Dicas e Truques para Planejamento de Hortas

Você está visualizando atualmente Dicas e Truques para Planejamento de Hortas

A primavera chegou cedo! É hora de planejar o layout da sua horta. Se você é novo na jardinagem de vegetais, não se intimide. Embora haja muito a considerar ao planejar e criar uma horta, é fácil se você se mantiver organizado.

O layout da sua horta, mesmo depois de totalmente desenvolvido, não é permanente. Os ciclos sazonais permitem que você ajuste e redefina o tipo de jardinagem que deseja fazer. Existem métodos lentos, métodos rápidos e muitos modos intermediários também.

Uma coisa que você precisa para garantir o melhor layout possível para a horta é entusiasmo. Fique animado! Inspire-se e você terá o impulso necessário para superar alguns dos pequenos obstáculos que podem surgir enquanto você cultiva.

Mantenha sua inspiração inicial e missão em mente para revisitar conforme as estações passam e você não terá problemas. Seja este o seu primeiro jardim ou um jardim já estabelecido, um bom plano é necessário. Agora, vamos entrar em tudo o que você precisa para criar e manter uma linda horta.

Design do Layout da Horta

Observe a área com a qual você tem para trabalhar para determinar a disponibilidade de sol e possíveis áreas problemáticas.

Aqui estão alguns dos primeiros passos no planejamento da sua horta. Idealmente, a fase de planejamento leva mais tempo do que a implementação porque há muito a considerar.

Observações Iniciais

Antes de planejar uma horta, passe um tempo observando a área que você deseja cultivar. É importante entender como o espaço está orientado e quais características permanentes influenciarão sua prática de jardinagem. Um quintal que tem acesso à luz solar do sul no hemisfério norte (e do norte no hemisfério sul) é ideal para cultivar uma ampla variedade de plantas. Árvores grandes podem bloquear a luz solar e precisam ser reconhecidas enquanto você observa. Note que a luz mudará de ângulo conforme a estação muda também.

Pense na faixa de temperatura da área. Existem estruturas que podem ajudar a sombrear as plantas em calor intenso? Existem áreas parcialmente sombreadas ao lado de áreas totalmente iluminadas pelo sol? Contemple a faixa geral de temperaturas na estação que você está planejando antes de decidir sobre qualquer detalhe. Você se agradecerá pela preparação mais tarde, quando os extremos sazonais se instalarem.

Considere a topografia da área e o tamanho do espaço. Inclinações e valas mudam a forma como a água se move pelo seu jardim. Elas também influenciam as plantas que você escolhe cultivar e os tipos de canteiros que prefere usar. Canteiros em camadas podem ser uma excelente opção para alguém com uma elevação em degraus no quintal. Um quintal plano oferece muitas opções de design. Você pode querer fazer alguma escavação para criar inclinações e áreas niveladas.

O solo existente no quintal pode precisar ser corrigido. Embora cada planta tenha diferentes requisitos de solo, você pode precisar construir um solo base que possa ser corrigido por planta. Aqui no Brasil, somos “abençoados” com solos argilosos pesados que não drenam bem. Portanto, a maioria dos jardineiros opta por construir canteiros elevados em vez de arar e corrigir o solo. Consulte um mapa de solos para ver que tipo de solo está sob seus pés. Em seguida, decida qual tipo de canteiro funciona melhor para você.

Se houver estações repletas de precipitação, você pode considerar o planejamento para captação de água. Você pode ter a ideia de construir canteiros com acessórios que protejam as plantas do frio intenso, ou talvez esteja interessado em permitir que a estação dite como você cultiva, plantando vegetais que amam chuva em estações úmidas e evitando o cultivo em extremos.

Outra consideração é a vida selvagem. Se você mora em um lugar que hospeda veados, roedores, pássaros, insetos e gatos selvagens, considere-os em seu plano também. Canteiros mais altos mantêm os coelhos afastados. Redes e cercas podem manter fora todos os tipos de vida selvagem. As plantas que você escolhe podem deter ou atrair a vida selvagem também.

Qual é a Sua Inspiração?

Uma pergunta importante a se fazer é: “Por que eu quero cultivar um jardim?” Ao entender sua inspiração e seus motivos para cultivar, você estará mais bem informado sobre como jardinar. Se um jardim de mercado é seu objetivo, você vai querer usar os recursos mais eficientes à sua disposição. Para um jardim de permacultura, você se moverá muito mais devagar e manterá um sistema fechado para cultivar vegetais. Se você simplesmente deseja cultivar alimentos para si mesmo, pode ter mais espaço para experimentar. Talvez você tenha se inspirado no design de outra pessoa e gostaria de incorporar isso em seu próprio jardim. À medida que você cultiva, mantenha seu motivo em mente enquanto faz ajustes. Se jardins são novos para você, saiba que é totalmente ok começar pequeno e ir aumentando a partir daí. Talvez o objetivo seja simplesmente produzir uma colheita. Talvez seja produzir culturas com excesso suficiente para vender.

