Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Bálsamo de Abelha Manchado

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar do Bálsamo de Abelha Manchado

Visão Geral

Esta é uma planta herbácea pertencente à família Lamiaceae.

Área Nativa: nordeste da América do Norte

Exposição: Sol pleno a sombra parcial

Requisitos de Rega: Baixa

Pragas e Doenças: Pulgões, oídio, ferrugem

Tipo de Solo: Seco, arenoso, argiloso

O Que É?

O beebalm manchado também é conhecido como beebalm pontilhado, hortelã-cavalo, hortelã manchada, hortelã pontilhada e monarda. Esta planta perene herbácea pertence à mesma família da hortelã. É comestível e tem um sabor que lembra uma mistura de hortelã e tomilho. Coma as folhas cruas ou cozidas ou faça chá com elas.

Monarda punctata é conhecida por atrair muitos polinizadores. Ela atrai vespas predatórias benéficas que ajudam a controlar larvas e lagartas de pragas. Isso a torna uma excelente planta companheira para uma horta comestível. Esta planta também contém timol, que lhe confere um aroma semelhante ao tomilho. O timol também é um antisséptico e fungicida.

Área Nativa

Ela pode suportar climas frios até Quebec e Ontário.

A monarda é nativa da maior parte do nordeste da América do Norte. Desde então, ela se espalhou pelos Estados Unidos, incluindo o Sudeste e Centro-Oeste. Pode ser encontrada tão ao sul quanto Texas e Flórida e tão a oeste quanto Colorado.

Em seu habitat nativo, ela pode ser encontrada crescendo em áreas com sol pleno e solos arenosos e bem drenados. Essas áreas incluem pradarias, planícies, prados, pastagens e savanas. Também é encontrada em dunas ao redor dos Grandes Lagos e campos arenosos. Além disso, é extremamente tolerante ao frio, crescendo tão ao norte quanto Quebec e tão a oeste quanto Ontário, Canadá.

Características

Ela tem um aroma semelhante ao tomilho devido à alta concentração de timol.

Esta planta herbácea perene pertence à mesma família da hortelã e, portanto, tem características semelhantes. Ela se espalha agressivamente através de estolões e forma aglomerados densos.

Produz cabeças de flores tubulares pontilhadas. Brácteas brancas ou rosa claro cercam flores verdes ou amarelas com manchas marrons. As flores florescerão de abril a setembro.

Propagação

O beebalm manchado pode ser propagado muito facilmente por semente. As cabeças de semente são fáceis de coletar. Como a maioria das plantas da família da hortelã, você também pode propagar o beebalm manchado por estacas. Faça estacas em praticamente qualquer época do ano, exceto no inverno, quando a planta está dormente.

Semente

Esperar até que as cabeças de semente fiquem marrons e secas.

Coletar sementes de monarda é muito fácil. Quando as flores murcham, elas morrem e são substituídas por cabeças de semente. Quando as cabeças de semente estiverem maduras, corte-as e espalhe-as sobre uma superfície limpa e seca para secar ao ar por vários dias. Uma vez que as cabeças de semente estejam completamente secas, coloque-as em um saco de papel e sacuda. As sementes cairão no fundo do saco.

As sementes de beebalm manchado devem ser semeadas em ambientes fechados 8-10 semanas antes da sua última média de geada.

Semeie essas pequenas sementes na superfície. Espalhe um grupo de cinco sementes em cada célula de plantio. Quando as mudas tiverem um centímetro de altura, adelgace-as para uma muda por célula. Elas podem ser transplantadas para o exterior após o risco de geada ter passado na primavera. Espaçar as plantas pelo menos a 12 polegadas de distância para dar-lhes espaço para crescer.

Alternativamente, você pode semear suas sementes duas a quatro semanas antes da sua última data de geada. Semeie as sementes espalhando-as sobre a superfície do solo. Regue-as levemente. Mantenha o solo uniformemente úmido até que as sementes germinem. Você deve ver a germinação dentro de duas semanas. Em seguida, adelgace as mudas para pelo menos 12 polegadas de distância.

Estacas

Plante estacas no solo para enraizar dentro de uma a duas semanas.

Propague o beebalm manchado fazendo estacas de ponta de caule. Certifique-se de que suas estacas tenham pelo menos três a quatro polegadas de comprimento e remova a folhagem da polegada inferior da estaca. Remova também as cabeças de flores da estaca. Você quer que a estaca concentre sua energia em produzir novas raízes, não flores.

