os grânulos de esporo leitoso, regue-os.

É possível combinar aplicações desses grânulos com nematoides benéficos. Se esse for seu plano, espalhe os nematoides ao mesmo tempo em que rega. Aplique os grânulos na primavera, verão e outono antes das larvas eclodirem para obter os melhores resultados. A maioria dos guias recomenda reaplicações no gramado e jardim por dois anos consecutivos. O conteúdo dos esporos se espalhará no solo e controlará uma infestação de besouros japoneses por até 10 anos.

Formas em pó desse controle orgânico vêm em caixas com medidas de 10 onças até 50 libras. Eles têm um método de aplicação muito diferente em jardins e gramados. Comece agitando o recipiente para soltar as bactérias. Em seguida, aplique o pó de esporo leitoso em um padrão de grade a 4 pés de distância e regue-o.

Apenas 10 onças cobrirão até 2500 pés quadrados. Se você planeja aplicar o esporo leitoso em pó em conjunto com nematoides, coloque a grade de pó e depois aplique os nematoides com um pulverizador, que regará tanto o pó quanto os nematoides no gramado ou jardim.

A grande vantagem dessa forma de esporo leitoso é que dura muito mais do que os grânulos e às vezes requer apenas uma aplicação por década. Algumas aplicações duram 20 anos.

Certifique-se de aplicar esse tratamento no início do outono, em vez de outras estações, porque a larva que você está tentando atingir está ativa durante esses períodos.

Se precisar de mais informações sobre todas as formas de controle, consulte o pessoal da sua loja local de esporo leitoso.

Você Deve Usar o Pó de Esporo Leitoso?

As larvas do besouro japonês são suscetíveis à doença do esporo leitoso. Fonte: Travis S.

Como essa doença só infecta besouros japoneses, é perfeitamente segura para todos os outros animais (insetos e humanos incluídos). Por causa disso, não é útil no jardim ou no gramado infestado com outros tipos de larvas.

Em segundo lugar, se não houver uma concentração grande o suficiente de larvas em seu gramado ou jardim, o esporo não será capaz de proliferar tão facilmente e o tratamento não durará tanto. Isso não é um grande problema se suas plantas não estiverem em perigo imediato.

Se as larvas ainda estiverem sob o solo e ainda não emergiram, pode não haver sinal de que suas plantas estão em perigo. Como resultado, é difícil dizer que um tratamento do solo é necessário quando não há uma grande quantidade de besouros ao redor.

Estudos mais recentes sugerem que a virulência dessa doença está perdendo força em gramados e jardins em todos os lugares. Um estudo em particular mostrou que houve uma grande queda na eficácia do tratamento em jardins onde altas concentrações do besouro japonês não estão presentes.

Se você está considerando um tratamento de gramado ou jardim para besouros japoneses, saiba que provavelmente está entrando em um compromisso de longo prazo. A menos que trate por vários anos consecutivos, seu jardim e gramado ainda podem mostrar sinais de infestação.

E se você tratar na época errada, seu jardim ainda pode sofrer, pois a larva que você deseja atingir com o tratamento pode estar a alguns metros de profundidade no solo. Podem haver tratamentos alternativos melhores também.

Outros Métodos de Tratamento

Como mencionado na discussão sobre aplicação acima, nematoides (especificamente Heterorhabditis bacteriophora, frequentemente abreviado para Hb) são frequentemente usados em conjunto com esporo leitoso. Você pode pular o esporo leitoso completamente e, em vez disso, usar nematoides, que são uma opção melhor se você quiser controlar uma série de outras pragas e besouros japoneses.

Tente cultivar plantas que não sejam suscetíveis ao ataque de besouros japoneses. Plante aquelas que são suscetíveis esparsamente ao redor de sua casa para que as populações de besouros não possam ganhar densidade suficiente para causar danos significativos. Crie uma imagem do seu plano de jardim e inclua colocações para plantas em risco onde elas estejam espaçadas umas das outras.

Existem armadilhas comercialmente disponíveis para besouros japoneses no mercado também. Coberturas de fileiras flutuantes e a coleta manual dos besouros das suas plantas também funcionam para prevenir adultos. Uma armadilha de frutas fermentadas cercada por água atrai e afoga os besouros. Gerânios também os atraem e os prendem. No entanto, esteja ciente de que todos esses métodos são destinados a eliminar besouros adultos; eles não lidam com as larvas.

Se você tentou tratamentos com esporo leitoso que não funcionaram, em vez disso, faça esforços para melhorar a saúde do seu solo e gramado em geral. Corte seu gramado na altura máxima. Aplique fertilizantes nitrogenados anualmente. Com melhor saúde vem maior vigor, e seu gramado pode ser capaz de superar a mordida no sistema radicular que as larvas fazem.

Regue bem antes de geadas e durante períodos secos. Em vez de rastelar folhas e aparas de grama, triture-as no lugar e permita que permaneçam no seu gramado para melhorar o solo.

Perguntas Frequentes

P: O esporo leitoso é prejudicial para os humanos?

R: Não! O único organismo afetado negativamente pelo esporo leitoso são os besouros japoneses.

P: Quanto tempo leva para o esporo leitoso funcionar?

R: Algumas aplicações levam um ano para serem eficazes. Outras requerem até 6 anos de aplicação consistente.

P: Qual é melhor: pó de esporo leitoso ou grânulos?

R: Depende da sua situação e dos recursos disponíveis. Formas em pó requerem menos aplicações, mas os grânulos são melhores para áreas menores.