Alegria das Anuais de Verão
A alegria que as anuais proporcionam a cada ano é incomparável, mas como a maioria gosta de sol, é difícil saber quais prosperam na sombra. No entanto, existem anuais de verão para sombra, e há muitas opções para o jardim que vai do sol filtrado à sombra total.
Antes de começarmos, observe que tipo de solo existe em seu jardim. É mésico, com umidade consistente ao longo do ano? Ou é xérico, com secura constante? Talvez seja pantanoso e úmido o ano todo.
Compreender as condições do seu canteiro sombreado ajuda a determinar quais perenes e anuais plantar. Combine isso com o conhecimento do grau de sombra – sol filtrado, sombra parcial ou sombra total – e você terá uma boa lista para um jardim sombreado próspero.
Campânula Americana
Ilumine a escuridão com flores de lavanda clara.
Para flores anuais de lavanda azul clara que apreciam sombra e sol pleno, a campânula americana é uma boa opção. Plante-a no fundo de um jardim sombreado, para que seus caules de dois a seis pés adicionem dimensão ao seu design. Em seguida, plante uma cascata de plantas progressivamente mais curtas na frente.
Muitas abelhas, borboletas e mariposas apreciam as campânulas. Essas nativas da América do Norte são particularmente importantes para abelhas cortadeiras e abelhões. Com uma ampla distribuição, do leste do Canadá ao centro-norte e leste dos EUA, esta flor é ótima para jardins de verão em todo o continente.
Gerânio da Carolina
Flores no verão e folhagem outonal tornam esses gerânios um sucesso.
Esses gerânios produzem pequenas flores rosadas entre suas folhas lobadas e são incríveis para canteiros sombreados. Eles lidam com condições mésicas e xéricas, às vezes rochosas. Solo argiloso também não é problema. Na verdade, pessoas que vivem em sua área nativa podem conhecê-lo como uma erva daninha comum. Faz uma plantação em massa impressionante, quando cultivado intencionalmente.
O gerânio da Carolina começa a florescer na primavera e continua até o outono. Após o desabrochar, formam-se interessantes vagens de sementes com bico. À medida que o outono se aproxima, a folhagem muda de verde brilhante para um tom âmbar, proporcionando um espetáculo outonal brilhante. Propague esta planta através de suas sementes, que não requerem pré-tratamento. Basta lançá-las e deixá-las crescer.
Bálsamo de Jardim
Este parente das impatiens brilha na sombra ou no sol.
Uma das plantas cultivadas mais amadas é o bálsamo. Membro do gênero Impatiens e nativo de partes da Índia e Sri Lanka, as pessoas escolhem esta planta devido à sua natureza vigorosa, mas não invasiva. Por ser anual, não há muita preocupação com a disseminação indesejada, pois morre quando a geada chega.
Essas anuais de sombra vêm em tons de rosa e vermelho e florescem sucessivamente da primavera ao outono. No verão, o bálsamo está em seu auge. Embora essas flores floresçam melhor sob sol pleno, elas se saem tão bem em áreas sombreadas onde os verões são quentes e o sol é intenso.
Se você quiser experimentar, comece as sementes da mistura Tom Thumb junto com suas outras plantas no inverno. Em seguida, transplante-as para um vaso uma a duas semanas após a última geada e mova o recipiente conforme necessário para promover melhores florescimentos.
Facélia de Folha de Samambaia
Esta facélia é perene nas zonas 5-8 e anual em climas extremamente frios ou quentes.
A facélia rendada – conhecida por suas capacidades como cultura de cobertura – não é a mesma planta que a facélia de folha de samambaia. Embora essas duas plantas compartilhem o mesmo gênero, elas têm hábitos e estruturas botânicas diferentes que as distinguem. A facélia de folha de samambaia floresce estritamente no verão com flores de azul a roxo que têm forma de pires.
Esta pequena planta herbácea não é anual em todos os lugares, embora seja em muitas áreas. É classificada como bienal dentro de sua faixa de resistência, mas morre em extremos fora dela. Suas folhas verdes aveludadas são ótimas em jardins sombreados. Com uma distribuição nas regiões do meio-oeste ao leste dos EUA, ela prospera e se adapta a condições variadas.
Flores Anuais de Flox
Flox prospera no solo ou em recipientes.
O flox adaptável é a planta perfeita tanto para jardins de sol pleno quanto sombreados. Devido à sua natureza florífera, o flox anual foi amplamente cultivado e existem inúmeras variedades e cultivares com cores que variam do rosa ao branco, com opções de vermelho e roxo também.
Começando na primavera, as flores do flox se abrem e continuam até o outono. À medida que as estações avançam, os caules altos e eretos formam montes cobertos de flores. Eles também crescem bem em recipientes parcialmente sombreados e cestos suspensos. Como nativos do centro ao leste dos EUA, eles se saem bem em condições diferentes, desde que o solo seja bem drenado.
Flor Wishbone
Flores delicadas em cores ricas fazem a flor wishbone se destacar.
Torenia fournieri recebe seu nome comum, flor wishbone, das flores em forma de trombeta tubular com coloração que lembra wishbones. Elas são de um roxo profundo, lavanda, branco e amarelo. A cor mais escura reveste o lábio inferior, dando-lhes seu visual característico. Essas anuais florescem no verão e novamente no outono.
As flores wishbone não são nativas da América do Norte, mas não são invasivas. Como nativas asiáticas, elas vivem durante a primavera e o verão e começam a desaparecer à medida que o outono se aproxima. Forneça bastante sombra parcial a total e solo rico e bem drenado para dar-lhes uma boa base para a floração do verão.
