11 Arbustos de Frutas que Você Deve Podar em Fevereiro

No momento, você está visualizando 11 Arbustos de Frutas que Você Deve Podar em Fevereiro

Poda de Arbustos de Frutas Vermelhas

A poda pode ser uma tarefa assustadora! Saber quando, onde e quanto cortar é importante. Isso ajudará você a criar arbustos duradouros que produzem cachos de frutas anualmente. Uma boa poda anual em fevereiro ajuda suas plantas a brotarem novos crescimentos frescos, saudáveis e fortes na primavera.

Algumas frutas, como as amoras, exigem poda em diferentes estações, dependendo do tipo. As plantas de frutas que crescem em canas brotam uma mistura de primocanes e floricanes, ou caules que produzem folhas e flores. Como e quando podá-las depende de sua estrutura e hábito; existem tipos eretos, semi-eretos e rastejantes que florescem em madeira velha ou nova.

Outras, como mirtilos e amelanchiers, são arbustivas e densas. Desbastá-las em fevereiro permite que mais ar e luz solar alcancem o centro das plantas, criando caules saudáveis e produtivos que crescem cachos de frutas.

Sem mais delongas, aqui estão os 11 arbustos de frutas que você deve podar neste fevereiro.

Mirtilo

Podar agora ajuda a garantir uma colheita forte e frutífera mais tarde.

Os mirtilos começam a empurrar novos botões de flores e folhas no final do inverno, enquanto a maioria das outras plantas está dormente. Você verá botões de flores brancos e inchados e botões de folhas verdes ou vermelhos. É melhor podar os mirtilos agora, para que se recuperem bem e produzam grandes quantidades de frutas na época da colheita.

A melhor maneira de podar mirtilos é criar uma mistura de caules de tamanhos diferentes. Você quer alguns curtos, alguns de comprimento médio e vários altos. Dessa forma, todo o arbusto terá mirtilos; caso contrário, a maior parte da colheita se formaria nas pontas dos caules.

Embora você esteja cortando alguns botões de flores durante o processo, está criando um espécime forte que compensará suas perdas. Sem poda, os espécimes de mirtilo ficam mais fracos a cada ano, produzindo baixos rendimentos de frutas de baixa qualidade. Invista na poda de inverno todos os anos para rejuvenescer seus arbustos.

Amora

Corte as canas gastas para ajudar o novo crescimento a florescer.

As amoras são um pouco mais complicadas de podar do que os mirtilos. Seus frutos brotam de caules eretos, semi-eretos ou rastejantes. Tipos eretos e semi-eretos precisam de duas podas por ano — uma na primavera ou verão e outra durante a estação dormente.

Corte os primocanes emergentes dos tipos eretos a três pés de altura e corte as canas semi-eretas a cinco pés de altura durante a estação de crescimento. Isso promove a ramificação lateral; você podará esses ramos laterais em fevereiro. Corte os brotos laterais para um ou dois pés, deixando as canas eretas no lugar.

Os tipos rastejantes são um pouco diferentes. Eles apreciam a poda após terminarem de frutificar e florescer no final do outono. Corte todas as canas gastas até o chão e deixe as de um ano no lugar; elas florescerão e frutificarão no próximo ano.

Amoras que produzem frutos em madeira nova e velha são outra exceção. Elas crescem novas canas na primavera que florescem e frutificam. As canas passam o inverno e frutificam novamente no ano seguinte, enquanto novos brotos emergem com mais flores e frutos! Pode esses tipos para remover madeira morta e limitar sua altura; caso contrário, precisam de pouca poda.

Marionberry

Remova a madeira morta, mas deixe as canas saudáveis para frutificar.

Marionberries são parentes próximos das amoras. As plantas são híbridos de várias espécies de amora, incluindo a amora nativa da Costa Oeste Rubus ursinus. Marionberries crescem excepcionalmente bem no Noroeste do Pacífico, e muitos agricultores comerciais em Oregon as cultivam. As frutas são longas, pretas e deliciosas!

Marionberries crescem em vinhas rastejantes. Primocanes vegetativos crescem na primavera, passam o inverno e produzem frutos no outono seguinte como floricanes frutíferos. Você cortará os floricanes gastos após produzirem frutos no final do verão. Em fevereiro, pode qualquer madeira morta ou doente para abrir espaço para o novo crescimento. Evite cortar os novos primocanes que emergem ou os floricanes antigos que produzirão frutos este ano.

Boysenberry

É um híbrido doce-azedo nascido de quatro frutas diferentes.

Boysenberries, como marionberries, são híbridos de muitas espécies diferentes. Eles são uma atração famosa da Knott’s Berry Farm, pois foi lá que se originaram! O amigo de Walter Knott, Rudolph Boysen, combinou a genética de quatro espécies de Rubus: framboesas, amoras, dewberries e loganberries! O resultado é a deliciosa boysenberry doce-azeda que conhecemos e amamos hoje.

Boysenberries são outro híbrido rastejante, crescendo primocanes na primavera que se tornam floricanes após passarem o inverno. Apenas pode madeira morta, danificada ou doente agora e remova os floricanes gastos após produzirem frutos no verão ou outono.

Loganberry

Essas vinhas rastejantes produzem frutos deliciosos, vermelhos e doces-azedos.

Loganberries eram incrivelmente populares no início dos anos 1900! Embora não sejam tão populares hoje em dia, são perfeitos para cultivo doméstico. Eles são outro cultivar híbrido rastejante, como boysenberries e marionberries. Frutos longos, vermelhos e doces-azedos se formam em vinhas longas e ramificadas.

