DIY Exibição de Plantas Aéreas: Montando Tillandsias

Você está visualizando atualmente DIY Exibição de Plantas Aéreas: Montando Tillandsias

Se você é como eu, adora trazer um pouco do exterior para dentro de casa. As plantas aéreas são uma maneira fantástica de fazer isso. Essas plantas resilientes e de baixa manutenção não precisam de solo ou pedras para viver, nem de um suporte exótico. Na verdade, você pode facilmente criar uma exibição de plantas aéreas com praticamente qualquer coisa que tiver à mão e em qualquer estilo!

Uma exibição deslumbrante pode ser feita simplesmente colocando suas plantas aéreas em conchas do mar, se você gosta de um estilo praiano. Para quem busca uma estética moderna, uma espiral de arame pode fazer um suporte elegante. Terrários de vidro estão disponíveis se você quiser suas plantas exibidas em um ambiente livre de poeira. Se você é habilidoso, pode criar suportes usando um hanger de macramê e pendurar a corda. Mas eu prefiro um visual mais natural, então reutilizo madeira flutuante, casca de árvore, tábuas cobertas de musgo ou outros materiais naturais como suportes.

Vamos falar sobre o que você vai precisar para montar e exibir suas plantas aéreas. Existem muitas maneiras de exibi-las, mas tire um tempo para ser criativo. As plantas aéreas podem ser um elemento decorativo vivo, criativo, divertido e fácil de cuidar em sua casa!

Bons Produtos da Amazon para Exibições de Plantas Aéreas:

Materiais Necessários

Fazer uma exibição de plantas aéreas é simples!

Há uma variedade de componentes diferentes que você vai precisar para este projeto. Vou te fornecer dicas detalhadas sobre cada elemento.

Selecionando Plantas Aéreas

Ao fazer um suporte para plantas aéreas, você, claro, precisará de plantas aéreas!

Gosto de obter minhas plantas aéreas primeiro ao planejar um projeto como este. Elas viverão tão felizmente em uma tigela de cereal por alguns dias quanto em um terrário ou em vasos decorativos. Existem muitas espécies de plantas aéreas para escolher, assim como há muitas ideias de exibição de plantas aéreas. Pesquise para encontrar as que você vai gostar!

Para este projeto, optei pela Tillandsia ionantha. Esta espécie de planta aérea é nativa de partes do México, Costa Rica e outras partes da América do Sul. Um tipo de bromélia, essas são plantas sem raízes que absorvem a maioria de seus nutrientes através das folhas. Há uma ampla variedade de variedades para escolher, todas compartilhando uma característica particular: à medida que se preparam para florescer, o tom verde-prateado que suas folhas suculentas normalmente têm muda para uma cor vermelho-rosada vívida nas pontas. Minha seleção de Tillandsia ionantha incluiu variedades como Fuego, Guatemala, Mexicana, Ruba e Scaposa.

Quantas plantas você precisará comprar depende do tamanho da exibição que está fazendo. Se você quiser economizar um pouco de dinheiro, comprar várias geralmente é o melhor valor. Escolhi uma dúzia mista das variedades acima e esperei que chegassem para ver o tamanho que teriam. Você pode encontrá-las online ou encomendar de um viveiro de plantas aéreas se não conseguir encontrá-las localmente.

Quando chegaram, desembrulhei cuidadosamente e as coloquei em uma mesa para ter uma noção do tamanho. Eu sabia que a maioria teria de 2 a 4 polegadas de tamanho quando encomendei, mas quando chegaram, apenas uma atingiu a marca de 4″; a maioria estava na faixa de 2″. Isso me deu uma boa ideia de quão grande seria a exibição se eu combinasse todas elas.

Exibições Rústicas com Materiais de Madeira

Eu sabia que queria uma exibição rústica. A madeira flutuante era uma opção, mas eu não tinha tempo para ir à praia mais próxima para procurar, então optei por algo um pouco mais local. Como moro em uma região vinícola, a madeira de videira local é fácil de encontrar. Esta madeira densa de videira também se torce em formas interessantes e muitas vezes tem muitos nós ou buracos de anos de poda. Eu sabia que seria a maneira perfeita de exibir minhas plantas tillandsia.

