Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Daphne de Inverno

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Daphne de Inverno

Visão Geral

A Daphne de Inverno é um arbusto perene pertencente à família Thymelaeceae.

Tipo de Planta: Arbusto perene

Requisitos de Rega: Moderado

Tipo de Solo: Húmus, arenoso, bem drenado, úmido

pH do Solo: Ligeiramente ácido a neutro (6.0-7.0)

O que é a Daphne de Inverno?

A Daphne de Inverno, como o nome sugere, é um maravilhoso arbusto perene que floresce no inverno. Quando a maioria das plantas do jardim está em um merecido descanso de inverno, este arbusto de tamanho médio está se preparando para uma grande floração. Esta floração encherá seu jardim com um aroma maravilhoso, e seus vizinhos também poderão sentir o cheiro ocasionalmente.

Normalmente, quando me pedem para listar as flores mais perfumadas do jardim, minha mente vai para um conjunto específico de plantas. Gardênias, tuberosas, jasmins e laranjeiras são algumas das flores mais perfumadas do meu jardim. A Daphne de Inverno rivaliza com todas essas flores mais perfumadas. Como um bônus adicional, ela faz isso de maneira elegante, justamente quando os últimos frios do inverno estão se despedindo.

História e Área Nativa

Este arbusto é usado na medicina chinesa antiga, apesar de sua alta toxicidade.

A Daphne de Inverno tem suas raízes mais antigas na China. O início de seu cultivo ocorreu por volta da época da Dinastia Song (960-1279 d.C.). Devido ao longo tempo de cultivo, pode ser difícil determinar se existem espécimes selvagens. Ela cresce amplamente nas partes do sul do país.

Em 1309, o arbusto foi registrado pela primeira vez no Japão. Embora cresça abundantemente tanto no Japão quanto na Coreia, acredita-se que a China ainda seja o lar original da planta. Seu uso na medicina chinesa antiga incluía o tratamento de dores de garganta e varíola. Isso é surpreendente, pois todas as partes da planta são altamente venenosas.

O gênero recebeu seu nome na década de 1750 pelo biólogo sueco Carl Linnaeus. O nome remete a Dafne, uma ninfa da mitologia grega. Seu pai a transformou em uma árvore de louro para evitar as investidas de Apolo. Embora as plantas de daphne não pertençam à família do louro, há alguma semelhança.

Características

Esta planta floresce com flores perfumadas rosas ou brancas de janeiro a março.

Como elemento paisagístico, esta bela planta pode servir como uma cerca viva baixa, planta de fundo ou ponto focal. Com o tempo, este arbusto atingirá cerca de um metro e vinte de altura e um metro e oitenta de largura. Cresce em uma forma arredondada e uniforme que requer pouca poda.

As folhas são coriáceas, ovais e lisas. Podem ser totalmente verdes ou variegadas com bordas brancas. A folhagem é perene e bastante resistente, permanecendo na planta até a zona 7. Esta não é uma planta para invernos longos e frios, mas em climas moderados, é maravilhosa no inverno.

A planta floresce por volta do final de janeiro e continua na maioria dos casos até o início de março. Cachos de pequenos botões rosados se abrem em flores pálidas rosas ou brancas. As flores individuais têm quatro pétalas e um perfume incrivelmente forte e maravilhoso. Em dias mais quentes, seus vizinhos poderão sentir esse aroma de longe.

Usos

A Daphne de Inverno é ótima para formar uma cerca viva baixa.

Embora tenha sido usada medicinalmente na China antiga, a Daphne de Inverno é tóxica, então não é mais usada dessa forma. Em vez disso, este é um lindo arbusto ornamental que você pode usar de várias maneiras na paisagem do jardim.

Uma fileira desses arbustos com sua folhagem densa faz uma boa barreira contra o vento ou cerca viva baixa. Esta planta também pode ficar sozinha, tornando-se um ponto focal bonito no inverno, quando outras plantas perderam suas folhas.

