Regiões Diversas do Arizona
O Arizona abrange uma riqueza de regiões diversas, desde desertos áridos até florestas, planícies aluviais de rios até planaltos vulcânicos, e pradarias gramadas até colinas cobertas de arbustos. Com a quantidade de diferentes habitats, há uma proliferação de diferentes plantas nativas do estado.
Escolhendo Plantas Nativas do Arizona
Existem tantas plantas interessantes e bonitas nativas do estado do Arizona que pode parecer um pouco avassalador. Você pode facilmente restringir suas opções estudando seu próprio quintal. Primeiro, descubra em qual Zona de Resistência de Plantas do USDA você vive. O Arizona contém pelo menos oito zonas diferentes, cada uma das quais abriga tipos de plantas muito diferentes. Você também precisará saber algo sobre a luz solar disponível, tipo de solo, umidade do solo e drenagem do solo em sua paisagem.
Selecionando Plantas Adequadas
Depois de conhecer suas condições locais, você poderá começar a selecionar plantas que são mais adequadas para sua paisagem. Se você tiver as plantas certas para as condições certas, estará no caminho certo para o sucesso! Para zonas áridas, experimente xeriscaping para não precisar fazer regas extras. Se seu quintal tiver solo úmido ou muita sombra, cultive plantas que prosperem nessas condições para um jardim bem adaptado e de baixa manutenção.
Evitando Espécies Invasoras
Você pode facilmente cultivar uma paisagem inteira cheia de plantas nativas, mas não precisa. Apenas evite plantar espécies invasoras que tomarão conta do seu jardim e exigirão tempo e esforço extras para controlar ou remover. A lista a seguir contém uma variedade de plantas bonitas e coloridas, todas nativas do Arizona, para que você possa mergulhar diretamente nas tarefas divertidas de compras de plantas e design de jardim.
Arizona Coral Bells
Flores vermelhas brilhantes atraem beija-flores para jardins sombreados e frescos.
Esta espécie de coral bells é nativa do Arizona e do Novo México. Esta perene ornamental altamente decorativa prospera em jardins mais frescos com bastante sombra e solo bem drenado. Se você mora em uma altitude mais alta com temperaturas mais frias, cultive Arizona coral bells em seu jardim sombreado ou ao longo do lado sombreado de um edifício para que receba proteção do sol.
Arizona coral bells floresce em qualquer momento da primavera até o outono, dependendo das condições locais. As pequenas flores são de um vermelho brilhante e formam-se em hastes florais altas. As flores atraem beija-flores e ficariam ótimas plantadas como cobertura do solo em um jardim arborizado. As folhas ornamentais lobadas são organizadas em rosetas ordenadas e adicionam seu próprio charme à sua paisagem. Esta bela flor silvestre perene certamente irá agradar!
Arizona Milkweed
Flores brancas compactas e delicadas atraem polinizadores e borboletas.
Aqui está uma flor silvestre nativa exclusivamente para jardineiros do Arizona. A asclepias do Arizona é nativa apenas deste estado, então esta flor silvestre pode ser um pouco difícil de encontrar. Se você encontrar sementes ou mudas, está com sorte. Esta espécie de asclepias permanece com cerca de sessenta centímetros de altura e é bastante compacta. As flores brancas florescem no início a meados do verão e complementam todo o seu jardim de flores com sua beleza delicada.
Em seu habitat natural, a asclepias do Arizona prefere umidade constante do solo e é melhor cultivada perto de uma área ribeirinha úmida. Se sua paisagem for mais seca e desértica, esta asclepias não será a melhor planta para seu jardim. Use-a em seu jardim de borboletas para atrair polinizadores e permitir que as lagartas da borboleta-monarca se alimentem das folhas para crescer a próxima geração dessas belas borboletas.
Arizona Passion Vine
Flores vibrantes que florescem à noite atraem polinizadores e produzem frutos comestíveis.
A videira de maracujá do Arizona é uma flor silvestre que floresce à noite. As flores abrem no final da tarde e fecham na manhã seguinte. Flores polinizadas desenvolvem frutos polposos comestíveis. Quaisquer frutos não colhidos ou comidos por animais estarão cheios de sementes que germinam em novas videiras. Videiras indesejadas são facilmente puxadas e removidas para que não se tornem muito agressivas.
Banana Yucca
Exótica suculenta com flores brancas dramáticas atrai mariposas polinizadoras noturnas.
