Como Cultivar Microgreens de Erva-Cidreira Rápido e Fácil

Você está visualizando atualmente Como Cultivar Microgreens de Erva-Cidreira Rápido e Fácil

Informações Rápidas sobre Microgreens de Erva-Cidreira

A erva-cidreira é uma erva alegre e divertida de usar na cozinha. Infelizmente, é uma planta muito grande que pode rapidamente dominar seu jardim. Então, se você está atrás daquele aroma delicioso de limão sem a complicação, vai adorar cultivar microgreens de erva-cidreira!

Os microgreens de erva-cidreira são a mesma planta que a erva-cidreira, mas cultivados em uma escala menor. As pequenas sementes são agrupadas, produzindo um tapete denso de brotos e folhas jovens. Demora de 24 a 30 dias para essa erva estar pronta para a colheita, o que é um tempo relativamente longo para microgreens, mas muito mais curto do que para plantas maduras. Uma vez colhidos, os microgreens de erva-cidreira adicionam o mesmo sabor cítrico à sua culinária que a erva madura, mas com mais nutrientes e menos complicação.

A erva-cidreira é bem conhecida por fazer um chá de ervas saboroso e relaxante. Muitas vezes é consumida para aliviar problemas digestivos e cólicas menstruais. Como os microgreens têm uma concentração maior de nutrientes do que suas versões maduras, você encontrará chás de microgreens de erva-cidreira igualmente reconfortantes. Este microgreen também pode ajudar a regular a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.

Então, como cultivar microgreens de erva-cidreira? Cultivar microgreens é fácil e só requer um pouco de paciência, então vamos começar! Ao final deste artigo, você estará pronto para iniciar seu próprio jardim de micro ervas com um toque de limão.

Informações Rápidas sobre Microgreens de Erva-Cidreira

Sabor: Sabor forte de limão

Mergulhar: Não

Enxaguar/Escorrer: Não

Germinação: 10-14 dias

Colheita Ideal: 24-30 dias

Como Cultivar Microgreens de Erva-Cidreira

Cultivar microgreens requer uma abordagem não convencional. Uma vez que você pega o jeito, é bem fácil produzir uma safra nutritiva de microgreens de erva-cidreira. Vamos começar com o básico: reunir os materiais.

Materiais

Você poderá reutilizar a maioria desses materiais para outros tipos de microgreens, então vale a pena o investimento. Aqui está o que você precisa para começar:

  • Sementes: sua variedade favorita de sementes de erva-cidreira – gostamos das sementes de microgreens de erva-cidreira da True Leaf Market, pois estão disponíveis em grandes quantidades, mas você também pode usar sementes regulares de erva-cidreira para pequenos lotes!
  • Meio de cultivo: preferimos a mistura de solo para início de sementes da Epsoma ou fibra de coco
  • Luz: uma luz de cultivo T5 é essencial para microgreens de erva-cidreira de qualidade
  • Recipientes: duas bandejas de cultivo rasas (uma sólida, outra com furos de drenagem)
  • Borrifador
  • Um pequeno peso (menos de 2,5 kg)
  • Uma faca afiada ou tesoura

As sementes de microgreens de erva-cidreira são minúsculas, então precisamos de um solo de grão fino para combinar. Descobrimos que o solo para início de sementes é ideal em termos de textura e absorção de água. A fibra de coco é outra ótima opção que também é ecológica. Embora alguns microgreens possam ser cultivados hidroponicamente, vamos usar solo para nossos microgreens de erva-cidreira.

Vamos colher muito antes que os microgreens de erva-cidreira possam produzir raízes grandes. Então, precisamos de um recipiente com apenas 2-7 cm de profundidade. Para uma safra de microgreens de tamanho decente, os jardineiros geralmente usam bandejas de cultivo de 25×50 cm. Para o método de cultivo que estamos usando, cada conjunto de microgreens precisa de um recipiente com furos de drenagem e outro sem.

Por fim, recomendamos fortemente investir em uma luz de cultivo T5. Sim, você pode cultivar microgreens de erva-cidreira sem ela, mas essa luz fará uma grande diferença na qualidade dos microgreens. Quando fixada na altura correta, a luz garantirá um crescimento uniforme e evitará que as mudas fiquem alongadas. Se você planeja continuar com a jardinagem de microgreens e experimentar outros tipos de micros, ficará feliz em ter isso.

