Como plantar, cultivar e cuidar da sálvia russa

Você está visualizando atualmente Como plantar, cultivar e cuidar da sálvia russa

Por que eu amo a sálvia russa e como plantar, cultivar e cuidar dessa adorável planta perene

Crescendo na zona 5b, pode ser difícil encontrar plantas que sirvam bem ao meu jardim, sobrevivam aos nossos invernos rigorosos e sejam de baixa manutenção e bonitas. Fiquei emocionado quando descobri a sálvia russa e amo o quão fácil é cultivar e cuidar dela.

Essa planta dá muitas vibrações de lavanda e erva-gateira, é amigável aos polinizadores e oferece charme caprichoso ao meu jardim, tudo isso sendo relativamente livre de pragas e se saindo bem em nosso solo rochoso de New Hampshire. Além disso, ela não guarda rancor se eu esquecer de regá-la. Pelo contrário, ela prefere assim!

Acompanhe-me enquanto compartilho por que amo a sálvia russa e como plantar, cultivar e cuidar desse adorável arbusto perene.

O que é isto?

Esse arbusto herbáceo com uma base lenhosa e hastes herbáceas se destaca tanto em climas quentes, secos e ensolarados quanto em climas mais frios.

Esse belo arbusto herbáceo tem uma origem interessante e se sai bem em climas quentes, secos e ensolarados. Surpreendentemente, também se dá bem em climas mais frios.

Tecnicamente um subarbusto, tem uma base lenhosa com hastes herbáceas floridas. Foi nomeado a Planta Perene do Ano em 1995 pela Associação de Plantas Perenes.

História

Essa planta perene deslumbrante, estranhamente, não é uma verdadeira sálvia nem da Rússia! O aroma emitido quando as folhas são esmagadas e usado medicinalmente em chás é ligeiramente reminiscente de sálvia. Recentemente foi reclassificada como membro da família Salvia e agora é conhecida como Salvia yangii.

Sálvia e Salvia

Historicamente, a sálvia era usada principalmente para fins medicinais.

As palavras sálvia e salvia estranhamente têm a mesma origem latina, ‘salvere’, que significa salvar. Os romanos chamavam a sálvia comum de salvia, ou “a planta que salva”, que é de onde eventualmente veio o nome do gênero no mundo botânico.

Nos tempos romanos, a sálvia era usada principalmente medicinalmente, enquanto hoje é amplamente utilizada no mundo culinário por seus tons terrosos e aromas frescos.

Usos

As flores podem ser usadas em óleos essenciais.

Há vários usos medicinais tradicionais para as flores dessa planta, mas não para suas folhas. Óleos essenciais também podem ser extraídos e usados de maneiras semelhantes. Tenha cuidado, pois as folhas são tóxicas e não devem ser consumidas.

As flores e folhas podem ser secas e usadas em potpourri. As flores adicionam um sabor picante a saladas e criam um toque de formalidade a um coquetel.

Você pode encontrar cápsulas, pós e chás de sálvia russa na maioria das lojas de produtos naturais. Consulte um médico antes de incorporá-la à sua dieta para garantir que seja segura para você e use apenas conforme instruído.

Aparência

Essa planta perene ornamental tem folhagem verde-prateada, flores azul-arroxeadas e hastes robustas.

Se assemelhando à lavanda e cheirando a sálvia, mas botanicamente não relacionada a nenhuma das duas, a sálvia russa é uma planta perene ornamental. Esse adorável arbusto cresce cerca de 3-5 pés de altura e 2-4 pés de largura, com folhagem verde-prateada e flores azul-arroxeadas. As hastes são robustas e rígidas, a menos que não recebam luz solar suficiente. Nesse caso, podem tombar e precisar de suporte.

As pequenas flores roxas são tubulares, com dois lábios e dispostas em espiral, sendo a pista de pouso perfeita para abelhas, beija-flores e borboletas. Os sépalos são cobertos por pequenos pelos brancos e roxos, dando-lhes uma aparência fofa. Cada panícula tem muitos ramos e cresce ereta, criando um efeito de monte aberto quando está em plena floração.

Se você já cultivou a sálvia perene tradicional, notará a semelhança. Ela combina bem com muitas plantas e flores diferentes.

