Morangos Hidropônicos: Frutas Cultivadas Sem Solo

No momento, você está visualizando Morangos Hidropônicos: Frutas Cultivadas Sem Solo

Cultivar morangos hidropônicos pode ser uma maneira eficiente, limpa e divertida de cultivar uma de suas frutas favoritas no conforto da sua casa. Você pode ouvir o termo hidroponia e pensar que é uma técnica de jardinagem complicada, mas na verdade pode ser super simples!

Existem muitas razões pelas quais você pode querer experimentar esse estilo de cultivo, e é mais fácil começar do que você pensa. Vamos cobrir tudo isso e, em seguida, explicar exatamente como cultivar morangos hidropônicos do início ao fim. Temos muito a cobrir, então vamos mergulhar!

Prevenção de Pragas e Doenças na Amazon para Morangos:

Por Que Cultivar Morangos Hidropônicos?

Morangos hidropônicos podem ser tão deliciosos quanto os cultivados no solo. Fonte: One-Speed Photography

Quer você já tenha cultivado morangos no solo ou seja um completo novato quando se trata dessa fruta, há muitas razões pelas quais você deve considerar esse estilo de cultivo.

Se você não está familiarizado com a hidroponia em geral, aqui está uma visão geral rápida.

Esse estilo de cultivo não utiliza solo. Em vez disso, um meio inerte é usado para ancorar as raízes da planta no lugar. O sistema radicular cresce através desse meio e é exposto diretamente à água ou a uma solução nutritiva, dependendo do que você está cultivando.

Vantagens

Então, quais são as vantagens de cultivar morangos em um sistema hidropônico?

Como não há solo presente, você não terá que lidar com pragas baseadas no solo. Isso torna seu trabalho como cultivador muito mais fácil. Além disso, plantas de morango cultivadas hidropônicamente são menos propensas a pragas voadoras também!

Você pode ter a impressão de que, como há um fornecimento constante de água, você acaba usando mais água. Na realidade, a hidroponia é mais eficiente em termos de água, porque você recircula a água em vez de alimentá-la constantemente com água fresca.

Se você tem pouco espaço, ficará feliz em saber que morangos cultivados hidropônicamente podem ser empilhados verticalmente. Isso leva a mais plantas por metro quadrado de espaço. Além disso, a colheita dos seus morangos é muito mais fácil do que se abaixar para colher do solo.

Há muitos outros pontos positivos sobre a hidroponia. Definitivamente, é um método que vale a pena seu tempo.

Desvantagens

Com todas essas vantagens, você pode estar se perguntando, qual é o problema?

Existem apenas algumas desvantagens em cultivar hidropônicamente. A principal é o custo inicial de instalação. Sistemas hidropônicos podem ser um pouco mais caros do que cultivar no solo. Mas, esses sistemas muitas vezes se pagam ao longo do tempo em termos de eficiência e rendimentos a longo prazo, já que você pode cultivar mais morangos dessa maneira através do cultivo vertical.

Outra desvantagem desse estilo de jardinagem é a curva de aprendizado da hidroponia. É um pouco mais complicado no início do que a jardinagem tradicional no solo, mas uma vez que você pega o jeito, isso não é mais um problema.

A última coisa a considerar para a hidroponia de morangos é que eles produzirão ligeiramente menos frutas por planta do que sistemas de solo. No entanto, como você pode cultivar uma quantidade maior de morangos no geral se seu sistema estiver em um ambiente interno onde o clima é consistente, a perda por planta inicialmente pode ser facilmente recuperada. Você também está cultivando de maneira muito mais eficiente!

O Que Você Precisa Para Começar

Sistemas hidropônicos podem ser usados em grande ou pequena escala para a produção de morangos. Fonte: yewenyi

Obviamente, o primeiro passo é encontrar um bom sistema hidropônico. Esses variam muito em termos de preço, quantidade de plantas e desempenho. Portanto, você precisará fazer sua devida diligência ao comprar seu sistema.

