Como Cultivar Pitaya em Vasos e Recipientes

O que esperar nesse post

Fruta do Dragão: Um Cacto Exótico

A fruta do dragão é um cacto subtropical cheio de atributos únicos que a tornam digna de ser cultivada em vasos. Além de sua aparência exótica com longos caules segmentados, ela possui flores noturnas exuberantes e frutos comestíveis vibrantes e carnudos em magenta ou amarelo.

Também chamada de pitaya, o cacto é nativo do México, América Central e América do Sul, com cultivo difundido no Sudeste Asiático, onde desfruta de temperaturas amenas, umidade moderada e uma estação seca.

Para espelhar essas condições de cultivo, cultivar fruta do dragão em vasos nos permite regular temperatura, umidade e solo para atender aos seus requisitos culturais ideais.

Para recompensas frutíferas deste cacto vigoroso e semelhante a uma videira, exploraremos o melhor vaso, material de preenchimento, localização e cuidados. A fruta do dragão pode viver por quase 20 anos, tornando-se uma oportunidade valiosa de cultivo para um toque tropical.

Características da Fruta do Dragão

Frutos coloridos e cobiçados aparecem em longos caules.

A fruta do dragão (Selenicereus undatus) possui flores grandes e intensamente perfumadas que se abrem à noite para atrair polinizadores noturnos. As flores tubulares são rosas ou brancas, dependendo da espécie, e podem ter mais de um metro de comprimento.

O jardim noturno ganha vida com um exemplar em flor. Mariposas e morcegos visitam as flores noturnas, que produzem as bagas vistosas após a polinização.

O cacto noturno é frequentemente autopolinizado ou autofrutuoso, produzindo frutos sem polinização cruzada de outro exemplar próximo. Alguns, no entanto, são autoinférteis e dependem de uma variedade diferente nas proximidades para polinização. Conhecer sua variedade ajuda, embora possa ficar um pouco confuso no cultivo quando se trata de fruta do dragão.

Se o seu viveiro não souber a espécie ou variedade, dois ou três tipos diferentes de fruta do dragão podem aumentar a frutificação. Você pode até cultivá-los no mesmo vaso grande.

O cacto incomum tem caules carnudos e triangulares que se espalham, rastejam e escalam. Os caules crescem longos e formam raízes aéreas à medida que se desenvolvem. A maioria das espécies de fruta do dragão enraíza no solo, mas outras são epífitas, vivendo nas fendas de árvores e rochas.

Os frutos de casca grossa têm cerca de cinco polegadas de comprimento, com pele rosa, roxa ou amarela, dependendo da espécie, e podem ser espinhosos ou sem espinhos. O interior polpudo é branco, vermelho ou magenta, salpicado com uma infinidade de pequenas sementes pretas.

Temperaturas Ideais

Essas plantas tropicais adoram calor e não lidam bem com geadas.

A fruta do dragão prospera em climas que são principalmente livres de geadas. É resistente nas zonas USDA 10-11 e cresce com proteção no inverno em áreas mais frias. No clima subtropical nativo da pitaya, as temperaturas ideais de cultivo estão entre 18 e 25°C. Ela se desenvolve melhor onde a temperatura permanece abaixo de 38°C.

O Vaso Ideal

Essas plantas grandes requerem vasos grandes.

A fruta do dragão geralmente chega aos nossos jardins como exemplares envasados em viveiros, que têm uma vantagem para frutificação mais rápida. Elas também crescem facilmente a partir de estacas, seja de uma planta passada adiante ou adquirida de um produtor. As estacas produzem frutos em um a dois anos.

A pitaya também cresce a partir de sementes, com frutos aguardados por cinco a sete anos. Deixe as estacas curadas se desenvolverem em um vaso menor por cerca de quatro a seis meses antes de passar para um vaso grande.

Para escolher o melhor vaso para cultivar fruta do dragão em recipientes, leve em consideração o crescimento maduro robusto dos caules trepadores e as raízes extensas. Um vaso grande de 25 a 35 galões acomoda bem um único exemplar. Um vaso mais largo do que alto permite espaço para raízes extensas e minimiza o peso excessivo no topo.

Certifique-se de que o vaso tenha orifícios de drenagem amplos, pois uma boa drenagem é essencial para raízes saudáveis do cacto.

Suporte para Treliça

Instale postes no momento do plantio para sustentar os caules.

A fruta do dragão e seus caules semelhantes a videiras exigem suporte à medida que crescem. Coloque os suportes no vaso antes de preenchê-lo com terra. As videiras crescem eretas no primeiro ano antes de se ramificarem lateralmente e arquearem para baixo nas estações subsequentes.

Um sistema de poste e treliça sustenta os ramos eretos. Um sistema robusto apoia o “tronco” (videiras centrais) e o dossel completo. Um simples poste de madeira de quatro por seis polegadas, com quatro a seis pés de altura, faz o trabalho. Ancore o poste com suporte de vergalhão ou em uma base de duas tábuas cruzadas.

Uma estrutura de madeira fixada ao poste forma uma treliça funcional. Quatro a seis peças de madeira de moldura de dois por quatro criam uma estrutura de caixa aberta para montar no poste.

Se estiver cultivando a partir de estacas, coloque duas ou três ao redor do poste para aproveitar ao máximo a alta produção na treliça.

Substrato de Plantio

O solo deve drenar rapidamente para evitar apodrecimento.

