Philodendros: Beleza e Popularidade
Os filodendros têm quase um século de popularidade como plantas de interior. Eles trazem uma folhagem distinta, lobada ou em forma de coração, e são elegantes ao subir, escalar ou se destacar sozinhos como pontos focais imponentes. Em climas subtropicais sem geadas (zonas USDA 10-11), oferecem interesse ao jardim durante todo o ano.
Existem mais de 600 espécies de filodendros na família Arum (Araceae), incluindo favoritos domésticos como a folha dividida, uma espécie arbórea, e a folha de coração, uma espécie rasteira. Eles são nativos das florestas tropicais da América do Sul e Central e se adaptam bem a climas mais temperados, desde que haja calor e umidade média dentro de casa.
Filodendros são plantas de interior de fácil cuidado nas condições certas. Com luz abundante e a umidade adequada, eles prosperam com pouca manutenção, alguns durando décadas. Para garantir um filodendro saudável e feliz, o replantio é parte do cuidado regular à medida que amadurece. Eles preferem espaços apertados e se dão bem quando ligeiramente enraizados. Seguir algumas práticas recomendadas mantém as raízes e o crescimento das folhas em plena floração.
Conheça Seu Tipo
A folhagem ampla e brilhante adiciona um toque tropical aos ambientes.
O gênero Philodendron possui muitos cultivares disponíveis para animar o interior como plantas duráveis, incluindo favoritos como folha dividida, folha de coração e folha de violino. Quando se trata de replantar, é útil entender se você tem uma espécie arbórea ou trepadeira. E, independentemente do tipo, a melhor época para replantar filodendros é na primavera ou verão, quando eles experimentam crescimento ativo.
Uma espécie arbórea clássica é o filodendro de folha dividida (Philodendron bipinnatifidum) com folhas profundamente lobadas e uma forma distinta. Como a monstera, apresentam folhagem de tamanho exagerado e fazem uma declaração como grandes espécimes. Ao contrário das espécies trepadeiras, os filodendros arbóreos são auto-sustentáveis com um tronco central espesso.
Uma seleção trepadeira ou rasteira favorita é o filodendro de folha de coração, ou sweetheart (P. hederaceum) com caules trepadores e folhas brilhantes em forma de coração. Os caules podem cair ou subir, dependendo dos suportes. Numerosas variedades variegadas iluminam a exibição interna, e a espécie verde sólida é uma âncora suave e em cascata.
O filodendro de folha de violino (P. bipennifolium) traz folhagem exuberante e bem formada e interesse vertical para a selva de plantas de interior. As folhas brilhantes, verde-oliva escuro, são largas e longas, com as características distintivas de lobos profundos em forma de violino. Como uma espécie trepadeira, cresce do solo ao redor de troncos de árvores em seu ambiente nativo com raízes aéreas e no solo.
Confiável e de crescimento lento, este filodendro trepador é hemi-epifítico com raízes aéreas que sustentam caules longos enquanto sobem e se enraízam em uma estrutura de suporte como um poste de musgo ou tábua de madeira. Outras raízes crescem no solo para ancorar e absorver umidade e nutrientes para o crescimento superior.
É importante notar que os filodendros são tóxicos se ingeridos. Mantenha-os fora do alcance de crianças e animais de estimação curiosos ao replantar.
Procure Sinais para Replantar
Raízes apertadas podem levar a crescimento lento e folhas cansadas.
Como os tropicais gostam de estar ligeiramente enraizados, é útil saber o que procurar ao determinar a necessidade de replantar. É hora de replantar filodendros quando:
- Raízes se projetam dos buracos de drenagem ou aparecem na superfície superior
- Crescimento superior pesado causa tombamento
- O solo drena imediatamente ou retém muita umidade
- Mistura de envasamento envelhecida
Quando estar enraizado é um problema, o crescimento superior fica apertado e pode mostrar vigor reduzido, folhagem descolorida e caules lânguidos. Raízes excessivamente apertadas embaixo acabam se manifestando no crescimento das folhas, pois as raízes não conseguem reter umidade ou nutrientes suficientes para sustentar as partes superiores. O novo crescimento pode ser reduzido ou interrompido.
Escorrimento rápido ao regar ou solo excessivamente seco é outro sinal de aperto. A água que escorre rapidamente pelos buracos de drenagem indica que há menos substrato presente. As raízes ocupam todo o espaço e umidade no vaso sem a capacidade de retê-la na mistura circundante.
O oposto do escorrimento rápido é um substrato que retém muita umidade. Se o meio circundante permanecer úmido por um período prolongado, o vaso existente pode ser grande demais para a capacidade atual das raízes. Solos circundantes excessivamente úmidos acontecem ao colocar um espécime pequeno em um recipiente grande demais. Um vaso muito grande pode ser prejudicial para raízes saudáveis e crescimento superior devido a condições encharcadas.
