Manjericão Tailandês
O manjericão tailandês é uma excelente escolha se você adora manjericão doce, mas quer experimentar algo um pouco mais exótico e sofisticado. Ele tem uma qualidade aromática e sabor doce semelhantes, mas um sabor apimentado subjacente que o torna uma erva rica e dinâmica na cozinha.
Muitas culinárias asiáticas dependem deste manjericão perfumado pelo sabor e pela forma como resiste ao cozimento. É resistente e mantém sua constituição bem sob pressão. Fresco ou cozido, o manjericão tailandês é uma erva que se adapta a uma ampla variedade de delícias culinárias.
Manjericão Doce Tailandês
Sementes de Manjericão Doce Tailandês
O manjericão tailandês é uma erva popular na culinária do Sudeste Asiático e é um enfeite saboroso servido com pho vietnamita (um caldo saboroso de macarrão e carne).
Visão Geral do Manjericão ‘Siam Queen’
Tipo de Planta: Herbácea perene
Espécie: Basilicum var. thyrsiflora
Área Nativa: Sudeste Asiático
Requisitos de Rega: Moderado
Pragas e Doenças: Pulgões, besouros japoneses, minadores de folhas, lesmas, mancha bacteriana nas folhas, murcha de fusarium, míldio
Manutenção: Baixa a moderada
Tipo de Solo: Rico, úmido, bem drenado
O Que é o Manjericão Tailandês ‘Siam Queen’?
Picante, doce e deslumbrante, ‘Siam Queen’ é uma variedade destacada de manjericão tailandês que recebe elogios por seu uso nas artes culinárias e seu valor ornamental no jardim. Este belo cultivar ganhou o título de All-America Selections em 1997 e continua popular quase 30 anos depois.
É conhecido por seu excelente vigor e natureza de floração lenta. Os polinizadores ficam loucos pelas flores roxas de cheiro doce que fornecem muito néctar. Esta erva grande, robusta e saborosa é maravilhosa no jardim e na mesa.
Características
‘Siam Queen’ é uma variedade melhorada de manjericão tailandês com uma forma compacta e arbustiva e um aroma e sabor ricos, com notas de anis. Não se deixe enganar pela palavra compacto. Esta planta produz um excelente rendimento. Ela também demora a florescer, permitindo colheitas por um período mais longo do que outros cultivares.
A folhagem é ligeiramente lanceolada a ovada e de um verde oliva rico. Os caules são roxos, e as folhas levemente serrilhadas refletem isso quando imaturas. No final do verão, flores roxas tubulares e vistosas coroam os caules, proporcionando um belo valor ornamental no final da estação.
O manjericão tailandês é uma planta anual sensível à geada e perene nas zonas 10-11. ‘Siam Queen’ é altamente tolerante ao calor e resiste bem à alta umidade. O sabor é semelhante ao aroma; manjericão doce com notas apimentadas e de alcaçuz.
Área Nativa
Esta erva é nativa do Sudeste Asiático.
O manjericão tailandês, como você pode esperar, é nativo do Sudeste Asiático. Pode ter se originado na Índia ou na Ásia e agora é popular em todo o mundo. Devido ao seu valor culinário e ornamental, é popular entre os jardineiros domésticos.
Plantio
É fácil cultivar o manjericão tailandês ‘Siam Queen’ a partir de sementes, pois cresce rapidamente, mas você pode encontrar mudas em viveiros locais na primavera. É melhor começar suas sementes cerca de um mês antes da última geada, em ambientes internos, mas você também pode semear diretamente quando a temperatura do solo atingir 16°C. Recomendo o plantio na primavera para esta planta anual de clima quente.
Transplante
Transplante as mudas quando o solo atingir 16°C.
Transplante suas mudas ou inícios após o solo atingir 16°C e as temperaturas noturnas estiverem acima de 10°C. Embora temperaturas ligeiramente mais baixas não necessariamente a matem, elas retardarão o crescimento.
Este manjericão é uma excelente variedade para vasos, mas se você quiser plantar mais de um em um espaço, certifique-se de dar cerca de 30 cm entre eles. Se planeja semear em sucessão, plante sementes a cada três semanas, em três a quatro plantios.
Cultivo a Partir de Sementes
Semeie as sementes em solo umedecido em ambientes internos um mês antes de transplantá-las.
Como são pequenas e precisam de luz para germinar, recomendamos semear suas sementes em ambientes internos, pelo menos um mês antes do transplante. Você pode semeá-las diretamente ao ar livre, mas espere até que o solo esteja pelo menos a 16°C antes de fazê-lo.
Semeie suas sementes em um substrato de sementes bem drenado e coloque-as sob luzes de cultivo ou em luz brilhante, mas indireta. Eu gosto de umedecer o solo com antecedência usando um borrifador. Isso ajuda a evitar que a água desloque as pequenas sementes antes de germinarem.
Pressione levemente as sementes na superfície do solo; não as cubra, ou elas não receberão a luz de que precisam. Coloque-as sob luzes de cultivo ou em um local quente com luz brilhante, mas indireta, até que brotem. Leva de cinco a dez dias para as sementes de manjericão germinarem.
