Insetos Benéficos no Jardim
Os insetos são os animais mais abundantes na Terra. Muitas pessoas acham que todos os insetos são pragas irritantes, embora a maioria deles não tenha interesse particular em você ou em suas plantas. Insetos benéficos fornecem serviços essenciais que beneficiam as pessoas e o jardim. Eles são polinizadores que nos ajudam a cultivar nossos alimentos favoritos e predadores que ajudam a controlar populações de verdadeiras pragas de insetos.
Insetos Benéficos Comuns
Talvez os insetos benéficos mais familiares sejam as abelhas e as joaninhas. As abelhas são polinizadoras ocupadas que ajudam a polinizar nossas frutas, vegetais e nozes favoritos cultivados em jardins, fazendas e pomares. As joaninhas são predadores vorazes de pragas de insetos prejudiciais. Outros insetos benéficos incluem crisopídeos, moscas-das-flores e vespas parasitas, entre outros, todos os quais ajudam a controlar populações de pragas comuns de jardim.
Interação com Plantas
Todos os insetos benéficos interagem com as plantas de alguma forma, usando-as como fonte de alimento, lar, local de reprodução ou local de alimentação. Quanto maior a variedade de plantas que você cultiva, maior será a diversidade de insetos benéficos que você atrairá. Para maximizar o apelo do seu jardim para insetos benéficos, incorpore plantas nativas no seu design paisagístico e inclua espécies que floresçam em diferentes épocas do ano.
31 Plantas Fabulosas para Atrair Insetos Benéficos
Vamos nos aprofundar em mais detalhes sobre 31 plantas fabulosas com grande apelo para o jardim. Essas plantas atrairão uma população saudável de insetos benéficos para o seu quintal e contribuirão para um ecossistema próspero, saudável e bem equilibrado.
Angélica
Se você deseja atrair insetos benéficos e também fazer uma declaração ousada, a Angélica fará o truque. Esta planta herbácea bienal produz folhas no primeiro ano, depois floresce e produz sementes no segundo ano. Ela morre no final do segundo ano, mas geralmente se auto-semeia ou se espalha vegetativamente, então você não perderá suas plantas completamente.
As grandes umbelas de flores amarelo-creme da Angélica atraem uma miríade de polinizadores. Joaninhas e crisopídeos também são atraídos por esses amplos cachos de flores. Libélulas voam em áreas ensolaradas abertas e pausam para descansar em folhas e caules mais altos, como os da Angélica. Se proporcionar um refúgio para insetos benéficos não for suficiente, as folhas e caules da Angélica também são comestíveis!
Manjericão
O manjericão é uma erva anual saborosa que pode ser cozida, seca ou misturada em um pesto picante. Também é uma ótima adição amigável aos insetos para o seu jardim de ervas ou um ornamento para seus canteiros de flores anuais. O manjericão é uma escolha ideal para o seu jardim em vasos ou canteiros elevados!
A maioria das pessoas está familiarizada com as saborosas folhas verdes ou bronze, mas o manjericão também tem flores atraentes. Esses cachos compactos de flores florescem durante todo o verão e são um ímã para borboletas, abelhas e outros polinizadores de insetos. O manjericão repele muitas pragas comuns de jardim e é uma excelente planta companheira para suas flores e vegetais.
Cesto de Ouro
Aqui está uma planta fabulosa para o seu jardim de pedras ou jardim em encosta. Esta perene vibrante e amante do sol precisa de solo seco e muito bem drenado. Prefere um clima mais fresco e tende a ser de curta duração em climas quentes com verões longos. Você sempre pode cultivá-la como uma anual de floração na primavera e substituí-la quando ela desaparecer com o calor do verão.
O cesto de ouro é fácil de começar a partir de sementes e se auto-semeia em condições ideais. Esta planta em forma de montículo floresce com uma profusão de flores amarelas alegres. Essas flores vistosas atraem polinizadores e também fornecem oportunidades de alimentação e habitat para insetos predadores. As folhas verde-prateadas são cobertas por uma penugem macia e têm uma sensação aveludada.