Onde Comprar

A planta está comumente disponível em lojas de ferragens e viveiros.

A Daphne de Inverno é uma planta bastante comum que você encontrará frequentemente em lojas de ferragens e viveiros. É mais provável encontrá-la no início da primavera ou no outono, que são os momentos ideais para plantá-la.

Plantio

Localize as plantas em uma área com boa drenagem e luz solar parcial.

Este arbusto não é exigente quanto ao tempo de plantio. A primavera ou o outono são ótimas épocas para plantar, pois o clima é mais temperado. Plantar no inverno é difícil devido ao solo congelado. O clima de verão e inverno tende a ser mais extremo também. Isso é mais estressante para a planta, então ela se adaptará mais rápido e melhor em climas mais amenos.

Escolha um local com boa drenagem e exposição parcial ao sol ou luz filtrada, mas brilhante. Considere que o tamanho final da planta será de cerca de um metro e vinte de altura e um metro e oitenta de largura.

Regue bem algumas horas antes de plantar. Cave um buraco que seja tão profundo e duas vezes mais largo que a bola de raiz. Apenas uma nota, plantar este arbusto perto de um espaço de convivência ao ar livre ou entrada é uma ótima ideia. Dessa forma, você poderá realmente aproveitar o aroma de suas flores o máximo possível.

Quando estiver pronto para plantar, oriente seu arbusto no buraco de acordo com a forma como você gostaria que ele crescesse. Preencha o buraco e regue sua nova planta abundantemente. Regar uma nova planta profundamente incentivará as raízes a crescerem mais profundamente, dando à planta uma melhor âncora. Raízes fortes e profundas fazem uma planta mais saudável.

Adicione uma camada grossa de cobertura morta ao redor da base do seu arbusto para ajudar a proteger as raízes e reter a umidade. As plantas de daphne gostam de umidade, então certifique-se de manter o solo úmido enquanto sua planta estabelece raízes. Uma vez estabelecida, será um pouco resistente à seca. No entanto, em geral, essas plantas gostam de umidade, então não negligencie a rega, especialmente enquanto a planta é jovem.

Como Cultivar

Desde que você plante em um local adequado, seu arbusto deve ser relativamente fácil de manter. Essas plantas preferem solo úmido, e muito sol queimará as folhas. Caso contrário, uma vez que você plante este arbusto, você realmente pode sentar e aproveitar as flores maravilhosas que ele produz.

Luz

Sombra excessiva resulta em crescimento esguio.

Sua planta ficará melhor se receber de quatro a seis horas de sol diário. Sol pleno é demais para este arbusto. O sol da manhã é mais fresco e menos propenso a causar queimaduras solares na sua daphne do que o sol quente da tarde.

Ela também cresce bem em sol filtrado, desde que passe a maior parte do dia nesse estado. Muita sombra levará a um crescimento esguio e uma planta menos atraente no geral.

Água

Elas requerem rega regular, exceto para arbustos recém-plantados.

Uma vez estabelecida, sua planta não precisará de muita rega suplementar. Durante períodos de seca prolongada, regue uma vez por semana para mantê-la saudável. Desde que seu clima receba uma polegada de chuva semanalmente, seu arbusto estabelecido deve estar feliz.

Isso não se aplica a arbustos recém-plantados, pois eles precisarão de água suplementar mais regularmente. A daphne prefere solo úmido, mas não encharcado. Eu consideraria esta uma planta que gosta de uma quantidade média ou moderada de água.

Solo

A Daphne de Inverno prospera em solo ligeiramente ácido a neutro.

A drenagem é fundamental quando falamos de solo. Porque a daphne gosta de umidade, mas não de raízes encharcadas, seu solo deve drenar livremente. Solo solto ajudará no desenvolvimento das raízes e em uma planta mais saudável no geral. Esta planta não se importa com solo arenoso e, na verdade, prefere alguma circulação de ar ao redor de suas raízes.

