Spray de Espinosade: O Que É e Seus Usos

Você está visualizando atualmente Spray de Espinosade: O Que É e Seus Usos

Um Guia Completo sobre o Uso de Spinosad no Jardim

Um dos aspectos mais frustrantes da jardinagem é lidar com pragas de insetos, o que pode desanimar muitos jardineiros a ponto de desistirem. Antes de jogar a toalha de vez, você precisa conhecer o spray de spinosad, caso ainda não esteja familiarizado com ele. Trata-se de uma forma orgânica de controle de pragas derivada de uma bactéria chamada Saccharopolyspora spinosa, que não representa uma grande ameaça à natureza, exceto para alguns insetos benéficos.

Você pode ter ouvido falar do Bacillus thuringiensis, ou BT, que é outro aliado dos jardineiros orgânicos. Existem muitas pragas que o BT não consegue eliminar, e o spray de spinosad mata a maioria dessas. Quando você usa ambos em seus vegetais ou outras plantas, seu jardim permanecerá quase completamente livre de pragas. O spinosad é altamente tóxico para abelhas quando está molhado, então você precisará ser estratégico sobre o horário de aplicação. Mas, uma vez seco, ele pode matar pragas mastigadoras por até quatro semanas!

Se você quer aprender mais sobre esse spray mágico chamado spinosad, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ele, incluindo instruções de uso.

O Que é Spinosad?

Aplicar o spray de spinosad reduzirá a pressão das pragas em seu jardim. Fonte: Oregon State University

O spinosad é composto por substâncias químicas chamadas espinosina A e espinosina D. Embora possa soar artificial, esses químicos são derivados dos sucos de fermentação de bactérias do solo, o que significa que o produto é completamente natural. O spinosad é um inseticida relativamente novo, tendo sido aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) em 1997. Em 2003, ele foi oficialmente reconhecido como orgânico pelo Programa Nacional Orgânico do USDA (NOP). Com esses selos de aprovação, você pode usá-lo com segurança em hortas e em suas plantas ornamentais.

Como o spinosad é natural, é seguro aplicá-lo em culturas alimentares, mas você deve manter o hábito de lavar todos os alimentos após a colheita, apenas para garantir. Você pode pulverizá-lo em folhas ou frutos, ou onde quer que veja pragas de insetos.

A forma mais popular de spinosad é um spray que pode ser aplicado diretamente nas plantas e secará em poucas horas. Também está disponível na forma de pó e grânulos. O pó pode ser mais fácil de encontrar do que os grânulos, e os grânulos são tipicamente vendidos como um exterminador de formigas de fogo. O exterminador de formigas geralmente tem um atrativo, para que as formigas levem os grânulos para o ninho, então pode não ser adequado para jardinagem orgânica. Você pode encontrar outros produtos sintéticos de controle de pragas que listam o ingrediente ativo spinosad.

Como o Spinosad Mata os Insetos?

Então, como esse produto maravilhoso funciona? A Saccharopolyspora spinosa é tóxica para pragas e afeta seus sistemas nervosos. Uma vez aplicado na planta, as larvas dos insetos se alimentarão da substância e morrerão em um ou dois dias. O spinosad fará com que os músculos do inseto se contraiam descontroladamente, levando à paralisia e, eventualmente, à morte. É mais eficaz quando as larvas o ingerem, mas simplesmente caminhar sobre ele geralmente já causa algum dano.

O spinosad pode matar uma ampla variedade de insetos, incluindo formigas de fogo, moscas-das-frutas, minadores de folhas, ácaros, mosquitos, ácaros-aranha e tripes. Esse inseticida relativamente novo é geralmente usado em vegetais e frutas, além de outras espécies de jardim. Muitos jardineiros orgânicos usam BT para cuidar de lagartas e usam o spray de spinosad para todo o resto.

Lembre-se de que esse spray de insetos para jardim pode prejudicar insetos benéficos, como abelhas, mas entraremos em detalhes sobre isso em breve.