Coloque sua estaca de monarda diretamente no solo, e ela deve formar novas raízes dentro de uma ou duas semanas. Se você ver um novo crescimento, este é um bom sinal de que sua estaca enraizou. As estacas podem ser plantadas em seu jardim seguindo os métodos de transplante listados abaixo.

Plantio

O beebalm manchado é uma planta de baixa manutenção e tolerante à seca uma vez estabelecida. No entanto, preparar o local de plantio e seguir as técnicas adequadas de transplante é fundamental para sua capacidade de prosperar.

Preparação

Garanta solo bem drenado adicionando matéria orgânica ao solo argiloso pesado.

Acompanhe a quantidade de luz solar que cada área do seu jardim recebe antes de escolher um local de plantio. A monarda requer um ambiente de crescimento com sol pleno. Certifique-se de que o local de plantio receba pelo menos seis a oito horas de luz solar por dia. Isso é especialmente importante a considerar durante o inverno, quando o sol está em seu ponto mais baixo no céu.

Você também deve considerar o solo. O beebalm não é exigente. No entanto, ele requer solo bem drenado. Se você tiver solo argiloso pesado, adicione matéria orgânica rica, areia ou perlita para aumentar a drenagem. Isso pode ser feito uma semana ou duas antes ou no momento do transplante.

Transplante

Garanta bom contato do solo com a bola de raiz.

Cave um buraco com a mesma profundidade do vaso original e pelo menos duas vezes mais largo. Isso lhe dará um espaço extra para preencher com composto. Coloque suas mudas no buraco e preencha com solo. Pressione levemente o solo para garantir bom contato do solo com a bola de raiz.

Não amontoe o solo sobre o caule e mantenha o nível do solo o mesmo que no recipiente original. Regue sua planta e mantenha-a uniformemente úmida durante a primeira semana ou até que comece a mostrar sinais de novo crescimento.

Como Cultivar

O beebalm manchado é de baixa manutenção e fácil de cultivar. Esta planta perene nativa da América do Norte se auto-semeia facilmente e se espalha em aglomerados se você permitir. Como não é necessário muito cuidado, isso a torna uma ótima opção para preencher um local que pode ser difícil de alcançar com irrigação ou outras ferramentas de jardinagem.

Luz

As plantas de beebalm precisam de seis a oito horas diárias.

Esta planta perene requer condições de sol pleno para prosperar. Quando cultivada em locais mais sombreados, ela crescerá alta, esguia e se inclinará. Certifique-se de que seu beebalm receba pelo menos seis a oito horas de luz solar direta por dia. Isso não precisa ser consecutivo. Em áreas com verões extremamente quentes, ela se beneficiará de sombra à tarde na parte mais quente do dia. Mas na maioria das zonas de cultivo, a sombra não é necessária.

Água

Plantas estabelecidas devem ser regadas com pelo menos uma polegada por semana durante o verão.

Como mencionado acima, esta planta pode tolerar sol pleno e calor do verão. Ela tem baixas necessidades de água e prefere secar entre as regas. Uma vez estabelecida, é tolerante à seca, mas ainda se beneficia de regas extras durante verões especialmente secos. Água regular durante períodos de seca manterá as flores por mais tempo. Mudas recém-plantadas e transplantes devem ser mantidos uniformemente úmidos até mostrarem sinais de novo crescimento.

Uma boa regra prática para plantas estabelecidas é garantir que recebam pelo menos uma polegada de água uma vez por semana durante o calor do verão e uma vez a cada duas semanas durante a primavera e o outono. Elas entrarão em dormência e morrerão durante o inverno. A queda de neve fornecerá toda a umidade de que suas plantas precisam durante a dormência.

Solo

Melhorar a drenagem do solo aumenta o crescimento e a propagação do beebalm manchado.

O beebalm manchado prospera em solo seco e arenoso com um pH neutro. Por esse motivo, ele pode ser encontrado crescendo selvagem ao longo de planícies costeiras. Adicionar composto ao solo aumentará a drenagem se você tiver solo argiloso pesado. Também aumentará a capacidade do beebalm de espalhar seus estolões pelo solo solto. O solo compactado reduz a capacidade da planta de se espalhar.

Temperatura e Umidade

Melhore o fluxo de ar ao redor da monarda em áreas úmidas para evitar problemas fúngicos.

M. punctata prefere condições secas com baixa umidade. As flores podem diminuir no calor extremo do verão, quando as temperaturas ultrapassam 80°F (27°C). A maioria das variedades de monarda também é extremamente tolerante ao frio e sobreviverá a baixas temperaturas no inverno até -20°F (-29°C).

