Os requisitos de espaçamento são para condições ideais, onde um vegetal tem ampla circulação de ar e espaço para se espalhar. Embora essas condições sejam cruciais para culturas como pimentões e berinjelas, elas são menos críticas para aquelas de crescimento rápido, como alface, espinafre e acelga.
Outros vegetais, como o milho, dependem do adensamento! Eles usam o vento para polinizar suas flores; quanto mais próximos crescem uns dos outros, mais fácil é para o pólen alcançar suas flores femininas. Você terá rendimentos maiores quando adensar o milho do que quando o espaçar.
Essas culturas são especialmente valiosas em pequenos jardins, onde o espaço é limitado e valioso! Combine o adensamento com outras estratégias eficientes, como o plantio sucessivo, para aproveitar ao máximo seu jardim nesta temporada. Sem mais delongas, aqui estão 11 culturas que não se importam com o adensamento.
Alface
Colha uma cabeça, e as vizinhas se estendem para preencher o espaço.
A alface inicia esta lista porque é de rápido crescimento, fácil de cuidar e deliciosa! Você pode plantar variedades de folhas soltas e de folhas de carvalho bem próximas, colhendo folhas individuais quando atingirem o tamanho ideal para colheita. Outras variedades excelentes para condições de proximidade incluem baby greens, misturas de mesclun e variedades anãs.
Variedades de alface que formam cabeças podem precisar de alguns centímetros de espaço para atingir seu pleno potencial. Se plantadas muito próximas, podem formar cabeças pequenas ou nenhuma. Isso é ideal se você está cultivando alface para colher folhas soltas, embora não seja o ideal se você deseja cultivar cabeças grandes e crocantes de iceberg.
Uma maneira de cultivar alface que forma cabeças em espaços apertados é colher as plantas uma de cada vez. Quando uma cabeça se formar, corte-a; o espaço que você deixar permitirá que as plantas de alface ao redor cresçam e preencham a área. Alguns tipos podem rebrotar após o corte, proporcionando colheitas contínuas!
Espinafre
Os dias frescos trazem folhas tenras sem complicações.
Assim como a alface, o espinafre é uma cultura fácil de lidar que não se importa com o adensamento. Ele brota folhas tenras a partir de pequenas rosetas de crescimento baixo. Alguns tipos formam aglomerados, enquanto outros oferecem folhas soltas para colheita individual. Minha maneira favorita de cultivar espinafre é em massa em um espaço apertado; as plantas compactadas crescem pequenas folhas baby enquanto o clima estiver fresco, ameno e úmido.
‘Baby Greens’ são perfeitas para este estilo de cultivo. Elas formam pequenas folhas ovais em plantas pequenas apenas alguns dias ou semanas após o plantio. Plante-as em um quadrado apertado ou semeie fileiras com sementes próximas umas das outras. Você pode colher as folhas quando atingirem de cinco a dez centímetros de altura.
Tipos de espinafre maduros, como ‘America’ ou ‘Bloomsdale’, também se desenvolvem bem em cantos estreitos ou fileiras. Elas formarão plantas maiores se você permitir, mas você pode colhê-las 28 dias após o plantio para obter folhas baby tenras.
Acelga
Ela se mantém firme em noites frias e tardes quentes.
A acelga é outra verdura folhosa como o espinafre e a alface. É um parente próximo das beterrabas; os criadores formaram a acelga para colher suas folhas em vez de uma raiz bulbosa comestível. Por essa razão, os tipos de acelga têm um sabor semelhante ao das folhas de beterraba!
Eu adoro acelga porque ela resiste melhor ao calor e à geada do que a alface e o espinafre, mesmo que não seja tão saborosa fresca! É melhor cozinhar, branquear ou vaporizar as folhas, depois adicionar sal, pimenta e óleo antes de comê-las.
Algumas acelgas são supremas por sua maciez, permitindo que você as coma frescas! ‘Perpetual Spinach’ é uma dessas variedades da Itália. Ela brota muitas folhas ovais de nervura fina, perfeitas para saladas, sanduíches ou receitas cozidas.
Cebolinha
Talos doces retornam a cada ano em climas amenos e estáveis.