Benefícios do Uso de Spinosad

Existem mais benefícios no uso de spinosad do que perigos, então você provavelmente vai querer manter esse inseticida à mão, caso ainda não o tenha.

Um benefício óbvio é que o spinosad mata insetos que o BT não mata, como tripes, moscas e formigas de fogo. A melhor parte é que ele dura muito mais tempo do que o BT. Pode durar até quatro semanas, a menos que seja lavado pela chuva ou pela mangueira do jardim antes disso. Quando um spray líquido pode durar tanto tempo, é difícil dizer não a ele!

Um benefício importante é que, por ser uma substância natural, ele não impacta negativamente o meio ambiente, ao contrário dos produtos químicos de controle de pragas sintéticos. Os dois químicos que compõem o spinosad vêm dos sucos de fermentação de bactérias, então você está combatendo a natureza com a natureza. Ele é listado pelo OMRI como orgânico, o que significa que é considerado orgânico pelo Instituto de Revisão de Materiais Orgânicos.

O spinosad é rapidamente decomposto pela luz solar e pela água e se dispersa no solo, então você não precisa se preocupar com a poluição do lençol freático ou do solo. Alguns pesticidas químicos podem permanecer no ambiente por até um ano, causando acúmulo no solo e na água subterrânea. Felizmente, não precisamos nos preocupar com isso com o spinosad. Lembre-se de que ele se originou no solo, então está apenas voltando para casa!

Desvantagens do Uso de Spinosad

A maior desvantagem do spinosad que pode desanimar os jardineiros é que ele é altamente tóxico para abelhas enquanto o spray está molhado. O timing é tudo quando se trata de spinosad. As abelhas são mais ativas durante o dia, geralmente do final da manhã até o final da tarde. Aplique o spray de spinosad à noite ou bem cedo pela manhã para permitir tempo suficiente para secar. O spray não deve levar mais de três horas para secar completamente.

Como o spray de spinosad é considerado seguro para uso em torno de abelhas uma vez seco, o pó e os grânulos também podem ser considerados seguros. Ainda assim, você deve esperar até que as abelhas não estejam ativas para tomar medidas de precaução. Dê um passo extra e evite aplicar spray, pó ou grânulos em flores ou em qualquer outro lugar onde você veja abelhas pousando frequentemente.

Outra preocupação é que o spinosad é moderadamente tóxico para minhocas. Você pode evitar prejudicar as minhocas certificando-se de aplicá-lo apenas nas plantas conforme necessário. Usar grânulos para tratamento de formigas de fogo certamente representará risco para as minhocas, então tente evitar usá-los perto de canteiros de jardim ou outros lugares onde você gostaria de manter as minhocas seguras.

Finalmente, o spinosad é ligeiramente tóxico para humanos, animais, pássaros e peixes. Essa toxicidade é incrivelmente baixa. Se entrar em contato com sua pele ou olhos, os únicos problemas que você deve experimentar são irritação e vermelhidão. Animais podem ter uma reação semelhante se entrarem em contato com ele.

Ao usar spinosad, evite deixá-lo tocar sua pele. Usar óculos de proteção ao aplicá-lo, especialmente se você estiver usando na forma de pó, protegerá você e evitará irritação. Seja cuidadoso com o momento e o local de aplicação para manter minhocas, abelhas e outros animais seguros. Contanto que você siga essas diretrizes, verá que o spinosad não é tão perigoso de se trabalhar.

Como Usar Spinosad

O spinosad em pó ou na forma de pó é menos comum do que o spray, mas igualmente eficaz.

O spray líquido de spinosad vem em duas formas, pronto para uso (RTU) e concentrado, ambas as quais você deve encontrar na seção de jardinagem da loja de melhoramento do lar. Uma marca facilmente acessível é o spray de insetos de jardim Monterey, mas existem muitas outras opções disponíveis no mercado.