Amor-perfeito
Amor-perfeito alegre é uma visão adorada na primavera.
Os amores-perfeitos são algumas das flores mais fofas e coloridas que vêm em tons de branco tricolor, amarelo, azul e roxo. As pequenas “carinhas” dos amores-perfeitos aparecem na primavera e continuam durante o verão. Como plantas de estatura baixa, elas fazem uma linda borda baixa ou plantação em massa. Como são tão amadas, são amplamente cultivadas.
Se você ama o azul verdadeiro, opte pelos amores-perfeitos Got the Blues, que vêm em padrões variados de branco e azul. Para mais cor, escolha uma mistura de Swiss Giants. Essas anuais de sombra têm até duas polegadas e meia de diâmetro, em rosa, azul, branco, vermelho e amarelo. Como os amores-perfeitos são resistentes ao frio, são alguns dos melhores para semeadura no inverno e alguns dos primeiros a abrir na primavera.
Agerato
Polinizadores se aglomeram nas flores felpudas do agerato.
Os cultivadores em climas mais quentes vão adorar a inflorescência roxa felpuda do agerato. Existem outros tipos com flores brancas e rosas também. Essas plantas são ótimas para áreas de sol pleno e sombra parcial, e cultivares mais altas fazem ótimas flores de corte, pois mantêm sua cor por um período prolongado. Tipos mais curtos formam montes que florescem e desbotam com as estações.
Como nativas da América Central, são semi-tolerantes à seca. Dê-lhes solo enriquecido com composto para fornecer nutrientes suficientes para o ano. Borboletas e outros polinizadores adoram esta planta, aglomerando-se nela nas estações pouco antes da pupação começar em regiões temperadas. Algumas cultivares até resistem à pressão de coelhos, veados e fitóftora.
Begônia de Cera
Begônias semi-suculentas ficam lindas na frente de bordas de jardim.
Plantas sul-americanas muitas vezes são relegadas ao interior, mas não as begônias de cera. Estas são plantas de cama comuns que florescem da primavera ao outono, em tons de vermelho, branco e rosa. Originárias do Caribe e de partes da África também, as begônias são mais adequadas para o mundo temperado. No entanto, são anuais perfeitas em outros lugares.
À medida que essas plantas florescem durante as estações mais quentes, elas se agrupam e se aglomeram. Suas folhas semi-suculentas brilham ao sol pleno ou à sombra. Desde que estejam estabelecidas, suportam até mesmo sombra total. As pessoas adoram plantar begônias de cera nas bordas dos jardins, em caixas de janela ou ao longo de bordas arborizadas.
Calibrachoa
Amada por beija-flores, calibrachoa é uma favorita de cestos suspensos e canteiros.
Milhões de sinos, também conhecidos como petúnia rasteira, são outra planta de cama popular que adora partes mais quentes do mundo. Com origens nativas na América do Sul e Central, é fácil ver por que esse é o caso. Você pode esperar ver centenas de flores por planta desde o final da primavera até a primeira geada. Os beija-flores também vão agradecer!
Milhões de sinos vêm em tantas cores diferentes. Algumas cultivares são variegadas, enquanto outras são monocromáticas. Escolha um tipo que funcione no jardim em que você está plantando. Embora prefiram sol pleno, também podem crescer em sombra parcial. Em áreas sombreadas, haverá menos flores, mas como já florescem muito, isso não deve ser um problema.
Erva-cidreira
Erva-cidreira se ressemeia livremente e faz um chá saboroso.
Para jardins mais secos em meia-sombra, procure sementes de erva-cidreira. As flores roxas em camadas com brácteas esverdeadas são uma visão deslumbrante, especialmente para beija-flores, abelhas e borboletas. As folhas e flores fazem um chá leve e mentolado que combina bem com camomila ou milefólio.
Plante a sua em uma área selvagem ao longo de uma borda sombreada, e elas se semearão e florescerão ano após ano. Esta é uma flor silvestre amada no sul dos EUA e varia em tamanho dependendo das condições. Com mais chuva, por exemplo, as plantas atingem até cinco pés de altura. Se você não conseguir encontrar M. citriodora em sua região, cultive a erva-cidreira Lambada, de formato semelhante.
Violeta do Missouri
Apoie abelhas nativas com esta violeta diminuta.
Sou um grande fã de violetas, e a violeta nativa do Missouri não é exceção. Essas plantas crescem em qualquer condição de luz, desde sol pleno até sombra total. As pequenas flores roxas florescem logo acima e abaixo de suas folhas em formato de coração, atraindo abelhas nativas especializadas e proporcionando um local de hospedagem para borboletas.
Em grandes canteiros sombreados, as violetas se espalham rapidamente e uniformemente, cobrindo o solo com folhagem verde escura desde a primavera até a primeira geada. Em zonas extremamente quentes e frias, esta é uma planta anual. No entanto, é perene em muitas partes dos EUA. As flores são frequentemente usadas em perfumaria por seu aroma leve e fresco. Elas também são comestíveis.
Verbena Rosa
Experimente verbena rosa como cobertura do solo em sombra seca.
Coloque esta em seu jardim de pedras sombreado ou em um prado e observe as borboletas se alimentarem do néctar que ela fornece. A tolerância à seca desta planta não pode ser subestimada, e as abelhas que forrageiam em estações quentes se beneficiam de sua presença. Em regiões mais frias, você verá ela morrer no início do outono, mas em áreas temperadas ela permanece durante o inverno.