Em termos de pH, esta planta prefere solo ligeiramente ácido a neutro. Testar seu solo é sempre uma boa ideia. Se você tiver solo duro ou compactado, considere emendá-lo com um pouco de areia e composto orgânico. Isso soltará o solo e adicionará um pouco de acidez ao mesmo tempo.

Temperatura e Umidade

Níveis de umidade entre 60-80% são ideais.

A Daphne de Inverno é flexível quando se trata de temperatura. Ela não tolera longos períodos de clima extremamente frio. No entanto, o calor não é um problema e sua planta ficará bem em temperaturas de até 35°C. Em última análise, a faixa de temperatura ideal para esta planta é entre 15-35°C no verão e 5-10°C no inverno. Sua planta deve ser resistente ao frio até cerca de -12°C.

Se você mora na extremidade mais fria da faixa para esta planta, dê-lhe alguma proteção ao plantá-la. Mantenha-a em um local com alguma proteção contra o vento. Adicione uma camada grossa de cobertura morta ao redor da base da planta no outono para ajudar a isolar as raízes.

A daphne gosta de umidade alta. Idealmente, um nível de umidade entre 60-80% manterá sua planta feliz. Isso pode parecer alto em alguns climas, mas mesmo mantendo-se na extremidade baixa será suficiente.

Fertilização

Fertilize as plantas duas vezes por ano com uma fórmula balanceada de liberação lenta após a floração.

A Daphne de Inverno não é uma planta que exige muita alimentação, então você não precisará fertilizá-la frequentemente. Fertilizar duas vezes por ano com um fertilizante balanceado manterá sua planta crescendo e florescendo bem.

Alimente sua planta após ela ter terminado de florescer e novamente perto do final do verão. Use uma fórmula de liberação lenta com uma proporção balanceada de nutrientes, como uma fórmula 10-10-10.

Manutenção

Pode levemente após a floração para manter a forma.

Este arbusto não precisa de poda regular e, na verdade, podar demais pode ser prejudicial. A Daphne de Inverno não cicatriza bem de cortes na madeira madura. Nunca faça uma poda drástica nesta planta, pois é improvável que ela se recupere. Limite a poda ao crescimento novo e apenas pode para dar forma ou incentivar a ramificação.

Uma poda leve após a floração da planta é adequada para ajudar a manter uma forma agradável. Normalmente não é necessário, pois esta planta cresce em uma forma naturalmente agradável. Lembre-se de que seu arbusto ficará esguio, com crescimento mais esparso, se você plantar em um local sombreado. Como a poda drástica não é recomendada, certifique-se de dar à sua planta a quantidade certa de sol desde o início.

Cultivo em Vasos

Selecione um vaso espaçoso com drenagem suficiente.

A daphne não gosta muito de viver em um vaso a longo prazo. Embora algumas variedades menores possam tecnicamente caber em um vaso, não é o ideal. Embora eu não recomende, há alguns fatores que melhorarão as chances de sua planta prosperar em um vaso.

Comece com um solo de alta qualidade e aumente a drenagem adicionando cerca de 20% de perlita ou areia grossa. Escolha um vaso grande o suficiente para dois a três anos de crescimento, para que você não precise replantar com frequência. Escolha um vaso quatro ou cinco polegadas maior que a bola de raiz da sua planta. Certifique-se de que o vaso escolhido tenha drenagem adequada no fundo para evitar a podridão das raízes.

Propagação

Você pode propagar daphnes a partir de sementes, mas leva muito tempo para obter uma planta de tamanho decente, portanto, não é recomendado. Normalmente, a propagação bem-sucedida é o resultado de estacas ou alporquia.

Estacas

Propague tirando estacas de 15-20 cm.

A propagação por estacas é um processo simples com plantas de daphne e geralmente é bem-sucedida. Tire suas estacas no final da primavera, após a planta ter terminado de florescer e ter algum crescimento novo decente. Escolha ramos com bastante crescimento novo.