A mistura de envasamento também se degrada com o tempo, beneficiando-se de uma renovação a cada dois ou três anos. O solo de envasamento perde nutrientes e aeração com regas contínuas e absorção de nutrientes pela planta, e começa a colapsar em detrimento das raízes.
A Melhor Mistura de Envasamento
Renovar a mistura de envasamento a cada poucos anos aumenta a vitalidade da planta.
Com o envelhecimento do substrato, a compactação e a falta de aeração levam ao estresse. A falta de oxigênio para as raízes e a saturação excessiva causam danos às raízes. Se o filodendro estiver no mesmo vaso por alguns anos, dê-lhe uma mistura fresca, mesmo que o retorne ao mesmo recipiente após limpar as raízes e substituir o meio.
Ao replantar filodendros, use uma mistura de envasamento de alta qualidade para plantas de interior para garantir boa drenagem e aeração. Eles se saem melhor em solos organicamente ricos e bem drenados, seja no solo ou em um vaso.
Você também pode fazer sua própria mistura para ter à mão com alguns materiais básicos:
- 2 partes de solo de envasamento de alta qualidade
- 1 parte de perlita
- 1 parte de fibra de coco
Dimensionando o Vaso
Um vaso ligeiramente maior ajuda a evitar o excesso de raízes.
Embora algumas espécies tenham uma taxa de crescimento lenta, geralmente são robustas e preenchem um vaso à medida que plantas jovens desenvolvem raízes fortes. Em recipientes, os filodendros podem precisar de replantio anual até se tornarem espécimes maiores e o crescimento desacelerar.
Aumente-os para um recipiente maior dois tamanhos acima para acomodar o crescimento. Evite ir muito grande, pois o solo extra retém umidade e causa saturação prolongada.
Quando o crescimento desacelera para seleções maduras, replante a cada poucos anos para renovar o solo para nutrição e aeração.
Estacas e Suporte
Treine caules trepadores cedo para um crescimento vertical e organizado.
Dependendo do seu tipo de filodendro, pode precisar de um suporte central como âncora para escalar. Tipos trepadores se espalharão sobre a borda do vaso ou subirão em estacas próximas. Espécies arbóreas ficam sozinhas sem suporte adicional, a menos que você queira arrumar ou conter a ramificação.
Em um recipiente, grandes espécimes trepadores como a folha de violino se beneficiam do treinamento ao redor de uma estaca central como um poste de musgo. Com amarração, crescerão verticalmente ao redor do suporte. Treine os caules trepadores à medida que se desenvolvem para uma forma vertical. Instale o suporte no plantio para evitar perturbar as raízes mais tarde. Sem o suporte central opcional, os caules trepadores se espalham, se espalham e se arrastam sobre a borda do recipiente.
Transplante, Corte e Arrume
Coloque a coroa da sua planta logo abaixo da borda do vaso.
Quando estiver pronto para replantar, retire a planta tropical do recipiente atual, cuidando da folhagem. Inspecione e afrouxe suavemente as raízes para reduzir o emaranhamento e o aperto para a nova situação. Corte quaisquer raízes (marrom-escuras, secas ou moles) não saudáveis.
Preencha parcialmente o novo vaso com mistura fresca e coloque a bola de raízes dentro, posicionando a coroa uma ou duas polegadas abaixo da borda. Preencha com mais meio e instale suportes, se estiver usando. Regue bem para saturar a nova mistura e devolva a planta ao seu local de crescimento feliz.
Pode folhas danificadas ou amareladas para renovar a coroa. Corte caules para gerenciar o tamanho e promover uma forma arbustiva. Sempre corte caules logo acima de um nó de folha para regenerar novo crescimento. Podar permite que espécimes em vasos mantenham uma altura desejada, especialmente à medida que os espécimes altos lentamente alcançam o céu. Use recortes para propagar novas plantas enraizando em solo ou água.
O Fertilizante Certo
Troque para fertilizante granular para uma alimentação mais lenta e de longo prazo.
Filodendros requerem pouco ou nenhum fertilizante com solos bons, embora plantas de interior ganhem um impulso com fórmulas balanceadas, de baixa graduação e diluídas. Comece a fertilizar no início da primavera. Opte por um fertilizante líquido orgânico para plantas de interior (como 10-10-10) e use-o na metade da força. Aplique a cada outra sessão de rega nos meses mais quentes. Fórmulas granulares também funcionam bem e só precisam ser aplicadas a cada dois meses ou mais.
Pare de fertilizar no início do outono, pois o crescimento naturalmente desacelera com o resfriamento das temperaturas.