Você sabia que as cebolinhas são perenes em zonas temperadas quentes? Plante sementes nesta primavera, cultive-as e deixe-as prosperar por anos! Desde que você viva nas zonas de resistência do USDA de 5 a 9, você pode cultivar cebolas perenes. Além disso, essas são as culturas perfeitas para pequenos espaços, pois não se importam com o adensamento.
‘Tokyo Long White’ é uma variedade de sabor doce, perfeita para iniciantes. Ela pode não sobreviver ao inverno, mas você pode guardar suas sementes para cultivar cebolinhas na primavera seguinte.
Embora as verdadeiras cebolinhas tenham o nome científico Allium fistulosum, existem outras duas espécies de cebola com folhas tenras e saborosas. As cebolas Allium cepa são os tipos típicos que formam bulbos; plante-as bem próximas para promover o crescimento da folhagem. Allium x proliferum, ou a cebola árvore, é um tipo perene ideal para zonas de 3 a 10.
Coentro
Polvilhe sementes densamente, depois deixe as melhores se destacarem.
Se você come tacos, faz sofritos ou simplesmente adora o sabor do coentro, vai querer tentar cultivá-lo você mesmo! Esta cultura brota rapidamente, é fácil de cultivar e não se importa com o adensamento. Plante sementes em pequenos espaços para colheitas de mudas, ou dê a cada uma um ou dois centímetros de espaço para deixá-las crescerem em tamanho maior.
O coentro brota duas partes comestíveis para receitas: folhas e sementes. As sementes criam a especiaria coentro, como é evidente pelo nome científico desta erva, Coriandrum sativum. Algumas variedades produzem folhas de sabor melhor, enquanto outras brotam dezenas de sementes em uma única planta.
Se você está cultivando esta erva para coentro, considere seguir os requisitos de espaçamento adequados ou desbastar as mudas após brotarem. As plantas adultas precisam de espaço para se espalhar enquanto produzem flores e sementes. Algumas variedades, como ‘Moroccan’, são rápidas para florescer e perfeitas para a produção de coentro. Plante-as densamente, colha as mudas e depois deixe algumas plantas amadurecerem para obter coentro gratuito!
Rabanete
Raízes redondas surgem rapidamente com um charme crocante e apimentado.
A maioria dos rabanetes não é como beterrabas ou cenouras, que exigem amplo espaço para crescer suas raízes. Eles formam pequenas raízes bulbosas que têm um ótimo sabor fresco ou cozido em uma variedade de pratos. Rale-os em saladas, pique-os em sanduíches ou asse-os com cebolas e cenouras— as possibilidades são infinitas!
Os rabanetes brotam folhas comestíveis além de suas raízes saborosas. Trate-as como couves ou acelgas e cozinhe-as antes de comer. Elas têm pelos ásperos que são desagradáveis se você as comer cruas.
Os rabanetes de inverno precisam de algum espaço, pois brotam bulbos maiores do que os tipos de primavera. Cultive uma variedade de primavera pequena e de rápido crescimento, como ‘Cherry Belle’, se você planeja espaçar as plantas bem próximas. Os rabanetes ‘Cherry Belle’ precisam de apenas cinco centímetros de espaço e 24 dias para amadurecerem completamente!
Camomila Alemã
Ela se encaixa bem nos cantos e se espalha com charme.
Esta erva anual brota lindas flores de pétalas brancas com centros amarelos. Elas se assemelham a margaridas, em parte porque a camomila alemã é um membro da família das margaridas, Asteraceae. Devido à sua natureza anual, toleram condições apertadas com pouco espaço. Plante-as densamente onde for possível para preencher espaços vazios.
As flores de camomila alemã têm um aroma doce que lembra abacaxi e maçã, com um toque de mel. Coma-as frescas em saladas ou seque-as para preparar um chá calmante e relaxante para o resto do ano. As folhas também são herbais, embora não sejam tão doces quanto as flores.
Outra camomila, a camomila romana Chamaemelum nobile, é uma cobertura de solo perene que tolera espaços apertados. Ela criará uma camada espessa e de crescimento baixo ao longo do tempo. Embora resistente, não tem um sabor tão bom quanto a camomila alemã anual.
Morango
Estolhos se enraízam, criando uma cobertura viva e espalhada.
