Óleo de Citronela: O Salvador na Batalha Contra os Mosquitos!
Se você vive em um clima quente e úmido, provavelmente já ouviu falar do óleo de citronela, usado em queimadores, velas ou loções cosméticas aplicadas na pele para repelir mosquitos. Mas você sabe de onde ele vem? Deixe-me apresentar a planta de citronela, Cymbopogon nardus!
A planta de citronela não deve ser confundida com outra planta com cheiro de limão, supostamente repelente de insetos, o gerânio perfumado, Pelargonium citrosum (ou gerânio Citrosa). O gerânio perfumado, às vezes chamado de gerânio citronela, é bonito e cheira maravilhosamente, mas não ajuda na batalha contra pragas.
A verdadeira planta de citronela é uma gramínea perene grande, com folhas verdes que crescem eretas até 1,8m de altura e 1,2m de largura nas condições certas. É o óleo contido nas folhas que repele os insetos, e ele só pode ser extraído esmagando as folhas. A presença dessas gramíneas com sua textura verde média sozinha não afastará os mosquitos.
O óleo da planta tem uma longa história de uso medicinal, como no tratamento de piolhos, parasitas ou vermes, além de aliviar enxaquecas e febres. Suas propriedades antibacterianas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e antifúngicas a tornam útil em produtos de limpeza e cosméticos, proporcionando-lhes um inconfundível aroma de limão. Plantá-la é uma ótima maneira de adicionar várias texturas contrastantes ao seu jardim.
Guia Rápido de Cuidados
A planta de citronela é uma espécie gramínea com aroma de limão. Fonte: Ahmad Fuad Morad
Nome Comum: planta de citronela, planta de mosquito, capim citronela, capim gerânio e capim nardo
Nome Científico: Cymbopogon nardus, Cymbopogon winterianus
Família: Poaceae
Altura & Largura: 1,8m x 1,2m
Luz: Sol pleno a meia sombra
Solo: Argiloso
Água: Rega regular e consistente
Pragas & Doenças: Míldio
Tudo Sobre a Planta de Citronela
Se você encontrar uma planta em centros de jardinagem ou grandes lojas com o nome botânico Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus, pode ter certeza de que encontrou a planta de citronela, também conhecida como capim citronela, capim gerânio, planta de mosquito e capim nardo. Ela pertence à família Poaceae. Esta gramínea é uma planta ereta com folhas lanceoladas de cor verde-azulada que brotam de caules eretos marrom-avermelhados e crescem até 90-120cm de comprimento.
O capim citronela é uma gramínea perene aromática e sempre-verde, nativa do Sri Lanka, mas comum em regiões de clima temperado quente, subtropical e tropical da Ásia e África. Em climas mais frios, as plantas de citronela são cultivadas como anuais e trazidas para dentro de casa durante o inverno. Ela é intimamente relacionada ao capim-limão.
Quando as condições ideais de cultivo são atendidas, a planta de citronela produzirá panículas de flores em espiguetas que se projetam até 1,8m do centro da planta. Essas flores se auto-semeiam facilmente, mas requerem temperaturas consistentes entre 20-22°C para germinar. As sementes são marrom-claras, secas e típicas de gramíneas/cereais. Plantas cultivadas em climas mais frios têm menos probabilidade de produzir flores viáveis.
As plantas de mosquito se espalham naturalmente através de rizomas subterrâneos rastejantes e podem se tornar um tanto invasivas em seu clima tropical natural, com seu hábito de crescimento vigoroso, competindo com a flora existente e culturas cultivadas.
Essa gramínea é tipicamente cultivada em bordas de verão ou em jardineiras por suas propriedades repelentes de insetos. Muitos jardineiros acreditam que o aroma cítrico das plantas é suficiente para repelir mosquitos, como os repelentes elétricos, mas infelizmente isso não é verdade. É o óleo contido nas folhas que é usado em repelentes de mosquitos, mas ele deve ser extraído primeiro através do processo de destilação. Se você simplesmente esmagar as folhas com a mão, liberará um pouco de óleo, mas não o suficiente para repelir mosquitos. No entanto, alguns jardineiros juram que esmagar e esfregar as folhas na pele é uma das maneiras naturais de aplicar um repelente de mosquitos, e que o cheiro de citronela pode ser bem-sucedido em manter alguns mosquitos afastados enquanto você trabalha no jardim! Melhor combiná-los com repelentes elétricos para melhores resultados.
O óleo essencial extraído das plantas de mosquito tem um forte aroma de limão, frequentemente usado para perfumar cosméticos, sabonetes, desodorantes e loções para a pele especificamente usados como repelentes de mosquitos. Velas de citronela e queimadores de óleo são usados à noite como repelentes de mosquitos. A natureza antibacteriana e antifúngica do óleo o torna perfeito para produtos de limpeza e desinfetantes. Deve-se ter cuidado ao usar esses produtos. Inalar os vapores do óleo pode causar uma reação alérgica em algumas pessoas, e o óleo de citronela também pode irritar a pele sensível. A planta de citronela não é comestível, ao contrário de seu primo próximo Cymbopogon citratus, comumente conhecido como capim-limão.