Borragem
A borragem é subutilizada no jardim. Esta anual de crescimento rápido é fácil de começar a partir de sementes e fácil de apreciar. A borragem é de baixa manutenção, bonita, comestível e atrai insetos benéficos. Os polinizadores adoram as flores e você encontrará outros insetos predadores usando a borragem como estação de alimentação e local de descanso.
A borragem se encaixa perfeitamente no seu jardim de ervas, jardim de flores anuais ou intercalada entre seus vegetais de verão. Ela floresce durante o auge do verão com flores vistosas em forma de estrela de cor azul-pálida. Use folhas jovens e flores em saladas ou cozinhe as folhas em um prato saboroso de verduras mistas.
Trigo Sarraceno
O trigo sarraceno é uma planta anual interessante que é talvez mais comumente usada como cultura de cobertura. Também é altamente ornamental, comestível, faz flores de corte duradouras e é muito atraente para polinizadores. Comece novas plantas de trigo sarraceno a partir de sementes e você terá novas mudas brotando rapidamente. Para uma planta semelhante com uma bela cor, experimente o trigo sarraceno rubi.
Plante o trigo sarraceno em um local ensolarado com solo bem drenado. Use-o como cultura de cobertura para ajudar a enriquecer o solo e suprimir ervas daninhas em seus canteiros elevados, fileiras de jardim ou entre culturas de primavera e outono. Enquanto está crescendo e florescendo, você fornecerá uma valiosa fonte de alimento para abelhas. Quando terminar de florescer, incorpore-o ao solo como um adubo verde.
Coentro
Esta erva distintiva é uma anual para o seu canteiro de ervas de início de primavera. Semeie diretamente as sementes no final do inverno e elas brotarão assim que o solo aquecer. Os cachos de folhas podem ser colhidos para guarnição fresca, mas certifique-se de comê-los enquanto o clima ainda está fresco, pois eles morrerão com o início do calor do verão.
O coentro floresce no final da primavera e início do verão. Produz umbelas largas de delicadas flores brancas que atraem joaninhas, crisopídeos e moscas predadoras. Esta é uma das plantas polinizadoras que florescem mais cedo que você pode cultivar para ajudar a prolongar a temporada de polinização em seu jardim. Após a floração, deixe as sementes amadurecerem na planta e ela se auto-semeia para outra colheita no ano seguinte. Ou colha-as e use-as como coentro na sua cozinha.
Margarida de Chocolate
A margarida de chocolate, também chamada de flor de chocolate, floresce durante os meses de verão. Em condições ideais, pode florescer continuamente até a primeira geada. As flores amarelas alegres têm centros vermelho-escuros. Polinizadores adoram suas flores e pássaros virão para pegar as sementes no outono.
Trevo Vermelho
O trevo vermelho é uma erva anual nativa da Europa. É frequentemente usado como cultura de cobertura, forragem para gado ou para controle de erosão. Você não precisa de uma fazenda extensa para apreciar esta planta, no entanto. Quando você a usa como cultura de cobertura em seu jardim, incorpore-a ao solo após a floração para ajudar a melhorar a fertilidade do solo.
Este trevo de crescimento rápido floresce apenas alguns meses após a semeadura. Suas vibrantes flores vermelhas são um deleite para abelhas, borboletas e muitos outros insetos benéficos. As flores ricas em néctar certamente estarão zumbindo com atividade de insetos enquanto adicionam um toque de cor ao seu paisagismo. Use o trevo vermelho em vasos, canteiros elevados, canteiros de flores e como preenchimento entre culturas em seu jardim de vegetais.
Embora o trevo vermelho seja benéfico de muitas maneiras, ele também pode se espalhar e tomar conta de uma área se você deixar. Atualmente, está listado como uma espécie invasora na Virgínia Ocidental.
