O Que São e Como Usá-los

Você está visualizando atualmente O Que São e Como Usá-los

Se você está curioso sobre as lâmpadas de cultivo Ceramic Metal Halide ou Light Emitting Ceramic, você está no caminho certo. As lâmpadas de cultivo CMH são, sem dúvida, a melhor tecnologia de lâmpadas HID disponível no mercado atualmente.

Também conhecidas como lâmpadas LEC, elas possuem o melhor espectro PAR de qualquer lâmpada HID, a taxa de degradação mais lenta e são pelo menos 10% mais eficientes do que outras lâmpadas HID.

Se você quer entender como funcionam as lâmpadas de cultivo de haleto metálico cerâmico e como usá-las, continue lendo. Até o final deste artigo, você saberá tudo o que precisa saber!

Se você está interessado apenas nas melhores lâmpadas de cultivo CMH, aqui estão as principais escolhas:

Melhores Sistemas CMH

Melhor Geral: Sun System LEC 315w CMH
Melhor Custo-Benefício: Nanolux 315w CMH

Melhores Lâmpadas CMH

Melhor Geral: Philips Mastercolor CDM-TP Elite 315w – 3100K | 4200K
Melhor Custo-Benefício: Ushio HiLux Gro 315w CMH – 3100K | 4200K

Melhores Reatores CMH

Phantom II CMH 315w Digital Ballast

Esses produtos são revisados em mais detalhes abaixo, mas você pode clicar nos links acima para verificar preços ou avaliações.

O que são essas lâmpadas, afinal?

Haleto Metálico Cerâmico (CMH)? Cerâmica Emissora de Luz (LEC)? Ou são Haleto Metálico de Descarga Cerâmica (CDM)?

A verdade é que todos esses nomes diferentes estão falando sobre a mesma tecnologia de Haleto Metálico Cerâmico (CMH). LEC é, na verdade, um termo registrado para uma marca de CMH. Para evitar confusão, vou usar CMH neste artigo, que é o termo mais comum.

As lâmpadas de cultivo de Haleto Metálico Cerâmico são basicamente uma variação das lâmpadas MH com um pouco de HPS adicionado à mistura. Um CMH usa um tubo de arco cerâmico semelhante aos usados nas lâmpadas HPS, em vez do quartzo usado nas lâmpadas de haleto metálico tradicionais.

Os tubos de arco cerâmico operam em pressões mais altas do que os tubos de vidro de quartzo, o que permite aos fabricantes fazer variações mais precisas no espectro do que com tecnologias anteriores.

As Vantagens das Lâmpadas de Cultivo CMH

Há uma razão pela qual as pessoas estão interessadas nas lâmpadas de cultivo CMH, e é a enorme lista de vantagens em comparação com quase todas as outras opções de lâmpadas de cultivo.

Espectro Balanceado

Você não só obtém um espectro mais balanceado que atinge quase todos os pontos doces para suas plantas, mas elas também são melhores em transformar sua eletricidade em luz utilizável.

Em comparação, as lâmpadas HPS e MH desperdiçam muita energia produzindo luz em faixas que não são usadas eficientemente pelas plantas. Isso significa que as lâmpadas CMH são mais eficientes em PAR do que HPS ou MH, tornando-as uma solução de luz única melhor.

Índice de Reprodução de Cor

Elas também têm um CRI (Índice de Reprodução de Cor) mais natural. CRI descreve como a cor de uma fonte de luz muda a aparência de um objeto aos olhos humanos e como bem as variações sutis nas tonalidades de cor são reveladas. Quanto maior o CRI, mais realistas as coisas parecem. As lâmpadas de cultivo CMH são geralmente classificadas entre 80 a 96 CRI, em comparação, o sol é classificado em 100 CRI. Isso significa que as lâmpadas de cultivo CMH permitirão que você veja a verdadeira cor de suas plantas sem fazer sua sala de cultivo parecer amarela, azul ou roxa.