Ao começar, fique com um sistema de fluxo e refluxo, cultura de água profunda (DWC) ou sistema de gotejamento hidropônico. Existem muitos sistemas incríveis que vêm prontos para cultivar, mas você também pode construir o seu próprio.

Usando uma bandeja de jardim, reservatório, bomba de água e alguns outros componentes hidropônicos, aqueles que procuram cultivar com um orçamento limitado podem começar facilmente e por uma fração do custo de um sistema típico.

A construção real do sistema é bastante fácil. Você só precisa configurar seu reservatório de água embaixo da sua bandeja, que é onde suas plantas realmente crescerão. Em seguida, configure sua bomba e seu temporizador para mover a água do reservatório para a bandeja de cultivo para manter seus morangos regados e alimentados.

Você também precisa considerar qual meio de cultivo vai usar. Algumas escolhas comuns são pedras de cultivo, argila expandida, fibra de coco ou lã de rocha. Existem muitos outros tipos de meios de cultivo disponíveis também!

Você provavelmente também vai querer alguns nutrientes hidropônicos, para manter suas plantas bem alimentadas e crescendo ao máximo de seu potencial. Mas, isso é totalmente com você como cultivador.

Cultivando Morangos Hidropônicos

Alguns sistemas usam sacos de cultivo cheios de fibra de coco ou turfa como meio de cultivo. Fonte: amanderson2

Agora que você tem uma ideia do que precisará para começar, vamos à parte divertida – realmente cultivar seus morangos hidropônicos.

Vamos cobrir tudo o que você precisa saber, então, quer você já tenha experimentado a hidroponia antes ou seja um completo novato, você se sentirá confiante no final desta seção.

Técnicas de Plantio

Antes de começar, você precisará decidir se quer cultivar a partir de sementes ou mudas. Sementes de morango podem levar anos antes de estarem prontas para frutificar, então essa é uma opção muito mais lenta.

Em vez disso, você pode encontrar algumas plantas jovens de morango e plantá-las diretamente em seu sistema hidropônico usando um meio de sua escolha e vasos de rede. Encha os vasos de rede parcialmente, coloque sua planta depois de enxaguar todo o solo do sistema radicular, e depois encha o restante para mantê-la no lugar. Dê uma boa regada imediatamente.

Luz e Temperatura

Ao cultivar morangos hidropônicos, você geralmente estará em um ambiente com controle de clima. Você precisa fornecer as condições de iluminação e temperatura certas para que seus morangos prosperem.

Morangos preferem temperaturas quentes, entre 18-27 graus Celsius.

Do ponto de vista da iluminação, você precisa garantir que seus morangos recebam entre 8-12 horas de luz por dia. Ao contrário de algumas plantas, não há necessidade de variar o horário de iluminação ao longo de sua vida. Você pode mantê-los nesse fotoperíodo para sempre.

Se você estiver cultivando em uma estufa, suas plantas receberão luz naturalmente. Caso contrário, você precisará adicionar luzes de cultivo suplementares para fornecer o que elas precisarão.

Qualidade da Água e Níveis de pH

Quando se trata de hidroponia, a qualidade da água e os níveis de pH são tudo. Suas raízes estão expostas diretamente à água, então há pouco espaço para erro.

Recomendamos fortemente o uso de um filtro de água para garantir que você não esteja alimentando seus morangos com cloraminas ou impurezas prejudiciais frequentemente encontradas na água da torneira.

Você precisará garantir que seu pH esteja na faixa adequada. Use um medidor de pH para garantir que sua água esteja entre 5,8 e 6,2. Se você ultrapassar ou ficar abaixo dessa faixa, terá problemas de nutrientes, e suas plantas sofrerão.

Meio de Cultivo

Existem muitos meios de cultivo hidropônicos que você pode escolher, e todos eles praticamente fazem a mesma coisa. Mas, recomendamos ficar com algo fácil e prontamente disponível, como a fibra de coco.

A fibra de coco é completamente inerte e não alterará a nutrição ou o pH dos seus morangos. É muito amigável para iniciantes, amplamente disponível e barata. Você pode querer adicionar um pouco de perlita para aumentar a aeração e a drenagem da água.

