Como Cultivar Microverdes de Fava Rápido e Fácil

Você está visualizando atualmente Como Cultivar Microverdes de Fava Rápido e Fácil

Microgreens de Fava: Uma Nova Aventura na Cozinha

Se o seu lado chef está pedindo algo novo para cozinhar, por que não experimentar microgreens? Além de serem divertidos de usar na cozinha, você pode facilmente cultivar seus próprios microgreens em poucas semanas. Agora, se você realmente quer se aventurar, sugerimos uma planta menos comum, mas igualmente empolgante: microgreens de fava!

Os microgreens de fava são alguns dos verdes mais bonitos e exuberantes que você pode cultivar. Eles têm caules grossos e cotilédones lisos e verdes vívidos. São um dos microgreens mais difíceis de cultivar, devido às taxas de germinação caprichosas. No entanto, jardineiros determinados devem ter grande sucesso com esses microgreens.

Os microgreens de fava são apreciados por sua crocância e sabor doce e amendoado. Eles são excelentes em saladas, especialmente quando combinados com ervilhas, couve ou brócolis. Além disso, são ótimos para a saúde. Eles têm concentrações mais altas de nutrientes do que suas versões maduras, sendo ricos em fibras, ferro, proteína e vitamina C. Adicioná-los à sua dieta pode ajudar a prevenir o câncer e fortalecer a saúde do coração e a digestão.

Quer saber algo curioso sobre as favas? Existe um distúrbio genético nomeado em homenagem a elas porque são literalmente o único alimento que o desencadeia. Chamado favismo, essa doença genética é uma deficiência enzimática que afeta cerca de 8% da população (em 2012). É sensível ao composto químico Vicina, produzido pela Vicia faba. Se uma pessoa com favismo comer qualquer parte de uma planta de fava, desenvolverá anemia hemolítica. Portanto, se você tem favismo ou desenvolver sintomas estranhos após comer este alimento, é melhor deixar as favas fora do seu jardim de microgreens.

Informações Rápidas sobre Microgreens de Fava

Sabor: Amendoado, doce
Molho: 6-24 horas
Enxágue/Drenagem: Sim
Germinação: 3-4 dias
Colheita Ideal: 12-15 dias

Como Cultivar Microgreens de Fava

Eles podem ser mais difíceis de cultivar, mas os microgreens de fava são cultivados como a maioria dos outros microgreens. Vamos apenas adaptar o processo usual às preferências da planta de fava. Aqui está o que você vai precisar para começar.

Materiais

Sementes: procure sementes de alta qualidade, orgânicas ou de herança – adoramos as sementes de fava do True Leaf Market
Meio de cultivo: compre fibra de coco ou solo para iniciar sementes
Luzes: recomendamos fortemente luzes de cultivo T5
Recipientes: duas bandejas, uma com furos de drenagem e outra sem
Tigela média
Peso pequeno
Borrifador
Tesoura de cozinha

Existem duas subespécies de Vicia faba: var. major e var. minor. Vamos usar apenas a variedade major (var. minor é cultivada principalmente para alimentação animal). Você verá essa variedade frequentemente referida como favas.

As leguminosas de fava são frequentemente colhidas quando são jovens, grandes e rechonchudas. No entanto, também podem ser colhidas quando mais maduras, após terem secado um pouco e encolhido de tamanho (também serão marrons em vez de verdes). Ambas as colheitas são comestíveis, mas apenas as sementes mais velhas são confiáveis para o plantio. As favas jovens e grandes são capazes de germinar, mas são tão cheias de umidade que muitas vezes apodrecem antes que isso aconteça. Para a melhor taxa de sucesso na germinação, use apenas favas pequenas e secas.

Você não irá muito longe no cultivo de microgreens sem o solo certo. Nosso preferido é o solo para iniciar sementes, pois tem partículas finas que as raízes podem navegar facilmente. A fibra de coco também é uma ótima escolha. Feita a partir de cascas de coco, este meio de cultivo alternativo é excelente para economizar água sem ficar encharcado. As plantas de fava também são boas candidatas para hidroponia.

Molho

Algumas sementes têm cascas ou conchas duras que protegem o embrião da semente (pense em sementes de girassol). Essa camada extra de proteção às vezes faz seu trabalho bem demais e dificulta a germinação da semente. Felizmente, podemos amolecer essa casca externa mergulhando-as em água.

As sementes de fava têm uma cobertura externa dura, então vamos mergulhá-las para iniciar a germinação. Encha sua bacia média com água morna e deixe as sementes de molho por 6-24 horas. Enquanto elas estão de molho, você pode preparar as bandejas de cultivo.

Plantio

Vamos começar com a bandeja com furos de drenagem. Encha-a até quase a borda com o solo de sua escolha e nivele a superfície. Dê uma boa regada com o borrifador. Em seguida, pegue suas sementes pré-embebidas e espalhe-as por toda a superfície. Elas devem estar próximas umas das outras, mas não sobrepostas.

Borrife a superfície novamente e coloque sua segunda bandeja de cultivo diretamente por cima. Suas sementes de microgreens devem estar completamente no escuro agora, o que inicia o período de blackout.

