7 Benefícios de Remover os Estolhos de Morango

Você está visualizando atualmente 7 Benefícios de Remover os Estolhos de Morango

Devo remover os corredores de morango?

Impulsione sua colheita de morangos removendo os corredores rapidamente.

Remover os corredores de morango incentiva as plantas a direcionarem sua energia para a produção de frutas, levando a maiores rendimentos, plantas mais saudáveis e menos risco de doenças. Os corredores são às vezes chamados de “sugadores” porque literalmente “sugam” nutrientes e energia da planta. Você quer que esses nutrientes sejam direcionados para a produção de deliciosos morangos! Jardineiros que não removem os corredores de morango podem enfrentar problemas como morangos pequenos, baixos rendimentos de morangos, doenças fúngicas, camas lotadas e deficiências de nutrientes em suas plantas.

Os corredores de morango ou estolões são uma forma de reprodução vegetativa. Uma planta mãe envia muitos estolões ao longo da temporada na tentativa de se clonar. Cada estolão estabelece raízes enquanto suga a energia da planta mãe.

Embora todas essas plantas gratuitas possam parecer uma coisa boa, deixar os corredores de morango no lugar pode levar rapidamente ao superlotamento. A bagunça emaranhada de morangos canalizará a maior parte de sua energia para o crescimento de novas folhas, caules, raízes e corredores, em vez de se concentrar na produção de frutas.

7 Benefícios da Poda de Corredores de Morango

Morangos são culturas muito fáceis de manter em comparação com a maioria dos arbustos de frutas e árvores frutíferas. Embora não exijam regimes complicados de poda, essas plantas frutíferas herbáceas se beneficiam de podas regulares para mantê-las no seu melhor estado.

Uma simples remoção semanal ou quinzenal de corredores pode revolucionar a produção de morangos em seu jardim. Isso pode levar 5 minutos ou menos! Se você cortar ou podar os corredores toda vez que os vir, poderá facilmente manter a poda de morangos em dia e parar de se preocupar com baixos rendimentos, morangos pequenos ou doenças fúngicas.

Aqui estão 7 benefícios principais da remoção de corredores de morango e dicas sobre como fazê-lo:

Melhorar os Rendimentos

Impulsione os rendimentos de morango removendo regularmente os corredores para focar na frutificação.

É cientificamente comprovado que a remoção de corredores melhora o rendimento de frutas de morango. Podar os corredores é especialmente importante em variedades de morango de frutificação perene ou neutra ao dia. Se você cortar os corredores uma ou duas vezes por semana, as plantas têm mais chances de produzir uma abundância de morangos.

A remoção de corredores aumenta os rendimentos porque muda como a planta aloca sua energia. As plantas de morango têm uma certa quantidade de folhas, cada uma com uma capacidade específica de fotossintetizar todos os dias. À medida que a planta usa a luz solar, água e dióxido de carbono para produzir energia (na forma de glicose), ela naturalmente aloca certas quantidades de energia para diferentes funções da planta.

A floração e a frutificação exigem muita energia, então você não quer que a planta use suas valiosas reservas de glicose para crescer um monte de corredores quando poderia estar produzindo frutas. A remoção dos corredores garante que a quantidade máxima de energia seja canalizada para a produção de morangos saborosos.

Plantas jovens têm menos folhas, o que significa que estão produzindo menos energia total do que uma planta madura. É por isso que a remoção de corredores nas primeiras fases de crescimento é particularmente importante, porque você quer que as plantas jovens se concentrem em enraizar e produzir frutas. Elas não devem estar direcionando sua energia limitada para crescer corredores e novas plantas bebês.

Por fim, remover os corredores de morango diz à planta para se concentrar na frutificação. Eu descobri que os jardineiros que lutam com baixa produção de frutas ou morangos excessivamente pequenos geralmente estão esquecendo de podar.

Se você deixar suas plantas produzirem quantidades prolíficas de sugadores, toda a energia será sugada da frutificação, já que as plantas tentam criar um tapete de crescimento. Por outro lado, se você podar suas plantas de morango em belos mini arbustos individuais, elas terão mais chances de ficarem carregadas de frutas. Dezenas de morangos podem estar amadurecendo em uma única planta de uma vez, desde que a planta esteja direcionando a maior parte de sua energia para a frutificação.

Dica Profissional: Poda Produtiva

Melhore os rendimentos de morango podando os corredores durante as sessões de colheita.

Maximize sua produtividade de colheita e poda fazendo ambos ao mesmo tempo. Sempre que você sair para o jardim para colher morangos, dê uma rápida olhada ao redor da planta para cortar qualquer novo sugador. É melhor pegá-los jovens antes que suguem muita energia e água da planta.