Planejando o Layout do Seu Jardim

Reserve um tempo para pensar sobre o layout da sua horta e esboçar seus planos.

Depois de observar a área do jardim, planeje antes de plantar. Aqui estão as principais maneiras de planejar o cultivo de vegetais a longo prazo.

Esboce o Espaço

Com todas as suas observações em mente, pegue um lápis e papel e esboce um rascunho bruto do quintal sem equipamentos de jardinagem e plantas. Isso lhe dá uma visão panorâmica do espaço como um todo. Seu desenho pode ser tão técnico ou simples quanto você quiser. Sinta-se à vontade para incluir elevações, luz solar, movimento da água e características permanentes como árvores e rochas.

Adicione Seu Design

Agora que você tem uma boa noção do terreno, adicione o design desejado. Isso ajuda a determinar o uso mais eficiente das áreas no jardim. Pense primeiro nos padrões gerais do design e depois inclua os detalhes. Os elementos maiores incluem tipos de canteiros e sua colocação, bem como onde estão sua fonte de irrigação e caminhos. Inclua as partes maiores dos seus planos de jardim, como estações de trabalho, irrigação e entradas. Se você estiver cultivando em torno de um lago, desenhe esse lago no seu design de jardim. Em seguida, inclua espaços de lazer onde você pode ter móveis de jardim ou bancos. Pense em onde sua composteira ou pilha de compostagem será colocada e onde você armazenará suas ferramentas de jardinagem e solo a granel.

Escolha Suas Plantas

Depois de desenvolver o design, leve em consideração quais plantas você deseja cultivar. Para obter o máximo sucesso, escolha plantas que você sabe que adora comer. Além disso, pense em diferentes estilos de plantio. O plantio companheiro garante que haja um sistema de crescimento de suporte, especialmente em um espaço pequeno. Espaços pequenos se beneficiam de estilos como a jardinagem em quadrados, onde cada parte dos canteiros é preenchida com algo. Talvez você esteja mais interessado em preparar o solo para as próximas culturas e gostaria de começar com a cobertura do solo. O plantio intensivo é outra maneira de economizar espaço e aumentar seus rendimentos, cultivando vegetais próximos uns dos outros.

Considere o que cada planta precisará e por que você deseja cultivar cada planta. Um jardim de cozinha terá idealmente uma ampla variedade de produtos frescos. Os alimentos frescos incluem vegetais e ervas de diferentes grupos alimentares, dessa forma suas refeições frescas são variadas e desejáveis. Outra consideração, especialmente se você deseja cultivar plantas perenes, é quando o momento para a rotação de culturas e divisão de plantas ocorrerá.

Saiba o que cada planta precisa em um canteiro. Plantas trepadeiras precisam de muito espaço horizontal ou um espaço vertical como uma treliça. Um deck ensolarado pode não ter espaço para um canteiro completo, mas você ainda pode obter uma colheita abundante de um pequeno jardim em contêineres. Algumas plantas precisam de montes para crescer adequadamente e outras precisam de um microclima. Em seu plano, inclua esses recursos ao lado de suas plantas. Uma parte importante dos planos de horta é o tempo. Quando você pode começar a semear as plantas no seu jardim comestível? Alternativamente, talvez você queira cultivar um jardim comestível a partir de mudas que comprou. Plantas menores receberão sombra da exposição ao sol do outro lado de uma planta maior.

Finalmente, desenhe seus planos de irrigação. Se você quiser regar canteiros elevados com uma mangueira, desenhe a fonte de água em seus planos de horta. Se você estiver fazendo jardinagem em quadrados, considere um sistema de irrigação em grade. Se você estiver trabalhando com plantas perenes em um layout de jardim pequeno, uma mangueira de imersão simples pode ser mais apropriada para você.

Agora que você tem os primeiros passos dos seus planos de horta em prática, pode pensar em como cultivar plantas vegetais nas próximas estações. Isso se alimenta diretamente nos layouts futuros do jardim. Saber o que plantar após esta estação ajudará você a fazer o layout mais eficaz.

Implementando Sua Horta

Quando chegar a hora de implementar seus planos, leve o tempo necessário para fazer tudo certo na primeira vez.

Depois de ter um plano para desenvolver um lindo jardim cheio de vegetais frescos, é hora de montá-lo! Aqui, vamos cobrir cada etapa de cobrir cada metro quadrado do seu jardim com verduras frescas, flores e ervas.

Compra de Materiais

Se você estiver trabalhando com canteiros elevados, certifique-se de que eles chegarão no momento apropriado para implementar seu design de jardim. Encomende as sementes que você precisa para a estação de crescimento. Alguns fornecedores de sementes esgotam rapidamente a maioria dos vegetais – especialmente os vegetais de jardim populares. Pode ser melhor fazer os pedidos quando você decidir que deseja cultivá-los. Ou você pode comprar mudas em um viveiro próximo. Pense nas ferramentas que você precisará para montar cada canteiro elevado. Se você precisar preencher canteiros elevados, calcule a quantidade de matéria orgânica necessária. E pense nos tipos de fertilizantes que você precisará também.

