5 Soluções para Perennes Caídas

Você está visualizando atualmente 5 Soluções para Perennes Caídas

Eu tenho uma mentalidade de jardinagem “ou prospera ou morre”. Prefiro espécies robustas que sejam resistentes ao meu clima frio da zona 4, riam na cara do meu solo argiloso menos que ideal e exijam o mínimo de cuidados. Se você é uma planta perene que precisa de rega diária, beliscões e estacas regulares ou muita atenção, bem, provavelmente não vai durar muito nos meus canteiros.

Então, quando plantei vários bulbos de gladíolos no ano passado, minha empolgação inicial com os botões laranja brilhantes e tropicais rapidamente se transformou em exasperação. Eles eram tão moles. Eles caíam sobre meus gerânios resistentes. Os caules inclinados eventualmente quebraram sob o peso das flores pesadas, e bem, foi isso para mim. Sem gladíolos no meu jardim este ano.

Talvez você também tenha encontrado plantas perenes caídas no seu jardim. Seja porque estão precisando de mais luz, menos fertilizante ou simplesmente têm flores naturalmente pesadas, as plantas perenes se inclinam e se espalham por vários motivos. Não deixe os caules moles te desanimarem! Continue lendo e aprenda como manter suas plantas perenes eretas.

Seja Solidário

Apoie plantas perenes altas cedo com estacas ou gaiolas.

Estacar é a solução mais óbvia para corrigir plantas perenes caídas. Algumas flores são simplesmente propensas a cair. Espécies com caules longos e cabeças de flores pesadas, como delfínios, gladíolos e malvas, podem precisar de um pouco de suporte. Estacar funciona bem para essas plantas que crescem mais altas do que largas e têm apenas alguns caules pesados no topo.

Estaque cedo na temporada, quando as plantas estiverem com cerca de um terço do seu tamanho máximo. As estacas são geralmente de metal fino ou bambu, embora eu tenha tido bastante sorte apenas andando pela floresta adjacente e encontrando alguns galhos rígidos e relativamente retos.

Insira a estaca no chão perto da planta, evitando o aglomerado central de raízes. Amarre soltamente o caule principal à estaca com barbante. Se eu decidir voltar ao mundo dos gladíolos, com certeza me prepararei para estacar primeiro.

Para espécies mais arbustivas que enviam muitos caules, tente um suporte em forma de gaiola ou anel. Estes são tipicamente de metal ou arame e consistem em uma estrutura externa com ou sem um interior em grade. Peônias, flox, dálias e outras plantas perenes largas e com múltiplos caules são boas candidatas para suportes de gaiola.

Evite passar caules individuais pelo suporte (e potencialmente quebrá-los no processo) configurando esses suportes cedo na temporada, à medida que o novo crescimento está surgindo do solo. Os caules crescerão através do suporte por conta própria.

Pegue as Tesouras de Poda

Pode plantas perenes na primavera para caules mais fortes e crescimento mais arbustivo.

Pegue essas tesouras de poda e prepare-se para dar um corte nas suas plantas perenes. Podar reduz a altura de toda a planta, o que ajuda a reduzir o peso. Você terá caules mais robustos com crescimento mais arbustivo e mais brotos laterais.

Na primavera, quando a planta atingir cerca de um pé de altura, corte bastante, pelo menos seis polegadas ou um terço da altura total da planta. Vai parecer contra-intuitivo podar tanto crescimento fresco – mas vá em frente! Além de plantas mais fortes e compactas, você poderá controlar o tamanho e a forma da planta, bem como potencialmente estender a estação de floração.

Sedums e ásteres respondem bem a ser podados na primavera. No entanto, plantas perenes em forma de montículo, como flox musgoso, heuchera e gerânios resistentes, não se beneficiarão muito de uma poda pesada. Para essas plantas de crescimento baixo, simplesmente corte qualquer folhagem velha e com aparência desgastada na base da planta.

Reduza o Fertilizante

Use fertilizante equilibrado e de liberação lenta para um crescimento saudável e robusto das plantas.

O fertilizante pode ser tremendamente benéfico para plantas que são grandes consumidoras de nutrientes ou estão em solo particularmente pobre. No entanto, uma planta perene super fertilizada que já está crescendo em solo rico pode produzir um crescimento rápido à custa de caules fortes. Caules fracos eventualmente cairão durante a temporada. Em particular, muito nitrogênio pode produzir um surto de crescimento vegetativo folhoso, sem caules de suporte ou até mesmo flores.

