Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Videira Coração Sangrando

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Videira Coração Sangrando

Visão Geral

O nome comum coração sangrando vem das flores vermelhas que se parecem com um coração ou sangue escorrendo de um cálice branco. Esta versão trepadeira cresce rapidamente e de forma agressiva, resultando em um belo pano de fundo de folhagem verde brilhante e flores marcantes para o seu jardim. Pode ser cultivada em um treliça arqueada, ao longo de uma cerca de tela de corrente para mais privacidade, permitida a derramar sobre a borda de um canteiro elevado ou pendurada em uma cesta suspensa.

As vinhas de coração sangrando requerem cuidados moderados. Elas precisam de água e poda consistentes, mas valem a pena! Certifique-se de podá-las após florescerem, antes de formarem vagens de sementes, a menos que queira que se espalhem.

O que é a Vinha do Coração Sangrando?

A vinha do coração sangrando, Clerodendrum thomsoniae, também conhecida como trepadeira sangrenta ou flor-saco, é cultivada como ornamental e admirada por suas belas flores bicoloridas. É uma planta perene. Cultive-a ao ar livre como perene nas zonas de crescimento do USDA 9-11. Em outras zonas, pode ser cultivada como anual ou precisará ser levada para dentro durante o inverno.

Esta vinha cresce de forma agressiva e pode atingir alturas de 10 pés em uma única estação de crescimento. Há algum debate sobre se esta planta pertence à família Lamiaceae ou Verbenaceae. De qualquer forma, ela produz flores únicas e cria um efeito visual deslumbrante no jardim quando permitida a subir em uma treliça ou derramar sobre as bordas de recipientes.

História

A espécie homenageia o missionário e colecionador de plantas Reverendo William Cooper Thomson.

A vinha do coração sangrando tem sido cultivada nos trópicos e subtrópicos ao redor do mundo por suas qualidades ornamentais. O nome do gênero Clerodendrum é derivado das palavras gregas ‘kleros’, que significa ‘chance’ ou ‘destino’, e ‘dendron’, que significa ‘árvore’. O nome da espécie ‘thomsoniae’ é em homenagem ao Reverendo William Cooper Thomson, missionário, médico e colecionador de plantas na Nigéria.

Área Nativa

Esta vinha da África Ocidental se espalhou globalmente e se naturalizou em várias localidades.

Esta vinha tropical é nativa da África Ocidental. Desde então, se espalhou ao redor do mundo e se naturalizou em várias áreas, incluindo o Escudo da Guiana, Belize, Estados Unidos, Ilhas Galápagos e Austrália.

Em sua área nativa, esta vinha está acostumada a condições quentes, úmidas e consistentemente úmidas. Por esse motivo, ela prospera em regiões tropicais e subtropicais, o que explica por que facilmente se naturalizou nas áreas mencionadas acima.

Características

As flores brancas do cálice e corola vermelha escura da vinha do coração sangrando aparecem em cachos.

Esta vinha tropical produz um cálice branco do qual emerge uma corola vermelha escura que se assemelha a um coração sangrando. As flores aparecem em cachos de 8 a 20 por grupo, que são cercados por folhagem verde escura e brilhante.

Se as flores forem polinizadas, elas produzirão um fruto. Esses frutos não são comestíveis e são tóxicos tanto para humanos quanto para animais de estimação. Portanto, é melhor garantir que essas vinhas sejam plantadas fora do alcance de animais de estimação e crianças pequenas. Os frutos, no entanto, conterão sementes que podem ser coletadas se desejar propagar suas plantas. Às vezes, os pássaros comem as sementes e as espalham ao redor para você!

Usos

Ele melhora a estrutura vertical em treliças e fica deslumbrante em canteiros elevados.

Esta planta perene é usada no paisagismo de jardins como ornamental. Cultivá-la em uma treliça arqueada pode adicionar estrutura vertical ao seu jardim. Também fica deslumbrante derramando sobre as bordas de canteiros elevados ou vasos suspensos. Elas se saem bem em sombra parcial e podem ser cultivadas ao redor da base de árvores e permitidas a se espalhar como cobertura do solo.

Onde Comprar

A planta é difícil de encontrar localmente, a menos que você more em uma região tropical.

Esta planta tropical pode ser facilmente encontrada online através de vários varejistas. Será mais difícil encontrá-la localmente em viveiros ou grandes lojas de materiais de construção, a menos que você more em uma região tropical ou subtropical. Se você conhecer alguém com uma planta estabelecida disposto a lhe emprestar um corte ou sementes, você pode propagar sua planta (mais sobre isso depois!)

Plantio

Use uma treliça para escalar ou podar para um hábito de crescimento arbustivo.

