Para muitos proprietários, nossos gramados se tornaram a joia da coroa de nossa propriedade. Passamos horas fertilizando, cortando, aparando e cuidando de nossos preciosos “bebês” de grama. Todo esse cuidado pode tornar ainda mais decepcionante quando doenças do gramado aparecem aparentemente do nada.
Muitas vezes, essas doenças ficam escondidas sob a superfície, esperando as condições perfeitas para atacar suas lâminas de grama exuberantes. A boa notícia é que, com um pouco de ajuda e conhecimento, você pode estar preparado quando essas doenças atacarem!
Abaixo, compilei uma lista de 9 doenças comuns do gramado que podem surgir no seu gramado residencial. Espero que, com esta lista, você possa identificar e tratar qualquer doença que encontrar!
Mancha Marrom
A mancha marrom é uma doença fúngica que prospera em altas temperaturas e umidade.
A mancha marrom é uma doença fúngica. Este fungo é um saprófito, que se alimenta de material vegetal em decomposição, como a palha no seu gramado. Esta doença do gramado aparece quando as temperaturas ultrapassam os 27 graus Celsius e, na maioria das vezes, durante períodos de alta umidade.
A mancha marrom pode afetar a maioria das gramíneas de estação fria, mas é especialmente prevalente no azevém e na festuca alta. Algumas gramíneas de estação quente, como a grama zoysia, também podem ter dificuldades com a mancha marrom.
As lâminas de grama infectadas com mancha marrom começarão a parecer molhadas, depois secarão rapidamente, murcharão e se tornarão marrom-escuras. As áreas infectadas aparecem em grandes manchas redondas no seu gramado que variam de alguns centímetros de diâmetro até 90 centímetros de diâmetro. Esses anéis marrons frequentemente têm um anel cinza mais escuro ao redor da borda externa.
A mancha marrom ocorre nos meses de verão quando a umidade é alta. Reduzir a irrigação pode ajudar a manter esse fungo sob controle. Descompactar e aerar seu gramado na primavera e coletar os recortes de grama ajudará a manter qualquer material vegetal em decomposição fora do seu gramado, do qual esse fungo adora se alimentar.
Você também pode aplicar um fungicida preventivo se já tiver lidado com manchas marrons no passado.
Uma aplicação de um fungicida de amplo espectro pode ajudar a tratar e controlar as manchas marrons.
Fungicidas granulados podem ser encontrados na sua loja de ferragens local, no entanto, chamar um serviço de cuidados com o gramado para pulverizar e lidar com as manchas marrons pode ser ideal, dependendo da extensão das manchas.
Mancha de Dólar
A mancha de dólar se assemelha à mancha marrom, mas forma manchas menores que podem se fundir se não tratadas.
A mancha de dólar é muito semelhante à mancha marrom na aparência. No entanto, as manchas afetadas são muito menores em área, aproximadamente do tamanho de uma moeda de um real. Se não tratadas, muitas dessas manchas podem aparecer e se fundir para criar uma mancha maior e mais proeminente.
A mancha de dólar é mais ativa em dias quentes de primavera ou outono com alta umidade e noites frescas. Cada lâmina de grama terá uma marca tan com faixas vermelhas em ambos os lados da marca tan. Essas lâminas de grama formarão pequenas manchas redondas que podem variar do tamanho de uma moeda de vinte e cinco centavos ao tamanho de uma moeda de um real. No orvalho da manhã, você pode ver micélio branco e peludo no topo dessas manchas. Este é o fungo crescendo ativamente.
Boas práticas de cuidados com o gramado são a melhor maneira de prevenir manchas de dólar de aparecerem no seu gramado. Aerar e descompactar seu gramado na primavera trará fluxo de ar suficiente tanto para as lâminas quanto para os sistemas radiculares, ajudando a manter infecções fúngicas afastadas.
Regar seu gramado pela manhã é outra maneira de prevenir manchas de dólar. Esta prática permitirá que gotas de água que possam estar sobre a grama evaporem antes que as temperaturas noturnas se estabeleçam.
Fungicidas sistêmicos e granulados, como controle de fungos pela BioAdvanced, podem ajudar a tratar essa doença do gramado. Esses produtos podem ser usados para tratar doenças fúngicas, bem como potencialmente preveni-las.
Anel de Fada
O anel de fada é um fungo benéfico do solo que enriquece o solo e alimenta a grama.
O anel de fada é uma doença fúngica que vive principalmente no solo. O fungo decompõe a matéria orgânica no seu solo e cria nitrogênio como subproduto, alimentando sua grama.
Esta doença é mais prevalente na estação de crescimento principal e não causa danos significativos ao seu gramado. Além do anel que pode morrer, a presença de um anel de fada não é um grande problema.
O anel de fada afeta gramíneas de estação fria, como a grama Kentucky e a grama azul anual, azevém perene, festuca alta e fina, e grama bentônica rasteira.
