Quando Desenterrar Seus Tubérculos de Flores: Considerações para o Seu Clima

No momento, você está visualizando Quando Desenterrar Seus Tubérculos de Flores: Considerações para o Seu Clima

Se você está cultivando dálias, cannas ou callas, saber o momento certo para desenterrar seus tubérculos de flores pode ser a diferença entre um jardim exuberante e uma temporada de oportunidades perdidas!

O melhor momento para desenterrar tubérculos delicados depende em grande parte do tipo de planta, do seu clima local e, claro, da sua zona de resistência ou cultivo. Nas regiões mais quentes, você pode ter o luxo de deixá-los no solo durante todo o ano. No entanto, em áreas com invernos rigorosos e congelantes, espécies delicadas precisam ser desenterradas após a primeira geada leve. Isso permite que as plantas amadureçam e armazenem nutrientes suficientes para o ano seguinte.

Continue lendo para descobrir algumas dicas sobre quando desenterrar seus tubérculos de flores.

Tubérculos Resistentes vs. Delicados

Eles podem ser classificados como resistentes ou delicados.

Tubérculos e outras estruturas de armazenamento de plantas, como cormos, rizomas e, claro, bulbos verdadeiros, são geralmente agrupados sob o termo geral “bulbos”. Os bulbos podem ser classificados como resistentes ou delicados. Bulbos resistentes podem ser deixados no solo durante todo o ano, pois conseguem sobreviver a invernos frios com longos períodos de temperaturas abaixo de zero. Bulbos resistentes realmente necessitam de um período de frio para quebrar sua dormência e começar a brotar. Estes são geralmente plantas que florescem na primavera e no início do verão, como narcisos, tulipas, açafrões, allium e jacintos.

Bulbos, tubérculos, cormos e raízes delicados incluem plantas que florescem no verão e no início do outono, como dálias, lírios canna, caládios, lírios calla, begônias tuberosas e frésias. A maioria dessas plantas é nativa de ambientes tropicais ou semitropicais e não pode sobreviver a uma geada forte.

Temperatura

A decisão depende principalmente das temperaturas em sua área.

Climas Frios

Em climas frios, desenterre-os após a primeira geada, mas antes que o solo congele completamente.

Primeiro, conheça sua zona e as datas de geada! As zonas de cultivo, também conhecidas como zonas de resistência, indicam a temperatura mínima média de um local.

Como um jardineiro da zona 4, estou bem familiarizado com a filosofia de “mova ou perca” em relação aos meus tubérculos delicados. No meio do outono, preciso decidir se vou desenterrar e armazenar minhas dálias e gladíolos, ou se estou disposto a perder os tubérculos de flores desta temporada. Em climas frios, desenterre-os após a primeira geada, mas antes que o solo congele completamente. Aqui na zona 4, isso geralmente ocorre no final de outubro (cresci em um lugar onde era muito normal usar roupas de neve inteiras por baixo da fantasia de Halloween). No entanto, jardineiros da zona 7 podem não receber geada até o início de novembro.

Uma geada leve matará a folhagem. Isso faz com que a planta entre em dormência e será seu sinal de que é hora de desenterrar seus tubérculos. Use um garfo largo ou para cavar ao redor das plantas, tomando cuidado para não cortar as raízes. Corte toda a folhagem morta superior para evitar que a podridão se espalhe para o tubérculo. Escove a terra solta dos tubérculos e deixe-os curar, ou secar, por alguns dias a algumas semanas (dependendo do seu clima) antes de armazená-los.

Os tubérculos são melhor armazenados em um local fresco e escuro. Porões e garagens são ótimos, desde que permaneçam livres de geadas. As temperaturas de armazenamento devem geralmente estar entre 40-50°F (4-10°C). Temperaturas mais quentes podem promover a formação de fungos ou incentivar os tubérculos a saírem de sua dormência de inverno e começarem a brotar. Verifique periodicamente os bulbos e tubérculos armazenados durante a temporada de armazenamento.

Climas Quentes

Jardineiros em regiões quentes têm a opção de deixá-los no solo durante todo o ano.

Jardineiros em regiões quentes têm a opção de deixá-los no solo durante todo o ano. Dálias, por exemplo, são perenemente resistentes nas zonas 8-11. Isso significa que, no outono, tubérculos plantados nessas zonas podem permanecer no solo.

Bulbos DelicadosResistênciaDáliasZonas 8-11CannasZonas 8-11Begônias tuberosasZonas 10-11CaládiosZonas 9-11Lírios callaZonas 8-11FrésiasZonas 9-11

Jardineiros bem na borda norte da faixa de resistência de uma planta devem considerar uma camada saudável de cobertura morta como uma proteção adicional. Cavacos de madeira, folhas picadas e cobertura de casca são todas excelentes opções de cobertura orgânica. Assim que novos brotos começarem a surgir na primavera, simplesmente mova a cobertura para o lado.

Mesmo que você possa manter seus tubérculos no solo durante todo o ano, ainda é aconselhável desenterrá-los a cada poucos anos para dividi-los. Dividir rejuvenesce a planta e promove a floração. Se um grupo de tubérculos não for dividido, muitos caules surgirão na próxima primavera em vez de uma planta vigorosa individual. Dividir também é uma ótima maneira de aumentar o número de suas plantas!

Umidade

Drenagem adequada e condições secas são essenciais para prevenir a podridão e danos por geada em plantas que passam o inverno.

Infelizmente, os jardineiros não podem se basear apenas em sua zona de cultivo. Drenagem adequada e condições secas são essenciais para prevenir a podridão e danos por geada em tubérculos que passam o inverno. Solo pesado combinado com clima de inverno úmido, mesmo que não seja particularmente frio, pode causar a podridão dos tubérculos.

Vamos voltar ao nosso exemplo de tubérculo de dália. Se você está cultivando dálias na zona 8 e tem solo arenoso e bem drenado junto com clima de inverno relativamente seco, pode ser possível deixá-los no solo. No entanto, jardineiros da zona 8 que enfrentam invernos longos e úmidos devem desenterrar seus tubérculos após a primeira geada leve.

Principais Conclusões

Seu clima local e a resistência das flores são os principais determinantes de se você deve ou não desenterrar os tubérculos. Esteja você lidando com invernos congelantes ou desfrutando de temperaturas mais amenas, o tempo faz toda a diferença!