Se você gosta de um visual natural, mas menos parecido com uma videira, uma folha de cortiça como as vendidas em lojas de animais para aquários ou terrários de répteis também seria uma ótima superfície DIY para exibir plantas aéreas. Procure uma com alguns cantos e recantos profundos onde você possa encaixar as bases. Até mesmo uma moldura antiga e desgastada pode ser usada para montar plantas como uma exibição interna.

Lembre-se, estas estão sendo montadas em algo permanentemente; procure algo que possa tolerar ser encharcado em água! Embora as plantas aéreas não precisem de muita água, elas precisam de um pouco, e o que quer que você esteja usando para prendê-las deve ser capaz de se molhar. Na maioria das vezes, você simplesmente as borrifa com um borrifador, mas de vez em quando, elas querem mais água do que isso para se manterem bonitas. Se você não encontrar algo adequado que seja à prova d’água, pode querer fazer suportes de arame para cada planta individual para que você possa removê-las para uma imersão ocasional de 20 minutos a cada poucas semanas.

Minha madeira de videira, junto com a maioria dos galhos vendidos em lojas de animais para uso em gaiolas de répteis, pode suportar ficar molhada. Isso a tornou absolutamente perfeita para este propósito.

Se você quiser pendurá-la na parede, descubra um sistema de suspensão com antecedência para sua exibição. Dessa forma, você pode planejar a colocação das plantas aéreas corretamente.

Outros Materiais

Você agora tem seus materiais para o suporte de plantas aéreas, em sua maioria. Mas como você planeja montá-las?

Se o seu item não for à prova d’água, você precisará de arame de metal, como mencionei acima. Um arame de artesanato de calibre pesado é suficiente. Tente evitar o cobre, pois ele pode descolorir a base da planta ao longo do tempo. Um arame de níquel ou aço é ótimo, assim como o alumínio. Escolha um metal de aparência agradável se preferir algo brilhante, ou considere um arame revestido em uma cor vibrante para algo um pouco mais divertido e lúdico.

Ao usar arame, você também precisará de uma furadeira, bem como uma broca do mesmo diâmetro que seu arame. Alicates e cortadores de arame também podem ser muito úteis.

A única outra coisa que você vai precisar é cola. Existem duas opções que são seguras para uso com plantas aéreas. Ambas resultam em uma ligação um tanto flexível uma vez que as plantas estão fixadas, permitindo o crescimento da planta.

A que eu recomendo é um adesivo industrial chamado E-6000; seu adesivo resulta em uma ligação permanente e à prova d’água que não descolore com o tempo nem enfraquece à medida que o tempo passa. Pode ser um pouco difícil de encontrar ocasionalmente, então você pode ter que procurá-lo em lojas locais. Alternativamente, você pode comprá-lo online pela Amazon.

Alternativamente, a cola quente é uma opção muito viável, embora você deva ter cuidado para que não esteja quente o suficiente para queimar a base de suas plantas aéreas. Se tiver a opção de usar bastões de cola de baixa temperatura, faça isso.

Barbante ou corda também podem ser muito úteis no processo de montagem, mas não são absolutamente necessários.

Fazendo Sua Exibição de Plantas Aéreas

Se você ainda não fez isso, descubra como quer pendurá-la se for pendurar na parede. Se você vai colocar isso em uma mesa ou prateleira, certifique-se de que não balance na superfície em que está, pois balançar pode causar danos às suas plantas. Lixar partes planas para criar uma superfície nivelada funciona bem.

Prepare suas plantas também. Remova quaisquer folhas soltas e certifique-se de que a base de cada planta aérea esteja exposta. Dê às plantas uma imersão de 20 minutos em água para hidratá-las completamente e deixe-as secar ao ar livre depois.