Coloque um pequeno peso em cima da bandeja de cobertura (não mais que 2,5 kg). As plantas de fava não têm uma taxa de germinação muito consistente, mas o peso ajudará com isso. As primeiras mudas não poderão crescer para cima, então trabalharão no estabelecimento de seu sistema radicular enquanto o resto das sementes germina. Quando cerca de 90% das sementes tiverem brotado, elas coletivamente empurrarão as duas bandejas – peso incluído.

Embora este seja nosso método preferido de plantio de microgreens, muitos jardineiros juram pelo uso de uma tampa em forma de cúpula ou uma camada fina de solo em vez de uma bandeja. Sinta-se à vontade para experimentar e ver o que funciona melhor para o seu jardim!

Cultivo

As leguminosas de fava embebidas levam cerca de 3-4 dias para completar a germinação sob a bandeja, mas vamos deixá-las mais alguns dias no escuro. Quando você remover a bandeja de cobertura ou a cúpula, encontrará uma camada de caules grossos com cotilédones dobrados (eles parecem um bando de gansos!). As mudas estarão muito pálidas, mas rapidamente ficarão verdes quando você ligar as luzes.

Posicione suas luzes de cultivo a 30-60 cm acima das bandejas de cultivo. Ligue-as consistentemente por pelo menos 12 horas por dia. Com o passar do tempo, você verá cada caule crescer e desdobrar seus grandes e exuberantes cotilédones. Os brotos também ficarão com uma bela tonalidade de verde sob as luzes de cultivo.

Como leva 2 semanas para cultivar esses microgreens, eles provavelmente precisarão de mais água. Queremos manter os brotos o mais secos possível, então vamos umedecer o solo pela parte inferior da bandeja. Para fazer isso, pegue a bandeja que você usou para o período de blackout e coloque um pouco de água. Em seguida, coloque a bandeja de cultivo diretamente na sua nova bandeja de rega por 15-20 minutos. O sistema radicular beberá a água através dos furos de drenagem da bandeja sem molhar o crescimento acima do solo.

Colheita

Elas foram plantadas, germinadas e regadas e agora seus microgreens de fava estão prontos para a colheita! Isso será de 12 a 15 dias após o plantio, mas você tem alguma margem de manobra. Até agora, sua camada de micro plantas estará grande, exuberante e verde. Eles também serão um pouco mais altos do que a maioria dos outros microgreens e se estenderão em direção às luzes.

Com os microgreens, a colheita geralmente se limita aos cotilédones. No entanto, toda a planta de fava é comestível, então você pode esperar que as primeiras folhas verdadeiras cresçam. Esteja ciente, porém, de que o perfil de sabor pode mudar à medida que a planta amadurece. Recomendamos testar o sabor da sua primeira colheita a cada poucos dias para determinar o momento ideal de colheita. Se você decidir deixar sua próxima colheita crescer por mais tempo, espaçe as sementes mais afastadas para manter uma boa circulação de ar na bandeja.

Para colher um lote de fava, você precisará de uma tesoura de cozinha ou uma faca afiada. Corte o crescimento em cachos um pouco acima da superfície. Infelizmente, esses microgreens não crescem novamente após a colheita, então você pode jogar o solo e as raízes gastas na sua compostagem. Certifique-se de lavar bem as bandejas antes de usá-las para sua próxima colheita (podemos sugerir microgreens de couve ou brócolis?).

Armazenamento

Para manter seus microgreens na melhor qualidade, mantenha-os o mais secos possível. Evite enxaguar com água fria até que você esteja prestes a colocá-los no prato. Adicione os microgreens à salada, sopa, sanduíches ou qualquer coisa que possa usar uma crocância saudável.

Os microgreens restantes podem ser armazenados na geladeira por cerca de uma semana. Guarde-os em um recipiente ou pote selado, envoltos em um papel toalha. Se o papel começar a ficar úmido, troque-o rapidamente para que seus verdes recém-cultivados permaneçam frescos.

Perguntas Frequentes

P: Você pode comer brotos de fava?

R: Sim, e são deliciosos! Se você quiser um pouco mais de nutrição e sabor, recomendamos dar os passos extras para transformar essas mudas germinadas em microgreens.

P: Quais feijões podem ser usados para microgreens?

R: Se você pode consumir as folhas maduras da planta, pode usar praticamente qualquer tipo de feijão. As plantas de fava e feijão-mungo são algumas das mais conhecidas para o cultivo de microgreens.

P: Você pode comer folhas de fava?

R: Absolutamente! Chefs adoram usar esses microgreens em saladas de alface, onde eles se mantêm bem entre tomates e molhos pesados.

P: As favas podem ser venenosas?

R: Normalmente não, mas podem causar problemas para pessoas com um distúrbio genético específico chamado Favismo. Se alguém com Favismo comer qualquer parte de uma fava, pode desenvolver anemia.

P: Você pode comer favas que brotaram?

R: Sim! Fava é apenas outro nome para feijão-fava, que é delicioso e cheio de nutrientes quando brotado.

P: Qual parte da planta de fava é comestível?

R: Toda ela! Você pode mastigar o broto, os cotilédones como microgreens, as vagens de sementes rechonchudas e até mesmo as sementes secas.