Mergulhar

As sementes de microgreens de erva-cidreira não requerem imersão, então podemos pular para o plantio das sementes de microgreens.

Plantio

Comece pegando sua variedade de solo preferida e a bandeja com furos de drenagem. Encha o recipiente até pouco abaixo da borda e nivele a superfície do solo. Em seguida, borrife com o borrifador para umedecer o solo, mas não encharcar (a água ajudará as sementes de microgreens a aderirem).

Depois, espalhe suas sementes de erva-cidreira por toda a superfície do solo. Elas devem cobrir toda a bandeja, mas não se sobrepor. Espalhe as sementes uniformemente para produzir um tapete denso de brotos. Em seguida, borrife a superfície do solo com água novamente.

A erva-cidreira geralmente tem uma taxa de germinação desigual. Isso não é um grande problema ao plantá-la no jardim, mas quando as sementes estão agrupadas e serão colhidas como uma só, queremos que sejam o mais uniformes possível. É por isso que usamos uma cobertura com peso e um período de blackout.

A cobertura com peso é apenas sua segunda bandeja de cultivo, sem furos, com um pequeno peso colocado em cima. Coloque a cobertura de forma que ela fique diretamente sobre as sementes de microgreens, bloqueando toda a luz solar. O peso em cima manterá a cobertura das sementes no lugar. Mais importante ainda, segurará os brotos recém-germinados até que haja o suficiente para levantar a tampa (não se preocupe, não os achatará). Até que isso aconteça, as sementes permanecerão em seu período de germinação no escuro.

Cultivo

As sementes de erva-cidreira levam de 10 a 14 dias para completar a germinação, então o período de blackout será pelo menos esse tempo. A cada poucos dias, espreite sob a cobertura das sementes para verificar se o solo ainda está úmido, adicionando uma leve névoa de água conforme necessário. Enquanto você espera que os pequenos brotos heroicos empurrem seu teto pesado, você pode configurar a luz de cultivo.

Sua luz de cultivo precisa estar de 30 a 60 cm diretamente acima das bandejas de microgreens de erva-cidreira para iluminar as sementes de forma uniforme. Os jardineiros geralmente usam estantes de arame para sua configuração, o que permite cultivar várias safras de microgreens ao mesmo tempo. Em minha casa, prendi as luzes na parte inferior de um armário de cozinha e coloquei os micros no balcão embaixo.

Quando seus microgreens de erva-cidreira completarem a germinação e fizerem sua primeira aparição, você pode remover a bandeja superior e ligar a luz. Dê aos seus microgreens de erva-cidreira pelo menos 6-8 horas de luz por dia. Os brotos amassados e pálidos rapidamente se transformarão em um grupo alegre e arrumado de folhas verdes brilhantes de microgreens (você não conseguirá mais ver o solo!). Se suas plantas estiverem crescendo alongadas, mova-as mais perto da fonte de luz.

Levará vários dias para que esta pequena erva atinja seu estágio de microgreen. Enquanto isso, sua tarefa é garantir que elas tenham água suficiente. Como os microgreens de erva-cidreira estão crescendo tão próximos, queremos manter a superfície do solo seca enquanto adicionamos água para evitar o crescimento de mofo e bactérias. Então, vamos pegar a bandeja sem furos e um pouco de paciência para uma rega por baixo.

Encha a bandeja sólida com cerca de 2,5 cm de água. Em seguida, coloque sua bandeja de microgreens de erva-cidreira diretamente dentro dela. O solo absorverá a água através dos furos de drenagem, mantendo as raízes hidratadas e a folhagem seca. Deixe as bandejas empilhadas por 10-15 minutos e depois separe-as (qualquer tempo a mais e o solo pode ficar encharcado!). Repita esse processo sempre que o solo começar a secar.

Colheita

As plantas atingem seu estágio de microgreen quando seus cotilédones – as folhas encapsuladas nas sementes – emergem e se desdobram. Quando a maioria dos seus brotos de erva-cidreira atingirem esse estágio, você pode começar a cortá-los. No entanto, como a erva-cidreira é uma erva com folhas totalmente saborosas, muitos jardineiros esperam que as primeiras folhas verdadeiras apareçam antes da colheita. Dessa forma, você obtém os cotilédones e algumas folhas pequenas com sua colheita de microgreens.

