Manjericão: Um Favorito no Jardim
O manjericão é popular no jardim e maravilhoso para cozinhar. É um excelente companheiro para suas plantas de tomate, e os polinizadores adoram o néctar de suas flores docemente perfumadas. Folhagem atraente, aromática e cheia de sabor fazem deste um favorito de todos os tempos, então não é surpresa que os insetos também gostem de beliscar esta erva saborosa.
Embora possa ser surpreendente, é certamente decepcionante encontrar suas lindas plantas de manjericão com folhas mastigadas. Manjericão sagrado é bom, mas manjericão furado não é. Sempre que notamos que algo está mastigando buracos em nossas plantas, é motivo de preocupação. Quando é uma planta que você pretendia comer, é ainda pior.
Muitos insetos gostam de manjericão, mas nem todos deixam buracos. Se você está lidando especificamente com o problema de buracos nas folhas do manjericão, há alguns possíveis culpados. Vamos falar sobre quais desses pragas podem estar deixando essas folhas com aparência rendada e mastigada.
A Resposta Curta
Quando se trata de buracos nas folhas do manjericão, várias pragas podem ser as culpadas. Gafanhotos, lagartas, lesmas, esperanças e besouros japoneses são conhecidos por beliscar as folhas doces e perfumadas do manjericão. Embora outros insetos também gostem da planta, essas são as principais pragas que deixam buracos nas folhas.
A Resposta Longa
Se você acordou com buracos nas folhas do manjericão hoje, provavelmente está procurando respostas sobre quem ou o que causou o dano e como impedir que piore. Existem várias possibilidades e diferentes métodos para impedir que o problema piore. Se você puder identificar o culpado, é muito mais fácil impedir que continue destruindo suas ervas.
Gafanhotos
Alguns pontos mastigados podem sinalizar pequenos gafanhotos em ação.
Gafanhotos são uma das pragas que podem estar deixando buracos nas folhas do manjericão. Os buracos deixados por esses insetos saltadores geralmente têm bordas irregulares e podem ser resultado de um grande grupo de filhotes. Você pode até pegá-los em flagrante.
Como Resolver
Criar um ecossistema equilibrado é fundamental para manter qualquer infestação sob controle, e os gafanhotos não são exceção. Se você mantiver um jardim saudável com bastante diversidade, deverá ter um bom número de predadores adultos de gafanhotos. Joaninhas e suas larvas, louva-a-deus, pássaros e vespas gostam de se alimentar de ninfas e ovos de gafanhotos.
O óleo de neem é uma alternativa segura aos pesticidas químicos para tratar todas as suas plantas, especialmente as comestíveis. Ele ajudará a eliminar os gafanhotos existentes e afastar mais no futuro próximo. Um spray feito de alho e pimentas também é um bom repelente para essas pragas. Lembre-se de reaplicar após a chuva.
Usar culturas armadilha é uma maneira eficaz de manter os gafanhotos longe do seu manjericão. Culturas armadilha são plantas que os gafanhotos preferem se alimentar. Capuchinhas e girassóis são ótimos companheiros que atrairão os gafanhotos para longe do seu manjericão.
Lesmas
Folhas jovens desaparecem rapidamente quando hóspedes viscosos se mudam.
Lesmas são uma praga comum que come buracos nas plantas de manjericão. Elas deixam buracos irregulares e dentados, e há muitos deles. Lesmas são especialmente atraídas por plantas de manjericão jovens e tenras. Isso é mais sério, pois as plantas menores são mais vulneráveis, e as lesmas as derrubam muito mais rápido.
Alguns dos elementos que tornam seu manjericão mais vulnerável às lesmas incluem plantá-lo em locais úmidos, sombreados e usar cobertura morta. A cobertura morta lhes dá um local para se esconder, e esses moluscos gastrópodes cobertos de muco adoram espaços frescos e úmidos.
Como Resolver
Métodos de barreira são geralmente uma maneira segura e eficaz de manter as lesmas longe do seu manjericão. Lesmas não gostam de cafeína, e o cheiro e a textura dos grãos de café as repelem. Terra de diatomáceas e cascas de ovos trituradas espalhadas ao redor de suas plantas são outro repelente. Ambos têm bordas afiadas que as lesmas evitarão.