Como os dois tipos anteriores, as plantas de loganberry crescem primocanes folhosos na primavera que se tornam floricanes produtores de frutas no ano seguinte. Remova vinhas mortas, doentes ou danificadas este mês e pode os floricanes gastos em agosto.

Framboesa

Ajuste a poda com base no tipo de crescimento para melhores colheitas.

Como as amoras, as framboesas precisam de estilos de poda diferentes, dependendo de como crescem. Existem três categorias principais: frutificação no verão vermelho, frutificação no outono e frutificação preta. Pode os tipos de frutificação no verão vermelho após produzirem frutos no final do verão, removendo os floricanes gastos. Pode-os novamente em fevereiro para remover madeira machucada, fraca ou morta.

Framboesas de frutificação no outono crescem no final da estação de crescimento, à medida que as temperaturas esfriam e as noites se alongam. Dependendo de como você as poda, podem produzir frutos uma ou duas vezes por ano. Durante este inverno ou início da primavera, corte as pontas dos floricanes que já cresceram frutos. Deixe os caules vivos na planta, e eles frutificarão no verão, enquanto as novas canas que emergem na primavera frutificarão no outono.

Para uma única colheita no outono, pode todo o arbusto de frutificação no outono até o chão este mês. Isso incentivará mais primocanes a emergirem, que crescerão frutos no outono. Para framboesas de frutificação preta, remova madeira morta ou fraca em fevereiro. À medida que novos caules emergem, corte suas pontas quando ultrapassarem três pés. Isso incentiva mais ramificação lateral e produção de frutos.

Groselha

Flores brilhantes florescem antes que frutos doces-azedos se desenvolvam.

Em vez de canas, groselhas brotam de arbustos lenhosos que parecem incrivelmente ornamentais no jardim. Elas florescem profusamente na primavera, produzindo cachos de flores brancas, rosas ou vermelhas. Das flores formam-se frutos doces-azedos que chamamos de groselhas. Embora sejam lindas, as groselhas transmitem ferrugem do pinheiro e são ilegais de plantar em certos estados; considere cultivar mirtilos, amoras ou framboesas em vez disso.

A maioria das groselhas frutifica em madeira velha. Algumas produzem em caules de um ano, enquanto outras frutificam em ramos de três a quatro anos! Pode madeira morta, fraca ou danificada nesta estação e deixe a madeira velha formar flores e groselhas. Remova todos, exceto seis dos novos brotos — eles se transformarão em madeira frutífera em alguns anos.

Groselha Espinhosa

Espinhos ajudam a identificar esses arbustos de espécies semelhantes.

Groselhas espinhosas são quase idênticas às groselhas! A principal diferença é que os caules das groselhas espinhosas têm espinhos ou farpas, enquanto os das groselhas são lisos. Você pode usar esse truque para ajudar a identificar groselhas espinhosas e groselhas em sua região local.

Como as groselhas, os arbustos de groselha espinhosa preferem técnicas de poda e cultivo semelhantes. Remova madeira fraca no inverno e corte quaisquer ramos cruzados ou aglomerados. Para um amadurecimento uniforme dos frutos, é melhor manter uma estrutura aberta que permita a entrada de ar e umidade no centro.

Amelanchier

Fácil de cultivar e perfeito para qualquer espaço de jardim.

Amelanchiers são subestimados! Eles são deliciosos, nutritivos e fáceis de cultivar em casa. As plantas de amelanchier são pequenas árvores ou grandes arbustos que são de natureza caducifólia. Muitos são nativos da América do Norte e se saem bem em jardins domésticos.

Amelanchiers raramente precisam de poda para produção de frutos, embora seja bom para moldar e estruturar seu espécime. Você pode treinar seu amelanchier como uma árvore de tronco único ou um arbusto de múltiplos caules. Corte quaisquer ramos no final do inverno antes que os botões se abram, tomando cuidado para não remover mais de um terço da planta.

Huckleberry Perene

É um arbusto deslumbrante com cores vibrantes no outono e frutos doces.

Um arbusto nativo do Noroeste do Pacífico, o huckleberry perene é perfeito para jardineiros da Costa Oeste! Suas folhas perenes tornam-se tons de vermelho no outono, oferecendo lindas cores de outono. À medida que o inverno avança para a primavera, os botões nos caules abrem folhas e flores. As flores formam deliciosas frutas que funcionam bem em geleias, tortas e sobremesas.

Huckleberries perenes precisam de cortes mínimos este mês. Remova madeira fraca ou morta e evite cortar caules com botões. Os botões sinalizam que os caules estão vivos — eles terão huckleberries crescendo em alguns meses!

Huckleberry Caducifólio

Aproveite essas plantas resistentes com cuidados e estrutura mínimos.

Huckleberries caducifólios perdem suas folhas no inverno, permitindo que sobrevivam em zonas muito mais frias do que os tipos perenes. Se você está cultivando uma espécie de Vaccinium ou Gaylussacia, huckleberries preferem condições frescas e úmidas para prosperar. Eles crescem naturalmente em florestas em toda a América do Norte e do Sul, enquanto algumas espécies de Vaccinium crescem na Europa e na Ásia.

Semelhante aos huckleberries perenes, os tipos caducifólios requerem cortes mínimos. Pode ramos e caules morrendo ou doentes nesta estação e faça cortes continuamente para criar a estrutura do arbusto que você deseja.

Deixe um comentário