Uma vez que as plantas estejam secas, coloque sua exibição onde será seu lar eventual. Agora é a hora de descobrir como você gostaria que ficasse quando terminada. Coloque as plantas em seu lugar na madeira flutuante ou casca rústica. Tire um tempo para inspecionar cada canto e recanto, trocando as plantas aqui e ali até encontrar uma disposição esteticamente agradável. Lembre-se, esta é uma jardinagem interna, e você quer que fique bonita em seu espaço!

Quando você tiver determinado onde cada planta ficará permanentemente, destampe seu E-6000 ou aqueça sua pistola de cola. Se estiver usando uma pistola de cola, coloque um grande glóbulo em sua exibição onde você gostaria que uma planta individual fosse. Se estiver usando E-6000, coloque o glóbulo diretamente na base da Tillandsia ionantha. Como esta planta não tem raízes, ela precisa de cola para fixá-la no lugar. Tente não colocar a cola nas folhas, pois as folhas podem cair à medida que a planta continua a crescer. Afinal, esta será uma disposição viva.

Pressione sua tillandsia no lugar suavemente, usando apenas pressão suficiente para garantir que faça contato total. Se estiver usando E-6000, você pode optar por amarrá-la no lugar com um pedaço de barbante, mas tenha cuidado para não danificar as folhas. A cola quente geralmente adere em poucos segundos, mas você quer um pouco de pressão no E-6000 até que ele fixe completamente.

Repita esse processo uma planta aérea de cada vez, certificando-se de que você tire tempo para girá-la da maneira certa para destacar as melhores características ou forma de cada planta. Se uma se encaixar perfeitamente em uma parte curva da madeira flutuante, ou sua base for do tamanho perfeito para encaixar em um nó, considere colocá-la lá. Você está buscando um visual natural, como se estivesse onde você poderia encontrá-la na natureza.

Se sua exibição de plantas aéreas não puder ser deixada na água por muito tempo, use o arame. Comece fazendo uma forma de cone espiral que se encaixe perfeitamente na base de uma de suas plantas aéreas e suporte seu peso. Depois, deixe arame suficiente para criar um caule que você possa usar para montá-la. Olhe para sua exibição de plantas aéreas e encontre onde gostaria que essa planta fosse colocada. Em seguida, com uma broca do mesmo diâmetro que seu arame, faça um furo raso na exibição de plantas. Encha o furo com cola, depois empurre o caule do arame no lugar. Você pode então remover suas plantas do arame para imersões regulares!

Cuidando da Sua Exibição de Plantas Aéreas

Agora que suas plantas aéreas estão seguras, o cuidado diário é fácil.

Se você estiver pendurando-as, remova seu suporte de plantas da parede ou teto a cada dia ou dois e dê a cada planta uma borrifada com um borrifador de água. Cerca de a cada duas semanas, submerja toda a exibição (ou apenas as plantas se você optou por um suporte de arame) em água à temperatura ambiente por 20 minutos para permitir que as plantas se hidratem. Uma vez por mês, as plantas aéreas gostam de um fertilizante específico para plantas aéreas dissolvido em água borrifada em vez de sua borrifada normal para dar um pequeno impulso. Deixe a exibição de plantas aéreas secar antes de pendurá-la novamente na parede.

Você pode ter um jardim inteiro de plantas aéreas verde-prateadas em um pequeno espaço. E melhor ainda, você cria para atender às suas especificações. Nunca é necessário solo, então você não precisa se preocupar com vasos ou seus animais de estimação derrubando terra por toda parte. Você pode até montá-las em pedras, ou suspendê-las de cabeça para baixo dentro de conchas do mar para fazer um ornamento vivo de “polvo tillandsia” que faz um presente adorável e único.

Não importa como você escolha exibir suas plantas aéreas, seja penduradas ou estacionárias, em terrários de vidro ou em madeira de videira, é fácil trazer um pouco mais de vida para sua casa!