Comece com um solo saudável que seja enriquecido com bastante composto e coberto com uma camada de cobertura morta que conserve a umidade. Se você precisar aplicar fertilizante, use uma fórmula de liberação lenta que alimentará as plantas com uma dose gradual de nutrientes ao longo de vários meses. Procure um fertilizante equilibrado que forneça partes iguais de nitrogênio, fósforo e potássio.

Claro, há algumas plantas perenes, principalmente plantas nativas, que realmente não precisam de fertilizante. Equinácea (Echinacea spp.), índigo falso azul (Baptisia spp.), erva-borboleta (Asclepias tuberosa) e lavanda (Lavandula spp.) prosperam em solo médio e bem drenado sem fertilizante suplementar. Não surpreendentemente, tenho muitas dessas plantas espalhadas pelo meu jardim.

Forneça Mais Luz Solar

Garanta luz solar adequada para evitar crescimento esguio e caules caídos.

Outro motivo para o crescimento esguio e caules caídos? Falta de sol. As plantas precisam de luz solar suficiente para realizar a fotossíntese e crescer. Se estiverem em um local com luz inadequada, podem se esticar e se inclinar na direção do sol. Podem crescer com caules mais fracos e menos folhas. Esse rastreamento inato do sol, chamado fototropismo, é uma maneira da planta otimizar sua exposição à luz.

Entenda a exposição ao sol do seu jardim antes de plantar. Muitas plantas toleram sombra parcial, mas plantas perenes como milefólio, sálvia russa azul, lavanda, estrela flamejante, íris barbada e rudbéquia precisam de um dia inteiro (pelo menos 6-8 horas) de luz solar. Se você tiver espaço, realoque essas plantas caídas para um canto mais iluminado do jardim. Corte cerca de um terço da altura total da planta, desenterre e replante.

Se você tiver uma árvore crescida demais no seu quintal, adicionar mais sol pode ser uma questão de podar um ou dois galhos. Se você mora em um lugar com árvores grandes, consultar um arborista é o melhor.

Divida e Conquiste

Revitalize plantas crescidas demais dividindo-as para um melhor crescimento.

Dividir um aglomerado antigo ou crescido de plantas pode ajudar a mantê-las eretas e com aparência arrumada, além de gerenciar o tamanho total da planta. Plantas perenes que precisam ser divididas podem começar a produzir flores menores ou em menor quantidade, desenvolver uma área vazia no meio da planta ou cair para fora. Dividir essas plantas perenes reduz a massa externa mais velha da planta e estimula o novo crescimento a partir da coroa central.

Quando se trata de dividir plantas perenes, o timing é fundamental. Evite desenterrar plantas quando estão prestes a florescer ou durante períodos de estresse ambiental, como seca ou temperaturas excepcionalmente altas. Divida plantas perenes que florescem no outono na primavera; elas terão toda a estação de crescimento para se recuperar. Divida plantas que florescem no verão no outono, pelo menos 4 semanas antes do solo congelar, para permitir tempo suficiente para as raízes se estabelecerem. Em áreas com outonos amenos, pode ser possível dividir plantas perenes que florescem no outono com tempo suficiente antes da primeira geada.

Divida Estas Plantas na Primavera
Divida Estas Plantas no Outono

Ásteres
Allium

Crisântemos
Coração-sangrento

Margarida Shasta
Íris

Sedum
Peônias

Chelone
Lírios

Milefólio
Hostas

Há algumas plantas perenes que não se beneficiam de serem divididas. Essas plantas só devem ser desenterradas se precisarem ser realocadas ou removidas do jardim completamente. Evite dividir plantas com raízes pivotantes muito profundas, como índigo falso (Baptisia spp.), erva-borboleta (Asclepias spp.) e gipsofila (Gypsophila spp.).

Plantas perenes lenhosas, semelhantes a arbustos, como lavanda e alecrim, também não devem ser divididas; quebrar as raízes fibrosas e resistentes ligadas à coroa danificará gravemente ou matará a planta.

Principais Conclusões

Pare com a queda! Existem muitas pragas e doenças de jardim complicadas que são difíceis de diagnosticar e resolver corretamente. Felizmente, plantas caídas são tipicamente uma questão de hábitos de crescimento da planta ou das condições ambientais do seu jardim, e, portanto, são fáceis de remediar.

Ao escolher o tipo certo de planta para os níveis de luz solar, implementar alguns suportes estratégicos para plantas e práticas de poda, e pegar leve no fertilizante, você pode ter plantas perenes deslumbrantes que permanecem de pé durante toda a temporada.