Se você está procurando uma flor silvestre nativa do Arizona com um toque exótico, experimente uma banana yucca. Esta suculenta perene forma uma grande roseta basal de folhas rígidas e em forma de espada. As margens lisas das folhas se descolam em finas tiras, dando-lhes uma aparência um tanto desgastada. Algumas variedades regionais desta planta formarão troncos curtos, enquanto outras permanecerão sem tronco.
A banana yucca é nomeada por seus frutos grossos e carnudos, semelhantes a bananas. Na primavera até meados do verão, as bananas yuccas florescem com hastes dramáticas de flores brancas, inclinadas e alongadas, que atraem mariposas polinizadoras noturnas. Dê as boas-vindas a esta espécie de yucca em seu jardim noturno, xeriscape ou canteiro de suculentas.
Blackfoot Daisy
Esta flor resiliente com pétalas brancas atrai muitos polinizadores.
A margarida blackfoot é uma adorável flor silvestre nativa das pradarias secas do sudoeste, incluindo o Arizona. Ela adora sol pleno e solo ácido bem drenado. Esta é a planta perfeita para o seu jardim de pedras ou pradaria de bolso. Sua baixa estatura a torna a escolha perfeita para um jardim de borda ou canteiro elevado.
Esta margarida tem uma longa temporada de floração, começando na primavera e continuando durante o verão. Esta longa temporada de floração atrai muitos polinizadores para se banquetear com o néctar. As flores de pétalas brancas têm centros amarelos e, à primeira vista, se assemelham a pequenas zínias brancas. Estas perenes são relativamente de curta duração, mas se replantam facilmente, renovando continuamente sua população.
Blue Flax
Esta planta tolerante à seca tem flores delicadas que duram durante o verão.
O linho azul, também chamado de linho das pradarias ou linho de Lewis, é uma flor silvestre nativa de toda a América do Norte ocidental. Esta perene é facilmente cultivada a partir de sementes e se auto-semeia no jardim para manter sua população forte. Estas plantas são tolerantes tanto ao calor quanto à seca e crescem bem em recipientes e canteiros elevados.
O linho das pradarias é uma adição adorável ao seu jardim de pedras ou xeriscape. As flores de um azul-púrpura pálido aparecem no final da primavera e continuam até o início a meados do verão. Flores individuais duram apenas um dia, mas estas plantas produzem um número prolífico de flores para uma exibição duradoura.
Blue Grama Grass
Esta grama compacta tem flores delicadas que balançam ao vento.
Ao considerar plantas para seu jardim nativo, não negligencie as gramíneas. A grama blue grama é uma grama ornamental nativa de grande parte do centro e oeste da América do Norte. Esta grama fácil de cultivar permanece bastante pequena e compacta e é um excelente preenchimento para um jardim de pradaria ou área naturalizada maior.
A grama blue grama floresce do meio ao final do verão até o outono. As flores e cabeças de sementes adicionam alguma variedade única ao seu jardim, capturando a luz do sol da tarde e balançando ao vento. A grama blue grama é facilmente cultivada a partir de sementes e, uma vez estabelecida, se replantará facilmente em condições ideais sem se tornar invasiva.
Colorado Blue Columbine
Flores de um azul-púrpura pálido atraem beija-flores e borboletas para os jardins.
A columbina azul do Colorado é nativa das regiões montanhosas do Arizona e Novo México, ao norte através das Montanhas Rochosas. Esta é uma flor silvestre perene de curta duração que se re-semeia facilmente, para que você sempre possa desfrutar de sua presença adorável em seu jardim.
Esta columbina é uma das muitas espécies de flores silvestres nativas do Arizona e de grande parte da América do Norte. A columbina azul do Colorado exibe belas flores de um azul-púrpura pálido com uma forma incomum. Beija-flores adoram essas flores e borboletas também farão uma visita. Estas plantas formam montes de folhas atraentes que permanecem verdes durante toda a estação de crescimento, quando recebem sombra e umidade adequadas. Columbinas que crescem em locais mais ensolarados e secos ficarão marrons e entrarão em dormência mais cedo na estação. Mas não se preocupe, elas voltarão com vigor renovado na primavera seguinte.
Desert Marigold
Flores amarelas brilhantes trazem sol e polinizadores para os jardins.
