Talvez você já tenha ouvido falar delas ou até mesmo comido, mas você já cultivou microgreens de endívia? A endívia é um vegetal folhoso menos conhecido que se parece com pequenos torpedos de alface. É uma planta saborosa, mas infelizmente pode ser difícil de cultivar até a maturidade em algumas áreas. É por isso que gostaríamos de apresentar uma maneira relativamente fácil de aproveitar esse vegetal!
Cultivar microgreens de endívia é muito mais fácil do que cultivar uma planta madura. Além disso, eles têm sabores fortes e quantidades surpreendentemente grandes de nutrientes, como a Vitamina C. Essas plantas saudáveis têm um sabor levemente amargo que proporciona um bom contraste em sanduíches e sopas. Elas também fazem enfeites muito bonitos.
Quando cultivadas corretamente em ambientes internos, os microgreens de endívia cultivados têm cotilédones oblongos e lisos. Essas folhas jovens são de cor verde-claro com caules tingidos de branco ou vermelho. Ao contrário da maioria dos microgreens, cada broto não tem um caule longo. Mas, cada folha verde compensa isso com seu peso e sabor delicioso.
Os microgreens de endívia crescem de maneira muito semelhante à maioria dos micros, como rúcula, alface e beterraba. Você pode cultivar microgreens de qualquer tipo de endívia, sendo as variedades mais conhecidas a endívia crespa e a endívia de folhas largas. A endívia de folhas largas também é chamada de escarola ou endívia Batávia de folha larga. A endívia crespa é frequentemente chamada de chicória.
A melhor parte de cultivar microgreens de endívia? Leva apenas duas semanas para obter uma colheita! Você terá um suprimento constante de saladas de microgreens de endívia se cronometrar corretamente. Para ajudá-lo a chegar lá, compartilharemos nossas melhores dicas de cultivo para microgreens de endívia.
Produtos Épicos Que Você Pode Precisar Para Cultivar Microgreens de Endívia:
Informações Rápidas Sobre Microgreens de Endívia
Microgreens de endívia Batávia de folha larga.
Sabor: Sabor amargo
Molho: Não
Enxágue/Drenagem: Não
Germinação: 2-3 dias
Colheita Ideal: 8-15 dias
Cultivando Microgreens de Endívia
Você pode cultivar microgreens de endívia como a maioria dos outros microgreens, então esse processo pode soar familiar. Se você é novo no cultivo de microgreens, rapidamente pegará o jeito de como cultivá-los.
Materiais
Comece coletando os seguintes materiais para microgreens:
Sementes: qualquer variedade de sementes de endívia
Meio de cultivo: mistura para iniciar sementes ou nosso coco coir Urban Worm
Luz: recomendamos fortemente uma luz de cultivo T5 para microgreens
Recipientes: 2 bandejas de cultivo rasas (uma com furos de drenagem)
Garrafa de borrifar
Pequeno peso (menos de 5 libras)
Tesoura de cozinha
Um microgreen é um estágio de crescimento que todas as plantas jovens passam, não importa como suas sementes foram rotuladas. Embora você possa usar qualquer semente de endívia para produzir microgreens, somos especialmente fãs das sementes de microgreens vendidas pelo True Leaf Market, que vêm em quantidades maiores do que um pacote de sementes médio e têm um valor muito melhor. Nossos favoritos pessoais estão abaixo:
É tentador usar os suprimentos que você tem à mão, mas os brotos de microgreens de endívia precisam das bandejas e do solo recomendados para serem bem-sucedidos. Como os colhemos tão jovens, precisamos que as mudas cresçam o mais altas e retas possível. As raízes precisam ser capazes de navegar pelo solo facilmente, por isso usamos solo de grão fino. As sementes também precisam de boa aeração do solo, o que é fácil de conseguir quando as bandejas correspondem ao tamanho das plantas. Os microgreens de endívia podem ser cultivados em um meio hidropônico, mas isso não é recomendado se você quiser cultivar além do estágio de microgreens.
Por fim, recomendamos fortemente investir em uma luz de cultivo se você estiver sério sobre o cultivo de microgreens. Esses micros precisam de condições estáveis, o que significa que geralmente são cultivados em ambientes internos. No entanto, eles também precisam estar diretamente abaixo de sua fonte de luz para formar um tapete uniforme de verdes. As luzes de cultivo tornam possível controlar a colocação e a quantidade de luz para sua planta de microgreens de endívia, resultando em uma colheita saudável e saborosa.
Deixando de Molho
As sementes de endívia são pequenas e finas o suficiente para que não precisem ser deixadas de molho antes da germinação.
Plantio
Sementes de microgreens de endívia Batávia de folha larga.
Antes de plantar as sementes de microgreens, precisamos preparar as bandejas. Pegue a bandeja de cultivo rasa que tem furos de drenagem. Em seguida, encha-a completamente com solo de grão fino. Alise a superfície e deixe-a o mais nivelada possível.
Espalhe suas sementes de microgreens de endívia por toda a superfície. Elas devem ser cultivadas muito próximas umas das outras – muito mais próximas do que você normalmente plantaria – mas sem sobreposição (se o tapete crescer muito denso, não terá boa circulação de ar). Borrife as sementes espalhadas com água.