É fácil capturar lesmas usando armadilhas de cerveja ou toranja. Lesmas também têm muitos predadores naturais. Um ecossistema ativo e equilibrado trará esses predadores para o jardim. Pássaros, besouros, rãs e sapos gostam de fazer uma refeição de lesmas macias e saborosas.
Mantenha o espaço ao redor de suas plantas de manjericão livre de detritos para que elas não se escondam. Se você as vir, pode removê-las manualmente e jogá-las em um balde de água com sabão.
Lagartas
Spray de alho mantém os roedores de folhas indesejados afastados.
Vários tipos de lagartas podem estar comendo buracos nas suas folhas de manjericão. Lagartas medidoras, lagartas do exército, larvas e as larvas de mariposas são todos possíveis ofensores. Você provavelmente as pegará em ação, pois comem devagar e ficarão por perto até se saciarem.
Como Resolver
Assim como com os gafanhotos, spray de alho é um bom repelente para a maioria das lagartas. Elas têm vários predadores naturais, então atraí-los é uma ótima maneira de manter os números e os danos ao mínimo. Plante plantas de néctar por perto para atrair vespas parasitas. Pássaros e aranhas também caçam lagartas.
Uma solução de sabão e água pode ajudar a se livrar ou matar lagartas que comem suas plantas de manjericão. Pelo menos, irá lavá-las e, com sorte, mantê-las afastadas. Bacillus thuringiensis é uma bactéria natural que não é prejudicial aos humanos, mas matará lagartas de forma eficaz.
Esperanças
Remover pragas manualmente cedo pode salvar folhas antes que sejam mastigadas.
Esperanças são semelhantes aos gafanhotos e gostam de comer folhas de manjericão. As ninfas jovens geralmente se alimentam do meio das folhas, enquanto os adultos costumam mastigar as bordas. Alguns tipos não causarão muitos problemas, enquanto outros podem ser bastante agressivos e danosos.
Como Resolver
Se você as vir durante o dia, elas são menos ativas e você pode frequentemente removê-las manualmente. Se quiser se livrar delas, jogue-as em uma tigela de água com sabão. Elas tendem a ser mais lentas quando o tempo está fresco, então as manhãs geralmente são o melhor momento para pegá-las.
Se você não conseguir se livrar delas com métodos de controle manual, óleo de neem ou sabões inseticidas são eficazes contra esperanças. Tente usar esses produtos no final da tarde, quando os polinizadores não estão presentes. Nunca os use em plantas enquanto estão em flor.
Besouros Japoneses
Remover besouros manualmente cedo evita muitos danos.
Eu acho os besouros japoneses bastante bonitos. No entanto, eles também podem ser altamente destrutivos e gostam de plantas de manjericão. Os besouros japoneses são um tipo de besouro escaravelho e não são nativos, então não têm tantos predadores naturais aqui.
As larvas se alimentam principalmente das raízes das gramíneas, mas os adultos podem causar danos significativos às suas plantas, incluindo o manjericão. Seus danos são distintos, pois desfolham as folhas. Eles comem todo o material foliar tenro, mas deixam as veias. Isso também é chamado de esqueletização.
Como Resolver
Se você está lidando apenas com um pequeno número deles, em uma ou duas plantas, remoção manual é a maneira mais fácil de evitar que essas pragas mastiguem mais buracos nas folhas do seu manjericão. Você pode removê-los manualmente e jogá-los em um balde de água com sabão. Você também pode sacudi-los da planta para o balde, se preferir não tocá-los.
Armadilhas também são eficazes para erradicar besouros japoneses. Essas armadilhas atraem os besouros com cheiro e cor, então coloque-as a favor do vento do seu jardim, onde o cheiro os atrairá para longe das suas plantas de manjericão. Certifique-se de esvaziar suas armadilhas frequentemente.
Besouros são atraídos por plantas danificadas e frutas maduras demais, então pratique boa higiene no jardim. Com a maioria das pragas e doenças, a prevenção é o objetivo. Rega adequada, poda e limpeza são todos fatores importantes. Se você mantiver essas práticas, evitará muitos problemas comuns!
Em áreas onde as larvas dos besouros são um problema, aplique tratamentos de nematoides benéficos antes da temporada, após a geada, mas antes que o clima quente se instale. Dois tratamentos, com duas semanas de intervalo, impedem que as larvas emerjam.