Os morangos não se importam com o adensamento porque naturalmente se adensam! Você não precisa plantar um monte de plantas bem próximas. Em vez disso, plante alguns morangos e deixe-os brotar estolhos por todo o espaço. Seus estolhos são caules que se enraízam com pequenas plantas nas extremidades. As pequenas plantas se enraízam perto da planta-mãe e formam novos clones.
Embora os morangos possam crescer próximos uns dos outros, podem enfrentar pressões aumentadas de doenças à medida que preenchem o espaço. Fique atento a manchas nas folhas e desbaste as plantas se surgirem doenças. Simplesmente desenterre plantas extras e mova-as para outro lugar, ou jogue-as em uma pilha de compostagem para transformá-las em terra fresca.
Existem três tipos principais de morangos de jardim: sempre-verdes, de junho e neutros ao dia. Qual tipo é melhor para você depende do seu clima e objetivos de cultivo. Os tipos de junho geralmente toleram mais adensamento, enquanto as variedades sempre-verdes e neutras ao dia requerem mais espaço por planta.
Ervilha
Vagens doces e tenras explodem de sabor direto da videira.
Se você não gosta de ervilhas do supermercado, considere cultivá-las você mesmo! Ervilhas cultivadas em casa são doces, deliciosas e prolíficas. Plante algumas sementes e você terá cestos de vagens para colher quando as plantas amadurecerem.
As ervilhas crescem melhor em climas frescos, úmidos e amenos. Plante-as no outono ou na primavera em climas frios e no outono ou inverno em climas amenos. Plante muitas sementes por fileira, dando a cada uma cinco centímetros de espaço da próxima semente. Ao contrário dos feijões, as ervilhas tendem a ficar baixas apesar de suas tendências de trepadeira. Dê-lhes suportes curtos para se apoiarem se tombarem.
Três tipos principais de ervilhas oferecem imensa variedade para o jardineiro doméstico. Escolha ervilhas para descascar se você gosta de ervilhas verdes típicas sem vagens, mas apenas se estiver preparado para descascar as ervilhas! Opte por ervilhas-de-neve ou ervilhas-de-vagem se você gosta de comer vagens de ervilha crocantes e palatáveis.
Feijão
Mantenha variedades altas apoiadas e dê-lhes espaço para se esticar.
Os feijões, como as ervilhas, produzem sementes comestíveis em vagens. Alguns tipos, como as variedades de trepadeira, requerem mais espaço para desempenhar seu melhor, enquanto os tipos de arbusto não se importam com o adensamento e ainda podem produzir uma ótima colheita. Tipos altos podem atingir até 3,5 metros, e é importante planejar adequadamente para que não sobrecarreguem seus canteiros.
Se você cultiva em pouco espaço, considere plantar cultivares de feijão de arbusto bem próximas. Tipos arbustivos como ‘Contender’ crescem bem com apenas dez centímetros de espaço. Plante-os ao lado de milho e abóbora, e você criará um jardim tradicional das três irmãs!
Independentemente do feijão que você selecionar, você vai querer plantá-los após o clima esquentar em sua área. Os feijões não são tolerantes à geada como as ervilhas; eles crescem melhor com bastante luz solar direta e calor. Plante-os ao mesmo tempo que abóbora de verão e milho.
Milho
Crescer em grupos garante os melhores rendimentos possíveis.
O milho é uma cultura importante para a indústria agrícola dos EUA, mas é um vegetal gratificante para cultivar em casa! Uma planta pode produzir duas ou três espigas de milho, o que significa que você pode cultivar uma colheita considerável em um pequeno lote. A chave com o milho é o adensamento—ele prefere espaços apertados para a polinização ideal de suas flores.
O milho é monóico, o que significa que tem flores masculinas e femininas separadas na mesma planta. As flores masculinas crescem no topo. Elas se parecem com estrelas, e um pó amarelo cai delas enquanto florescem. As flores femininas ficam abaixo das masculinas; você notará suas sedas. A fertilização ocorre quando o pólen cai sobre as sedas, e as sementes começam a inchar em grãos de milho.
Para os melhores rendimentos, você precisará de 12 ou mais plantas de milho crescendo próximas umas das outras. Plante-as em colinas circulares ou fileiras com 60 a 90 centímetros de espaço entre elas. Após as sementes brotarem, desbaste-as para que haja 30 centímetros de espaço entre cada muda.