Tire estacas de 15 a 20 cm de comprimento e retire as folhas da metade inferior de cada ramo. Mergulhe a extremidade desfolhada da estaca em hormônio de enraizamento para promover um crescimento mais rápido das raízes. Você precisa de um meio de drenagem rápida para essas estacas, pois muita água causará apodrecimento. Plante suas estacas em material de envasamento úmido, mantendo-as úmidas, mas não encharcadas, até que as raízes se formem.

Uma vez que as raízes se formem e você veja um novo crescimento aparecendo, você pode transplantar suas estacas para vasos maiores. Você também pode plantá-las diretamente no solo, mas espere até que tenham um sistema radicular sólido primeiro. Mantenha suas estacas úmidas até que suas novas plantas estejam bem estabelecidas.

Alporquia

Este é um método de propagação onde um ramo é coberto com solo até que as raízes se desenvolvam.

A propagação por alporquia é um pouco menos comum, mas não menos difícil ou demorada. É um método que mantém a nova planta parcialmente presa à planta-mãe até que as raízes se formem. Você pode realizar esse processo através de alfinetagem ou usando uma célula de alporquia.

O processo de alporquia envolve retirar a casca de um ramo e cercá-lo com solo. Com o tempo, as raízes crescerão da área sem casca do ramo para o solo circundante. Quando uma quantidade substancial de raízes se formar, o ramo é então removido da planta-mãe e plantado por conta própria.

Problemas Comuns

Como a maioria das plantas, a Daphne de Inverno não é imune a um certo grupo de problemas. Embora a maioria seja gerenciável, há alguns problemas a serem observados, pois eles podem se espalhar e infectar outras plantas no jardim.

Pragas

Controle pragas utilizando remédios naturais, como uma mistura de sabão de castela e água.

As duas principais pragas de preocupação são os pulgões e as cochonilhas. Ambas as pragas perfuram as folhas ou caules da planta e usam suas partes bucais para sugar toda a umidade e nutrientes. Desnecessário dizer que isso pode resultar em uma planta com aparência muito triste. É sempre melhor atrair insetos benéficos para o jardim para ajudar a controlar a infestação de insetos pragas.

Nem sempre é possível deixar a natureza cuidar do controle de pragas. Às vezes, temos que tomar medidas por conta própria. Tente eliminar as pragas com um jato direto da mangueira e opte por óleo de neem se elas ainda estiverem presentes. Use pesticidas químicos apenas como último recurso. Eles prejudicam a população de polinizadores, além de reduzir o número de outros insetos benéficos.

Doenças

Tente um fungicida à base de cobre para doenças fúngicas.

Existem várias doenças que podem afetar esta planta, tanto fúngicas quanto virais. Aprender a identificar e diagnosticar esses problemas é importante, mas nem sempre salvará sua planta. Você pode tratar doenças fúngicas como a ferrugem com um antifúngico.

Os fungicidas à base de cobre são tipicamente os mais eficazes. A maioria das doenças virais são intratáveis. Algumas significam morte certa para a planta, enquanto outras podem simplesmente deixar marcas desagradáveis na folhagem.

Falta de Flores

A exposição adequada à luz solar é crucial para flores abundantes.

Como todas as plantas que florescem, a Daphne de Inverno precisa de um conjunto específico de circunstâncias para formar botões e produzir flores saudáveis. Para esta planta, o principal culpado por trás da falta de flores é geralmente a falta de água.

Muito sol também pode estressar esta planta a ponto de ela não florescer. Garantir que sua planta esteja no tipo certo de local e que suas necessidades de umidade estejam sendo atendidas é fundamental para ter uma grande temporada de floração.

Considerações Finais

A Daphne de Inverno tem poucos rivais no departamento de fragrância. Sua folhagem perene a torna um elemento maravilhoso no jardim durante todo o ano. Adicionar uma dessas plantas à sua paisagem animará as coisas durante os meses mais frios. Sob as condições certas, é uma adição de baixa manutenção ao jardim, com muita personalidade e charme.