Alporquia: Propagação de Plantas de Difícil Enraizamento

No momento, você está visualizando Alporquia: Propagação de Plantas de Difícil Enraizamento

O Que é Alporquia?

Talvez um dos métodos de propagação mais importantes para ter em sua caixa de ferramentas de jardinagem seja a alporquia. Você já deve saber que pode dividir plantas, propagar por sementes ou por estacas, mas entender o processo de alporquia é diferente e útil.

A alporquia não é apenas para plantas de interior. Embora sua planta-mãe possa ser uma planta de casa, a propagação por alporquia é eficaz em muitas plantas lenhosas, trepadeiras, plantas ornamentais e até árvores frutíferas e arbustos. Tudo o que é necessário é um pequeno ferimento na planta-mãe, um pouco de musgo esfagno, uma boa embalagem, e você está a caminho de uma planta totalmente nova.

Então, vamos discutir a alporquia. Vamos falar sobre o processo científico por trás da propagação de plantas com alporquia e como fazer alporquia, tanto com plantas de interior quanto com plantas de exterior.

Assine o Podcast Dr. Jardim no iTunes ou Spotify

O Que é Alporquia?

Essa técnica remonta à antiga China e Japão, onde a alporquia de bonsai era popular. Não é a técnica de propagação mais comum, de forma alguma, porque leva um tempo para que uma estaca cresça quando é feita por alporquia.

Então, por que escolher esse método em vez de outro tipo de propagação? Claramente, crescer a partir de sementes é mais fácil, certo? Bem, sim e não. As sementes são mais simples de começar, mas demoram muito mais para atingir a maturidade e não são geneticamente idênticas à planta-mãe.

Se você quer uma cópia exata de uma planta específica que você ama, você precisa propagá-la diretamente para cloná-la. A alporquia usa material vegetal existente para criar novas raízes, então produz clones geneticamente idênticos.

Esse processo ocorre na natureza sem intervenção humana. Se os galhos de uma planta se curvam e tocam o solo, às vezes eles produzem raízes. Este novo caule é idêntico ao seu pai e pode ser separado da planta-mãe para formar uma nova planta.

O Processo Científico por Trás da Alporquia

Durante o processo de propagação, você remove uma seção de 2,5 cm de largura das camadas externas do caule da planta (casca, camada de câmbio e floema) em um processo conhecido como anelamento. Em seguida, você aplica um hormônio de enraizamento na área para estimular o crescimento de raízes a partir da área cortada e envolve a área com musgo esfagno para reter a umidade. Finalmente, você envolve o musgo com um plástico e o segura com corda ou barbante.

Ao remover essas seções da planta, você impede que os nutrientes se movam abaixo da área cortada. No entanto, a água e os nutrientes ainda podem se mover para cima até a área. Isso significa que as folhas no caule permanecerão saudáveis, e o acúmulo de nutrientes no local do corte (junto com o hormônio de enraizamento) ativará o que é conhecido como gemas adventícias, fazendo com que elas produzam raízes. Uma vez que essas raízes tenham se desenvolvido o suficiente, o caule pode ser cortado da planta-mãe e plantado em outro lugar.

Alporquia vs Estacas

A única diferença entre a alporquia e a propagação por estacas é que o caule é completamente removido quando você faz uma estaca. A propagação por estacas é uma técnica melhor para caules menores e mais jovens, pois eles frequentemente sobrevivem por meio da ação capilar que entrega água e nutrientes à planta. Estacas de madeira dura são mais fáceis de propagar via enraizamento aéreo.

A alporquia permite que você propague a partir de um caule ou galho grande, forçando o caule a produzir raízes na área cortada.

Como Fazer Alporquia em Plantas

Agora que discutimos a alporquia em termos gerais, vamos cobrir as instruções passo a passo para realizar esse método de propagação. Você verá que existem várias maneiras diferentes de alcançar o objetivo de criar uma planta a partir de um caule ou galho que cria raízes e se torna uma cópia idêntica de sua planta-mãe.

Sobre o Momento

Uma coisa muito importante a lembrar quando você está praticando a propagação por alporquia é fazê-la no momento certo. Especialmente se você estiver trabalhando ao ar livre ou com árvores frutíferas, você não quer selecionar um galho durante a dormência – no inverno frio ou nos verões quentes. Em vez disso, trabalhe com a propagação no início do outono e na metade da primavera, quando os ciclos de crescimento ativo não são desacelerados por extremos climáticos. Embora você ainda possa ter sucesso no meio do verão e do inverno, terá mais sucesso em uma estação temperada.