Depois que brotarem, você pode colocar suas mudas em luz solar direta por seis a oito horas diárias. Uma vez que as temperaturas noturnas estejam consistentemente a 10°C ou mais, você pode aclimatar suas mudas gradualmente, expondo-as ao ar livre. Comece com uma hora e dobre o tempo ao ar livre a cada dia. Isso ajudará a fortalecê-las contra os elementos.
Como Cultivar
O manjericão tailandês ‘Siam Queen’ é fácil de cultivar com luz, nutrientes e água suficientes. Cresce bem em vasos, mas é resistente o suficiente para crescer diretamente no solo.
Luz
As ervas se desenvolvem melhor em exposição ao sol pleno.
Em geral, o manjericão tailandês prefere muita exposição ao sol. Em climas mais frios, ficará bem se receber sol o dia todo. Em climas mais quentes, tente colocá-lo em um local que receba algum alívio à tarde para evitar queimaduras nas folhas. Quando as folhas estão secas, queimam facilmente. Seis a oito horas de sol, no início do dia, são ideais.
Água
Regue as ervas frequentemente, mas o solo deve estar uniformemente úmido.
Esta planta gosta de umidade. Você não quer solo encharcado, mas desde que tenha uma boa drenagem, pode regar frequentemente. Não é necessário regar profundamente, pois não têm raízes profundas, mas o solo deve estar uniformemente úmido. Seu manjericão avisará se estiver seco, murchando. Uma vez estabelecido, o manjericão tailandês tende a ser mais tolerante à seca do que o manjericão doce.
Solo
A planta prefere solo rico com alta quantidade de nutrientes e matéria orgânica.
Quando se trata de solo, seu manjericão prefere solo rico, com muitos nutrientes e material orgânico. Deve ser bem drenado, mas também capaz de reter alguma umidade. Em termos de pH, se sai melhor em solo neutro a ligeiramente alcalino. Em vasos, certifique-se de ter pelo menos 15 cm de solo, em termos de profundidade, para o desenvolvimento das raízes.
Temperatura e Umidade
A erva crescerá melhor em temperaturas de 18-29°C, com umidade na faixa de 40-70%.
Na maioria das vezes, seu manjericão ‘Siam Queen’ crescerá melhor na faixa de 18-29°C. Abaixo de 10°C, você verá crescimento lento, e se a temperatura cair abaixo de 4°C, pode ocorrer algum dano. Não é uma planta tolerante à geada. Em tempos de calor intenso, certifique-se de fornecer água suficiente, pois muito calor pode causar estresse.
O manjericão tailandês gosta de umidade moderada a alta. Está feliz em uma faixa de 40-70%. Embora não precise de umidade excessiva, é difícil de cultivar em climas áridos. Em áreas mais secas, você pode ter dificuldade com esta planta.
Fertilização
Forneça às ervas um fertilizante balanceado ou adubo orgânico.
O nitrogênio é o nutriente chave de que seu manjericão ‘Siam Queen’ mais precisa. No entanto, uma fórmula balanceada funcionará bem. Fertilizantes orgânicos são melhores, pois são mais suaves, e esta é uma planta comestível, então fertilizantes químicos não são ideais.
Para plantas no solo, adicione algum fertilizante balanceado ao solo no momento do plantio e depois a cada duas a três semanas. Tenha cuidado para não exagerar, ou você acabará queimando as raízes. Para plantas em vasos, o cronograma e o tipo de fertilizante são os mesmos. Em ambientes internos, fertilize com menos frequência — cerca de uma vez a cada seis a oito semanas é suficiente, já que você regará com menos frequência.
Manutenção
Beliscar e podar são tarefas comuns de manutenção realizadas para a erva.
Quando suas plantas de manjericão tiverem três conjuntos de folhas verdadeiras, belisque o conjunto superior para incentivar a ramificação. Uma vez que ramifique, permita que os dois novos caules cresçam dois conjuntos de folhas e, novamente, belisque o conjunto superior. Isso lhe dará uma planta mais cheia e arbustiva em menos tempo.
Quanto à poda, dependerá se você cultiva esta planta para consumo ou valor ornamental. Se você a cultiva como comestível, belisque as pontas dos caules frequentemente e não permita que floresça. A floração tira energia da folhagem e, como resultado, parte do sabor.
Se você está cultivando seu ‘Siam Queen’ para valor ornamental, belisque enquanto é jovem para obter aquela forma arbustiva, mas depois pare de podar. Uma vez que tenha ramificado algumas vezes, permita que floresça. Os polinizadores adoram esta erva com suas fragrantes flores roxas. Sinta-se à vontade para remover flores murchas para mantê-las florescendo durante o verão e até o outono.
Propagação
Você pode propagar o manjericão tailandês por estacas ou divisão, mas como é fácil de cultivar a partir de sementes, esse é o método mais comum. Propagar a partir de estacas também é simples e, se você quiser cultivar mais plantas mais tarde na estação, este é um bom método alternativo.