Ao cultivar monarda em áreas com alta umidade, é importante fornecer bom fluxo de ar entre as plantas. Pouco fluxo de ar e alta umidade resultam em problemas fúngicos. Adelgace suas plantas ao longo da temporada para que os aglomerados não fiquem muito densos. Esta é a oportunidade perfeita para uma colheita. Mais sobre isso depois!

Adubação

Avoid fertilizing with high nitrogen to promote healthy growth.

O beebalm manchado é um crescimento vigoroso e prefere solos magros e arenosos. Por esse motivo, a adubação não é necessária e pode fazer mais mal do que bem. Adicionar fertilizante com alto teor de nitrogênio causará muito crescimento foliar. Isso faz com que as plantas cresçam altas, esguias e se inclinem. Também faz com que a planta se concentre em produzir folhagem em vez de flores. Se você quiser dar um impulso às suas plantas, dê-lhes uma cobertura de composto a cada ano no início da primavera.

Manutenção

Pinch back spent stems after flowering to encourage new flowering stems.

Uma vez que um caule terminou de florescer, belisque-o de volta. Isso incentivará novos caules florais a aparecer. Se deseja salvar sementes, deixe as últimas flores da estação morrerem e formarem vagens de sementes.

Remova as vagens de sementes e siga as técnicas de propagação mencionadas acima. No final do outono ou início do inverno, todo o crescimento morrerá. Neste ponto, você deve podar os caules a cerca de um centímetro acima do nível do solo. Novo crescimento aparecerá do solo no início da primavera.

Colheita

O beebalm manchado não só atrai insetos benéficos, mas também é comestível! A colheita do beebalm é fácil e, como mencionado acima, pode ser uma oportunidade para afinar suas plantas para aumentar o fluxo de ar também. Ao colher monarda para fins culinários, é melhor colher antes que a planta produza flores.

Usos

As folhas podem ser usadas frescas ou secas para chá.

A monarda é comestível e tem um sabor que lembra uma mistura de hortelã e tomilho. Ela também tem benefícios medicinais! É colhida de forma semelhante a outras plantas da família da hortelã. Corte o caule logo acima de um nó de folha. Retire as folhas dos caules. Os caules podem ser descartados, compostados ou secos e usados como incenso. Neste ponto, as folhas podem ser comidas cruas ou cozidas. Elas também podem ser secas e transformadas em chá.

Problemas Comuns

O beebalm manchado é relativamente sem preocupações e de baixa manutenção. No entanto, existem alguns problemas comuns a serem observados.

Crescimento Espigado

A falta de luz solar adequada para as plantas de monarda pode levar ao crescimento espigado.

A monarda precisa de sol pleno para alcançar seu potencial máximo. Se você notar crescimento espigado, é um indicador de que não há luz solar suficiente. Mova as plantas em vasos para um local mais ensolarado. Se sua planta estiver crescendo diretamente no solo, você deve desenterrá-la e movê-la para um local com mais sol.

O beebalm precisa de pelo menos seis a oito horas de luz solar por dia. Isso não precisa ser horas consecutivas de luz solar. Por exemplo, isso pode parecer três horas de sol da manhã, sombra à tarde e depois três horas de sol no final da tarde.

Propagação Vigorosa

As plantas podem formar grandes aglomerados se não forem gerenciadas.

Como a monarda se espalha por estolões, ela pode crescer em grandes aglomerados se não for controlada. Ela não é considerada invasiva, mas pode ser agressiva. Controle a propagação vigorosa adelgando suas plantas ao longo da estação de crescimento. Esta é uma ótima oportunidade para colher um pouco de beebalm para fins culinários também!

Pragas

Atraia joaninhas para o seu jardim plantando flores umbelíferas e ricas em pólen.

Os pulgões são pequenos insetos de corpo mole que podem ser uma praga para muitas plantas de jardim. É melhor inspecionar as plantas com frequência e detectar infestações precocemente. Quando as populações são baixas, remova os pulgões da planta com um jato forte de água de uma mangueira.

As joaninhas adoram comer pulgões. Criar um ecossistema equilibrado atrairá esses insetos benéficos que atuam como controle natural de pragas. Considere plantar flores para atrair joaninhas para o seu jardim. Flores umbelíferas como aquilégia, endro e funcho são algumas das favoritas delas. Flores ricas em pólen como calêndula, cravos e alissum doce também funcionarão.