Pitayas crescem em uma variedade de solos, desde que drenem rapidamente. Elas também preferem composições ricas em matéria orgânica. Vasos nos dão o luxo de começar com uma mistura de solo de alta qualidade, fértil e leve, com boa aeração. Para cultivar fruta do dragão em recipientes, use um solo para suculentas misturado com um pouco de composto.

Uma camada de cobertura em climas com verões quentes ajuda a isolar as raízes e reter a umidade. Para renovar a nutrição e a saúde do solo, aplique cobertura com composto a cada primavera. Mantenha o material longe dos caules para evitar queimaduras ou problemas de doenças.

A Melhor Luz

Procure um local com sol pleno e alguma proteção à tarde.

Coloque os vasos de fruta do dragão onde recebam sol pleno, mas com proteção contra os intensos raios da tarde. Embora os cactos sejam espécimes de sol pleno em sua região nativa, seus caules são suscetíveis a queimaduras solares. Sombra parcial nos primeiros meses de desenvolvimento ajuda a proteger os ramos tenros.

Uma posição voltada para o leste ou sul (com proteção de sombra à tarde) oferece a melhor exposição, especialmente com bom sol da manhã para apoiar a floração e frutificação.

Necessidades de Água

Deixe o solo secar antes de regar novamente.

Além da melhor localização, temperaturas e substrato de plantio, uma vantagem de cultivar fruta do dragão em recipientes é a capacidade de controlar a umidade.

Os cactos tropicais estão acostumados a chuvas intensas seguidas por períodos secos em sua região nativa, e suportam um pouco de secagem entre as regas. Muita umidade e solo encharcado levam a doenças como a podridão radicular, mas água consistente durante a estação de crescimento apoia a frutificação.

Na “baixa” temporada, a pitaya passa por um curto período seco e dormência. Podemos proteger os vasos sob cobertura para evitar a chuva de inverno e espelhar suas condições ideais. Assim que o crescimento e a floração retomarem na primavera, comece a regar regularmente para alcançar uma umidade uniforme do solo, permitindo que seque ligeiramente entre as sessões.

Quando Fertilizar

Alimente uma vez na primavera e novamente no verão.

A fertilização, especialmente no primeiro ano de crescimento, apoia o enraizamento e a ramificação saudáveis. Uma fórmula 6-6-6, 10-10-10 ou similar na primavera e novamente no verão oferece um impulso durante os meses quentes e ativos.

Para a rotação de verão, você pode optar por usar uma proporção N-P-K com um nível mais alto de fósforo (P) para apoiar a floração e frutificação. O composto também enriquece o meio de plantio existente na primavera e no verão.

Poda para Tamanho e Frutificação

Prune cedo para controlar o tamanho e aumentar os rendimentos.

A fruta do dragão cresce vigorosamente e se beneficia de poda uma a três vezes por ano para gerenciar o tamanho e aumentar os rendimentos. A poda e o treinamento regular promovem a melhor forma e frutificação.

A primeira ação de poda para espécimes em vasos é remover os ramos laterais que se desenvolvem a partir da videira central. À medida que as plantas jovens crescem eretas ao longo do poste de suporte, amarre a videira central ao poste para fixá-la. Assim que as videiras atingirem a altura da treliça ou estrutura de suporte, corte as pontas dos caules para promover o crescimento lateral dos ramos. Amarre os novos caules à estrutura à medida que crescem.

A poda posterior para espécimes maduros promove a produção de frutos. Remova caules doentes, danificados ou cruzados sempre que os encontrar. Corte quaisquer caules longos do chão. Desbaste o dossel se ficar denso, pesado ou muito grande para a treliça.

Uma copa densa pode sombrear outros caules e reduzir a produção de frutos, pois o sol pleno é necessário para a frutificação. Treine e promova os caules mais saudáveis e robustos para uma frutificação produtiva da fruta do dragão em recipientes.

Colheita

Colha quando os frutos mudarem de cor.

Frutos totalmente coloridos estão prontos para a colheita do verão até o outono, dependendo do clima. Use podadores para cortar o fruto do caule para evitar danificar os caules ou o fruto ao puxar com a mão. Corte o caule rente ao topo do fruto após a colheita para armazenamento.

Os doces e suculentos ovos de dragão armazenam-se por quatro a cinco dias à temperatura ambiente. Na geladeira, duram várias semanas.

Proteção no Inverno

Traga a fruta do dragão em vasos para dentro de casa para proteção extra no outono e inverno.

Se o seu clima apresentar quedas prolongadas de temperatura abaixo dos 4°C, planeje trazer os exemplares em vasos para dentro de casa durante o inverno. A pitaya tolera uma leve geada e se recupera rapidamente, mas não suporta temperaturas abaixo de zero por muito tempo e pode ser danificada abaixo de 4°C. Fora das zonas 10 a 11, elas precisam de proteção no inverno.

Plantas maduras podem ser difíceis de mover devido às suas videiras pesadas na treliça. Mova-as para o local mais próximo, brilhante e quente, seja dentro de casa ou em uma estufa. Coloque os vasos em um local interno iluminado, fora do sol direto da tarde (ou com um filtro de cortina).

Alguns metros de distância de uma janela voltada para o sul funcionam bem. Se o local interno não tiver iluminação suficiente, luzes de cultivo podem complementar.

Para manter seu período seco, reduza a rega na estação fria. A absorção de umidade e a evaporação são lentas. Mas, para evitar que o solo e as raízes sequem completamente, regue a fruta do dragão em vasos quando o solo estiver seco a alguns centímetros abaixo da superfície.

Continue sua leitura aqui