Estacas
Estacas enraizadas são uma maneira fácil de propagar a erva.
Estacas enraizadas são uma maneira fácil de multiplicar seu manjericão uma vez que esteja maduro e tenha bastante crescimento para compartilhar. Você pode enraizar estacas na água rapidamente.
Selecione caules saudáveis e faça seus cortes logo abaixo de um nó de folha. Corte as folhas desse nó e coloque a estaca na água. Observe o surgimento das raízes. Isso deve levar algumas semanas.
Uma vez que suas estacas tenham raízes substanciais, você pode transplantá-las para uma mistura de solo bem drenada. Enterre as raízes levemente e mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Inicialmente, sua planta prosperará melhor em luz indireta brilhante. Uma vez que comece a crescer, você pode movê-la para um local com luz solar direta.
Divisão
A propagação por divisão pode ser feita, mas geralmente é mais difícil.
Você pode dividir uma planta de manjericão madura, mas é geralmente mais trabalhoso do que vale a pena. Como o manjericão é uma planta anual na maioria dos climas, você não terá oportunidade de dividir, a menos que esteja trazendo-a para dentro de casa no inverno.
Plantas em vasos não são difíceis de dividir, e você pode querer fazer isso ao replantar. Basta sacudir o solo das raízes e separar suavemente em seções. Certifique-se de que cada divisão tenha algumas raízes e algum crescimento superior.
Replante cada divisão em seu próprio recipiente com solo fresco e cuide delas por um tempo. Espere alguma folhagem murcha e corte essas partes para ajudar a planta a aplicar energia em um novo crescimento saudável. Mantenha o solo úmido e evite estresse térmico enquanto essas novas plantas estão estabelecendo raízes.
Problemas Comuns
É lógico que, com suas folhas saborosas e aromáticas, algumas pragas podem achar seu ‘Siam Queen’ atraente. Além disso, há várias doenças fúngicas e bacterianas para ficar de olho.
Pragas
Várias pragas de insetos podem infestar e prejudicar a erva.
As pragas mais comuns que atacam o manjericão tailandês são pulgões, lesmas, besouros japoneses e minadores de folhas. Trips, tesourinhas, lagartas e besouros pulgas são outras ameaças potenciais à sua planta. Os besouros geralmente deixam buracos nas folhas, assim como caracóis e lesmas. Tesourinhas também deixam buracos, mas os delas aparecem irregulares em vez de lisos.
Se você notar a folhagem parecendo triste e amarela, pode ter um problema com um inseto sugador de seiva, como trips ou pulgões. Trips são mais difíceis de detectar, mas pulgões são tipicamente visíveis e gostam de se esconder sob as folhas, onde o tecido é mais macio.
A remoção manual é geralmente eficaz para insetos grandes. Para os menores, insetos predadores geralmente cuidam deles, e a planta sobreviverá desde que comece saudável.
Em caso de infestação contínua, aplique óleo de neem no final da tarde. É melhor se secar antes que os polinizadores retornem pela manhã. Evite pulverizar enquanto estiver em flor. A terra de diatomáceas é excelente para afastar lesmas, caracóis e besouros pulgas. Um jato forte de água de uma mangueira derrubará os pulgões da planta e os eliminará.
Doenças
A erva é vulnerável a várias doenças bacterianas e fúngicas.
A maioria das doenças fúngicas resulta de rega excessiva ou falta de circulação de ar. Elas também são curáveis ou tratáveis removendo a folhagem afetada e ajustando os hábitos de rega.
O mofo cinzento, causado por botrytis, e o míldio não são sérios. Remova qualquer folhagem afetada e pulverize a planta com óleo de neem ou um fungicida à base de cobre. Evite rega aérea; se a folhagem estiver especialmente densa, desbaste-a no interior para aumentar o fluxo de ar.
A murcha de fusarium é uma exceção às doenças fúngicas como um problema menor. Este fungo é incurável e permanece no solo. Isso aparece como folhas amareladas, crescimento atrofiado e listras marrons nos caules. Remova a planta completamente e descarte-a longe de outras plantas. Se estiver em um recipiente, descarte o solo. No solo, evite plantar naquela área por várias estações.
A mancha bacteriana nas folhas geralmente não é um problema significativo. Você pode ver pequenas manchas marrons ou pretas na folhagem e, potencialmente, halos amarelos ou listras nos caules. Remova a folhagem afetada e evite rega aérea.
A murcha bacteriana é mais séria e não curável. Se sua planta murchar repentinamente por uma razão que não parece ser ambiental, pode ser murcha bacteriana. Remova e descarte essas plantas para evitar a propagação da doença.
Perguntas Frequentes
O manjericão tailandês combina bem com outras ervas no jardim de cozinha. Também melhora o sabor dos tomates, então os dois são excelentes companheiros no jardim de vegetais.
Sim, esta planta é comestível para pessoas e animais de estimação.
O culpado mais comum para o manjericão murcho é a desidratação, embora muito sol e calor também possam fazer sua planta murchar.