Radiação Ultravioleta

As lâmpadas de cultivo CMH fornecem radiação UV (ultravioleta), que, embora esteja fora do nosso alcance de visão, é benéfica (em certas faixas e intensidades) para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Elas produzem luz UV-A, UV-B e UV-C, mas UV-C é geralmente muito prejudicial para os olhos humanos. Então, a maioria dos fabricantes de alta qualidade usa um filtro de vidro para bloquear a saída de UV-C enquanto deixa a saída de UV-A e UV-B intacta.

Nota: Todas as lâmpadas HID emitem alguma quantidade de radiação UV. A quantidade pode variar e às vezes são protegidas. Mas lembre-se de não olhar ou trabalhar perto de uma lâmpada com uma capa de vidro externa quebrada porque a radiação UV queima, e esse dano é cumulativo.

Mais Duradouro

Os tubos de arco cerâmico são mais resistentes à degradação, então eles duram muito mais do que as lâmpadas MH e HPS. Na verdade, as lâmpadas de cultivo CMH tendem a durar mais de 24.000 horas, mantendo pelo menos 80% de sua intensidade original na marca de 20.000 horas. Isso ofusca a regra comum de substituição de 10.000 horas para lâmpadas HPS e MH.

Em resumo:

Espectro balanceado

Melhor eficiência PAR do que MH ou HPS

Alto CRI para apelo visual

Suplementação UV

Menor produção de calor por watt

Duram mais do que outras lâmpadas de cultivo HID

As Desvantagens das Lâmpadas de Cultivo CMH

Mais Fracas na Floração do que HPS

Quando se trata de floração de culturas, as lâmpadas HPS ainda são o “Rei do HID”. Isso porque as lâmpadas de cultivo HPS emitem mais luz no espectro vermelho do que as lâmpadas CMH. Mesmo assim, o debate continua. Se você comparar CMH com HPS em uma base watt por watt, as lâmpadas CMH têm um espectro PAR mais balanceado do que as lâmpadas HPS. E ainda estão sendo feitas pesquisas para descobrir se o benefício adicional de um espectro melhor melhora a colheita geral, mesmo com a colheita diminuída.

Produção de Calor

As lâmpadas de cultivo CMH geralmente emitem muita luz na parte infravermelha do espectro (acima de 700 nm), o que faz com que emitam bastante calor. Embora ainda seja menos calor do que outras lâmpadas HID de 400w, é perceptível, mesmo que estejam consumindo uma potência menor.

Custo Inicial

Outra desvantagem é o custo inicial. Geralmente, um kit de lâmpada de cultivo MH ou HPS de alta qualidade de 400w (incluindo reator, lâmpada e refletor) custa cerca de $200, em comparação, o investimento inicial para um kit CMH completo de 315w gira em torno de $500, o que é um investimento inicial bastante pesado. No entanto, a longo prazo, o CMH ainda economizará mais energia.

Em resumo:

Não é o melhor absoluto para culturas de floração

Alta produção de calor

Alto investimento inicial

O Espectro da Lâmpada de Cultivo CMH

Quando se trata de cultivo geral, o CMH oferece o espectro PAR mais completo de qualquer lâmpada HID disponível no mercado. Pode haver outras lâmpadas de cultivo mais “focadas”, mas se estamos buscando a solução de lâmpada de cultivo HID mais equilibrada, o CMH está no topo… e muito confortavelmente também.

Aqui está uma comparação entre os espectros CMH de 3100K e 4000K, bem como o espectro HPS:

Leitura Espectral de 3100K

Leitura Espectral de Lâmpadas CMH de 3100K

Leitura Espectral de 4200K

Leitura Espectral de Lâmpadas CMH de 4200K

Leitura Espectral do EYE Hortilux Super HPS

Leitura Espectral do Eye Hortilux Super HPS

Para que você saiba, o EYE Hortilux Super HPS é minha escolha para a melhor lâmpada HPS. Então você pode ver a diferença na saída aqui.