A calêndula do deserto floresce na primavera e, em condições ideais, continua florescendo durante o verão. Enquanto floresce, abelhas e borboletas abundam para beber das flores ricas em néctar. Quando não está florescendo, a folhagem macia e verde-prateada parece adorável, crescendo em montes compactos e ordenados. Estas flores silvestres nativas do Arizona são bem adaptadas ao sol pleno e condições propensas à seca.
Desert Penstemon
Flores rosa vibrantes atraem polinizadores para jardins ensolarados e secos.
O penstemon do deserto é uma adição fantástica ao seu jardim de borboletas ou polinizadores. Ele também atrai beija-flores! Cultive-o em um jardim ensolarado com solo seco e bem drenado. Você pode começar estas plantas a partir de sementes após um período de estratificação a frio ou dividir aglomerados maiores de plantas maduras.
O penstemon do deserto floresce no inverno e na primavera. Suas flores rosa profundo vibrantes formam picos dramáticos de cor. Cultive uma massa dessas plantas de penstemon juntas para uma exibição verdadeiramente deslumbrante. Em regiões mais quentes e áridas, o penstemon do deserto prefere alguma sombra à tarde. Cultive-o ao lado de uma variedade diversificada de flores coloridas para atrair polinizadores durante toda a estação de crescimento.
Chocolate Flower
Esta margarida de chocolate brilhante e aberta brilha em um prado aberto.
A flor de chocolate é um análogo adorável do girassol nativo de grande parte do centro e oeste da América do Norte. Esta planta fácil de cultivar permanece bastante pequena e compacta e é um excelente preenchimento para um jardim de pradaria ou área naturalizada maior.
Ela floresce do meio ao final da primavera até o outono. As flores e cabeças de sementes adicionam algum interesse único ao seu jardim, adicionando toques de amarelo na estação de crescimento que desbotam para cabeças de sementes verdes deslumbrantes. Estas são facilmente cultivadas a partir de sementes e, uma vez estabelecidas, se replantarão facilmente em condições ideais.
Fairy Duster
Flores rosa pálidas em forma de pompom atraem polinizadores e beija-flores.
O fairy duster é um pequeno arbusto que adiciona cor à sua paisagem. Ele floresce no inverno e na primavera, produzindo flores incomuns em forma de pompom de um rosa pálido. As folhas compostas são semelhantes a samambaias e se abrem completamente durante o dia, fechando à noite. Vagens de sementes longas e planas fornecem interesse adicional.
O fairy duster é uma planta resistente e tolerante à seca, perfeita para jardins xeriscape. Plantas maduras podem se tornar bastante desordenadas, mas a poda regular ajudará a mantê-las em uma forma arredondada ou em montes bonitos. Esta é uma boa planta para a vida selvagem, fornecendo alimento e abrigo para uma variedade de espécies de pássaros. Polinizadores e beija-flores também adoram as flores.
Firecracker Penstemon
Flores vermelhas brilhantes criam uma exibição deslumbrante em seu jardim.
Se você espera atrair beija-flores para o seu quintal, o penstemon firecracker é a opção perfeita. Ele começa a florescer no final da primavera e continua durante o verão. Cada espiga de flores alta é alinhada com flores vermelhas longas e tubulares. As folhas coriáceas e em forma de lança formam um monte basal solto para folhagem de longa duração.
Globe Mallow
Flores brilhantes e coloridas atraem polinizadores e adicionam charme ao jardim.
O globe mallow floresce mais prolificamente durante os meses de primavera. As flores são de cores vivas e altamente variáveis, incluindo tons de rosa, laranja, roxo, vermelho e branco. Borboletas e outros polinizadores adoram as flores e você vai adorar ter essas plantas florescendo em sua paisagem. Elas se replantam facilmente, então você pode propagá-las facilmente ou remover quaisquer mudas indesejadas.
Mexican Gold Poppy
Flores douradas trazem cor alegre para o seu jardim de primavera.
Começando no início da primavera, a papoula dourada mexicana inicia sua exibição espetacular. Cada flor de um amarelo dourado profundo é como um pequeno estouro de sol brilhando em seu jardim. Quando você tem uma massa dessas plantas juntas, ou intercaladas com outras flores silvestres que florescem na primavera, você está em um verdadeiro deleite. As flores atraem muitas borboletas e outros polinizadores. Em climas mais frios, cultive esta papoula ensolarada como anual.
Parry’s Agave
Rosetas prateadas adicionam textura marcante a jardins de pedras e recipientes.