Reúna e Prepare os Materiais

A maioria dos materiais que você precisa para fazer alporquia já está em sua casa, exceto pelo hormônio de enraizamento. Embora o hormônio de enraizamento possa acelerar o tempo de propagação, ele não é obrigatório, e as plantas se propagarão sem ele.

  • Instrumento de corte afiado e esterilizado: qualquer faca afiada, faca de enxerto, podador Felco 2, etc.
  • Meio de cultivo umedecido: musgo esfagno ou fibra de coco
  • Hormônio de enraizamento (opcional)
  • Uma cobertura: saco plástico, filme plástico, filme de polietileno ou papel alumínio
  • Pequeno pedaço de plástico fino e rígido: um pedaço de uma garrafa plástica ou algo semelhante funciona
  • Algo para fixar sua cobertura: barbante, corda de jardim, laços florais, laços de torção
  • Tesoura
  • Água
  • Tigela

Depois de propagar sua planta com sucesso, você precisará de:

  • Vaso/parcelamento no jardim
  • Substrato de alta qualidade ou solo de jardim
  • Estaca e/ou barbante

Depois de reunir todos os seus materiais, molhe o musgo esfagno e esprema até que esteja úmido, mas não encharcado. Você deve ter uma bola de musgo úmida do tamanho de uma bola de tênis. Se você tiver hormônio de enraizamento à mão, adicione-o à água em que você molha o musgo para estimular o crescimento das raízes.

Corte uma folha de plástico ou papel alumínio de cerca de 30 cm² e coloque-a de lado. Corte dois pedaços de barbante longos o suficiente para envolver o caule em ambos os lados. Escolha o caule da sua planta que você deseja propagar e a seção que você cortará. Uma boa regra é cortar de 10 a 15 cm abaixo de um nó.

Faça o Corte

Agora é hora de fazer a alporquia! Com uma faca esterilizada, faça um corte em ângulo de 45 graus através de pelo menos metade do galho, mas não mais do que dois terços. Apoie o outro lado do galho enquanto corta, mas mantenha seu polegar em uma posição onde não será cortado se você acidentalmente cortar o galho!

Quando você estiver fazendo alporquia em plantas com caules lenhosos, ou se estiver fazendo alporquia em árvores, faça dois cortes paralelos com sua faca afiada e, em seguida, raspe a parte superior do anel de casca. Penetre através do anel superior da casca com sua faca, fazendo contato e expondo a camada verde por baixo. Este processo é chamado de enxertia aérea.

Insira o Plástico

Pegue seu pequeno pedaço de plástico cortado e deslize-o no corte. Isso evita que a ferida da planta se cure e feche o corte nas próximas semanas.

Envolva com Musgo ou Meio de Plantio

Pegue seu musgo esfagno úmido ou fibra de coco e pressione firmemente ao redor do caule. Deve envolver o caule e ser firme, mas não extremamente comprimido. Nas próximas semanas, a área cortada enviará novas raízes para o musgo, dando a você uma bela bola de raízes para plantar em um vaso ou diretamente no solo do jardim.

Envolva com Plástico

Segure o musgo no lugar ao redor do caule e cubra o musgo com filme plástico, papel alumínio ou filme de polietileno. Pegue seus pedaços de barbante, laços florais, laços de torção ou até fita de jardineiro e enrole-os ao redor da parte superior e inferior algumas vezes, depois amarre-os firmemente. Você pode querer estacar ou amarrar a parte superior do galho, pois a severidade do corte pode enfraquecer sua capacidade de se manter sozinho. Certifique-se de que os laços estejam apertados o suficiente para manter o musgo no lugar, mas não tão apertados que restrinjam o crescimento de novas raízes ao redor dos caules.

Separe o Galho

Aguarde pelo menos algumas semanas. As raízes da alporquia se desenvolvem na maioria das plantas dentro de algumas semanas. Em alguns casos, novas raízes se formam em meses. Monitore seu progresso olhando através do filme plástico para ver se há raízes se formando. Se você estiver trabalhando com papel alumínio, desdobre gentilmente para ver como suas camadas aéreas estão se desenvolvendo. Quando você vir uma massa crítica de raízes de alporquia que tenham pelo menos 5 cm de comprimento, separe o galho da planta completamente cortando cerca de 2,5 cm abaixo do local.

