Ideias para Jardins Sensoriais: Estimulando os Sentidos

Você está visualizando atualmente Ideias para Jardins Sensoriais: Estimulando os Sentidos

Criar um jardim sensorial é uma experiência gratificante, independentemente do motivo. Melhorar um jardim para incluir elementos sensoriais é igualmente benéfico. E fazer isso traz vantagens para todos que entram no espaço.

Seja em um jardim público ou no seu quintal, incorporar elementos sensoriais é fácil. Considerar todos os cinco sentidos e trabalhar com eles tem o benefício de aproximar você das plantas e dos elementos do jardim.

Vamos discutir jardins sensoriais e o que os compõe. Incluiremos um breve olhar sobre sua história e falaremos sobre como você pode planejar e implementar seu próprio espaço sensorial em casa ou onde quer que você cultive.

O que é um Jardim Sensorial?

Um jardim sensorial é um espaço que inclui não apenas plantas sensoriais, mas também elementos que evocam todos os cinco sentidos (visão, tato, paladar, audição e olfato). Muitos jardins sensoriais são projetados para tornar a jardinagem mais acessível a pessoas de todas as habilidades e origens. Eles são frequentemente criados para fins terapêuticos também. Qualquer jardim pode ser um jardim sensorial. Esses jardins são convidativos, onde os visitantes podem se envolver mais com as plantas e características presentes.

A História dos Jardins Sensoriais

Os jardins sensoriais foram inicialmente desenvolvidos para pessoas com dificuldades auditivas, visuais ou de mobilidade. O conceito mudou bastante desde o primeiro desenvolvimento. Hoje, eles são focados em inclusão, convidativos e fornecem elementos que estimulam os sentidos individuais e múltiplos sentidos ao mesmo tempo para todos os presentes. Muitos hoje são desenvolvidos especialmente para crianças. Com mais conscientização sobre o autismo, jardins que proporcionam uma experiência sensorial são mais importantes, especialmente em espaços públicos ao ar livre. Esses espaços proporcionam sensações calmas e relaxantes para pessoas com autismo. Podemos usar os excelentes exemplos de inúmeros espaços públicos para nos ajudar a determinar como incorporar informações sensoriais em nossos espaços domésticos também.

Quem se Beneficia de um Jardim Sensorial?

Como mencionamos brevemente, esses espaços melhoram o bem-estar de qualquer pessoa que esteja neles. É especialmente benéfico proporcionar experiências sensoriais para pessoas com dificuldades de aprendizagem. Estímulos táteis têm sido úteis em interações terapêuticas com crianças com autismo. Cobrir todos os sentidos permite que aqueles que dependem de diferentes sentidos os experimentem mais facilmente, mesmo que tenham dificuldade com um sentido em particular. Mas quando perguntamos quem se beneficia, é uma ampla gama de pessoas. Todos se beneficiam.

Considerações para Jardins Sensoriais

Antes de falarmos sobre o design de um espaço sensorial inclusivo, vamos cobrir os diferentes elementos no jardim. Claro, as plantas são fundamentais. As escolhidas para um design sensorial devem incluir camadas de sensação. Elas também devem ser não tóxicas e não alérgicas. Os visitantes do espaço não devem se preocupar em pegar produtos químicos nas mãos ao tocar nas plantas. Nem devem se preocupar com alérgenos.

Escolha plantas adequadas ao clima e ao solo. Coloque-as adequadamente para que possam prosperar. Plantas felizes fazem visitantes de jardim felizes. Isso se relaciona diretamente com a escolha dos maiores recursos do jardim. Como eles irão encantar e deslumbrar você e seus amigos, ou os frequentadores do jardim?

Considere também elementos de paisagismo, como caminhos e assentos. Pense em maneiras de adicionar textura não apenas em itens que as mãos tocarão, mas também nos caminhos. Contemple como você pode criar um espaço seguro onde o potencial de acidentes seja limitado. Reduza o potencial de cantos afiados e perigos de tropeço ao criar um jardim sensorial.

Usando Todos os Sentidos

Vamos discutir os cinco sentidos e incluir exemplos de como incorporar a estimulação sensorial para cada um no seu espaço de jardim. Em qualquer ponto, um elemento que pode cobrir mais de um dos sentidos fornece mais do que aquele que incorpora um único sentido.

Som

Nos maiores recursos do jardim, aumente o som através dos caminhos que você projeta. Cascalho crocante ou a reverberação dos pés em pedras de calçada ou seixos lisos são excelentes maneiras de invocar o sentido do som. Folhas no chão crocando sob os pés instruem os visitantes sobre as mudanças sazonais. Alimentadores de pássaros convidam pássaros que chamam uns aos outros, adicionando um elemento externo de som ao interior do jardim. Uma fonte de água que tem um gorgolejo consistente ou água gotejante ajuda a fornecer uma fonte de estimulação relaxante e um habitat para pássaros e insetos. Clackers de bambu (às vezes conhecidos como espanta-cervos) adicionam um elemento de áudio intermitente que é agradável para qualquer pessoa no jardim.

