19 Belas Plantas Floridas para Cultivar nas Bordas de Bosques

No momento, você está visualizando 19 Belas Plantas Floridas para Cultivar nas Bordas de Bosques

Se você é como eu, adora aproveitar a sombra de uma floresta. Mas mesmo que você ame bosques ricos e árvores altas, pode ser desafiador saber como paisagizar a borda da floresta parcialmente sombreada. Em vez de pular de árvores altas para jardins bem cuidados, considere amortecer essa junção da floresta com plantas floridas.

Primeiro, procure plantas que possam tolerar sombra parcial. Embora seja fácil separar flores em aquelas que prosperam em pleno sol e aquelas bem adaptadas a horas na sombra, muitas plantas ficam em algum lugar no meio! Isso significa que não faltam plantas floridas que crescem bem na sombra parcial ou luz filtrada ao longo da borda da floresta.

A lista a seguir de pequenas árvores, arbustos e plantas herbáceas ilumina as bordas da floresta com flores. E como muitas delas são plantas nativas, são de baixa manutenção e fáceis de apreciar.

Hortênsia de Folha de Carvalho

Este arbusto prospera em luz filtrada com rega semanal.

As hortênsias de folha de carvalho produzem cachos triangulares de flores brancas do meio da primavera até o início do verão. As plantas florescem em madeira velha, então não há necessidade de podar suas plantas para desfrutar de suas flores volumosas.

Esses arbustos preferem solo úmido, especialmente quando jovens. Isso significa que você deve regar as plantas semanalmente durante o primeiro ano de crescimento. Depois desse ponto, as plantas podem sobreviver sozinhas, desde que não recebam sol intenso à tarde.

Estrela Azul Oriental

Esta planta prospera em sombra parcial e condições de solo úmido.

Embora alguns membros do gênero Amsonia exijam pleno sol para florescer, esta espécie prospera em sombra parcial. Isso a torna uma escolha natural para bordas de florestas sombreadas por pequenas árvores. A Estrela Azul Oriental requer solo úmido para prosperar, então é uma boa opção para bosques naturalmente úmidos ou áreas ao lado de riachos.

Como esta planta é nativa de muitos estados do leste e centro, é uma escolha adequada para jardins de plantas nativas. Mas não pense que seu status nativo significa que é feia! As plantas produzem aglomerados de caules longos encimados por cachos de flores estreitas, azuis claras, em forma de estrela. Embora não seja necessário, podar as flores murchas ajudará as plantas a enviar energia para suas raízes.

As flores aparecerão em algum momento entre meados e o final da primavera e permanecerão na planta por cerca de um mês. Essas belas flores funcionam bem como arranjos cortados e fornecem alimento para beija-flores, borboletas e abelhas.

Anêmona da Floresta

Flores delicadas balançam na brisa, adornando as florestas na primavera.

Uma flor delicada que funciona bem sob arbustos e árvores, a anêmona da floresta prospera em solo úmido e rico. Elas florescem durante toda a primavera e podem ser brancas, rosas ou azuis. Elas têm cinco pétalas arredondadas e aparecem no topo de caules esguios que balançam suavemente com a menor brisa. É por isso que as pessoas também se referem a essas plantas como flores-do-vento.

A anêmona da floresta é nativa de grande parte do Nordeste e Meio-Oeste, bem como de partes dos Apalaches do Sul. Se você fizer uma caminhada por bosques ricos na primavera, verá as folhas serrilhadas da planta e pequenas flores brancas adornando o chão da floresta. Muitas vezes, as plantas se auto-semeiam para formar grandes colônias.

Columbina

Flores icônicas prosperam em sombra parcial, atraindo abelhas e borboletas.

Uma planta amada por muitos jardineiros, a columbina se sente em casa nas bordas de florestas parcialmente sombreadas e sob grandes árvores de sombra. Você pode encontrar muitas espécies diferentes de columbina que variam na cor das flores, altura da planta e requisitos de sol. Embora nem todos os tipos de columbina cresçam bem em sombra total ou pleno sol, a maioria se sente feliz nas áreas parcialmente sombreadas perto das bordas das florestas.