Área Nativa

Essa espécie prospera em encostas e pradarias, adaptando-se com sucesso às condições quentes e secas com invernos frios.

Nativa da Ásia Central e do Tibete, pode ser encontrada em encostas e pradarias, crescendo feliz em encostas e terrenos rochosos. Ela se adaptou bem aos Estados Unidos, vindo de um lugar quente e seco com invernos frios.

Como Cultivar

Essa planta perene de baixa manutenção é fácil de cultivar e adiciona muito charme a qualquer jardim.

Luz

Plante em pleno sol para evitar hastes longas e tombamento potencial.

Plante em uma área que receba luz solar direta. A sombra parcial fará com que as hastes fiquem longas e possam tombar, exigindo suporte ou uma mudança para um local mais ensolarado. Ela não tolera sombra total.

Água

Requer pouca rega, e o excesso de água pode prejudicar seu desempenho ou levar à morte.

No primeiro ano de crescimento, siga um cronograma de rega, mas permita que a planta seque entre as sessões. Uma vez estabelecida, ela não requer muita água. Lembre-se de que ela não se sairá bem e poderá morrer se for regada em excesso.

Solo

Garanta um solo bem drenado, arenoso ou argiloso, com um pH entre 5,8 e 6,5.

Um solo bem drenado é necessário; o pH do solo deve estar entre 5,8 e 6,5. Ela sofrerá drasticamente, terá um desempenho ruim ou morrerá em solo encharcado e úmido.

Planeje um local cuidadoso para esse arbusto resistente à seca em seu jardim antes de transplantar e faça os ajustes necessários. Adicione composto a cada estação para ajudar na drenagem. Solo arenoso e argiloso são preferidos.

Ele também se sai bem em um jardim de pedras com outras variedades resistentes à seca. Ele tolera solo de má qualidade ligeiramente alcalino (acima de 7,3) e se sai muito bem em áreas rochosas e inclinadas.

Temperatura e Umidade

Prospere em zonas 4-9, esse arbusto é resistente a uma ampla faixa de temperatura, de 40 a 95°.

Crescendo bem nas zonas 4-9, a sálvia russa tolera temperaturas de uma ampla faixa, de 40 a 95°. Ela prefere o clima seco ao úmido e o calor ao frio. No entanto, é resistente até a zona 4, e algumas variedades se saem bem nas zonas 2-3!

Adubação

Antes do novo crescimento na primavera, adube levemente com emulsão de peixe ou composto envelhecido de qualidade.

A adubação deve ser feita na primavera antes do novo crescimento, mas não é necessária muita. Uma aplicação leve de emulsão de peixe ou cobertura com composto de qualidade deve ser suficiente.

Poda

Ocasionamente, pode ser necessário podar para um crescimento mais arbustivo, e podar a madeira do ano passado anualmente na primavera.

A sálvia russa se beneficiará de um leve corte acima de um nó de crescimento de vez em quando. Isso incentivará o arbustamento e um arbusto mais cheio. Ela floresce em madeira nova a cada primavera, então a madeira do ano passado deve ser podada anualmente.

Não se preocupe muito se cortar demais ou não souber onde podar. Essa planta é muito resiliente, e após algumas temporadas, você aprenderá do que ela precisa pela aparência e desempenho a cada primavera.

Se você cultiva em zonas 5+, pode deixar sua planta para passar o inverno e podá-la na primavera. Ela fica linda no inverno, adicionando um visual assustador ao seu jardim com sua folhagem acinzentada.

Em zonas mais frias, corte-a para cerca de 12 polegadas no outono. Se você cultiva em zonas mais frias que 4, tente cortar sua planta completamente no outono após a primeira geada. Cubra-a com palha para protegê-la das temperaturas do inverno, e você pode se surpreender positivamente na primavera!

Cobertura do Solo

Considere adicionar cobertura morta após a poda de inverno em zonas do norte para proteger a planta de temperaturas rigorosas.

Embora a cobertura morta não seja necessária durante a estação de crescimento, se você cultiva em zonas de crescimento do norte, pode querer adicionar cobertura morta após podar sua planta antes do inverno para protegê-la contra temperaturas rigorosas.