Solução Nutritiva

Torre hidropônica pode usar solo ou um meio sem solo para cultivar morangos. Fonte: tiswango

Quer você esteja cultivando organicamente ou não, na hidroponia os morangos precisarão de algum tipo de solução nutritiva para mantê-los vivos. Seus morangos precisam de um suprimento adequado de nitrogênio, potássio e fósforo, junto com nutrientes secundários e micronutrientes.

Você precisará usar nutrientes líquidos. Orgânicos tendem a se aglomerar e entupir sistemas hidropônicos, então é mais fácil para iniciantes começarem com sintéticos e avançarem a partir daí. Uma de nossas linhas favoritas é a General Hydroponics Nutrients. Eles apresentam cronogramas de alimentação fáceis de seguir, para que você saiba exatamente o que alimentar e quando ao longo da vida das suas plantas de morango. Eles são amigáveis para iniciantes, de altíssima qualidade e de baixo custo.

Polinização

Se você está procurando cruzar certas variedades de morangos, você vai querer polinizar seus morangos. Além disso, insetos polinizadores como abelhas podem não ter acesso às suas plantas, então você pode precisar polinizar para produzir frutas.

Como os sistemas hidropônicos são um estilo de cultivo interno, você precisará encontrar um suprimento de insetos benéficos, como abelhas, para ajudar a polinizar seus morangos.

Você pode facilmente polinizar à mão. Plantas de morango são hermafroditas, então você não precisa encontrar flores masculinas ou femininas. Use um cotonete para coletar pólen de uma flor e transferi-lo para outra, depois repita em todas as suas plantas, usando o mesmo cotonete para polinizá-las todas. Isso pode se tornar tedioso se você tiver muitas plantas para polinizar, mas é simples e muito eficaz.

Se seu sistema hidropônico estiver do lado de fora e você tiver insetos polinizadores à mão, não precisará fazer isso para produzir frutas. No entanto, qualquer pessoa que cultive em ambientes internos desejará polinizar à mão para garantir um bom desenvolvimento das frutas.

Poda

Para manter seus morangos crescendo saudáveis e produzindo bem, você deve podar os estolhos, também chamados de corredores. Estolhos de morango são caules sem folhas que se estendem da planta, às vezes com uma nova planta se formando na ponta. Corte-os o mais próximo possível da base da planta. Se uma plantinha se formou na ponta do estolho, você pode usá-la para propagação!

Propagação

Plantas de morango são tipicamente propagadas usando sementes ou as plantinhas que se desenvolvem na ponta de seus estolhos.

A partir de sementes, você precisará adquirir sementes de um fornecedor confiável. Embora seja possível coletar sementes dos seus morangos do ano anterior, elas podem não reproduzir fielmente se a planta for um híbrido. Plante suas sementes em mistura de envasamento dentro de casa e espere que germinem e se desenvolvam em uma pequena planta. Mantenha-as úmidas e quentes, e forneça luz para ajudar a jovem planta a se desenvolver.

Com as plantinhas, pegue seus cortes e coloque-os sobre solo de envasamento umedecido. Prenda a base da plantinha ao solo e mantenha-a quente e úmida. Forneça luz para elas também. Elas formarão raízes mais rapidamente e você pode cortar o estolho estendido uma vez que elas tenham.

Para ambas as mudas e plantinhas, espere até que a planta tenha desenvolvido raízes de pelo menos 5 cm de comprimento. Você pode então cuidadosamente desenvasá-las. Remova a maior parte do solo, depois enxágue as raízes com água para remover qualquer solo que ainda esteja aderido às raízes do morango. Você pode então plantar essas em seu meio de cultivo.

Resolução de Problemas

Sistemas hidropônicos em estilo de trincheira podem ser suspensos verticalmente para fornecer mais espaço de cultivo. Fonte: Lars Plougmann

Se você seguir esses passos que descrevemos acima, provavelmente evitará a maioria dos problemas que novos cultivadores enfrentam ao cultivar morangos.