Algumas plantas são excelentes para fornecer um foco sonoro no seu jardim. Gramíneas ornamentais sussurram ao se moverem com o vento. Outras plantas, como a flor de palha, fazem um som de estalo quando suas pétalas são esfregadas pelas mãos humanas. Cerejas de chão ou flores de balão não abertas também têm uma textura e som crocantes. Árvores com folhas grandes e largas criam diversidade sonora à medida que o vento passa por elas. Provavelmente, as formas mais óbvias de inclusão sonora são os sinos de vento ou sinos que produzem tons sonoros pacíficos ao balançarem.

Olfato

Ao escolher plantas, considere não apenas os elementos visuais e auditivos que elas fornecem, mas também o cheiro. Ervas são excelentes nesse aspecto. Elas têm óleos ricos com aromas inconfundíveis e produzem uma experiência sensorial segura porque não possuem alérgenos. Cosmos de chocolate fornecem um estímulo visual impressionante e um aroma forte que lembra chocolate. Lavanda é outra planta para estimular as sensações olfativas, e proporciona um aroma relaxante aos visitantes de vários jardins. Algumas espécies de árvores têm aromas encantadores em suas agulhas, cascas e seivas.

Fora das flores, ervas e árvores, você pode evocar cheiro através de diferentes grandes recursos. Canteiros elevados aquecidos no calor do dia emitem um cheiro suave que pode ser muito instrutivo para demonstrar como o solo saudável cheira. O mesmo vale para o cheiro de uma pilha de compostagem. Lasca de madeira de cedro pode ser uma opção também, embora alergias a cedro sejam mais comuns.

O cheiro de uma cerca de madeira, ou de recursos de água com plantas crescendo em uma área designada têm um odor leve que dá aos habitantes uma ideia de como uma área ripária saudável cheira. Até mesmo animais incorporados no jardim, como galinhas, cabras ou coelhos têm cheiros acompanhantes.

Tato

Incluir plantas com texturas interessantes como tomilho lanoso, alecrim ou até mesmo as folhas macias de lavanda promovem a saúde não apenas na informação sensorial, mas também no entendimento de como identificá-las e usá-las. Inclua plantas com diferentes texturas, como gramíneas ornamentais e suculentas. Plantas tropicais colocadas sob grandes árvores têm uma textura emborrachada inconfundível. E a casca das árvores é diferente dependendo da espécie. Aqueles que aprendem sobre plantas podem usar a sensação do tato para identificá-las.

As vagens ásperas da equinácea roxa fornecem estimulação em um sentido sazonal, especialmente se aqueles que visitam seu jardim tiveram a chance de tocá-las enquanto a flor ainda estava em flor. Sentir a diferença entre várias sementes também é uma ótima maneira de promover e invocar o tato como um sentido. No extremo oposto do espectro estão as orelhas de cordeiro, que são macias na maior parte do ano.

Folhagem com uma certa textura é ótima. Assim como sentir a diferença entre a borda de um canteiro de flores e o solo dentro dele. Plante caules folhosos ao lado de caules lenhosos para fornecer uma comparação. Esta é uma maneira excelente de estimular e envolver os habitantes do jardim. Vegetais com pele cerosa podem ser tocados durante e antes da colheita. Até mesmo um recurso de água acessível é outra maneira de envolver.

Paladar

Diretamente relacionado ao olfato está o paladar. Se você já cultivou algo para comer, sabe que esta é uma das melhores partes da jardinagem em geral. Permitir que os visitantes provem vegetais e plantas comestíveis que crescem no jardim é divertido e instrutivo. Flores como a capuchinha proporcionam um sabor picante junto com cores impressionantes. Ervas são uma maneira óbvia de envolver através do paladar. Mas também são árvores, como o cedro ocidental, ou cítricos por suas folhas. Hortelã-chocolate é uma maneira divertida de envolver o sentido do olfato e do paladar ao mesmo tempo.

Crie um jardim de ervas cercado por flores comestíveis e alfaces, colocando toda a folhagem comestível em uma área. Inclua ervas como lavanda, tomilho, orégano, manjericão e várias flores comestíveis. Projete uma área de plantas comestíveis ao redor de um recurso de água para dar aos visitantes não apenas um exemplo de como a folhagem difere em áreas dominadas pela água, mas também para criar uma sensação de como suas texturas diferem.

