9 Melhores Peônias que Crescem à Sombra

No momento, você está visualizando 9 Melhores Peônias que Crescem à Sombra

Peônias

As peônias, com suas flores excepcionalmente cheias de pétalas, encantam a exibição da primavera e do início do verão. Enquanto muitas peônias adoram o sol, elas também se desenvolvem bem com luz filtrada ou proteção de sombra à tarde em climas com calor ou sol intenso. Embora todas precisem de alguma luz solar para florescer, algumas se saem melhor na sombra do que outras.

Situadas sob árvores decíduas, ao longo da borda da floresta ou em uma parte sombreada do jardim, é uma colocação ideal para peônias que crescem na sombra. Árvores decíduas fornecem luz solar na primavera e, uma vez que as folhas surgem, oferecem sombra no verão.

Sol da manhã ou início da tarde é ideal para peônias que crescem mais na sombra, mas luz intermitente e filtrada também funciona. Se você puder oferecer de três a quatro horas de sol para nossas seleções que crescem na sombra, verá flores abundantes com boa cor.

Algumas, como as peônias arbóreas, podem florescer com menos. Se suas peônias conseguirem de quatro a seis horas de luz solar — perfeito! Isso fornece energia para a flor enquanto equilibra a proteção refrescante. Como bônus para aquelas que crescem em um pouco de sombra, as flores duram mais no caule fora do sol do dia.

Aqui estão as melhores variedades de peônias para crescer em áreas sombreadas.

P. obovata

Espécies de floresta florescem em branco a roxo com centros abertos para polinizadores e cápsulas de sementes de verão.

P. obovata é uma espécie de floresta e uma das primeiras a florescer. Ao contrário dos tipos herbáceos (ou peônias de jardim comuns), ela cresce em locais sombreados. Esta peônia de floresta é nativa dos sub-bosques de florestas temperadas no leste da Ásia, particularmente na Sibéria e na China. Como floresce cedo, ela se beneficia da exposição ao sol no início da primavera e depois do dossel de folhas no verão.

As peônias de floresta têm flores em branco puro a rosa-púrpura que são menores que os híbridos herbáceos, com cerca de três polegadas de diâmetro. Centros amarelos são abertos e acessíveis aos polinizadores à medida que as pétalas se desenrolam, e as flores têm uma fragrância leve que encanta abelhas e visitantes do jardim. As plantas têm uma forma arbustiva com folhagem atraente mesmo quando não estão em flor. Após a floração, bagas se desenvolvem em cápsulas verdes e se abrem para frutos pretos em hastes vermelhas no final do verão.

As perenes arbustivas formam sebes baixas ou iluminam bordas sombreadas e bordas de floresta em pequenos grupos. As peônias de floresta são de baixa manutenção e conferem um aspecto naturalista ao arranjo.

P. japonica

Nativa da Coreia e do Japão, esta variedade tem flores brancas com centros amarelos e estames amigáveis aos polinizadores.

Outra peônia de floresta com flores precoces e preferência por sombra é a Paeonia obovata subsp. japonica. Nativa da Coreia e do Japão, ela tem flores brancas puras com centros amarelos proeminentes e peludos. Abelhas e borboletas apreciam os estames abertos. Cada planta sustenta muitas pequenas flores em uma folhagem densa e montada.

Esta espécie de floresta se assemelha à P. obovata e é, de fato, uma de suas subespécies. As flores em forma de taça são perfumadas e bagas escuras surgem no final do verão. A espécie de fácil cuidado é um ativo para a coleção de perenes de sombra com longevidade e desempenho confiável.

Peônia Arbórea

Variedades arbóreas crescem altas, florescem cedo e têm caules lenhosos que sobrevivem ao inverno para florescer na primavera.

As peônias arbóreas trazem altura e flores abundantes e extra grandes. Enquanto as variedades herbáceas morrem até o solo no inverno, as peônias arbóreas têm caules lenhosos que permanecem e formam botões para florescimento precoce. Elas geralmente florescem antes das variedades herbáceas, têm uma forma de arbusto mais alta e flores mais robustas para um espetáculo completo de cor precoce.

Disponíveis em inúmeras cultivares em cores que vão do bordô ao rosa claro ao branco, a espécie pura é nativa da China e dos Himalaias. Ela tem flores de rosa a branco com púrpura na base. As flores atingem de seis a oito polegadas de diâmetro com uma fragrância doce. As folhas profundamente divididas criam um belo pano de fundo quando não estão em flor.

Embora a exibição floral seja curta e dure apenas cerca de uma semana a dez dias, a grande flor compensa a brevidade. E, elas formam sebes arbustivas ou espécimes focais para três estações. Três a quatro horas de sol ao longo do dia incentivam as grandes flores, mas jardineiros relatam sucesso com apenas duas horas. Sendo uma flor precoce da primavera, elas recebem a luz solar necessária em um ambiente decíduo antes que o dossel das árvores emerja completamente.

Peônia de Maire

Paeonia mairei tem flores rosas com estames dourados e um aroma picante, atraindo polinizadores.

P. mairei é outra espécie de floresta chinesa e é linda em rosa na sombra. Pratos rosados simples se abrem com estames dourados no centro. O centro vistoso, juntamente com uma fragrância picante delicada, garantem a ela o selo da Royal Horticultural Society “Planta para Polinizadores”.