No entanto, ainda há uma chance de você encontrar problemas, não importa o quão cuidadoso e diligente você seja. Vamos abordar aqueles que podem surgir.

Problemas de Cultivo

Os problemas de cultivo mais comuns que você experimentará são de desequilíbrios de nutrição e pH. Isso pode ser causado por subalimentação, superalimentação, pH muito baixo ou pH muito alto.

É sua responsabilidade como cultivador diagnosticar esse problema com precisão. Manter um diário detalhado sobre o que você está fazendo, o que está vendo e quais medidas você toma para resolver cada problema é essencial para qualquer jardineiro que deseja cultivar as melhores plantas possíveis.

Certifique-se de que sua solução nutritiva está nos níveis certos para suas plantas de morango. Se a solução nutritiva que você está usando for muito potente, provavelmente você deve diluí-la com água extra. Converse com seu fornecedor de hidroponia e veja quais opções de solução nutritiva eles têm que são otimizadas para morangos e produção de frutas.

O timing é importante. Se você alimentar na hora errada, pode desequilibrar o delicado equilíbrio de pH, nutrientes e água. Seus morangos podem sofrer como resultado. Tenha um medidor de pH à mão e verifique seus níveis regularmente.

Se você seguir seu cronograma de alimentação cuidadosamente, observar problemas e agir de acordo, deverá ser capaz de resolver problemas rapidamente.

Pragas

Enquanto você estiver cultivando em ambientes internos, não estará exposto a muitos insetos que podem ocorrer em jardins tradicionais de solo. Além disso, cultivar hidropônicamente reduz ainda mais qualquer chance de pragas e doenças.

Mas sempre há o risco de algo infiltrar-se em seu jardim, e você precisará agir rapidamente. Aqui estão algumas pragas e doenças que você pode encontrar ao cultivar morangos:

  • Ácaros (ácaros-aranha)
  • Tripes
  • Mosquitos

Com a maioria desses, pulverizar as superfícies da sua planta com óleo de neem deve resolver o problema. Se persistir, use um spray orgânico à base de piretrina para eliminar o problema.

Doenças

Cultivar plantas de morango hidropônicamente elimina a maioria das preocupações com podridão radicular. Como não há solo para um fungo se formar, você simplesmente não experimenta isso!

Mas algumas doenças ainda podem aparecer acima do meio de cultivo. Estas podem ser tratadas de várias maneiras.

Duas formas de podridão de frutas, podridão de Rhizopus e podridão de Mucor, ainda podem se formar na fruta. Estas são comuns em morangos maduros ou excessivamente maduros, e se desenvolverão nas temperaturas quentes em que suas plantas crescem melhor. Para reduzir a probabilidade dessas, colha a fruta assim que amadurecer.

Botrytis cinerea pode afetar a fruta e as flores. Às vezes chamada de mofo cinzento, essa doença fúngica pode infiltrar-se em estufas ou garagens com surpreendente facilidade. Use óleo de neem para infestações leves, ou um fungicida à base de cobre para infestações em grande escala.

Oídio é outra doença baseada em esporos que afeta morangos. Como o botrytis, você pode tratar isso com óleo de neem ou um spray fungicida à base de cobre.

Perguntas Frequentes

Um sistema de trincheira como este muitas vezes usa fluxo e refluxo para regar suas plantas contidas. Fonte: NSW DPI

P: Morangos hidropônicos têm pesticidas?

R: Apenas se você aplicou um. Nenhuma planta de morango possui pesticidas inerentemente, embora algumas tenham sido criadas para ter uma imunidade natural a certas doenças de plantas.

P: Quantos morangos você pode obter de uma planta?

R: Isso varia dependendo da variedade de morangos que você optou por cultivar, se é perene ou sazonal, quão velha é a planta e outros fatores.

Em média, você pode esperar entre 150-400 gramas de morangos por planta em peso. Com a hidroponia, você pode cultivar o ano todo, o que significa que pode obter frutas a qualquer momento! Plantas de morango mais velhas reduzirão sua produção de frutas ao longo do tempo e eventualmente precisarão ser substituídas por plantas mais jovens e vigorosas.