Como geralmente são cultivadas no subsolo, as sementes gostam de germinar no escuro. Em vez de cobri-las com solo, usaremos uma cobertura de blackout. Isso bloqueia a luz sem dar mais solo para os verdes crescerem (queremos que eles fiquem o mais altos possível!). Após regar, coloque sua segunda bandeja, sem furos, diretamente sobre a superfície das sementes. Coloque um pequeno peso em cima e deixe a bandeja no lugar durante todo o tempo de germinação.
Cultivo
As sementes de microgreens de endívia levam apenas 2-3 dias para germinar. Vamos prolongar um pouco o tempo de blackout. Ao forçar os brotos a lutarem contra a bandeja de cobertura pesada, estamos garantindo que caules fortes sejam cultivados. Em poucos dias após a germinação, as mudas crescerão juntas e levantarão a bandeja pesada. Este é o seu sinal de que as plantas jovens estão prontas para um pouco de luz.
Quando você remover as bandejas de cobertura, seus microgreens de endívia estarão pálidos. Não se preocupe! Com luz e cultivo, eles logo desdobrarão folhas verdes brilhantes. Posicione suas luzes de cultivo a 1-2 pés diretamente acima das bandejas de cultivo. Ligue-as por pelo menos 12 horas por dia (a maioria das luzes de cultivo tem um temporizador). Se o crescimento verde dos microgreens de endívia parecer esguio, abaixe a luz mais perto da superfície do solo.
Dependendo da temperatura e umidade interna, você pode precisar regar seus microgreens de endívia antes de estarem prontos para a colheita. Microgreens requerem um processo de rega especial: rega por baixo. O objetivo disso é saturar o meio de cultivo enquanto mantém todo o crescimento verde o mais seco possível. Isso previne mofo e bactérias, que facilmente se instalam, já que os micros verdes são cultivados tão próximos uns dos outros.
Você pode reutilizar a bandeja sem furos que atuou como cobertura de blackout para regar por baixo. Desta vez, no entanto, ela vai ficar embaixo da bandeja de cultivo. Primeiro, encha-a com uma polegada de água e, em seguida, coloque a bandeja de cultivo diretamente nela. O solo absorverá a água através dos furos de drenagem da bandeja sem molhar os microgreens crescidos. Após 10-15 minutos, separe as bandejas.
Colheita
Em apenas 8-15 dias após o plantio, a semente de endívia crescerá em plantas jovens deliciosas e levemente amargas. Você saberá que elas atingiram o estágio de microgreens de endívia quando cada uma tiver crescido um belo conjunto de cotilédones verdes. Esses precursores das folhas devem estar completamente desdobrados e suportados por caules de pelo menos uma polegada de altura.
Você pode colher sua safra de microgreens de endívia de uma vez ou ao longo de alguns dias. À medida que o microgreen cresce, o perfil de sabor se tornará mais amargo. Se você quiser que seus microgreens de endívia sejam mais amargos, espere até que uma folha verdadeira cresça antes de colher.
Você precisará de uma faca afiada ou uma tesoura de cozinha para colher suas bandejas de microgreens. Pegue um punhado de microgreens amargos em uma mão e corte todos os caules o mais próximo possível da superfície. Uma vez colhidos, você deve compostar o meio de cultivo dos microgreens e lavar a bandeja para uso posterior.
Armazenamento
Claro, a melhor parte de cultivar microgreens é a hora da refeição! Uma vez colhidos, coloque esses sabores fortes para trabalhar em sanduíches, sopas e saladas de microgreens. O sabor amargo dos microgreens de endívia os torna uma ótima substituição para a alface. Também proporciona um bom contraste quando enfeita pratos doces ou salgados.
Se você não comer toda a sua colheita de microgreens de uma vez, pode armazená-la por até uma semana. Mantenha as folhas o mais frescas possível mantendo-as secas. Envolva-as em uma toalha de papel, sele-as em um recipiente e coloque-as na geladeira. Se os verdes começarem a perder qualidade, substitua a toalha de papel.
Perguntas Frequentes
Microgreens de endívia crespa Ruffec.
P: Quais microgreens não devem ser comidos?
R: Embora os microgreens tenham sabores fortes que proporcionam um bom contraste em sopas e sanduíches, nem todas as plantas são adequadas para consumo. Evite qualquer planta cujas folhas não sejam comestíveis, particularmente aquelas da família das solanáceas (isso inclui microgreens de tomate!).
P: Quais são os microgreens mais lucrativos?
R: Rúcula, azedinha de veias vermelhas e microgreens de rabanete são alguns dos microgreens de enfeite mais populares.
P: Microgreens são venenosos?
R: Isso depende da planta de microgreen sendo colhida. Muitos microgreens de alface, milho e ervas, como os microgreens de endívia, são seguros para comer e popularmente cultivados. Plantas que não têm folhas comestíveis não são seguras para consumo em saladas de microgreens.
P: Quais microgreens crescem novamente após o corte?
R: Microgreens de ervilha e feijão podem crescer novamente após serem colhidos. No entanto, eles podem desenvolver um sabor mais amargo e menos nutrientes na segunda vez. Microgreens de endívia não crescem novamente após a colheita.