Todas as espécies de columbina produzem flores icônicas com pétalas longas e esporadas. Algumas espécies produzem flores que olham para o céu, enquanto outras têm flores que se inclinam para o chão. Independentemente de sua orientação, você pode esperar que elas atraiam polinizadores como abelhas e borboletas.

As plantas de columbina se auto-semeiam facilmente, então plante-as apenas em uma área onde você esteja de acordo com a propagação das plantas. Embora não se tornem invasivas, uma única planta muitas vezes se transforma em um aglomerado exuberante de columbina.

Campânula Alta

Espigas altas de flores azul-pálido iluminam lindamente as bordas da floresta.

Uma das minhas flores silvestres favoritas, a campânula alta ilumina o chão da floresta com longos caules cobertos de flores em forma de estrela azul-pálido. As espigas de flores podem crescer até seis pés de altura, fazendo com que esta planta se destaque das flores silvestres de crescimento baixo que adornam o chão coberto de folhas. E como as plantas florescem no verão, elas fornecem cor após o desbotamento das efêmeras da primavera.

A campânula alta, também conhecida como campânula americana, é bienal, então não floresce até seu segundo ano de crescimento. Durante o primeiro ano, a planta gasta toda sua energia criando uma roseta de folhas de crescimento baixo. As plantas morrem após a floração, mas se auto-semeiam facilmente para produzir uma linha contínua de plantas.

Essas bienais não são exigentes quanto ao tipo de solo, mas não se dão bem em solo extremamente seco. Na natureza, você frequentemente as encontrará crescendo nas bordas da floresta ou na luz filtrada do sub-bosque.

Chá de Nova Jersey

Um arbusto resistente para solos diversos, florescendo com pequenas flores brancas.

O chá de Nova Jersey é um arbusto único que pode crescer felizmente ao longo das bordas da floresta. Enquanto a maioria dos arbustos compactos forma um sistema radicular espalhado, esta planta desenvolve uma raiz principal profunda que lhe permite alcançar a umidade no subsolo. Isso significa que plantas bem estabelecidas podem tolerar a seca melhor do que muitos outros arbustos. Elas também podem tolerar uma grande variedade de tipos de solo.

As plantas florescem do meio ao final do verão, quando enviam cachos de pequenas flores brancas. Como o arbusto é decíduo, ele perde suas folhas no inverno, mas mantém sua forma lenhosa. Folhas e flores aparecem no crescimento novo, então você pode podar o crescimento lenhoso no outono, se desejar.

Cimicifuga

Espigas altas de flores brancas adornam as bordas das florestas orientais a cada verão.

Esta planta pode tolerar uma variedade de tipos de solo, mas é mais feliz quando fornecida com muita matéria orgânica e umidade moderada. As plantas são lentas para amadurecer e podem levar até cinco anos para florescer. Embora seja fácil ficar impaciente, a espera vale a pena!

Gerânio Silvestre

Flores roxas delicadas adornam os pisos das florestas da primavera ao início do verão.

Também conhecido como bico-de-cegonha, este perene delicado é conhecido por suas flores fofas que aparecem na primavera e no início do verão. Cada uma tem cinco pétalas finas que se unem para formar flores delicadas. As folhas da planta se parecem com as de outros tipos de gerânios, com cinco lóbulos e margens serrilhadas.

As plantas crescem a partir de rizomas, então você frequentemente verá agrupamentos no chão da floresta na Costa Leste e no Meio-Oeste. No entanto, você não precisa se preocupar com os gerânios se tornando invasivos e tomando conta de outras plantas.

Os gerânios silvestres prosperam em solo rico em matéria orgânica, então considere adicionar composto ou húmus de folhas antes de plantar. Eles preferem solo moderadamente úmido, então regue o solo a cada poucos dias até que as plantas estejam bem estabelecidas.

Cercis Canadensis

Um favorito para pequenos paisagismos, adornado com flores vibrantes na primavera.

Embora você frequentemente veja essas árvores como plantios isolados em pleno sol, elas também crescem felizes ao longo das bordas da floresta, bem na borda do sub-bosque. Sua altura proporciona uma boa transição de árvores altas para arbustos menores e plantas perenes.