Se você lembrar que PAR é a luz na faixa entre 400 a 700 nanômetros, e é a luz realmente utilizável pelas plantas. Você notará que nem as lâmpadas MH, nem as lâmpadas HPS oferecem um espectro PAR mais completo em uma única lâmpada de cultivo. Geralmente, as lâmpadas MH tendem a ser pesadas no azul, e as HPS no lado vermelho, razão pela qual muitos cultivadores que querem o dossel perfeito combinam ambas as tecnologias.

O CMH ainda pode ser combinado com HPS para um impulso adicional no espectro vermelho, que beneficia tanto as culturas de floração.

Os detalhes dos reatores CMH são um pouco complicados. É altamente recomendável que você compre um kit CMH completo em vez de tentar adaptar uma lâmpada CMH ao seu reator antigo.

Geralmente, os CMH não funcionam na maioria dos reatores eletrônicos devido à frequência extremamente alta que esses reatores emitem. Independentemente disso, existem alguns reatores eletrônicos de alta qualidade que podem operar lâmpadas de cultivo CMH sem problemas devido aos seus microprocessadores.

Para evitar problemas e confusão, os fabricantes de CMH insistem que você compre um kit de lâmpada de cultivo CMH, que vem com a lâmpada, os reatores e um refletor, todos juntos para facilitar o uso e a instalação.

Um benefício dos reatores de tecnologia de onda quadrada necessários para operá-los é que você não terá que lidar com os problemas de interferência eletromagnética (EMI) que muitos cultivadores experimentam com reatores digitais.

Pendurar e Posicionar uma Lâmpada de Cultivo CMH

Este é o mapa PAR de uma lâmpada de cultivo Sun System LEC 315. Ela usa um Phillips 315W/930 (espectro de 3100K).

Essas medições PAR foram feitas a uma altura de dois pés acima do dossel, que é o ponto ideal para uma área de cultivo de 3 por 3 pés. Não as recomendamos para uma área de 4 por 4 porque as bordas externas não receberão muita luz, mas no final isso é decisão do cultivador.

As lâmpadas de Haleto Metálico Cerâmico são geralmente classificadas para posicionamento universal, o que significa que podem ser posicionadas verticalmente, bem como horizontalmente, então sinta-se à vontade para brincar com o posicionamento para encontrar a melhor configuração para sua área de cultivo.

Resumo:

Pelo menos 2 pés acima do dossel para evitar pontos quentes e fornecer uma boa distribuição

315w recomendado para uma área de cultivo de 3×3 pés até 4×4

Pode ser colocado em qualquer posição sem danificar a lâmpada

CMH vs. MH

Primeiramente, as lâmpadas de Haleto Metálico Cerâmico e Haleto Metálico não são a mesma coisa.

Mesmo que compartilhem muita da mesma tecnologia, elas têm diferenças fundamentais na forma como são construídas e como operam. Você não pode simplesmente usar sua nova lâmpada CMH no seu antigo reator MH. Tentar fazer isso seria muito perigoso.

Para fins de comparação, a única desvantagem que posso pensar do CMH sobre o MH é o custo inicial. Dito isso, deixamos claro que o CMH tem um espectro geral muito melhor do que o MH, especialmente com aquele impulso vermelho nos espectros de 3100k e 4000k. O CMH também funciona mais frio e produz muito mais luz PAR quando comparado watt por watt.

O ponto mais notável é o tempo de degradação. As lâmpadas MH padrão têm uma vida útil de cerca de 10.000 horas. O que é menos de 50% das 24.000 horas para as quais os CMH são classificados.

Pontos do MH

Pontos do CMH

Eficiência

Espectro significativamente melhorado com um impulso necessário nos vermelhos sobre o MH

Previne o Estiramento

Vida útil significativamente mais longa

CMH vs. HPS

Como mencionado anteriormente, as lâmpadas de cultivo HPS ainda são o rei das culturas de floração. E isso é praticamente a única coisa que elas têm sobre o CMH.