Plante!

Depois de separar o caule, remova a embalagem. Não remova a bola de musgo esfagno umedecido — lembre-se, é aqui que estão todas as raízes! Plante sua nova planta em um pequeno vaso com solo de alta qualidade. Mantenha o vaso pequeno para que o solo não retenha excesso de umidade por muito tempo. A última coisa que você quer é apodrecer as raízes de sua planta recém-alporquiada, especialmente depois de todo o tempo que você dedicou para chegar a esse ponto! Isso é especialmente verdadeiro para plantas de interior.

Para plantas mais resistentes que não são tão suscetíveis a apodrecimentos e enraízam mais facilmente, você pode plantar um caule enraizado ou galho enraizado diretamente em seu jardim. Este método é uma maneira rápida e fácil de clonar sálvias e lantanas, por exemplo. Mas muitas plantas se beneficiam de suas novas raízes sendo plantadas em vasos por um curto período após a conclusão da alporquia.

Plantas Que Podem Ser Propagadas via Técnica de Alporquia

Agora que discutimos a alporquia de plantas e como fazer alporquia, vamos cobrir as plantas que você pode propagar por meio desse método. Se você estiver interessado em saber como fazer alporquia, experimente uma dessas plantas e siga nossos passos acima. Você pode notar muitas plantas tropicais nesta lista.

É também um método popular para árvores frutíferas e de nozes como:

Alporquia de Ponta

Outro método de alporquia que não é a alporquia aérea é a alporquia de ponta. Aqui, em vez de fibra de coco ou musgo, você ferirá o caule da planta, removendo a camada superior da casca basicamente da mesma maneira. Em seguida, você o prende no jardim ao lado de onde está crescendo e o cobre com meio de cultivo ou composto.

Quando as plantas de alporquia de ponta ou de solo desenvolvem raízes que têm pelo menos 5 cm de comprimento, você pode separar o caule ferido da planta e movê-lo para outro lugar. Se a planta for sensível ao excesso de umidade, plante-a separadamente e mantenha-a fora da luz solar direta em um meio de cultivo de boa qualidade até que esteja bem estabelecida.

Este e outros métodos são preferidos em relação à alporquia aérea em um jardim perene onde plantas lenhosas predominam. Várias plantas de exterior podem ser facilmente propagadas dessa maneira. Eu tenho uma planta de erva-gateira que pode atestar esse fato! Depois que vários gatos do bairro se sentaram na planta, ela se espalhou no processo. Isso também sugere que a alporquia de solo pode simplesmente ser uma forma de ajudar suas plantas a se espalharem, em vez de propagá-las.

Este também é o método de propagação mais comumente usado para a planta de borracha, plantas de morango, amoras e framboesas. A chave aqui é que as plantas devem ser rápidas para enraizar, e muitas das plantas listadas aqui podem ser propagadas dessa maneira também.

Perguntas Frequentes

P: O que é o método de alporquia?

R: A alporquia de plantas é uma maneira de produzir raízes aéreas em um galho ferido, que quando destacado e plantado forma um clone da planta-mãe.

P: Quanto tempo leva para a alporquia criar raízes?

R: Pode levar de algumas semanas a alguns meses, dependendo da planta.

P: Quais são os passos da alporquia?

R: Corte a planta, cubra a ferida, envolva com musgo esfagno úmido, envolva o musgo, fixe e espere! Depois, destaque e plante. Mais explicações sobre este passo a passo estão na seção Como Fazer Alporquia deste artigo.

P: Qual é a melhor época do ano para fazer alporquia?

R: É melhor realizar a alporquia em estações temperadas.

P: Quais plantas podem ser alporquiadas?

R: São muitas. Temos uma lista de plantas específicas neste artigo. Mas muitas plantas lenhosas, árvores frutíferas, plantas tropicais e herbáceas podem ser alporquiadas.

P: Qual é o melhor solo para alporquia?

R: O melhor meio para envolver seus caules feridos é o musgo esfagno.

P: Quais são as desvantagens da alporquia?

R: Leva algum tempo. Então, traga sua paciência quando for tentar.

P: Você pode fazer alporquia em qualquer árvore?

R: Não necessariamente. Mas você pode fazer alporquia em muitas árvores.

P: O que é melhor: enxertia ou alporquia?

R: Depende da árvore e de qual método de propagação é mais adequado para ela.