É melhor plantar esta vinha na primavera. Se você estiver em um clima mais frio, certifique-se de esperar até que todas as ameaças de geada tenham passado. Para preparar o local de plantio, cave um buraco tão profundo quanto o recipiente original e pelo menos duas vezes mais largo. Coloque sua vinha no buraco e preencha com composto.

Forneça à sua planta uma treliça ou outra estrutura para escalar. Alternativamente, você pode optar por deixá-la se espalhar pelo chão e atuar como cobertura do solo. Você também pode podar a planta regularmente para dar a ela um hábito de crescimento mais arbustivo.

Como Cultivar

As vinhas do coração sangrando requerem um nível moderado de manutenção. Elas precisam de regas consistentes e podas regulares. Existem algumas maneiras de cultivar esta planta, que incluem cultivá-la ao ar livre, dentro de casa ou uma combinação dos dois. Por esse motivo, alguns dos requisitos de cultivo serão diferentes dependendo se você está cultivando dentro ou fora. Continue lendo para aprender como fornecer a esta vinha suas condições ideais de crescimento.

Luz

As vinhas do coração sangrando prosperam em sol parcial ao ar livre e luz direta brilhante dentro de casa.

Quando cultivadas ao ar livre, as vinhas se saem melhor em sol parcial. O sol pleno tende a ser muito intenso e faz com que as plantas sequem muito rapidamente. Em seu habitat nativo, geralmente é uma planta de sub-bosque, então está adaptada para sobreviver em condições de sombra parcial ou sol dappled.

Quando cultivadas dentro de casa, forneça um local com luz direta brilhante. Isso porque a luz solar que passa pela sua janela e entra em sua casa será mais fraca do que a luz solar que esta planta receberia ao ar livre.

Água

Plantas tropicais requerem regas reduzidas durante seu período de dormência no inverno.

Essas plantas tropicais requerem umidade consistente. Uma videira madura e estabelecida pode exigir até três galões de água por semana durante as partes mais quentes e secas do verão. Sinta o solo ao redor da base da planta para determinar se precisa de mais água.

Você não quer que o solo seque completamente, mas também não quer que fique encharcado ou encharcado. Deve estar consistentemente úmido. Durante a dormência de inverno, essas plantas só precisarão de água duas vezes por mês.

Solo

Garanta solo bem drenado, ligeiramente ácido e rico em matéria orgânica.

As vinhas do coração sangrando requerem solo bem drenado. Solos encharcados podem causar problemas fúngicos e apodrecimento. O solo deve ser rico em matéria orgânica e ligeiramente ácido, com um pH entre 5,5 e 6,5. Ela pode tolerar uma ampla gama de tipos de solo, incluindo argiloso e arenoso, contanto que seja bem drenado e emendado com matéria orgânica.

Temperatura e Umidade

As vinhas do coração sangrando prosperam em umidade média a alta.

Essas plantas tropicais se saem melhor com níveis de umidade média a alta de cerca de 50%. Quando cultivadas dentro de casa, elas se beneficiarão de um umidificador por perto. Suas temperaturas ideais durante a estação de crescimento são entre 65 e 80 graus Fahrenheit (18 a 27 graus Celsius).

Temperaturas abaixo de 45 graus Fahrenheit (7 graus Celsius) são muito baixas para as vinhas do coração sangrando sobreviverem. Se você mora em uma área que recebe temperaturas abaixo de 45 graus, então você pode cultivar esta planta como anual ou cultivá-la em um recipiente que pode ser movido para dentro uma vez que o clima mais frio se instale.

Adubação

Adicione matéria orgânica ao solo na primavera se quiser fornecer um impulso extra.

Esta planta cresce agressivamente por conta própria, então a adubação é opcional. A matéria orgânica adicionada ao solo na primavera é mais do que suficiente para que esta planta prospere. No entanto, se desejar, você pode usar um fertilizante granulado orgânico balanceado na primavera para dar um impulso assim que sair da dormência de inverno. Certifique-se de não adubar perto do final da estação para que ela possa entrar adequadamente em dormência.

Manutenção

Podar após a floração controla a propagação da videira e promove um crescimento arbustivo.

Pode as videiras após a floração se quiser controlar a propagação. As flores aparecem no novo crescimento e por esse motivo, é melhor esperar até que sua planta tenha terminado de florescer na estação. Como mencionado acima, se as flores forem polinizadas, elas produzirão frutos que contêm sementes e as sementes podem espalhar esta planta pelo seu jardim.