A agave de Parry é uma suculenta dramática nativa do Arizona, Novo México, Texas e México. Esta planta que adora calor e seca é surpreendentemente adaptável e crescerá em climas mais frios também, embora prefira calor seco e solo muito bem drenado. Esta é uma planta de crescimento relativamente lento que se sai bem em um jardim de pedras ou jardim de recipientes.
A agave de Parry desenvolve uma roseta basal de folhas verde-prateadas compactadas. Estas folhas suculentas são bordadas com espinhos afiados e de ponta vermelha. Cada planta pode florescer uma vez em sua vida, enviando uma haste alta de cachos de flores amarelas pálidas. Após a floração, a planta mãe morre, mas deixa para trás várias mudas para continuar o ciclo.
Parry’s Penstemon
Flores rosa altas criam cor no início da estação em jardins ensolarados.
As flores rosa brilhantes do penstemon de Parry são um favorito para beija-flores e polinizadores de insetos. As espigas altas de flores tubulares florescem na primavera para um toque de cor no início da estação. Durante os meses mais frios do ano, suas folhas verde-prateadas adicionam seu próprio apelo ao seu xeriscape, jardim de pedras ou jardim de polinizadores.
O penstemon de Parry cresce até um metro e vinte de altura, embora isso seja principalmente as espigas florais. Esta é uma perene de curta duração que entra em dormência logo após a floração. Quando as flores e folhas morrem, certifique-se de ter algumas plantas de folhagem perene ou flores de verão crescendo na mesma área para continuar atraindo beija-flores e fornecer interesse contínuo para o restante da estação.
Pine Needle Milkweed
Flores brancas altas adicionam textura e movimento a jardins desérticos.
A asclepias de agulha de pinheiro é uma vencedora para o seu jardim de borboletas. As asclepias são as plantas hospedeiras para borboletas-monarca e atraem uma enorme variedade de outros polinizadores enquanto estão florescendo. Esta flor silvestre perene alta é nativa do Arizona, Novo México e Califórnia e está em casa no deserto do sudoeste.
A asclepias de agulha de pinheiro tem uma forma ereta, cada haste alinhada com folhas estreitas. Uma planta madura e com várias hastes dá a impressão geral de arbustos de garrafa verdes altos emergindo de uma coroa central. Esta espécie de asclepias floresce no inverno do deserto. Suas massas de flores brancas dão lugar a vagens de sementes ornamentais e pontiagudas que secam e se abrem para revelar massas de sementes macias e felpudas que pegam o vento e voam para brotar novas asclepias.
Prairie Smoke
Plumas rosa penugentas e folhas semelhantes a samambaias adicionam textura adorável.
Prairie smoke, também conhecido como bigodes de velho, é nativo das pradarias e matagais do oeste da América do Norte. Esta flor silvestre nativa incomum é fácil de cultivar e tolera uma variedade de condições diferentes. Sua preferência é sol pleno com solo bem drenado e muito espaço para formar uma colônia densa e colorida.
As flores vermelhas inclinadas dão lugar a uma névoa esfumaçada de plumas rosa penugentas que dão a essas plantas um apelo único. As flores florescem no meio do verão e as cabeças de sementes proeminentes duram até o meio do outono. Rosetas basais de folhas franjadas e semelhantes a samambaias também conferem caráter a estas plantas. Use prairie smoke para adicionar cor e textura ao seu jardim de pradaria misturado com outras flores silvestres e gramíneas nativas.
Prairie Zinnia
Planta compacta e formadora de montes adiciona cor a jardins xeriscape.
A zínia das pradarias, também conhecida como zínia das planícies ou zínia das Montanhas Rochosas, é uma perene de baixo crescimento nativa dos estados do sudoeste e das Grandes Planícies. Ela prefere sol pleno com solo seco e bem drenado e é uma ótima escolha para o seu jardim xeriscape.
A zínia das pradarias é uma planta compacta e formadora de montes. Geralmente permanece abaixo de trinta centímetros de altura e parece fantástica plantada ao longo de uma borda ou caminho ou em pequenos aglomerados em seu jardim de pedras. Estas plantas tolerantes à seca são boas para controle de erosão ao longo de encostas e atraem muitos polinizadores para suas massas prolíficas de flores.
Sand Verbena
Cobertura do solo de baixo crescimento com flores coloridas adiciona textura suave.
