Existem muitas razões maravilhosas para cultivar plantas nativas. Essas são as espécies que ocorrem naturalmente em uma região e, por essa razão, são especialmente bem adaptadas às condições de crescimento dessa área. Você pode se surpreender ao descobrir quantas espécies espetaculares de plantas nativas você pode cultivar em seu jardim.
As plantas nativas são de baixa manutenção e belas, o que são excelentes razões para usá-las em seu jardim. Substituir seu gramado por plantas nativas, por exemplo, requer menos água, nenhum produto fertilizante extra e menos, ou nenhum, pesticida. Ao cultivar essas plantas em sua paisagem, você economizará tempo e dinheiro e também beneficiará o meio ambiente natural.
Quando as plantas crescem em seus habitats naturais, elas obtêm seus nutrientes do solo nativo. O solo está sempre exposto ao ciclo natural de folhas e outras vegetações se decompondo em nutrientes utilizáveis. Construir um sistema de solo saudável é uma das melhores coisas que você pode fazer para qualquer projeto de jardinagem, pois significa que suas plantas fazem parte de um ecossistema natural, próspero e renovável.
Continue lendo para mais informações sobre jardinagem com plantas nativas e construção de um ciclo de solo bem equilibrado e sustentável.
A Resposta Curta
As plantas nativas são perfeitamente bem adaptadas para crescer e prosperar sozinhas na natureza. Se elas podem crescer na natureza sem qualquer ajuda extra, elas também deveriam ser capazes de crescer em nossos quintais, certo? A resposta curta é que sim, você pode cultivar essas plantas locais sem nunca precisar adicionar fertilizante, mas nem sempre é tão simples assim. Para qualquer planta sobreviver, ela ainda precisa de nutrientes, e você precisará fornecer esses nutrientes de alguma forma, idealmente construindo um sistema de solo saudável.
A Resposta Longa
Jardinagem com plantas nativas tem uma grande quantidade de benefícios. Elas:
- não precisam tipicamente de fertilizantes ou pesticidas extras.
- são de baixa manutenção.
- são bem adaptadas às condições naturais dentro de suas regiões nativas.
- fornecem néctar, alimento, abrigo e habitat para a fauna nativa.
- atraem polinizadores valiosos e outros insetos benéficos para sua paisagem.
- aumentam a biodiversidade local.
- são coloridas e belas!
As plantas nativas podem apoiar sua paisagem comestível, prosperar em seu jardim sombreado, alimentar polinizadores e aumentar o apelo visual da sua casa.
Escolha as Melhores Plantas para o Seu Local
Escolha plantas nativas adequadas à sua zona e condições de paisagem.
Você, é claro, desejará selecionar as plantas que são mais adequadas para sua paisagem. Para uma seleção sem problemas, escolha as variedades mais propensas a ter sucesso. Como você faz isso? Tenha um bom começo escolhendo as melhores plantas para o seu jardim:
- Consulte o mapa de Zonas de Resistência de Plantas do USDA e escolha plantas que sejam resistentes em sua zona.
- Conheça as condições em sua paisagem, incluindo luz solar disponível, tipo de solo e condições de umidade. Em seguida, selecione as melhores variedades de plantas para corresponder a essas condições.
- Coloque suas plantas bem. Dê às suas plantas bastante espaço e coloque-as em situações onde elas se complementem.
A melhor maneira de fornecer nutrientes ao jardim é aprender sobre cada espécie que você deseja cultivar. Preste atenção especial às suas necessidades de solo e nutrientes. Se elas prosperam em solo pobre ou arenoso, é isso que você deve fornecer para elas. Se elas crescem em solo organicamente rico e úmido, plante-as em uma área preparada com esse tipo de solo.
O Que as Plantas Precisam?
Plantas nativas prosperam em solos pobres e muitas vezes não precisam de fertilizantes.
Todas as plantas precisam de luz solar, água e nutrientes. Plantas nativas, como todas as plantas, requerem um pouco de tempo e esforço para ajudá-las a parecer e desempenhar seu melhor. A manutenção básica da paisagem inclui tarefas rotineiras como arrancar ervas daninhas. Você também pode precisar regar suas plantas, podá-las ou desbastar plantações densas.
Mas e quanto à fertilização? Todas as plantas não precisam de fertilizantes? Na verdade, não. Nem todas as plantas precisam de fertilizantes extras. A razão pela qual fertilizamos é porque esgotamos os nutrientes no solo ou tentamos cultivar plantas com altas necessidades de nutrientes em solos de baixa qualidade. Paisagismo com plantas nativas reduz sua necessidade de fertilizar.