É fácil saber quando as folhas verdadeiras estão crescendo por causa de sua forma. Enquanto os cotilédones de erva-cidreira são lisos e redondos, as folhas verdadeiras têm bordas serrilhadas e uma superfície texturizada. Elas também têm aquele aroma característico de limão que é liberado quando você as esfrega.

Para colher sua erva arduamente conquistada, você precisará de uma faca afiada ou tesoura. Você pode pegar todo o grupo de microgreens de uma vez ou apenas o que precisar. Simplesmente segure um punhado de folhas com uma mão e corte os caules logo acima do solo com a tesoura.

Se você esperar muito para colher seus microgreens de erva-cidreira, eles logo ultrapassarão os recipientes rasos e demandarão mais nutrientes do que o solo para início de sementes pode oferecer. Então, se você está colhendo apenas o que precisa, comece a cortar assim que os cotilédones se desdobrarem.

Quando você tiver colhido todos os microgreens, despeje o solo gasto na sua composteira. Reutilizá-lo para a próxima rodada de microgreens é tentador, mas pode aumentar as chances de crescimento de bactérias em uma quantidade tão pequena de solo. Você deve sempre usar solo fresco para cada plantio de microgreens.

Armazenamento

Agora que eles estão separados de suas raízes e solo, precisamos manter os microgreens de erva-cidreira o mais frescos possível. Quando se trata de vegetais, fresco significa seco, então só lave esses verdes logo antes de usá-los.

Como mencionado anteriormente, os microgreens de erva-cidreira são excelentes em chás. Eles também adicionam um sabor delicado e cítrico a coquetéis, sobremesas e qualquer prato que precise de um toque de sabor. Você pode até mesmo mergulhar esses verdes na sua água em vez de uma fatia de limão.

Os microgreens de erva-cidreira não utilizados devem ser mantidos secos e armazenados na geladeira. Envolva os microgreens em um papel toalha e sele-os em um recipiente de armazenamento de alimentos. Eles durarão até 7 dias na geladeira, especialmente se você trocar o papel toalha conforme necessário.

Perguntas Frequentes

P: Quanto tempo leva para a erva-cidreira crescer?

R: Os microgreens de erva-cidreira levam um mês para se estabelecer. Este é um tempo longo para cultivar microgreens (alguns estão prontos em questão de dias!), mas ainda mais rápido do que cultivar uma erva-cidreira madura.

P: Quais sementes não são boas para microgreens?

R: Não use sementes de plantas cujas folhas não são comestíveis. Isso inclui plantas da família das solanáceas, como tomates, berinjelas e pimentões.

P: É possível propagar a erva-cidreira?

R: A erva-cidreira pode ser propagada por sementes, estacas de caule ou divisão. Para mais informações sobre como cultivar a erva-cidreira em sua altura total, confira nosso artigo sobre a planta de erva-cidreira!

P: O que é micro erva-cidreira?

R: Esta é simplesmente uma erva-cidreira que é cultivada apenas até seu estágio de microgreen. Os microgreens de erva-cidreira geralmente são plantados próximos uns dos outros em um recipiente com uma tampa de blackout. O resultado é uma micro erva deliciosa e cítrica que pode ser adicionada a vários pratos.

P: O que a erva-cidreira faz pelo seu corpo?

R: A erva-cidreira tem sido historicamente usada como um auxílio digestivo e para aliviar cólicas menstruais. Também acredita-se que tenha outras propriedades medicinais, como apoiar a saúde do coração e mental.

P: Quais são os microgreens mais saudáveis?

R: Todos eles! Os microgreens são apenas versões menores da erva totalmente crescida, então você pode esperar encontrar as mesmas vitaminas e minerais em ambos. Por exemplo, se você precisa de mais ferro e beta-caroteno, experimente alguns microgreens de espinafre!

P: Quais são as desvantagens dos microgreens?

R: Os microgreens têm uma janela de colheita curta e não se conservam por mais de 10 dias. É fácil acidentalmente cultivar mais do que você vai usar.