Flox Azul Silvestre

Flores coloridas da primavera atraem diversos polinizadores para bordas de jardins sombreados.

Quando a primavera chega, as plantas de flox azul silvestre ficam cobertas de flores de cinco pétalas que vêm em tons de azul e roxo. Elas florescem por um mês na primavera ou no início do verão e atraem uma variedade de polinizadores.

Embora essas plantas cresçam melhor em solo rico e úmido, elas podem se adaptar a argila, areia e seca moderada. Elas podem até crescer bem em jardins de rochas e áreas com solo rochoso. Apenas certifique-se de manter o solo úmido no primeiro mês após o plantio.

Este tipo de flox produz muitas sementes que permitem que ele se espalhe, mas você pode facilmente puxar as mudas se quiser manter o plantio contido. No entanto, essa característica também significa que a planta é uma ótima escolha para preencher espaços vazios ao longo de uma borda sombreada.

Solidago

Escolha entre várias espécies para flores amarelas vibrantes e de baixa manutenção durante todo o ano.

Com tantas espécies de solidago por aí, você certamente encontrará uma ou duas que correspondam ao que você está procurando. Muitos tipos de solidago crescem bem em prados ensolarados, mas também prosperam na luz parcial presente ao lado das florestas. Procure uma espécie nativa da sua área para acabar com uma planta que permanece saudável sem muitos cuidados.

Várias espécies florescem em diferentes épocas do ano, então é possível misturá-las para obter uma exibição contínua de flores amarelas brilhantes. Observe que o solidago se auto-semeia facilmente, então é fácil acabar com várias dessas plantas perenes. Além disso, muitas espécies dessas plantas de baixa manutenção podem tolerar solo rochoso e pobre em nutrientes.

Verbena Hastata

Ideal para bordas de florestas úmidas, ostentando espigas altas de flores roxas.

Se você está procurando uma planta florida para uma borda de floresta úmida, a verbena hastata é uma ótima escolha. Essas plantas prosperam em solo úmido a encharcado e crescem a alturas impressionantes. As plantas crescem em forma ramificada e produzem espigas de flores roxas claras em suas pontas. Você pode esperar que as flores permaneçam nas plantas durante o verão e até o início do outono.

A planta é nativa de grande parte da metade norte dos EUA, desde o Maine até a Califórnia. Embora sejam bienais, elas crescem via rizomas que frequentemente produzem novas plantas. Portanto, um único plantio pode permanecer por anos e aparecer como uma perene.

Penstemon Hirsutus

Versátil e resistente, com flores tubulares em tons de roxo.

Embora muitos tipos de penstemon exijam pleno sol para produzir flores, o penstemon hirsutus é feliz em sombra total ou parcial, bem como em pleno sol. Isso mesmo, esta planta pode se adaptar a praticamente qualquer tipo de luz. No entanto, prefere solo mais seco.

Você pode distinguir este penstemon de outras espécies graças aos pelos finos que cobrem seu caule. Flores tubulares aparecem em longos caules florais no final da primavera e/ou início do verão. Elas podem ser roxas e brancas e apresentam um lábio inferior peludo.

Como o penstemon hirsutus pode tolerar solo pobre, é uma boa opção para as bordas de bosques secos e rochosos. As plantas continuarão a sobreviver e florescer mesmo quando enfrentarem solo raso e seca.

Barba-de-Bode

Uma perene alta e elegante com espigas de flores brancas e plumosas.

A barba-de-bode é uma perene herbácea com folhas grandes contendo muitos folíolos e espigas de flores brancas e plumosas. Embora não forme ramos lenhosos, pode facilmente crescer até cinco pés de altura e parecer um pequeno arbusto. Isso a torna uma ótima planta para a transição entre árvores altas e plantas floridas menores.

A barba-de-bode é bem adequada para áreas parcialmente sombreadas com solo úmido a encharcado, especialmente quando as plantas são jovens. Se você mora em uma área quente, procure fornecer sombra à tarde ou pelo menos luz filtrada durante as horas mais quentes do dia.

Índigo Falso Azul

Flores azul-escuras no topo de caules robustos adicionam elegância aos jardins.

