Ciclagem de um Tanque para Aquaponia Com ou Sem Peixes

Você está visualizando atualmente Ciclagem de um Tanque para Aquaponia Com ou Sem Peixes

Aquaponia pode parecer complexa, mas na verdade não é…

Com um pouco de conhecimento, você pode começar a cultivar plantas e peixes em perfeita harmonia.

Em um sistema de aquaponia, você tenta criar uma relação simbiótica entre peixes ou outros seres aquáticos, bactérias e plantas cultivadas hidroponicamente. Os resíduos dos peixes são uma fonte de alimento orgânico para as plantas, e as plantas purificam a água para os peixes. As bactérias estão envolvidas na conversão dos resíduos dos peixes em substâncias menos tóxicas que alimentam suas plantas.

Mas antes de chegarmos a esse ponto, precisamos “ciclar” o tanque.

O que Significa Ciclar?

Ciclar é o processo de introduzir amônia no sistema para atrair as bactérias necessárias para uma aquaponia bem-sucedida. Os micróbios são um componente crítico de um sistema de aquaponia. Os micróbios são bactérias que convertem a amônia criada pelos resíduos dos peixes em nitritos e depois em nitratos. As plantas usam os nitratos, pois é uma forma de nitrogênio que elas podem absorver em seus sistemas radiculares para promover o crescimento.

Você pode ciclar um tanque que será usado para aquaponia de duas maneiras:

  • Usando peixes, ou
  • O método sem peixes

Ciclar usando o método sem peixes permitirá que você coloque seu sistema em funcionamento mais rapidamente e permitirá que você estoque totalmente seu tanque de peixes em algumas semanas.

Ciclar usando peixes pode ser estressante para os peixes e exigirá pelo menos um mês antes que seu sistema esteja totalmente funcional.

Vamos analisar ambos os métodos e você pode decidir por si mesmo qual método usará para seu tanque de aquaponia. Ambos os métodos empregam testes de química da água, então você precisará de um kit de teste de boa qualidade que possa medir níveis de pH, amônia, nitrato e nitrito, bem como um termômetro para monitorar a temperatura da água.

Método 1: Ciclagem Usando Peixes

Usar peixes é a maneira mais natural de ciclar seu tanque de aquaponia. O fato de você estar usando animais vivos complica esse processo de ciclagem, pois você precisa levar em consideração a saúde dos peixes enquanto o tanque cicla. Este é um fardo adicional para o jardineiro aquático e deve ser considerado ao escolher um método de ciclagem. Você precisará monitorar de perto a química da água para proteger os peixes e estar preparado para tomar medidas corretivas rapidamente, se necessário. Em casos de concentrações muito altas de amônia, você precisará estar pronto para trocar 1/3 da água do seu tanque relativamente rápido para manter seus peixes vivos.

Acúmulo de Amônia

A amônia começará a se acumular assim que os peixes forem introduzidos no tanque como um subproduto da respiração e digestão deles. Sem remover ou converter a amônia para uma forma menos tóxica de nitrogênio, ela atingirá níveis perigosos. Pode subir rapidamente a níveis que matarão seus peixes, então sua concentração deve ser monitorada e os níveis mantidos baixos. Isso é melhor feito começando com apenas alguns peixes alimentados levemente uma vez por dia. Tentar estocar totalmente seu tanque imediatamente provavelmente levará a resultados trágicos para os peixes. Eles não serão capazes de lidar com o pico de amônia que provavelmente ocorrerá se muitos peixes forem introduzidos de uma vez.

Então agora você introduziu alguns peixes para começar o processo de ciclagem. Talvez você deva usar alguns peixes dourados, pois você não quer colocar nenhum espécime valioso em seu tanque neste ponto. Isso porque durante o processo de ciclagem você precisa monitorar a química da água diariamente e estar preparado para fazer mudanças na água se seus níveis não estiverem corretos. Peixes que podem lidar com essas mudanças são os melhores para usar, e peixes dourados se encaixam nessa categoria. Você também deve adicionar algumas plantas no início do processo de ciclagem para que elas possam começar a extrair os nitratos assim que forem criados.

Conversão de Amônia

Em seu tanque, a amônia (NH3) é constantemente convertida em amônio (NH4+). O processo reverso também ocorre. A amônia é a forma de nitrogênio que é tóxica para os peixes. A maioria dos kits de teste padrão mede a amônia total e não distingue entre os dois tipos. Temperaturas mais altas da água e leituras de pH mais altas farão com que mais nitrogênio em seu tanque esteja na forma tóxica de amônia. Isso significa que você também deve monitorar o pH e a temperatura do seu tanque, além dos níveis de amônia. Um equilíbrio precisa ser encontrado que beneficie plantas e peixes. Manter um pH de 6,0 a 7,0 deve servir a esse propósito durante a ciclagem, e seu sistema de aquaponia maduro deve ter um pH entre 6,8 e 7,0. As temperaturas devem ser mantidas no lado mais baixo do que seus peixes podem tolerar.

