Como Identificar, Prevenir e Tratar o Mofo Negro no Jardim

Você está visualizando atualmente Como Identificar, Prevenir e Tratar o Mofo Negro no Jardim

Quando me mudei para uma nova casa no Tennessee, fiquei encantado com o lindo quintal coberto de grama verde exuberante e o canteiro de heléboros plantado pelos antigos proprietários. Mas, à medida que os heléboros pararam de florescer e as árvores começaram a brotar, notei que o quintal estava coberto por uma substância pegajosa e preta.

Essa substância não surgiu da grama e das flores que cobria, mas sim das duas grandes árvores de hackberry que sombreavam o quintal. Com o vento e a chuva, a substância caía das árvores para o resto do quintal. Com alguma pesquisa, descobri que um fungo chamado mofo fuliginoso cria a cor escura. Desde então, vi esse mofo descolorir inúmeras árvores e irritar os proprietários de casas, pois seus carros e casas ficam cobertos com esse fungo semelhante a alcatrão.

Neste artigo, vou explicar por que o mofo fuliginoso ocorre e como você pode identificá-lo. Em seguida, compartilharei algumas maneiras de prevenir o fungo e lidar com ele quando aparecer.

O que é Mofo Fuliginoso?

O mofo fuliginoso cobre plantas afetadas por pragas sugadoras de seiva.

O mofo fuliginoso refere-se a um grupo de fungos que cobrem folhas e caules com uma substância escura. Alguns gêneros desses fungos incluem Aethaloderma, Capnodium, Cladosporium, Scorias e Trichomerium. Todos esses fungos crescem em substâncias pegajosas como melada secretada por insetos sugadores de seiva e sucos doces exsudados pelas plantas. Portanto, você frequentemente verá esse mofo cobrindo plantas anteriormente atacadas por pulgões, cochonilhas, cigarrinhas e outras pequenas pragas.

Ele ataca muitos tipos diferentes de plantas, mas comumente afeta árvores e arbustos. Hackberries, olmos, bordos, azevinhos, louros e azaleias são alvos comuns.

Embora esse mofo não prejudique diretamente as plantas, ele é desagradável e pode impedir que as plantas realizem a fotossíntese. Infestações severas fazem com que as plantas percam energia e levem à queda das folhas. Em casos graves, as plantas podem perder caules ou galhos inteiros.

Mesmo que o mofo fuliginoso não prejudique sua planta hospedeira, ele pode transformar paisagens bonitas em um mar de preto. Se as plantas estiverem fortemente infestadas com pragas que produzem melada, a substância pegajosa frequentemente cai sobre carros, calçadas e outras estruturas baixas. Como pode se formar onde quer que haja melada, esses objetos também ficam cobertos por uma camada de fuligem.

Como Ocorre?

Esse mofo prospera na melada produzida por pragas ou plantas.

O mofo fuliginoso não ataca plantas, mas sim se alimenta de substâncias açucaradas. A principal fonte de alimento dos fungos é a melada, um líquido doce secretado por pragas sugadoras de seiva. No entanto, os fungos também podem se alimentar de excreções açucaradas liberadas pelas plantas. Independentemente da fonte de alimento, lembre-se de que ele não se alimenta de tecido vegetal!

Os esporos se movem pelo ambiente através do vento e da água. Quando os esporos pousam na melada ou em outra substância pegajosa, eles germinam e produzem estruturas finas semelhantes a raízes conhecidas como micélio. O micélio do mofo fuliginoso é preto, o que explica a cor escura dos fungos. À medida que o micélio cresce, as plantas ficam cobertas por uma camada preta mais espessa.

Sintomas

Procure por uma camada preta, frequentemente acompanhada de pragas que produzem melada.

O principal sintoma é uma substância cinza escura ou preta cobrindo folhas, galhos e caules. A descoloração aparece primeiro como pequenos pontos, mas pode eventualmente escurecer grandes seções das folhas.