Propagação

Você pode propagar por semente ou por meio de estacas herbáceas ou lenhosas. Devido às suas hastes lenhosas e necessidade de suporte, a divisão não é recomendada.

Cultivo a Partir de Sementes

Transplante com cuidado no final da primavera após o endurecimento adequado para minimizar o estresse.

As sementes podem ser semeadas a qualquer momento do ano e apenas cobertas com uma mistura de início de sementes. Elas germinam melhor em temperaturas entre 60-65° e podem levar até quatro meses para brotar. A estratificação a frio de 35-44° por pelo menos dez dias pode aumentar a taxa e a velocidade de germinação e resultar em uma planta mais compacta.

Transplante as mudas para um recipiente maior conforme necessário, perturbando as raízes o mínimo possível. Transplante-as no final da primavera após o endurecimento adequado para evitar o choque do transplante e reduzir o estresse.

Estacas Herbáceas

Tire estacas herbáceas no pico do verão, mergulhe em hormônio estimulante de raízes, plante em solo bem drenado e mantenha úmido.

Estacas herbáceas são retiradas no pico do verão, quando o crescimento ainda é bastante novo e flexível, daí o nome.

Como tirar estacas herbáceas:

  1. Localize vários caules com boa aparência.
  2. Usando tesouras ou podadores afiados e limpos, corte 4-6 polegadas das pontas do caule.
  3. Deixe várias folhas na parte superior, mas remova as inferiores.
  4. Opcionalmente, mergulhe a extremidade cortada em pó ou gel de hormônio estimulante de raízes para ajudar no desenvolvimento de novas raízes, embora geralmente não seja necessário.
  5. Adicione cada estaca a um vaso limpo com solo bem drenado, deixando apenas ⅓ da estaca para fora do solo.
  6. Aperte o solo ao redor do caule e regue bem.

Como qualquer nova planta, mantenha-a úmida, mas não encharcada. Não deixe o solo secar. Novas raízes e crescimento devem aparecer dentro de algumas semanas ou meses. Perturbe o mínimo possível durante essa fase e mantenha o ambiente úmido. Níveis de umidade elevados são preferíveis à pulverização ou rega.

Conforme as estacas crescem, transfira-as para um solo fresco e um recipiente maior, ou simplesmente transplante-as para o exterior na primavera, quando o risco de geada tiver passado.

Estacas Lenhosas

Tire estacas lenhosas no outono ou inverno, durante a dormência.

Estacas lenhosas são retiradas no outono ou inverno, quando sua planta de sálvia está dormente. As estacas são consideradas lenhosas porque ficam lenhosas após a estação de crescimento. O processo é muito semelhante ao de tirar estacas herbáceas, exceto que elas passam o inverno em uma área protegida enquanto formam novas raízes. Mantenha-as regadas, mas não encharcadas. Uma estufa fria ou uma estufa não aquecida é um local adequado para mantê-las durante o inverno.

Quando o solo descongelar e as temperaturas estiverem seguras para o transplante, você pode encontrar um local permanente para sua nova planta em seu jardim. Apenas certifique-se de que o sistema radicular seja forte e saudável.

Tanto as estacas herbáceas quanto as lenhosas enraizadas seriam um presente significativo e útil para um amigo ou colega jardineiro.

Divisão

Remova delicadamente pequenos brotos perto da base da planta, mergulhe-os em hormônio estimulante de raízes e plante-os em um vaso.

Embora a divisão não seja recomendada, às vezes pequenos brotos aparecem perto da base da planta. Você pode removê-los delicadamente e encorajar o crescimento de novas raízes mergulhando-os em pó ou gel de hormônio estimulante de raízes e plantando-os em um vaso.

Plantio

Transplante mudas para o seu jardim na primavera, quando o risco de geada tiver passado e o solo puder ser trabalhado.

Transplante

Cave um buraco duas vezes mais largo que a bola de raiz, coloque a planta, compacte o solo ao redor da coroa sem enterrá-la e regue.

Prepare um buraco para sua planta que seja apenas tão profundo quanto a bola de raiz, mas duas vezes mais largo. Coloque-a no buraco e a envolva com terra, compactando-a ao redor da coroa, mas sem enterrá-la.