É preciso ter cuidado ao ajustar os níveis de pH e você deve sempre ir devagar. Mudar o pH muito drasticamente de uma vez prejudicará seus peixes. Se você descobrir que seu pH não está correto, não o modifique com produtos químicos em mais de 0,2 por dia.

Crescimento de Bactérias = Bom

Você pode acelerar o crescimento de bactérias usando um pouco de cascalho de um aquário bem estabelecido e livre de doenças. Esse cascalho já estará rico nas bactérias necessárias e lhe dará um impulso inicial na ciclagem. Outras possíveis fontes de bactérias úteis para seu tanque são a mídia de filtro de um tanque estabelecido. Esses materiais podem ser obtidos frequentemente em lojas locais de peixes.

Bactérias chamadas nitrosomonas que serão atraídas para seu tanque convertem amônia em nitritos. Essa substância é ainda mais tóxica para os peixes, mas rapidamente atrairá outra bactéria chamada nitrospira, que transformará os nitritos em nitratos, que são inofensivos para seus peixes. Os nitratos também são um ótimo alimento para suas plantas.

Nos testes diários de sua água, você está procurando que o nível de nitrito esteja abaixo de 0,5. Uma vez que seus nitritos estejam nesse nível e você tenha detectado nitratos em sua água, seu tanque está ciclado e seu sistema de aquaponia está pronto para funcionar totalmente.

Método 2: Ciclagem Sem Peixes

Ciclar sem peixes tem algumas vantagens sobre o uso de peixes. Um dos principais benefícios é que tanto os peixes quanto o cuidador sofrerão menos estresse enquanto a ciclagem está em andamento. Você não precisa se preocupar excessivamente com a química da água, pois não há peixes que possam ser impactados negativamente por níveis fora dos limites de pH ou amônia. Você não precisa se preocupar em controlar a alimentação para limitar a produção de nitrito.

A ciclagem sem peixes permite que o procedimento seja feito mais rapidamente porque você pode adicionar amônia em concentrações maiores do que se estivesse preocupado com a saúde de seus peixes. Você pode esperar que seu tanque esteja completamente ciclado em 10 dias a 3 semanas sem peixes, enquanto com peixes levará aproximadamente 6 semanas. Você também tem mais controle sobre a quantidade de amônia que está adicionando sem se preocupar em impactar seus peixes. Embora ciclar com peixes seja o método mais tradicional, você deve considerar a ciclagem sem peixes por esses motivos.

Adicionando Amônia Manualmente

Para ciclar seu tanque de aquaponia usando o método sem peixes, você precisará adicionar amônia, pois não há peixes para produzi-la naturalmente. A amônia pode ser obtida de várias fontes. A amônia pura está frequentemente disponível em sua loja de ferragens local. Certifique-se de que é 100% amônia pura e não contém perfumes ou outros aditivos que prejudicarão seu sistema. Você também pode usar amônia cristalizada, que está disponível em alguns kits de ciclagem sem peixes. Isso é mais caro do que a amônia líquida, mas você terá a certeza de sua pureza e viabilidade em seu sistema. Urina humana e carne animal em decomposição foram usadas como fontes de amônia, mas ambas têm problemas não encontrados na amônia pura disponível. Eu recomendaria usar a amônia líquida ou cristalizada pura.

Uma vez que você tenha obtido sua amônia, o processo de ciclagem é bastante simples. Você pode começar adicionando algumas plantas ao ambiente. Em seguida, adicione amônia ao tanque. Usando pequenos incrementos e testes regulares, pare de adicionar amônia quando seu kit de teste mostrar cerca de 5 ppm. Tome nota da quantidade de amônia que você usou e repita essa dosagem diariamente. Agora você está testando para encontrar nitritos em um nível de 0,5 ppm.

Depois que os nitritos começarem a aparecer, você saberá que atraiu as bactérias necessárias para a ciclagem. Você deve então reduzir a dose de amônia, usando apenas metade do que foi usado anteriormente. Continue dosando diariamente até encontrar nitratos em seus testes de água. Uma vez que o nível deles atinja 5 a 10 ppm e seus nitritos tenham caído para zero, você pode adicionar peixes. Seu tanque agora está ciclado e sua aventura de aquaponia começa.

Qual Método de Ciclagem de Tanque Escolher?

Ao escolher um método de ciclagem, há alguns fatores a considerar…

Se você não pode obter amônia pura facilmente, então ciclar com peixes pode ser a melhor alternativa.

Por outro lado, se a amônia estiver facilmente disponível, a ciclagem sem peixes permitirá que você coloque seu sistema de aquaponia em funcionamento mais rapidamente e elimine algum estresse que poderia ter sido gerado para você e seus peixes.

Sobre o Autor

Toby Sanders tem mais de 15 anos de experiência no setor de aquários e é o fundador do Aquarist Guide. Ele gosta de compartilhar seu conhecimento sobre aquários para ajudar as pessoas a construir efetivamente seus próprios tanques.