Essas videiras suportam uma poda severa, então não tenha medo de dar um corte. Isso ajudará a manter o crescimento geral sob controle e também proporcionará uma oportunidade de controlar a forma geral. Alternativamente, você pode podar continuamente esta planta ao longo da estação de crescimento para forçá-la a ter um hábito de crescimento mais arbustivo em vez de deixar as videiras se espalharem.

Cultivo em Recipientes

Plantas em vasos requerem replantio periódico a cada dois anos com base em sinais como protrusão de raízes.

Sim, ela pode ser cultivada em recipientes. Em climas mais frios, ela pode ser cultivada ao ar livre durante os meses mais quentes e depois levada para dentro durante o inverno. Ao cultivar em um recipiente, fique de olho no tamanho geral da planta.

Ela precisará ser replantada a cada dois anos. Se as raízes estiverem saindo do fundo do vaso ou se você notar uma falta de novo crescimento, esses são sinais de que é hora de transplantar para um vaso maior. Se o solo não puder mais absorver água, este é outro sinal de enraizamento.

Propagação

Coloque o caule cortado na água ou solo úmido até que as raízes se desenvolvam.

As sementes podem ser coletadas e replantadas. Permita que os frutos sequem completamente na videira, depois quebre as vagens para revelar as sementes. As sementes germinam em temperaturas do solo em torno de 65 graus Fahrenheit (18 graus Celsius) e se saem melhor após um período de estratificação a frio. Dê-lhes quatro semanas abaixo de 40 graus (4 graus Celsius) e depois plante-as para obter as melhores taxas de germinação. As sementes devem germinar dentro de duas semanas.

As vinhas do coração sangrando também podem ser propagadas a partir de estacas. Usando um par afiado de tesouras de poda, pegue uma estaca de quatro polegadas logo abaixo de um nó de folha. Remova as folhas das duas polegadas inferiores do caule. Coloque sua estaca em um copo de água ou diretamente em solo úmido. Mantenha as estacas propagadas na água submersas ou mantenha o solo consistentemente úmido e novas raízes devem aparecer dentro de duas semanas. Então sua estaca está pronta para ser plantada!

Problemas Comuns

A Vinha do Coração Sangrando não sofre muitos problemas, uma vez que é uma planta agressiva uma vez estabelecida. No entanto, há alguns problemas a serem observados.

Falta de Flores

A falta de flores pode indicar luz solar inadequada para a planta.

A falta de flores indica que suas plantas não estão recebendo luz solar suficiente. Embora esta vinha possa tolerar sol parcial, muita sombra pode levar a uma floração insatisfatória. Se você notar uma falta de flores, este é um bom indicador de que você precisa mover esta planta para um local mais ensolarado, especialmente se estiver cultivando sua planta dentro de casa e notar flores pouco impressionantes.

Dentro de casa, mova suas plantas mais perto de uma janela com luz direta brilhante. Ao ar livre, você precisará desenterrar sua planta ou mover seu recipiente para um local mais ensolarado.

Pragas

Combata ácaros ou cochonilhas em plantas usando spray de água.

Os ácaros podem ser um problema, especialmente para as vinhas do coração sangrando cultivadas em ambientes internos. Essas pragas preferem um ambiente quente, seco e com baixa umidade, que é o ambiente natural na maioria das casas. Manter o ambiente ao redor de suas plantas úmido é uma boa medida preventiva. Os sinais de ácaros aparecerão como pequenos buracos nas folhas ou pequenas manchas amarelas na folhagem. Você também pode notar aglomerados de teias nas folhas.

Os ácaros podem ser removidos com um jato de água forte ou limpando as folhas com um pano úmido. Sabão inseticida ou outros inseticidas orgânicos podem ser usados para infestações mais graves. Alternativamente, se o clima permitir, leve a planta para fora e deixe que os predadores naturais das pragas resolvam o problema para você.

As cochonilhas também deixam para trás uma massa algodonosa ou teias na parte inferior das folhas. Elas também podem ser tratadas com os métodos mencionados acima ou sabonetes inseticidas.

Doenças

Previna o oídio evitando a rega por cima e melhorando a circulação de ar.

O oídio é uma substância branca em pó que aparece na parte inferior das folhas. É seguido por folhagem amarelada que eventualmente morre, resultando na morte da planta. O oídio prospera em condições úmidas e frias.

Como medida preventiva, evite regar por cima suas plantas e aumente a circulação de ar ao redor delas. Se detectado precocemente, você pode remover as folhas infectadas antes que se espalhem. Como esta é uma planta vigorosamente agressiva, infecções menores de oídio não envolvem a morte da planta.

Pensamentos Finais

Esta planta tropical é bastante adaptável a uma variedade de tipos de solo. Emb