Junto com essa substância escura, você também pode encontrar pragas que produzem melada, como pulgões, moscas-brancas e cochonilhas. Se você tocar nas folhas, elas podem estar ligeiramente pegajosas.

Como Prevenir

A prevenção está em manter as plantas livres das substâncias açucaradas que os fungos consomem. Controlar pragas sugadoras de seiva e remover a melada são as melhores maneiras de prevenir esse fungo feio.

Prevenir Pragas Sugadoras de Seiva

Previna esse mofo controlando pragas que produzem melada.

A melhor maneira de prevenir o mofo fuliginoso de atacar árvores e arbustos é mantê-los livres das pragas que produzem melada. E isso significa que você precisa saber quais pragas procurar! As seguintes pragas todas sugam os sucos das plantas (conhecidos como floema) e secretam melada.

  • Pulgões
  • Adelgídeos
  • Cigarrinhas
  • Cochonilhas
  • Planthoppers
  • Insetos de Escala
  • Moscas-brancas

Incentive Predadores Naturais

Incentive predadores naturais plantando habitats diversificados com plantas nativas.

Então, como você previne essas criaturas sugadoras de seiva de atacar suas plantas? Embora as estratégias de prevenção variem de acordo com o tipo e a espécie da praga, incentivar predadores naturais é um bom ponto de partida.

Procure plantar um habitat diversificado que inclua uma variedade de plantas com flores que floresçam ao longo da estação. Plantas nativas são uma ótima opção, pois fornecem néctar e pólen para os predadores e também servem como plantas hospedeiras para as formas larvais dos predadores que se alimentam de pragas que produzem melada.

Evite Aplicar Pesticidas de Amplo Espectro

Evite pesticidas de amplo espectro escolhendo alternativas naturais para proteger predadores benéficos.

Em seguida, evite pulverizar pesticidas de amplo espectro. Embora esses produtos químicos possam eliminar as pragas que atacam suas plantas, eles também matarão os predadores que as mantêm sob controle. Quando as pragas reaparecerem, elas se multiplicarão rapidamente devido à ausência de predadores.

Se optar por aplicar pesticidas, use as melhores práticas. Escolha opções naturais como óleo de neem e Bt, e siga as instruções do produto. Aplique-os durante uma noite calma, quando os polinizadores estão inativos, e certifique-se de pulverizar apenas as áreas infectadas com as pragas observadas.

Regue Regularmente

A irrigação adequada previne pragas em plantas estressadas pela seca.

Plantas estressadas pela seca são mais suscetíveis a pragas como pulgões e cochonilhas. Portanto, a irrigação adequada é um componente chave para manter essas pragas afastadas.

Embora você possa pensar que arbustos e árvores estão felizes sem irrigação, lembre-se de que até mesmo plantas grandes precisam de água suplementar durante períodos quentes e secos. Se você passar algumas semanas sem chuva, pegue uma mangueira e dê às suas plantas uma boa bebida. Quando se trata de regar árvores e arbustos, uma rega profunda é melhor do que algumas regas superficiais.

Se você tiver dificuldade em manter a irrigação em dia, automatize seus sistemas de irrigação para manter suas plantas felizes. Sistemas de irrigação por gotejamento e mangueiras de imersão funcionam bem para arbustos e árvores—uma vez que você configurar o sistema, basta conectá-lo a um temporizador e deixá-lo funcionar.

Fertilize Adequadamente

Fertilize regularmente as plantas para aumentar a saúde e resistir às pragas.

Sem os nutrientes adequados, as plantas têm dificuldade em combater pragas. Aplicações regulares de fertilizantes fornecem às plantas os nutrientes de que precisam para permanecer saudáveis e afastar os invasores. No entanto, tenha cuidado para não aplicar muito fertilizante.