Preparando o Espaço

Seja você trabalhando com canteiros elevados, contêineres ou canteiros no solo, marque a área do jardim antes de montar tudo. Isso pode ser tão simples quanto limpar o solo do jardim, remover ervas daninhas e depois marcar onde seus canteiros elevados irão com estacas ou com uma pá. Se você cultivar vegetais e flores que precisam de sol pleno, considere podar árvores e arbustos que possam bloquear o sol. Isso é especialmente importante se você estiver trabalhando com jardins orientados para o lado norte de uma casa, porque o ângulo do sol fornece menos sol do que o lado sul. Se você estiver trabalhando no solo, aplique os tratamentos necessários para garantir que seu jardim não seja atacado por pragas. Em seguida, organize todos os seus materiais e divida cada tarefa que você precisa realizar antes de plantar, planejando dia a dia.

Montando os Canteiros

Prepare os canteiros elevados ou canteiros no solo, ou contêineres para jardins pequenos. Construa os canteiros e coloque-os, depois preencha-os. Se você estiver trabalhando no solo, are até uma profundidade de 30 cm. Em seguida, corrija o solo com as quantidades apropriadas de materiais orgânicos e componentes do solo. Se você quiser produzir vegetais, ervas e flores que precisam de certos tipos de fertilizantes, ou segure esses até o plantio ou corrija o solo enquanto desenvolve os canteiros. Em seguida, adicione extensões como cercas, uma treliça e marcadores quadrados.

Irrigação e Estações de Jardim

Antes de plantar seus vegetais, instale sua irrigação. Se você estiver cultivando vegetais em fileiras, regue suas culturas com irrigação por gotejamento. Mangueiras de imersão também são adequadas. Uma das dicas que discutimos antes desta seção é projetar a irrigação para garantir que você tenha uma colheita saudável na primavera ou no outono. Se os vegetais do jardim precisarem de cabeças de aspersão, reúna-as. Alguns designs de irrigação requerem instalação nos jardins antes que os canteiros sejam construídos ou preenchidos. Mantenha isso em mente no seu processo de planejamento. Este também é um ótimo momento para montar sua composteira, estações de trabalho e galpão de ferramentas, se ainda não o fez. Encontre um lugar para armazenar cada pacote de sementes, ferramenta e vaso inicial. Além disso, pense no armazenamento de inseticidas para pragas e vários remédios e prevenções de doenças.

Plantio e Manutenção

Talvez a melhor parte do planejamento de jardins seja plantar vegetais. Plante vegetais com outros vegetais ou plante-os ao lado de flores e ervas que ajudam a capturar e controlar pragas no jardim. O plantio companheiro se encaixa perfeitamente em uma estratégia de manejo integrado de pragas. Se você está buscando um jardim de cozinha, considere o plantio companheiro em um jardim de quadrados. Se o seu jardim estiver perto da casa, pense em plantar companheiros em pequenos contêineres perto de portas e janelas. Em seguida, pense em como você cuidará do jardim. Agende uma caminhada diária pelo jardim. Conheça as plantas e as criaturas no seu jardim. Acima de tudo, aproveite o que você criou.

Ideias de Layout para Hortas

Aqui estão alguns layouts básicos de jardins e uma breve explicação para cada um. O primeiro desses designs para jardins é muito simples. Em seguida, a complexidade dos jardins aumenta gradualmente.

Plano Simples de Canteiro Elevado

Dispor um único canteiro pode ser uma ótima maneira de começar. Fonte: Sarah Jay

Aqui está um plano simples orientado para apenas um canteiro elevado. Esta é uma ótima maneira para um novo jardineiro começar com um canteiro e expandir. Também é ótimo para jardineiros que desejam se concentrar em um aspecto da área do jardim.

Plano de Estrutura Adicional

Ao construir uma estrutura para proteção contra o clima, planeje isso também. Fonte: Sarah Jay

Este plano é focado em uma estrutura adicionada a um canteiro elevado para permitir a jardinagem no inverno. Inclui uma lista de materiais necessários, que você pode riscar à medida que avança. Medições e um desenho bruto são tudo o que você precisa adicionar aos seus canteiros.

Plano Completo de Jardim de Primavera

O layout completo do jardim mostra tudo o que está em andamento. Fonte: Sarah Jay

Aqui está um exemplo de um esboço bruto de um plantio completo para a primavera. Inclui todos os aspectos do quintal e onde cada planta irá. O esboço considera a orientação do sol e como o jardim é elevado. Os designs podem ser ainda mais técnicos e criados em seu programa de design favorito no computador, se papel e caneta não forem seu estilo.