Tomilho Rastejante
O tomilho rastejante pode ser pequeno, mas é uma grande atração para polinizadores. Vespas parasitas e moscas também são atraídas pelo tomilho e você pode ver esses insetos benéficos se alimentando do néctar das flores. O tomilho rastejante é uma ótima cobertura do solo para pequenos espaços e fica lindo em um canteiro elevado ou como parte do seu jardim de ervas. Suas abundantes flores florescem no verão, criando um tapete baixo de flores roxas.
Plante tomilho rastejante em pleno sol ou sombra muito leve. Ele requer solo bem drenado e tolera condições de solo arenoso, pedregoso e raso. Esta variedade de tomilho é perene e suas pequenas folhas perfumadas adicionam interesse ao seu paisagismo durante todo o ano.
Endro
O endro é uma erva anual com muito apelo para o jardim. Cultive esta planta altamente aromática em seu jardim de borboletas, jardim de ervas ou em um vaso. Coloque algumas plantas de endro entre seus vegetais de jardim ou flores perenes.
O endro é uma planta polinizadora incrível. Floresce no início do verão e atrai abelhas, borboletas, vespas parasitas e moscas-das-flores. Também é uma planta hospedeira para a lagarta da borboleta rabo-de-andorinha preta. O endro é incrivelmente fácil de cultivar. Semeie diretamente as sementes na primavera e depois sente-se, relaxe e aproveite suas plantas de endro. Se você gosta de fazer conservas e criar temperos saborosos, o endro é essencial na culinária.
Funcho
O funcho é uma erva perene com folhagem frondosa atraente. Esta planta tem folhas aromáticas, sementes e caules comestíveis. Cultive-o em seu jardim perene, jardim de ervas ou jardim de polinizadores. O funcho é facilmente cultivado a partir de sementes e se auto-semeia prontamente em condições ideais de crescimento com solo úmido e bem drenado.
As flores do funcho são umbelas soltas de flores amarelas cremosas. Floresce no verão e é muito atraente para abelhas, borboletas, joaninhas, crisopídeos e outros insetos benéficos. Também é uma planta hospedeira larval para várias espécies de borboletas rabo-de-andorinha, então não se surpreenda ao ver essas lagartas listradas de preto, amarelo e verde se alimentando de suas plantas de funcho durante os meses de verão.
Solidago
Existem mais de 100 espécies de solidago, muitas das quais são nativas da América do Norte. Quer você tenha um espaço grande ou pequeno, solo seco ou úmido, certamente encontrará um solidago que atenda às suas necessidades. Essas perenes fáceis de cultivar frequentemente se espalham vigorosamente por auto-semeadura e rizomas.
Se você está procurando uma flor silvestre amarela ensolarada para apoiar insetos benéficos, o solidago é uma boa escolha. As abelhas são especialmente fãs dessas flores de final de temporada. Você também encontrará joaninhas, borboletas, besouros-blister e moscas-das-flores parasitas usando essas plantas como fonte de néctar. Os solidagos são mais adequados para um lote maior e naturalizado, como um jardim de prados, a menos que você esteja preparado para desbastá-los anualmente para controlar qualquer disseminação indesejada.
Erva-de-São-João
Esta é uma planta alta e amante da umidade que atrai uma grande variedade de insetos benéficos. Você verá borboletas, abelhas e muitos outros insetos que se alimentam de néctar. As amplas massas de pequenas flores roxas claras fornecem uma excelente fonte de alimento para todos os seus polinizadores favoritos.
A erva-de-São-João é difícil de perder. Esta planta facilmente atinge dois metros de altura em condições ideais. Prefere solo consistentemente úmido. Suas plantas se espalharão por rizomas e auto-semeadura, então dê-lhes bastante espaço para se espalhar. Um plantio naturalizado à beira de um riacho ou um jardim de prados úmidos seria ideal!
Lantana
A lantana é um arbusto amante do calor que borboletas e beija-flores adoram. Esta planta fácil de cultivar precisa de um local ensolarado com solo úmido e bem drenado. Dependendo do cultivar e da sua zona climática, sua lantana pode ser perene ou caducifólia, e em climas mais frios, você pode precisar podar esta planta até o chão após a primeira geada e esperar que ela cresça novamente na primavera seguinte.