Desde que as plantas estejam bem enraizadas, você deve conseguir cortar o corredor gentilmente com as mãos. No entanto, se a planta for jovem, você não deve puxar o corredor com as mãos, pois pode desenraizar a planta. Em vez disso, use tesouras pequenas ou podadores para cortar o sugador o mais perto possível da coroa.

Quando eu trabalhava em fazendas orgânicas de morangos em grande escala, removíamos os corredores a cada dois dias na temporada de pico durante a colheita. Isso mesmo – as plantas estavam produzindo tantos frutos que tínhamos que colher os morangos a cada dois dias! Isso tornou muito fácil manter a remoção de corredores em dia, porque já estávamos ali curvados sobre a cama de plantas de morango.

Criamos um ciclo positivo: mais remoção de corredores = mais morangos = mais colheitas = mais remoção de corredores. Esse esquema de manutenção simples nos permitiu colher centenas de morangos de cada planta ao longo da temporada. Os rendimentos podem literalmente dobrar ou triplicar assim que você começar a podar os corredores!

Morangos Maiores

Melhore o tamanho dos morangos abordando rapidamente possíveis obstáculos de crescimento.

Além de aumentar os rendimentos, a remoção de corredores também aumenta o tamanho médio dos morangos. Muitos jardineiros reclamam de morangos pequenos e desejam cultivar os grandes e suculentos que você vê nas feiras e supermercados.

Se suas plantas estiverem produzindo morangos pequenos, você pode ter alguns problemas:

  • Falta de matéria orgânica e deficiências de nutrientes reduzem a vigor geral da planta.
  • As plantas estão sob estresse de calor ou frio extremos, então elas diminuem a produção.
  • A seca está causando morangos menores porque as plantas não têm água suficiente para desenvolver frutos grandes.
  • O solo pobre e compactado pode dificultar o desenvolvimento das raízes das plantas.
  • Plantas superlotadas estão competindo por espaço e nutrientes limitados.
  • As plantas podem ser muito jovens ou muito velhas para produzir morangos grandes.
  • A variedade pode ser um cultivar de frutos pequenos. Eu gosto do ‘Albion’ para os morangos maiores e mais saborosos.
  • Esquecer de remover os corredores suga energia do desenvolvimento dos frutos.

Se você não tem certeza qual é o problema, talvez precise passar por um processo de eliminação. Como um bom primeiro passo, podar todos os corredores e limpar as camas para que haja um espaçamento claro de 8 a 10 polegadas entre cada planta de morango.

Depois que as plantas forem desbastadas e não estiverem mais direcionando energia para a produção de corredores, elas podem redirecionar sua energia para produzir morangos maiores. A recuperação pode levar várias semanas, mas você frequentemente encontrará morangos visivelmente maiores assim que começar a podar.

Dica Profissional: Seleção de Variedades

Escolha morangos de variedades neutras ao dia para colheitas maiores e crescimento compacto.

Os morangos vêm em três tipos principais: de junho, de frutificação perene e os modernos neutros ao dia. Como ex-agricultor orgânico profissional, eu recomendo fortemente o plantio de variedades de morango neutras ao dia. As plantas são muito mais vigorosas e produzem frutas no primeiro ano. Melhor ainda, seus morangos tendem a ser muito maiores e fornecem um suprimento constante durante todo o verão.

Cultivares neutras ao dia como ‘Albion’ e ‘Seascape’ são as cultivares de ouro da indústria em sabor, produtividade e tamanho comercial. Esses morangos também são excelentes para um jardim doméstico porque produzem pequenos e atraentes tufos de folhagem de 8 a 12 polegadas de largura, com altura média de 8 a 10 polegadas. Desde que você remova os corredores ao longo da temporada, as plantas permanecerão compactas e carregadas de morangos gigantes e saborosos.

Muitos dos antigos tipos de morangos de junho tendem a ser plantados em estilos de “fileira densa” sem poda. As plantas literalmente criam um tapete enviando quantidades excessivas de corredores. Quando deixados para enraizar, cada sugador se torna sua própria nova planta, criando uma cama superlotada com frutos menores. Embora as plantas densas sejam ótimas para morangos silvestres ou cobertura do solo, elas são a pior opção para grandes rendimentos de frutas. Além disso, os tipos de morangos de junho geralmente levam um ou dois anos para começar a produzir grandes rendimentos, o que pode ser irritante para os jardineiros impacientes.