Os sprays RTU de spinosad são os mais fáceis de usar em jardins domésticos porque você pode começar a pulverizá-los assim que abrir a garrafa. Não exigirá mistura ou medição, mas você ainda deve ler o rótulo do seu produto RTU para garantir que o use corretamente.

Os concentrados de spinosad são destinados a serem misturados com água antes de serem aplicados nas plantas. Misturá-lo com água diluirá a uma quantidade segura para que você não acabe prejudicando os insetos errados ou a si mesmo. O rótulo do produto dirá as medidas exatas. Você precisará medir a quantidade adequada de líquido e misturá-lo na água. Geralmente são algumas colheres de sopa por galão, mas isso pode mudar dependendo do produto. Uma vez devidamente proporcionado, você pode começar a pulverizá-lo em suas plantas conforme indicado.

Para ambos os tipos de spray líquido de spinosad, você deve aplicá-lo nas partes superiores e inferiores das folhas, bem como nos caules. Você deve pulverizá-lo onde quer que veja pragas e larvas. Lembre-se, evite pulverizar flores para manter as abelhas seguras e evite pulverizar o solo, se possível. Você pode pulverizar as larvas diretamente, mas é quando elas comem folhas pulverizadas que você verá a maior eficácia. Se você vir ovos em suas plantas, precisará pulverizar novamente em alguns dias após os ovos eclodirem.

O pó de spinosad virá em um saco ou em um recipiente espremível. Se você tiver o recipiente, basta apertá-lo para que o pó saia e aplicá-lo nas partes superiores e inferiores das folhas, assim como faria com o spray. Você pode achar um pouco mais complicado aplicar se ele vier em um saco. Encontre um recipiente espremível que você possa limpar e reutilizar para a aplicação de spinosad, ou use luvas e polvilhe com as mãos. Para evitar irritação na pele, você deve usar luvas e cobrir os braços para reduzir a exposição ao manusear o pó, independentemente da embalagem. É aconselhável usar uma máscara também para evitar inalar o pó.

Os grânulos de spinosad são fáceis de aplicar, pois tudo o que você precisa fazer é espalhá-los uniformemente pelo chão. Siga as instruções no rótulo para descobrir quanto aplicar em uma área específica. Como é frequentemente usado para controlar formigas, você provavelmente encontrará a proporção de quanto aplicar por 1.000 pés quadrados, então pode ser necessário saber o tamanho do local onde deseja aplicá-lo e usar uma calculadora. Se você aplicar os grânulos à mão, certifique-se de usar luvas para evitar irritação na pele.

Embora o spinosad seco seja mais seguro para insetos benéficos do que na forma molhada, você deve esperar pelo entardecer ou início da manhã para aplicar pó e grânulos como uma precaução extra de segurança, reduzindo assim a chance de exposição.

Perguntas Frequentes

P: Quais insetos o spinosad mata?

R: O spinosad mata vários tipos de pragas, incluindo lagartas, formigas de fogo, pulgas, moscas-das-frutas, minadores de folhas, piolhos, ácaros, mosquitos, ácaros-aranha e tripes. Tenha cuidado ao aplicar o spray de spinosad, pois ele pode ser altamente tóxico para insetos benéficos, como abelhas, enquanto ainda está molhado.

P: O spinosad é prejudicial para humanos?

R: O ingrediente ativo spinosad é apenas ligeiramente tóxico para humanos. Se tocar sua pele ou olhos, você pode experimentar vermelhidão e irritação. Os efeitos raramente, se é que alguma vez, são piores do que isso. Você provavelmente só entrará em contato com baixos níveis dele, o que não causa muita preocupação.

P: Quando devo pulverizar spinosad?

R: Como o spinosad (saccharopolyspora spinosa) é altamente tóxico para abelhas, o melhor horário do dia para pulverizar spinosad é à noite ou no início da manhã, quando as abelhas não estão ativas. Ele permanece tóxico por cerca de três horas ou até secar completamente, então é sábio aprender quando as abelhas saem para que você possa cronometrar corretamente quando pulverizar.