As lantanas têm um período de floração incrivelmente longo. Elas geralmente começam a florescer no início do verão e continuam sem parar até a primeira geada do outono. Durante esse tempo, os cachos de flores coloridos e arredondados estarão vivos com insetos benéficos de todas as variedades. As folhas da lantana têm um odor pungente distinto que repele veados e coelhos.
Existem várias espécies de lantana nativas da América do Norte. Se você mora em uma região onde a Lantana camara é invasiva, opte por uma espécie nativa.
Lavanda
A lavanda é uma erva muito amada com flores bonitas e folhagem doce e perfumada. Este pequeno arbusto é uma ótima planta para o seu jardim de ervas ou um canto ensolarado do seu jardim de pedras ou pátio. A lavanda tem boa tolerância à seca e não é incomodada por veados e coelhos.
A lavanda também é uma planta maravilhosa para apoiar polinizadores. As vistosas flores roxas florescem durante o verão e fornecem uma ótima fonte de néctar. Abelhas e borboletas adoram lavanda, e você verá crisopídeos e moscas parasitas visitando as flores também. Libélulas pousam nas pontas dos caules. Você também pode usar lavanda como fragrância em sabonetes caseiros e misturas de potpourri, ou usá-la como aromatizante em chás e biscoitos.
Cravo-de-Defunto
Os cravos-de-defunto são anuais fáceis de cultivar que são notavelmente fáceis de incorporar em praticamente qualquer configuração de jardim. Os cravos-de-defunto preferem solo rico, úmido e bem drenado e são uma ótima escolha para canteiros elevados, vasos ou bordas de caminhos. Eles são uma planta companheira preferida no jardim de vegetais, ajudando a atrair insetos benéficos e repelir pragas de insetos.
Essas plantas floridas e alegres desfrutam de uma longa temporada e florescem durante todo o verão. As flores de cravo-de-defunto são mais comumente em tons variados de amarelo e laranja e alguns cultivares bicolores. Remova as flores murchas para prolongar a temporada de floração e atrair mais polinizadores!
Girassol Maximiliano
Este girassol nativo é um gigante imponente para o seu jardim de flores perenes. À medida que cresce em direção ao sol, pode atingir até três metros de altura com muitos caules floridos ramificados. Ao contrário de seu parente gigante com suas enormes flores em forma de prato, as flores do Maximiliano têm geralmente de sete a dez centímetros de diâmetro. Essas flores amarelas brilhantes adicionam muita cor ao seu jardim durante os meses de verão.
Pássaros, borboletas e muitos polinizadores ocupados visitarão as flores, em busca de néctar, pólen e sementes. Eles fazem excelentes flores de corte para o seu buquê de flores silvestres de verão. Esta é uma ótima planta para uma área naturalizada maior, como um jardim de prados. Essas plantas resistentes crescem facilmente a partir de sementes e se espalham rapidamente para formar colônias densas.
Sálvia Azul
A sálvia azul floresce durante o verão e até o outono. Seus densos cachos de flores roxas se erguem acima dos caules folhosos. Se você olhar de perto para as flores individuais, poderá ver que partes delas são cobertas por uma penugem macia. Existem várias outras variedades de sálvia que são excelentes plantas para polinizadores, então sinta-se à vontade para explorar outras opções que cresceriam bem em seu jardim. Polinizadores e beija-flores são altamente atraídos por essas sálvias floridas.
Asclepias
Se eu tivesse que recomendar uma única espécie de asclepias, a Asclepias tuberosa seria minha escolha principal. No entanto, existem várias outras espécies de asclepias que são plantas polinizadoras incríveis. Escolha uma espécie nativa da sua região e você terá uma planta vistosa e de baixa manutenção para desfrutar e compartilhar com suas borboletas locais.
As