Em última análise, se você deseja morangos gigantes que produzam na mesma temporada em que são plantados, as cultivares neutras ao dia são as melhores opções. Remova os sugadores com a maior frequência possível para maximizar as colheitas de morango!

Corredores Sugam Energia da Frutificação

Controle os estolões para garantir uma produção abundante de frutas nos morangos.

“Estolão” é o termo botânico para corredores. Um estolão é um caule horizontal rastejante que pode enraizar para formar uma nova planta. É por isso que você verá novas pequenas coroas de morango e folhas se formando na extremidade terminal de cada corredor. Eles têm muita reprodução celular que lhes permite produzir novas folhas e raízes muito rapidamente.

Assim como o cordão umbilical de uma mãe para um bebê, os estolões direcionam energia diretamente da planta mãe para a planta bebê. Esse movimento de nutrientes e água retira a vitalidade da planta mãe.

Esta é uma forma de clonagem vegetativa onde a planta produz muitas réplicas geneticamente idênticas de si mesma. Em contraste, os jardineiros de morango querem que a planta se concentre na reprodução sexual (flores, frutas e sementes!) porque é a parte da planta que gostamos de comer. Lembre-se, cada morango é na verdade um “fruto múltiplo” ou um aglomerado de pequenos frutos chamados aquênios, cada um com uma semente minúscula dentro deles.

Os estolões podem ser ótimos para propagar novas plantas (como explicaremos abaixo), mas em algum momento, a maioria dos jardineiros acaba com muito mais plantas de morango do que podem lidar. Você provavelmente não quer cultivar mais plantas – você quer mais frutas! Ironicamente, no caso dos morangos, mais plantas não significam mais frutas. Na verdade, muitos corredores e plantas em uma cama podem reduzir drasticamente seus rendimentos e causar outros problemas como deficiências de nutrientes ou doenças.

Se você permitir que muitos corredores enraízem, pode até drenar a energia da planta mãe a ponto de ela parar de produzir frutas completamente. Tente pegar os corredores antes que comecem a enraizar em novas plantas bebês.

Dica Profissional: Comece a Remoção de Corredores Rapidamente Após o Plantio

Pode os corredores cedo para promover um crescimento saudável das plantas de morango.

Em vez de manter seus morangos como perenes, você pode replantar variedades neutras ao dia a cada temporada como anuais para maximizar a produção e facilitar a manutenção. Encomende coroas de raiz nua no inverno para garantir a entrega em sua casa no início da primavera. Gosto de plantar ‘Albion’ na primavera, perto da última data de geada.

Garanta um espaçamento de 8 a 10 polegadas em todas as direções. Após o plantio, cubra imediatamente suas camas com folhas ou palha. Verifique as plantas a cada poucos dias para começar a remover os corredores imediatamente. Às vezes, o estresse de transplantar as coroas pode fazer com que as plantas enviem periodicamente muitos corredores ou flores. Você vai querer podar ambos nas fases iniciais.

Lembre-se, plantas jovens são suscetíveis a serem desenraizadas se você puxar com muita força nos caules dos sugadores. Em vez disso, use podadores afiados e sanitizados para cortar os sugadores nas fases iniciais. Uma vez que as plantas estejam mais maduras, você poderá facilmente quebrar os sugadores com as mãos sem tesouras.

Evitar o Superlotamento

Para impulsionar o rendimento de morango, mantenha as plantas devidamente espaçadas e podadas.

Morangos superlotados são particularmente vulneráveis a baixa produção e problemas de doenças. As pessoas não gostam de ser enfiadas em um metrô como sardinhas, e as plantas são iguais. Muitas plantas crescendo em uma cama levam a uma competição desnecessária por espaço, água, luz e nutrientes. As coisas ficam especialmente competitivas e improdutivas quando os corredores são permitidos a enraizar livremente, e as plantas de morango se tornam emaranhadas.

Os corredores enraizados são a principal causa de superlotamento. Você pode ter plantado suas plantas de morango bem distantes, mas elas podem eventualmente cobrir toda a cama se os sugadores forem deixados para enraizar e crescer em novas plantas.

Se você já viu morangos crescendo na natureza, entenderá que esse é o habitat natural deles. É uma vantagem evolutiva formar uma cobertura de solo densa em um grande espaço porque as plantas têm força em números. Elas podem facilmente superar outras espécies clonando-se rapidamente em grandes colônias. Mas, enquanto isso é útil para as plantas selvagens, é prejudicial para as plantas cultivadas em jardins porque desvia a produção de frutas. Afinal, você provavelmente está cultivando morangos pelas frutas deliciosas, não pelas folhas!