Para adicionar ao interesse das pétalas encantadoras, as novas folhas surgem em vermelho bronzeado e amadurecem para verde escuro. As flores ficam logo acima da folhagem em caules eretos e robustos.

As plantas de floresta são precoces para florescer, abrindo em março em invernos amenos e abril em climas frios. Elas têm um tempo de floração prolongado, exibindo cor por algumas semanas no início da estação.

‘High Noon’

Este cultivar tem pétalas amarelo-limão com chamas vermelhas e flores semi-duplas em caules altos e eretos.

‘High Noon’ é uma peônia arbórea favorita com pétalas amarelo-limão e um interior escarlate ao redor do centro dourado. Suas flores semi-duplas coroam caules altos e eretos.

‘High Noon’ é um vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim por seu desempenho paisagístico, ornamento e estatura com grandes flores ensolaradas. É um bom concorrente para tentar em locais mais sombreados. Em suas condições de crescimento ideais, ‘High Noon’ pode até florescer novamente mais tarde na estação.

‘Red Charm’

‘Red Charm’ se sai bem em sombra parcial, mas muita sombra reduz o tamanho das flores ou impede o florescimento.

‘Red Charm’ é uma beleza à moda antiga. O clássico de 1944 é um híbrido herbáceo (P. officinalis x lactiflora). Em vermelho rico, encantadoras flores duplas repousam em caules fortes e rígidos.

Como uma flor precoce com desempenho forte, ‘Red Charm’ é uma para tentar em alguma sombra com boa cor relatada. Em muita sombra, as flores serão menores ou não aparecerão.

‘Red Charm’ é um vencedor de prêmios, incluindo a Medalha de Ouro da American Peony Society. Ela prefere proteção de sombra à tarde e tem um hábito vigoroso. Dramáticas, perfumadas e tolerantes ao calor, as peônias ‘Red Charm’ são um marco para florescimento confiável e folhagem atraente durante todo o verão, mesmo em sombra parcial.

‘First Arrival’

Esta variedade de peônia tolerante à sombra floresce cedo e se beneficia do sol da primavera antes que as árvores se folhem completamente.

A vantagem de ‘First Arrival’ é que, como uma peônia precoce em seu grupo, ela pode receber sol da primavera enquanto as novas folhas se desenvolvem em árvores decíduas. As peônias Itoh são híbridos interseccionais que trazem o tempo de floração mais longo de todas as peônias. Resistentes ao frio e com o vigor dos híbridos, as Itoh têm caules robustos, boa resistência a doenças, folhagem dividida atraente e flores de tamanho considerável. Elas prosperam ao sol, mas também toleram sombra variável.

‘First Arrival’ é uma Itoh de floração precoce. Em belos tons de rosa, as pétalas finas têm tons de lavanda e bordas onduladas. Centros de magenta profundo trazem um contraste rico.

Um perfume de rosa acompanha as grandes flores semi-duplas que atingem oito polegadas de diâmetro. Exemplares maduros são prolíficos, com 30 a 40 flores. Os centros abertos atraem polinizadores à medida que as pétalas se abrem completamente. ‘First Arrival’ é outro vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim.

Tibetana

Paeonia ludlowii é um arbusto decíduo com flores amarelas brilhantes que atraem polinizadores e chegam a cinco polegadas de largura.

P. ludlowii é uma espécie de peônia arbórea (também chamada de peônia arbórea de Ludlow) e um pequeno arbusto decíduo com uma grande presença entre o gênero. Flores em forma de taça em ouro brilhante se abrem à medida que as folhas se desenrolam na primavera. As flores ensolaradas são abertas e grandes, com quatro a cinco polegadas de diâmetro. Elas também atraem polinizadores e aparecem em número à medida que as plantas se aglomeram e produzem mais caules.

As peônias de Ludlow fazem um ponto focal singular e um pano de fundo arbustivo na borda mista. Plante-as em grupo para uma cerca viva naturalista. As nativas tibetanas crescem naturalmente em florestas esparsas e matagais e têm caules longos e retos que sustentam as flores altas.

‘Bartzella’

‘Bartzella’ tem flores duplas amarelo-limão com chamas vermelhas acima de uma folhagem verde exuberante e profundamente dividida.

‘Bartzella’ é um elegante cultivar Itoh amarelo com pétalas de limão suave em arranjos duplos e semi-duplos. Um toque de rosa escarlate no centro pontua a flor. As flores flutuam em profusão uniforme logo acima da folhagem verde profunda e dissecada.

Como ‘Bartzella’ é um cruzamento entre peônias herbáceas e arbóreas, uma fragrância doce acompanha as flores amplificadas em caules robustos com uma forma compacta. As flores maciças medem de seis a oito polegadas de diâmetro. Crescimento robusto e florescimento, bem como sua cor distintiva, renderam a ‘Bartzella’ a Medalha de Ouro da American Peony Society e o Prêmio de Mérito de Jardim.

A interseccional de destaque é do renomado hibridizador de peônias dos EUA, Roger Anderson. Enquanto as interseccionais florescem em cerca de seis horas de sol, elas toleram sombra parcial, especialmente com proteção contra a luz solar direta da tarde.

Deixe um comentário