Você pode notar anéis irregulares ou circulares de grama que são mais verdes e crescem mais altos do que o resto do seu gramado.
Esses anéis podem ser pequenos ou podem crescer até 9 metros de diâmetro. Se você começar a experimentar seca ou calor excessivo, essas áreas aparentemente saudáveis morrerão, deixando um anel de grama morta no seu gramado. Ocasionalmente, você pode ver cogumelos aparecerem na superfície em forma de anel.
Cortar seu gramado regularmente é uma boa maneira de evitar que o anel de fada se torne um problema. Além disso, certifique-se de que seu gramado tenha um bom fluxo de ar, aerando e descompactando todos os anos. Colocar seu gramado em um cronograma regular de fertilização ajudará a fortalecer seu gramado e mantê-lo saudável.
Não há tratamentos químicos recomendados para anéis de fada. Tente ao máximo preveni-lo! A boa notícia é que ele não causa muitos danos e não arruinará completamente a aparência do seu gramado.
Mancha Foliar
A doença da mancha foliar pode afetar várias partes das plantas.
Existem alguns tipos diferentes de manchas foliares, mas aqui, vamos agrupá-las como uma só. Esta doença é mais ativa em temperaturas quentes, mas sobrevive em temperaturas mais frias, o que torna essa doença um pouco complicada de controlar.
Normalmente, as doenças da mancha foliar afetam apenas as lâminas das folhas. No entanto, uma infestação agressiva pode afetar a coroa e a raiz da planta, o que pode levar a danos mais significativos.
Enquanto você inspeciona cada lâmina de folha, verá primeiro manchas vermelhas ou roxas profundas em cada lâmina. À medida que essas manchas crescem e envelhecem, o centro se tornará tan ou cor de palha. À medida que as temperaturas aumentam, toda a lâmina pode se tornar tan.
Aere e descompacte seu gramado anualmente. Outra ótima maneira de manter as manchas foliares sob controle é manter seu gramado em um cronograma de rega. Se você tiver um sistema de irrigação, isso é fácil de fazer. O que você quer evitar são períodos longos de seca no seu gramado. Quando você começar a regar novamente após um período de seca, pode intensificar a doença.
Se você identificou uma infestação de mancha foliar, pare de fertilizar seu gramado. Isso limitará a quantidade de crescimento que sua grama apresentará enquanto você está tratando a doença.
Derretimento
O derretimento é uma doença fúngica que se assemelha à mancha foliar, prevalente em gramados de grama azul Kentucky.
O derretimento é uma doença fúngica de clima frio que se assemelha muito à mancha foliar. Esta é uma doença que favorece muito a grama azul Kentucky, tornando-a muito prevalente em gramados residenciais.
As lâminas de grama estarão manchadas. De longe, a área infectada pode parecer quase preta ou cor de palha. Isso tudo depende da quantidade de nitrogênio no seu gramado. Pode ser difícil diferenciar entre mancha foliar e derretimento. A principal diferença é que o derretimento ataca seu gramado na primavera e no outono, enquanto a mancha foliar é mais ativa no calor do verão.
Aumentar a altura do corte durante as estações mais frias aliviará o estresse na sua grama e ajudará a manter esse fungo sob controle. Fertilização regular é muito útil, especialmente nos meses frios da primavera. Tenha cuidado ao fertilizar no outono, pois isso pode promover muito crescimento da sua grama.
Fungicidas como iprodiona ou clorotalonil são os melhores tratamentos químicos para o derretimento.
Oídio
O oídio afeta plantas ornamentais e gramados, com a cepa de gramado causando danos significativos.
Você leu certo. O oídio não só pode atacar nossas plantas ornamentais, mas também é comum em nossos gramados.
Enquanto o oídio em plantas não as mata ou danifica nada além de sua aparência, a cepa de oídio encontrada em gramados pode ser prejudicial.
O oídio é mais comum em gramíneas de estação fria, especialmente a grama azul Kentucky. Os sintomas dessa doença podem aparecer em qualquer momento de abril a outubro, mas são mais prováveis de serem vistos em temperaturas úmidas.
O oídio aparecerá como poeira branca ou cinza nas lâminas da sua grama e é mais comum em partes sombreadas do seu quintal.
Plantar o tipo certo de grama para o seu quintal é crucial para manter o oídio afastado. O azevém perene é uma ótima opção para quintais sombreados. A luz solar e o aumento do fluxo de ar também são ótimos para manter essa doença fúngica longe. Podar galhos de árvores pode ajudar a melhorar o fluxo de ar perto da sua grama. Aerar e descompactar pode permitir que suas raízes respirem e criará um ambiente que o oídio não gosta.
O oídio pode ser complicado de tratar porque é rápido em resistir a fungicidas. Peça ajuda a uma empresa de cuidados com o gramado se você desejar pulverizar. No entanto, a prevenção é o melhor método.