Considere como cada planta age nas papilas gustativas de diferentes habitantes. Pense em como flores comestíveis ou ervas podem ser picantes, doces, adstringentes ou amargas. Cebolinhas (Allium schoenoprasum) florescem anualmente, atraem polinizadores e dão aos habitantes um pequeno lanche ao longo do caminho.

Visão

Esta pode ser a parte mais fácil de construir um jardim sensorial. Usar plantações que florescem em cores energizantes ou até mesmo cores suaves, e combinações de ambas, é uma excelente maneira de deslumbrar os olhos e envolver a visão dos frequentadores do jardim. Escolha aquelas com folhagem ou flores que tenham um apelo visual durante todo o verão, ou encontre aquelas que mudam significativamente ao longo de várias estações.

Pense em todos os níveis do seu design. Se você está procurando algo para bordar caminhos ou servir como uma cobertura de solo impressionante, o tomilho rasteiro (Thymus serpyllum) é uma excelente opção. Isso apoiado pela Echinacea purpurea cria um design monocromático impressionante. Ambos são adequados para muitos climas diferentes e fazem uma exibição impressionante quando suas flores de lavanda florescem.

Plantações que incentivam fontes externas de visão são excelentes. Certos tipos têm uma flor que atrai borboletas e também um delicioso aroma. Um jardim inteiro orientado para borboletas monarcas, por exemplo, é uma maneira espetacular de fornecer polinização para vegetais próximos e também instruir os visitantes sobre o processo de polinização.

Da mesma forma, plantar arbustos para atrair pássaros, ou aqueles que produzem sementes que eles gostam de comer pode ter a mesma função. Todos sabem que a vida de pássaros e borboletas em um jardim proporciona uma visão divertida. Eles também fornecem informações sobre como o ecossistema local funciona.

Considere como fornecer interesse visual com recursos de água e caminhos também. Você pode usar materiais de cores diferentes e plantar flores que acentuam ou contrastam com o material do seu caminho. Escolha erva-das-borboletas ou Echinacea purpurea como uma maneira de trazer insetos diretamente para os caminhos que os habitantes percorrem. Estações com suculentas como a hoya de coração com suas folhas em forma de corações voltados para baixo dão aos habitantes uma ideia das amplas variedades botânicas entre flores e folhas.

Construindo Seu Próprio Jardim Sensorial

Agora vamos falar sobre como você pode criar seu jardim sensorial. Vamos percorrer o processo de planejamento até a implementação de forma breve para que você possa começar assim que quiser.

Planejamento

Desenhe seu espaço em branco ou jardim, seja com papel e lápis ou em formato digital. Antes de adicionar elementos ao seu design, considere o que você quer fazer com o espaço. Existem grandes recursos que devem ser adicionados e precisam de planejamento significativo? Ou você está simplesmente incorporando flores e vida vegetal que são mais estimulantes do que o que já existe lá? Você precisa remover alguma folhagem venenosa ou isolá-las para que fiquem inacessíveis? Você deve criar caminhos ou simplesmente pendurar sinos de vento?

Depois de decidir qual é o propósito do seu espaço, inclua esses elementos no seu design.

Aquisição

Faça uma lista dos itens e materiais que você precisa adquirir para colocar seu jardim sensorial em prática. Isso inclui grandes elementos como pedras, cascalho, terra, solo e até mesmo plantas com flores que tornam a experiência revigorante e emocionante. Pode também incluir as ferramentas necessárias para realizar o trabalho.

Implementação

Em seguida, escreva uma lista das tarefas que você precisa completar. Se você estiver trabalhando em um espaço público, considere solicitar ajuda de voluntários ou funcionários da organização para a qual você trabalha. Ou, se estiver trabalhando no seu jardim em casa, convide seus amigos para ajudar a concluir cada tarefa. Comece com os grandes projetos de construção e termine com o plantio.

Manutenção

Finalmente, mantenha o espaço em boas condições para que ele continue sendo convidativo para aqueles que o visitarão. Caminhos devem permanecer livres de perigos de tropeço. Plantas mantidas em boas condições são convidativas para pessoas e vida selvagem. Mantenha um lago para que não fique coberto de algas. Pode cada árvore adequadamente e remova ervas daninhas que tomem conta de uma área conforme necessário. Colha e remova vegetais e frutas conforme necessário também. Isso ajudará seu espaço a permanecer estimulante e energizante.

Perguntas Frequentes

P: O que um jardim sensorial deve incluir?

R: Ele deve incluir elementos que focam em todos os sentidos. Pode ser mais forte em um sentido com base em quem é mais provável que visite.

P: O que é um jardim sensorial para demência?

R: É um jardim focado em sensações que estimulam a memória. Estar ao ar livre é ótimo para pessoas que vivem com demência, além de aumentar a qualidade do sono e a autoestima.

P: Quem se beneficia de um jardim sensorial?

R: Todos se beneficiam! Veja acima.