Também conhecido como índigo selvagem azul, esta planta produz folíolos arredondados e flores azul-escuras que se assemelham ao verdadeiro índigo (Indigofera tinctoria). Embora o índigo falso azul não seja uma fonte de pigmento azul, sua forma arrumada e flores coloridas fazem uma bela adição ao jardim. A planta produz numerosos caules a partir de uma base central, e cada caule é encimado por flores roxas profundas e com lábios.

À medida que esta planta amadurece, desenvolve uma largura maior—plantas maduras podem atingir de três a quatro pés de diâmetro. As plantas ficam bonitas como uma transição entre a floresta e a área cultivada, e também funcionam bem em plantios agrupados.

O índigo falso azul pode crescer bem em uma variedade de solos, desde que sejam bem drenados. E como essas plantas são nativas de grande parte da Costa Leste, são especialmente bem adaptadas para essa área.

Hipericão Arbustivo

Arbusto de fácil cuidado com flores amarelas brilhantes, prosperando em sombra parcial.

As plantas permanecem carregadas de flores por vários meses durante o verão, e uma variedade de polinizadores mantém as plantas vibrantes. Essas flores brilhantes, combinadas com folhas esguias e verde-escuras, fazem uma exibição adorável.

O hipericão arbustivo pode tolerar vários tipos de solo, desde que sejam bem drenados. Embora as plantas precisem de solo úmido enquanto se estabelecem, plantas maduras podem tolerar breves períodos de seca, especialmente se estiverem em sombra parcial.

Morango Silvestre

Este cobertor de solo nativo para sombra parcial tem flores de primavera e folhagem persistente.

Se você está procurando um cobertor de solo nativo que prospere na sombra parcial das bordas da floresta, o morango silvestre é uma ótima opção. Essas plantas se espalham por estolhos, então uma única planta pode rapidamente se transformar em um denso cobertor de solo. No entanto, você pode facilmente puxar os estolhos se quiser conter a propagação das plantas.

Elas produzem folhagem, flores e frutos semelhantes aos morangos cultivados, mas os frutos são muito menores e não tão saborosos. Embora as plantas floresçam apenas na primavera, sua folhagem permanece durante a primavera e o verão.

Laranjeira-do-Mato

Flores brancas perfumadas adornam jardins e bordas de florestas a cada primavera.

As laranjeiras-do-mato são um gênero de arbustos com grandes flores brancas. Existem cerca de 50 espécies diferentes de laranjeiras-do-mato, e as plantas variam em tamanho e aparência. Alguns membros do gênero Philadelphus são nativos da América do Norte e se encaixam bem na interseção de florestas densas e jardins abertos.

As flores brancas da laranjeira-do-mato têm estames amarelos brilhantes e uma fragrância doce e atraente. Elas aparecem na primavera e duram algumas semanas. A maioria das espécies de laranjeira-do-mato é decídua, mas algumas são perenes em climas quentes.

Helenium

Flores amarelas alegres iluminam o verão sem causar alergias.

Não se preocupe: o helenium não vai necessariamente fazer você espirrar! O nome comum vem da história; as pessoas costumavam inalar helenium seco para causar um espirro e afastar espíritos malignos. Embora as plantas floresçam no verão junto com a ambrósia e outros alérgenos, raramente são a causa de alergias graves.

O helenium é uma perene herbácea com caules ramificados encimados por flores amarelas fofas. As flores do disco formam uma estrutura esférica no centro de cada flor, e flores amarelas em raio cercam a bola.

Esta flor pode tolerar uma variedade de solos, mas requer umidade moderada a alta. Portanto, é uma boa adição a bosques úmidos e parcialmente sombreados.

Pensamentos Finais

Quando você estiver determinando quais plantas floridas cultivar ao longo da borda da floresta parcialmente sombreada, leve em consideração não apenas as condições de luz e solo, mas também a beleza natural que cada planta pode trazer ao seu jardim. Escolher plantas nativas como as mencionadas não só facilita a manutenção, mas também promove a biodiversidade local, atraindo polinizadores essenciais como borboletas, abelhas e pássaros. Experimente combinar diferentes espécies para criar um ambiente naturalmente encantador e vibrante ao longo da borda da sua floresta.