Fio Vermelho
Esta doença fúngica forma manchas circulares vermelhas ou tan.
O fio vermelho é uma doença fúngica que pode afetar muitos gramados residenciais. Essas manchas infectadas vermelhas ou tan podem ser circulares e atingir até 12 centímetros. Esta doença é comum em qualquer ponto da estação de crescimento, mas é mais prevalente quando a umidade é alta.
O fio vermelho afeta todas as gramíneas de estação fria, principalmente o azevém perene, a grama azul Kentucky e a festuca fina.
Fios ou teias rosas ou vermelhas aparecerão nas lâminas da sua grama. Quando sua grama estiver molhada, o fungo pode parecer brilhante, enquanto quando a grama estiver seca, pode parecer que sua grama está desbotada.
O fio vermelho pode ser um sinal de que o gramado está faltando nitrogênio. Certifique-se de que você está dando ao seu gramado uma quantidade adequada de fertilizante ao longo do ano. Faça o possível para manter seu gramado bem regado durante os meses de verão. Coletar os recortes de grama se você achar que pode ter alguma doença fúngica pode prevenir a disseminação.
Normalmente, essa doença não é grave e não requer tratamento químico. Trate com um fungicida genérico para gramados ou entre em contato com sua empresa local de cuidados com o gramado para obter ajuda!
Mofo de Neve
Dois tipos de mofo de neve, cinza e rosa, aparecem devido a condições úmidas.
Existem dois tipos comuns de mofo de neve: mofo de neve cinza e mofo de neve rosa. Você notará os sintomas dessa doença fúngica na primavera quando a neve estiver derretendo.
A causa dessa doença é o solo quente, com muita neve ou folhas mortas sobre a grama, mantendo-a úmida por um período prolongado.
Quando sua grama se torna visível após o derretimento da neve, o mofo de neve cinza aparecerá como uma mancha cinza ou marrom claro, mas afetará apenas as lâminas das folhas. Essas manchas podem variar de 7 a 60 centímetros de diâmetro.
O mofo de neve rosa pode afetar a coroa da planta, o que causará muito mais danos ao seu gramado. Os sintomas do mofo de neve rosa são semelhantes aos do mofo de neve cinza, embora você possa notar que as manchas têm um toque de rosa ou cobre. Essas manchas também serão menores, crescendo até um diâmetro de apenas 25 centímetros.
Manter sua grama livre de neve ou folhas mortas úmidas é a melhor maneira de prevenir essa doença. No entanto, se você não está preocupado em ter um gramado perfeito, não precisa se preocupar muito com isso. Se desejar, aplicar um fungicida antes da queda de neve é uma boa maneira de manter a doença sob controle.
Tratar o mofo de neve deve ser feito usando fungicidas como propiconazol ou outros fungicidas granulados para gramados.
Mancha de Verão
A mancha de verão é uma doença fúngica destrutiva que ataca o sistema radicular da sua grama.
A mancha de verão, como o nome indica, é mais destrutiva nos meses quentes de verão. Esta doença fúngica vive no solo e afeta as raízes das plantas de grama sem muito aviso antes que as grandes manchas apareçam.
A mancha de verão afeta gramíneas de estação fria, como a festuca fina e a grama azul Kentucky.
Uma vez que o clima esquenta, procure por manchas maiores de grama cor de palha. Essas manchas podem ter 90 centímetros de diâmetro cada, e elas podem se agrupar, tomando uma grande parte do seu gramado.
Ao contrário de muitas outras doenças do gramado, a mancha de verão é uma doença das raízes em vez das lâminas das folhas. Isso torna a aeração do seu gramado muito importante. Manter seu gramado um pouco mais longo, com altura de 7 centímetros deve ser suficiente, incentivará um crescimento radicular mais profundo, o que fortalecerá a capacidade geral da planta de combater essa doença. Regue seu gramado à tarde e levemente todos os dias, dependendo da chuva.
Usar um fungicida sistêmico da sua loja de ferragens local pode ajudar. No entanto, alguns desses fungicidas requerem aplicação profissional e pode ser mais seguro chamar sua empresa local de cuidados com o gramado.
Considerações Finais
O cuidado com o gramado tem a reputação de ser complicado e desafiador. Isso pode ser verdade, mas existem maneiras simples de manter seu gramado bonito enquanto limita o tempo que você passa trabalhando no seu quintal. Aerar e descompactar são simples o suficiente para fazer você mesmo, mas muitas empresas de cuidados com o gramado e paisagismo ficariam felizes em realizar esses serviços para você.
Tire um tempo para garantir que a semente de grama que você planta no seu gramado seja adequada para suas condições de crescimento. Existem sementes de grama para tolerância à seca, tolerância à sombra e até mesmo tolerância a algumas doenças. Planejar ajudará muito no longo prazo!