As lâmpadas de cultivo HPS fornecem a maior parte de sua luz PAR como luz vermelha, que é exatamente o que as culturas de floração e frutificação precisam nessa fase de crescimento. Mas as lâmpadas de cultivo CMH ainda fornecem um espectro PAR mais balanceado que não incentiva o estiramento como a luz VERMELHA das HPS faz, mais luz PAR por watt e uma operação geral mais fria.

Minha recomendação para qualquer pessoa que cultive culturas de floração é usar o CMH como iluminação base e usar o HPS como um suplemento de luz vermelha para incentivar os maiores e mais altos rendimentos de qualidade. Outro ponto é que as HPS padrão precisam ser substituídas a cada 9.000 horas devido à sua degradação significativa ao longo do tempo.

Pontos do HPS

Melhor espectro de floração disponível

Mais acessível

Pontos do CMH

Eficiência

Espectro Balanceado para o ciclo completo

Previne o Estiramento

Mais do que o dobro da vida útil utilizável

CMH vs. LED

Neste caso, tudo depende do que estamos comparando. As lâmpadas LED hortícolas têm certas vantagens sobre as lâmpadas HID, pois são mais eficientes em termos de energia, produzem muito pouco calor e podem ser colocadas muito perto do dossel sem queimar as plantas.

Mas, no momento, os LEDs geralmente não são recomendados porque “desempenham mal” devido aos fabricantes rotularem seus produtos com reivindicações ridículas. Mesmo assim, há muitos fabricantes emergentes de lâmpadas de cultivo LED que fornecem descrições factuais de seus produtos.

Por exemplo, há o SPYDR da FLUENCE, que emite um espectro PAR mais uniformemente distribuído e direcionado do que um CMH, cobrindo também um dossel de 4 por 4 pés com um consumo de energia semelhante. O lado negativo é que esse conjunto de LEDs é muito caro. Custa cerca de $900, e a esse preço, um conjunto CMH é definitivamente uma alternativa mais acessível, a menos que condições de baixo calor e proximidade ao dossel sejam uma necessidade absoluta.

A batalha CMH vs. LED ainda está em andamento, existem tecnologias LED como SMDs e COBs que parecem muito promissoras para cultivadores internos e externos que procuram iluminação mais fria e eficiente. Só o tempo dirá quem sairá por cima.

Pontos do LED:

Pode facilmente direcionar faixas específicas de PAR

Produção de calor muito menor

Tempo de operação muito mais longo

Não muitas opções (ainda em desenvolvimento)

Pontos do CMH:

Muito mais acessível

Vida útil utilizável menor

O Que Você Deve Comprar?

Como regra geral, é melhor comprar um sistema CMH completo devido aos problemas que você pode enfrentar ao tentar adaptar uma lâmpada CMH a um reator antigo seu. Se você já decidiu que quer cultivar com tecnologia de haleto metálico cerâmico, então você já superou o fato de que eles são um pouco mais caros do que as opções HID padrão.

Abaixo, escolhi os melhores sistemas, lâmpadas e reatores do mercado para cultivadores de CMH, então, não importa qual rota você escolha, eu tenho você coberto.

Melhores Sistemas de Lâmpadas de Cultivo CMH

Melhor Geral: Sun System LEC 315w CMH

Como eu recomendei, muitas vezes é melhor obter um sistema CMH em vez de montá-lo você mesmo, principalmente devido a problemas de compatibilidade com reatores.

O Sun System LEC vem com sua escolha de lâmpadas de 3100K ou 4200K, e 120v ou 240v. Inclui um reator eletrônico de onda quadrada compatível, então você não terá problemas estranhos tentando combinar a lâmpada com um reator antigo.

No geral, você tem um refletor encapuzado, reator