Se você comprou uma ‘planta de citronela’ com folhagem rendada e um aroma cítrico, é muito provável que você tenha um gerânio com cheiro de limão, às vezes chamado de gerânio citronela, que na verdade faz parte da família dos gerânios. As folhas rendadas cheiram semelhante a essa gramínea, mas não contêm o óleo repelente de insetos citronela e, portanto, são ineficazes para manter os mosquitos irritantes afastados. Infelizmente, membros da família dos gerânios podem ser plantas bonitas para o seu jardim entre outras flores, mas suas folhas rendadas simplesmente não repelem bem os mosquitos!
Plantando a Planta de Citronela
A planta de mosquito pode ser plantada ao longo do ano se cultivada em climas tropicais, subtropicais ou temperados quentes. A planta de mosquito de crescimento vigoroso não demorará a se estabelecer. Em climas mais frios, espere até o final da primavera ou início do verão antes de plantar no jardim.
Escolha um local com sol pleno e alguma sombra parcial na parte mais quente do dia para a planta de mosquito. As folhas podem se queimar facilmente e ficar com uma aparência desagradável. Essa gramínea é adaptável à maioria dos tipos de solo, mas a planta de mosquito prefere solo argiloso úmido e bem drenado.
Cultivar plantas de mosquito a partir de sementes não é recomendado, pois a germinação pode ser irregular. O crescimento vigoroso e as raízes rizomáticas a tornam uma candidata ideal para propagação por divisão.
O capim citronela é perfeito para cultivo em vasos, pois permite mover as plantas para uma variedade de locais conforme suas necessidades. Você pode precisar investir em vasos maiores à medida que suas plantas em contêineres superam os recipientes menores, ou simplesmente dividir a planta e replantar uma divisão no mesmo recipiente e compartilhar as outras com outros jardineiros. Cultivar a planta de mosquito em contêineres é uma boa opção para zonas mais frias, pois permite que sua planta seja facilmente movida para dentro de casa durante o inverno para protegê-la da geada.
Cuidados com a Planta de Citronela
Essa gramínea é nativa dos trópicos. No entanto, é muito adaptável a climas mais frios se você souber como cuidar dela. Vamos falar sobre as plantas de mosquito, informações que você precisará saber para cuidar delas e manter sua linda folhagem no seu jardim!
Sol e Temperatura
A citronela é principalmente uma gramínea subtropical com preferência por sol pleno (pelo menos seis horas) e temperaturas quentes. Em climas muito quentes, forneça sombra ou luz filtrada durante o período mais quente do dia para evitar que as folhas se queimem, garantindo que receba pelo menos seis horas de luz solar. Em áreas com menos calor, dê à planta mais luz.
Não deixe que as origens tropicais desta planta o desanimem de cultivá-la se você estiver localizado ao norte do equador! Resistente às zonas USDA 10-12, a planta de citronela pode tolerar temperaturas de até 0ºC, mas não tolera períodos prolongados de geada. Traga sua citronela para dentro de casa em vasos grandes quando a primeira geada for prevista.
Água e Umidade
Forneça regas profundas e longas quando o solo começar a secar ou forneça irrigação através de mangueiras de gotejamento para manter a umidade consistente. Essa gramínea prefere solo consistentemente úmido, mas surpreendentemente pode tolerar longos períodos de seca. Reduza a rega durante os meses de inverno, mas verifique regularmente para garantir que as plantas não tenham secado completamente, especialmente aquelas cultivadas em contêineres. Uma mangueira de gotejamento ou outra forma de irrigação por gotejamento na base da planta pode ser usada para ajudar na rega do seu jardim.
Solo
Para obter resultados ótimos, cultive a citronela em um solo argiloso rico, bem drenado ou composto. A citronela é muito adaptável à maioria dos tipos de solo e, uma vez estabelecida, se sairá bem. Onde os solos são muito pobres, adicione matéria orgânica antes de plantar para fornecer nutrientes e ajudar na retenção de umidade. O pH do solo deve ser neutro, e solos bem drenados são os melhores.
Fertilização
Fertilize a citronela uma vez por ano na primavera com um fertilizante de liberação lenta rico em nitrogênio de boa qualidade. Se sua planta estiver com uma aparência um pouco sem vida, uma alimentação rápida com um fertilizante líquido de nitrogênio ou alimento para plantas de uso geral deve trazê-la de volta a hábitos de crescimento saudáveis. Adicionar uma camada de composto uma ou duas vezes por ano ao redor da base da sua planta também funcionará em vez de fertilizantes ou alimentos para plantas de uso geral.