Aplicar nitrogênio em excesso pode fazer com que as plantas desenvolvam folhas extras tenras que são extremamente atraentes para pragas sugadoras de seiva. Portanto, escolha um fertilizante que corresponda às necessidades nutricionais da sua planta e aplique-o seguindo as instruções de dosagem.

Remova Pragas Sugadoras de Seiva Quando Elas Aparecerem

Gerencie pragas prontamente para evitar a melada que atrai o crescimento de mofo.

Se suas plantas ficarem cobertas de pulgões ou cochonilhas, apesar de suas melhores tentativas de prevenção, a melada logo seguirá. Remover essas pragas logo após aparecerem previne a formação de melada e, portanto, do mofo fuliginoso. Mesmo que ele comece a crescer em um pouco de melada pegajosa, não se espalhará para novas áreas se você remover as pragas que produzem melada.

Se você puder acessar suas plantas do solo, pulverize as pragas com um jato constante de água. Como as pragas podem reaparecer dentro de alguns dias, reaplique a pulverização na área infectada diariamente.

Outra opção é pulverizar as pragas com óleo de neem ou sabão inseticida. Ambos são produtos naturais que matam as pragas com as quais entram em contato. Certifique-se de pulverizar suas plantas durante a noite ou em um dia nublado, pois a combinação de óleo e sol direto pode queimar a planta.

Como é difícil alcançar as folhas de árvores altas, é difícil remover as pragas pulverizando-as. Se você tiver um ambiente saudável, predadores naturais podem aparecer e cuidar das pragas. No entanto, liberar insetos como joaninhas e vespas parasitas aumenta as populações de predadores e ajuda no controle de pragas.

Lave a Melada

Remova substâncias açucaradas na folhagem com jatos fortes da mangueira.

Como o mofo fuliginoso requer substâncias açucaradas para prosperar, remover essas substâncias de suas plantas impede que o fungo ocorra. Embora seja difícil enxaguar a melada de árvores de bordo e olmo que se elevam acima, use uma mangueira para enxaguar a melada de azaleias, camélias e outros arbustos menores. Como essa substância é tão pegajosa, certifique-se de dar às plantas uma boa ducha e depois verifique as folhas quando secarem. Se ainda estiverem pegajosas, repita o processo.

Embora remover a melada impeça que o mofo fuliginoso ocorra, é apenas uma estratégia de prevenção temporária se você não se livrar das pragas que liberaram a substância pegajosa. Felizmente, um jato constante de água geralmente remove tanto a melada quanto as pragas.

Como Tratar

O mofo fuliginoso é principalmente um problema estético.

Antes de mergulharmos nos métodos de tratamento, lembre-se de que isso é em grande parte um problema estético. Embora casos graves possam prejudicar as plantas, algumas folhas manchadas são mais um incômodo visual do que um problema sério. Portanto, se você encontrar alguns galhos com folhas pretas manchadas, não presuma que precisa subir em uma escada e pulverizar os pulgões que estão atacando sua árvore. Na maioria dos casos, sua árvore não sofrerá danos graves.

No entanto, se você não suportar a visão das folhas pretas ou notar que a saúde geral da sua planta está declinando, o tratamento é justificado. Escolha uma ou mais das seguintes opções de tratamento.

Lave o Mofo Fuliginoso

Remova com água ou um pano ensaboado.

Infelizmente, o mofo fuliginoso pegajoso é difícil de remover uma vez que ocorre. Se você puder alcançar as folhas, caules e galhos infectados, pode lavar o mofo com um jato de água de alta pressão ou limpá-lo com um pano ensaboado.

No entanto, mesmo que você o remova, ele pode reaparecer se os insetos sugadores permanecerem. Portanto, a melhor maneira de remover o fungo de uma vez por todas é tratar os insetos que produzem melada.

Remova Pragas que Produzem Melada

Se você remover as pragas que produzem melada, você removerá a fonte de alimento do mofo fuliginoso. Quando o fungo não tiver mais nada para comer, ele parará de se espalhar. E quando chegarem chuvas fortes e o mofo restante for lavado, suas plantas parecerão novas.