A verbena de areia é uma anual nativa do deserto sudoeste. Esta planta de perfil baixo no deserto é uma excelente cobertura do solo, pois cada aglomerado pode se espalhar entre trinta e sessenta centímetros de diâmetro. Cultive várias juntas ao longo de bordas e margens para formar um monte de vegetação florida.
Os aglomerados de flores roxas de cores vivas florescem esporadicamente da primavera até o outono, atraindo polinizadores para o seu jardim. As folhas de aparência felpuda são macias e cobertas com pelos finos e fornecem textura adicional e interesse de longa temporada. A verbena de areia é uma adição bem-vinda ao seu jardim de plantas nativas e se re-semeia facilmente para manter a população estável ano após ano.
Summer Poppy
Flores laranja vibrantes trazem cor para paisagens ensolaradas e secas.
A papoula de verão, também chamada de papoula do deserto ou papoula do Arizona, é uma flor silvestre anual nativa do deserto sudoeste. Embora essas plantas se assemelhem muito à papoula da Califórnia, elas não são verdadeiras papoulas. No entanto, elas ficam lindas em um jardim de flores silvestres nativas ou jardim de pássaros.
Fiel ao seu nome, a papoula de verão floresce no verão e continua até o outono. Estas plantas são facilmente iniciadas a partir de sementes durante períodos de clima quente e úmido. Elas crescem melhor em sol pleno e solo arenoso bem drenado. Em condições ideais, elas se re-semeiam e se naturalizam, então você não precisará replantá-las a cada ano. A papoula de verão tem belas flores laranja brilhantes que atraem abelhas e borboletas, enquanto os pássaros se alimentam das sementes durante o outono e inverno.
White Virgin’s Bower
Esta videira trepadeira tem flores brancas perfumadas com charme elegante de jardim.
Não negligencie as videiras floridas em seu jardim nativo. A white virgin’s bower, também conhecida como clematis branca ocidental, é uma videira que se enrola e trepa, crescendo até nove metros de comprimento. Ela fica melhor crescendo em uma treliça ou ao longo de uma cerca ou parede. Quando cultivada perto de arbustos ou pequenas árvores, ela se espalhará por essa vegetação mais alta, pois prefere trepar em vez de rastejar pelo chão.
A white virgin’s bower produz aglomerados de flores brancas e perfumadas na primavera ou verão. Ela prefere solo úmido e um habitat sombreado. Esta é uma planta ideal para crescer ao longo de uma borda de área úmida ou em uma parte mais baixa e úmida do seu quintal. Em locais que são quentes e secos, use cobertura morta ao redor das raízes para ajudar a mantê-las úmidas e frescas.
Perguntas Frequentes
Às vezes pode ser um desafio encontrar uma ampla variedade de plantas nativas da sua área. Confira viveiros e centros de jardinagem que se especializam em plantas nativas. Se você tiver um jardim botânico ou arboreto nas proximidades, veja se eles vendem plantas ou têm uma lista de viveiros locais respeitáveis.
Se você não conseguir encontrar uma fonte local para plantas nativas, considere começar plantas a partir de sementes. Isso levará algum tempo extra, mas também é uma experiência divertida e valiosa. Não retire plantas da natureza. Remover plantas de áreas naturais pode ser ilegal e perturba as comunidades florais naturais.
Pássaros e polinizadores de insetos visitam lugares com habitats atraentes. Cultive uma ampla variedade de plantas diferentes com temporadas de floração variadas para apoiar sua vida selvagem favorita ao longo do ano. Selecione plantas que forneçam alimento e abrigo.
Se você tiver espaço suficiente, certifique-se de ter uma árvore ou alguns arbustos em seu quintal para fornecer um local seguro para descansar e se abrigar dos elementos e dos predadores. Não use pesticidas em seu jardim, pois eles prejudicarão os pássaros e insetos benéficos que você está tentando atrair.
O momento ideal para o plantio depende do tipo de planta e das condições climáticas locais. O transplante deve ser feito quando as plantas não estão ativamente crescendo, seja no início ou no final de sua temporada de crescimento. Semeie sementes de flores silvestres que florescem na primavera no outono ou inverno para que estejam prontas para germinar assim que o solo estiver quente e úmido.
Semeie flores silvestres que florescem no verão e outono no início da primavera, pouco antes da estação chuvosa. Você pode precisar regar suas sementes recém-semeadas regularmente até que germinem e comecem a crescer.