É importante notar que muitas espécies de plantas nativas prosperam em solos de baixa qualidade, e o uso de fertilizantes pode inadvertidamente causar efeitos adversos. Um excesso de nutrientes pode fazer com que as plantas cresçam fracas, produzam menos flores e sofram queimaduras químicas de fertilizantes aplicados.
Solo Saudável
Construa um solo saudável para eliminar a necessidade de fertilizantes químicos.
Se você estiver disposto a investir algum tempo para construir um solo saudável, não precisará fertilizar suas plantas nativas. Como qualquer outra planta, elas ainda precisam de nutrientes para prosperar. Então, a questão se torna: como você fornece nutrientes sem a necessidade de fertilizantes extras?
O solo é a base da vida e da boa saúde para a maioria das plantas. Plantas que crescem no solo dependem de um sistema de solo saudável para crescer bem, florescer e se reproduzir. Sem um solo saudável, suas plantas não serão capazes de desenvolver um sistema radicular forte e saudável.
Então, como você sabe se seu solo é saudável? Dependendo de onde você mora e do tipo de solo em sua propriedade, você pode querer fazer alguma preparação do solo antes de iniciar qualquer tipo de projeto de jardim ou paisagem.
A menos que você esteja cultivando plantas especialmente adaptadas para tipos de solo arenoso ou argiloso, você provavelmente precisará melhorar a qualidade do solo antes que a maioria das plantas cresça bem. O solo arenoso geralmente precisa de algum tipo de composto natural para ajudar a aumentar os nutrientes e a retenção de umidade. O solo argiloso, por outro lado, pode se beneficiar de emendas de solo para ajudar a melhorar a drenagem.
Para entender melhor o tipo de solo, recomendamos realizar um teste de solo. O kit de teste de solo da Dr. Jardim fornecerá um PDF fácil de ler com uma análise dos macronutrientes e micronutrientes em seu solo, juntamente com recomendações claras de emendas.
Melhorando a Qualidade do Solo
Melhore o solo com composto e cobertura morta para plantas e jardins mais saudáveis.
Uma das maneiras mais fáceis de melhorar a qualidade do solo é usar composto e cobertura morta. Você pode enriquecer seu solo antes de adicionar novas plantas. Você também pode enriquecer seu solo periodicamente após suas plantas estarem no solo. Em algumas situações, você pode querer fazer manutenção anual do solo, enquanto em outros casos, você pode precisar fazer manutenção do solo apenas uma vez a cada poucos anos.
Usar coberturas orgânicas e biodegradáveis ajudará a melhorar a qualidade e a estrutura do solo, e também tem outros benefícios. As coberturas ajudam a reter a umidade do solo, suprimir ervas daninhas, ajudar a controlar pragas e proteger suas plantas de extremos de temperatura. A cobertura morta também ajuda a manter seu jardim com uma aparência ótima!
Plantas que amam solos ricos em nutrientes se beneficiarão mais de uma cobertura lateral anual de composto orgânico e rico em nutrientes. Isso lhes oferecerá um suprimento lento e constante de nutrientes sem exagerar.
Composto
O composto orgânico caseiro enriquece o solo.
O composto orgânico é uma das melhores e mais altas qualidades de emendas de solo que você pode usar. Você pode comprar composto orgânico na maioria dos centros de jardinagem ou pode fazer o seu próprio. Incorpore o composto ao solo no momento do plantio ou use a técnica de cobertura lateral para trabalhá-lo anualmente ao redor de suas plantas perenes estabelecidas.
O composto enriquecerá seu solo, eliminando a necessidade de fertilizante em um jardim de plantas nativas. Ele pode ser usado junto com qualquer uma das outras coberturas listadas abaixo para ainda mais benefícios, como reduzir ervas daninhas e preservar a umidade do solo.
Folhas
Folhas secas fazem uma excelente cobertura, imitando condições de floresta e enriquecendo o solo.
As folhas são uma opção de cobertura surpreendentemente boa, particularmente em um jardim de floresta natural. Simplesmente deixar suas folhas no chão simulará condições naturais para plantas de floresta.