Como muitas pragas diferentes produzem melada, o melhor método de remoção depende da praga. No entanto, os seguintes métodos de remoção funcionam bem para uma variedade dessas pragas.

Pulverize as Pragas com Sabão Inseticida

Use sabão inseticida para controlar pulgões, moscas-brancas e cigarrinhas de forma eficaz.

Você pode controlar pragas sugadoras como pulgões, moscas-brancas e cigarrinhas pulverizando-as com sabão inseticida. Como este produto funciona por contato, certifique-se de cobrir completamente as pragas para obter o melhor controle. Evite pulverizar em dias ensolarados e antes de chuvas fortes.

Pulverize as Pragas com Óleo de Neem

Use óleo de neem para controlar várias pragas sugadoras de seiva de forma eficaz.

Se você achar que o sabão inseticida não está fazendo seu trabalho, outra opção é pulverizar as pragas com óleo de neem. Não só este óleo sufoca pragas de corpo mole, mas também contém compostos que impedem as pragas de se alimentarem e interrompem o crescimento normal. Como o óleo é eficaz contra todos os estágios de pragas como moscas-brancas, cochonilhas e pulgões, é uma excelente maneira de controlar pragas sugadoras de seiva.

Como o óleo de neem também pode prejudicar insetos benéficos, pulverize apenas as áreas da planta infestadas com as pragas-alvo. Pulverizar durante uma noite tranquila é a melhor maneira de evitar que o óleo de neem se espalhe para outras plantas e prejudique os polinizadores. Uma leve névoa é suficiente para fazer o que você precisa.

Incentive Predadores Naturais

Predadores de insetos como joaninhas e vespas parasitas fornecem controle de pragas.

Outra maneira de controlar pragas sugadoras é incentivar predadores de insetos que se alimentam dessas pragas com suas plantas hospedeiras. Esses predadores procurarão suas plantas preferidas e começarão a trabalhar. Alguns predadores naturais comem as pragas, matando-as rapidamente. Outros predadores põem seus ovos nas pragas, e as larvas resultantes se alimentam das pragas.

Predadores naturais frequentemente existem no ambiente, especialmente em ambientes diversificados. No entanto, você também pode comprar e liberar esses predadores. No caso das joaninhas, é melhor atraí-las do que comprá-las. Joaninhas compradas são frequentemente colhidas de populações selvagens.

Alguns predadores naturais eficazes incluem crisopídeos, percevejos piratas, percevejos assassinos e vespas parasitas. Cada uma dessas pragas atua melhor em certas épocas do ano, então faça uma pesquisa antes de escolher um predador específico. Eles também dependem de certas plantas. Descubra quais delas você precisa plantar para atraí-los.

Perguntas Frequentes

Como o mofo fuliginoso é um fungo, inseticidas não o matarão. No entanto, inseticidas como o óleo de neem podem matar pragas que produzem melada, como pulgões e moscas-brancas. Como ele se forma na melada, matar as pragas interromperá seu crescimento.

Embora ambos sejam escuros na aparência, o mofo preto e o mofo fuliginoso são dois tipos diferentes de fungos. O mofo preto se alimenta diretamente do tecido vegetal, enquanto o mofo fuliginoso se alimenta de substâncias açucaradas como melada e seiva de plantas.

Como ele não se alimenta de plantas, raramente causa grandes danos. No entanto, em casos extremos, pode limitar a fotossíntese e prejudicar as plantas. Não é prejudicial para os humanos, mas pode cobrir paisagens com uma camada preta feia.

Considerações Finais

Embora o mofo fuliginoso possa remover parte da beleza das paisagens, geralmente não é motivo de preocupação. Se você quiser remover o fungo de suas plantas, lembre-se de focar em remover os insetos que produzem melada.