Poda
As plantas de citronela requerem pouca ou nenhuma poda quando cultivadas em seu ambiente natural. No máximo, talvez elas possam se beneficiar de uma poda ocasional de folhas marrons e remoção de flores murchas a cada poucas semanas para evitar a auto-semeadura. Plantas cultivadas em contêineres em climas mais frios se beneficiarão de uma poda drástica a 15cm acima da coroa antes de serem levadas para uma área protegida ou para dentro de casa durante o inverno. Novos brotos aparecerão na primavera, prontos para voltar ao ar livre.
Propagação
Essa gramínea é improvável de desenvolver sementes viáveis, a menos que seja cultivada em condições climáticas ideais. Mesmo com sementes viáveis, a germinação é irregular. A principal forma de propagação das plantas de citronela é através da divisão. A natureza de crescimento vigoroso da citronela a torna perfeita para divisão, mantendo o tamanho da planta sob controle. Também é uma ótima maneira de manter as plantas cultivadas em contêineres sob controle.
Divida uma planta saudável que tenha pelo menos 2-3 anos e tenha desenvolvido um bom sistema radicular. Desenterre a planta inteira e, usando uma serra, pá ou faca, divida a planta nas divisões necessárias. Plante cada divisão individualmente ou replante em novas posições no jardim. Regue bem até que as plantas estejam estabelecidas. Se usar este método, certifique-se de que haja tempo suficiente para que as novas plantas de mosquito se estabeleçam bem antes da primeira geada.
Estacas de raiz são outra opção se você não quiser desenterrar uma planta inteira. As estacas de raiz devem ser retiradas no inverno, quando as plantas estão dormentes e suas raízes estão ricas em nutrientes, dando às estacas a melhor chance de se desenvolver. Simplesmente remova o solo da base da planta até que as raízes estejam visíveis e corte 5-7cm de raiz com uma tesoura limpa. Coloque a estaca em um vaso de composto e coloque em um local claro e quente, mantendo o composto úmido. Brotos devem aparecer no início da primavera.
Resolução de Problemas
A citronela é uma planta fácil de cuidar, com poucos problemas de cultivo. Aqui estão algumas coisas para ficar de olho, caso ocorra algum problema. Conhecer esses problemas ajudará você a manter uma planta saudável.
Problemas de Cultivo
Sua planta de mosquito se beneficiará de sombra à tarde para proteger as folhas de queimaduras solares durante o período mais quente do dia. As folhas queimadas são desagradáveis e os danos reduzem a capacidade da planta de realizar a fotossíntese, reduzindo assim a saúde geral da planta.
Pés molhados também podem ser um problema para as plantas de citronela. Embora prefiram solo consistentemente úmido, solo pesado e encharcado reduzirá a capacidade da planta de absorver nutrientes do solo e fará com que as plantas se deteriorem. Pode até causar podridão radicular e a morte da planta. Cultive o capim citronela em solo argiloso bem drenado para evitar esse problema de cultivo.
Pragas
Esta citronela tende a não ser afetada por pragas.
Doenças
A citronela cultivada comercialmente pode ser sujeita a míldio. Isso é particularmente prevalente em climas subtropicais, onde as plantas são cultivadas densamente para produzir óleo de citronela. A falta de circulação de ar proporciona condições perfeitas para o míldio se instalar e resultará em uma redução tanto na quantidade quanto na qualidade do óleo extraído. O míldio é menos comum em jardins domésticos, a menos que as plantas sejam deixadas muito congestionadas. Os sinais de míldio são manchas escuras ou lesões nas folhas, a partir das quais a necrose começa a apodrecer as folhas. Remova e destrua imediatamente as folhas afetadas. Divida plantas congestionadas a cada poucos anos e remova folhagem morta ou morrendo para melhorar a circulação de ar. Fungicidas à base de cobre podem ser úteis para ajudar a prevenir o míldio.
Perguntas Frequentes
P: As plantas de citronela realmente afastam os mosquitos?
R: O óleo extraído das folhas das plantas de citronela tem algumas qualidades naturais de repelente de mosquitos quando usado em velas, loções e queimadores de óleo. As plantas em sua forma natural não ajudam a repelir mosquitos.
P: A planta de citronela gosta de sol ou sombra?
R: A planta de citronela gosta de crescer em um local ensolarado, mas se beneficiará de alguma sombra na parte mais quente do dia para proteger as folhas de queimaduras.
P: A citronela é uma boa planta de interior?
R: A citronela é frequentemente confundida com o gerânio citronela ou gerânios perfumados (Pelargonium citrosum, às vezes chamado de gerânio Citrosa), que têm um aroma de limão e fazem excelentes plantas de interior. Infelizmente, o gerânio citronela não repele mosquitos. As verdadeiras plantas de citronela são gramíneas grandes que crescem até 1,8m de altura e 1,2m de largura e são inadequadas para a maioria dos ambientes internos por muito tempo. Ela é uma excelente planta para pátios, pois a maioria das pessoas tem espaço suficiente em seus pátios para uma espécie maior.