Você também pode usar folhas picadas, trituradas ou parcialmente compostadas para seus outros canteiros de flores. A cobertura de folhas se decompõe rapidamente, ajuda a construir uma estrutura de solo saudável e até atrai minhocas benéficas. Adicione uma camada de cobertura de folhas em cima do seu composto orgânico para uma ótima combinação.
Agulhas de Pinheiro
Qualquer agulha de pinheiro serve como cobertura natural para árvores e arbustos.
As agulhas de pinheiro são uma boa opção de cobertura em algumas situações. Se você já tem pinheiros em seu quintal, pode deixar suas agulhas no chão para fornecer uma cobertura natural de floresta.
A palha de pinheiro também pode ser usada ao redor de árvores e arbustos nativos e plantas de frutas, como framboesas e morangos. Algumas pessoas acham que parece muito grosseira para canteiros de flores. No entanto, é realmente uma questão de preferência pessoal. A palha de pinheiro se decompõe rapidamente, no entanto, e deve ser renovada ou alternada com outras coberturas.
Palha
A palha de trigo é eficaz para cobertura de decomposição rápida ao redor das plantas.
A palha (palha de trigo) faz um bom material de cobertura, especialmente em lugares onde você precisa de uma cobertura que se decompõe rapidamente. Espalhe palha ao redor de suas plantas para ajudar a isolá-las no tempo frio ou preservar a umidade do solo no tempo quente.
Como a palha se decompõe rapidamente, você provavelmente desejará renovar sua cobertura de palha a cada ano ou alternar com diferentes coberturas naturais. Se a palha de trigo contiver sementes, no entanto, esteja preparado para remover plantas jovens de trigo à medida que brotam.
Casca de Madeira
Lasca de madeira e cobertura de casca são duráveis e decorativas.
A cobertura de casca é uma ótima opção, particularmente se você quiser usá-la para fins decorativos e caminhos. Lasca de madeira e casca geralmente duram alguns anos antes de precisarem ser renovadas.
Se você estiver usando coberturas de madeira ao redor de suas plantas perenes, pode querer misturar casca de madeira com outras coberturas orgânicas para fornecer mais nutrientes. Não use coberturas tingidas, coloridas ou tratadas se quiser evitar produtos químicos indesejados em seu jardim orgânico.
Grama
Use aparas de grama com cautela devido ao potencial de contaminação química e sufocamento.
As aparas de grama são fáceis de obter e podem ajudar, mas tenha cuidado ao usá-las. Se você estiver usando grama que foi tratada com pesticidas ou fertilizantes químicos, você pode estar introduzindo produtos químicos indesejados em seu jardim de plantas nativas. Você também não quer aplicar uma camada espessa de aparas de grama na maioria das áreas, pois elas se aglomeram e tendem a sufocar tudo por baixo.
Não use grama que floresceu ou foi para semente em um jardim nativo. O resultado disso é um jardim cheio de grama, o que não é o que você estava procurando.
Crie um Habitat Sustentável em Seu Quintal
Estabeleça uma base forte usando cobertura morta e manejando ervas daninhas.
Depois de identificar as plantas que deseja cultivar, colocá-las em seus habitats ideais e preparar seu solo com antecedência, você já deu às suas plantas uma base maravilhosa para um crescimento saudável e vibrante. Pode levar alguns anos para que elas se incorporem totalmente em sua paisagem, comecem a florescer e produzir frutos, e comecem a se multiplicar, mas estabelecer essa base inicial é fundamental para o sucesso.
Agora que suas plantas estão estabelecidas, gerencie seu jardim arrancando ervas daninhas e resolvendo qualquer problema potencial cedo. Adicione coberturas orgânicas e biodegradáveis ao redor de suas plantas para melhorar a textura do solo, melhorar a qualidade do solo, aumentar os nutrientes, reduzir ervas daninhas, preservar a umidade do solo e proteger suas plantas. Não levará muito tempo a cada ano para manter um jardim perene de plantas nativas saudável, dando-lhe mais tempo para desfrutar de suas flores silvestres.
Considerações Finais
Jardins de plantas nativas normalmente não precisam de tratamentos extras de fertilizantes. Elas são perfeitamente adaptadas às suas condições naturais e locais de crescimento. Apenas lembre-se dessas diretrizes simples.
- Escolha plantas nativas da sua região.
- Aprenda sobre as plantas que deseja cultivar.
- Combine seu solo com as plantas.
- Prepare o solo com antecedência.
- Use cobertura morta para melhorar o solo e as condições do local.
- Desfrute do seu jardim próspero!