Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Árvores de Salgueiro

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Árvores de Salgueiro

Capim-limão: O que você precisa saber

Os capins-limão são um grupo de árvores e arbustos do gênero Salix que inclui mais de 350 espécies em todo o mundo. Enquanto alguns capins-limão se misturam ao seu entorno sem chamar atenção, outras variedades são altamente ornamentais e úteis na paisagem. O salgueiro-chorão é provavelmente o mais facilmente reconhecido, conhecido por seus galhos longos e graciosos.

Como regra geral, os capins-limão são árvores de crescimento rápido que adoram áreas úmidas. Eles não são adequados para todas as paisagens, mas se você mora perto de um lago, riacho, área alagada ou ocasionalmente inundada, um capim-limão pode ser uma árvore ideal. Os capins-limão prosperam nessas áreas mais úmidas onde outras espécies de árvores lutam. Algumas espécies de capim-limão são mais tolerantes a solos ocasionalmente secos, mas todos os capins-limão apreciam a umidade constante.

Se você decidir usar um capim-limão em sua propriedade, considere-o mais do que apenas uma árvore. Procure um capim-limão com uma estrutura atraente. Essas árvores muitas vezes parecem muito elegantes durante a estação de crescimento, quando estão frondosas e verdes. No inverno, os galhos despidos têm seu próprio apelo único. Muitos capins-limão têm formas fascinantes que você pode apreciar o ano todo.

Se você tem um terreno com bastante espaço e solo úmido, vamos mergulhar nos detalhes de como e onde cultivar um capim-limão.

Visão Geral

Tipo de planta: Árvore decídua

Área nativa: América do Norte, Europa, Ásia

Zona de resistência do USDA: 2 – 9

Tipo de solo: Úmido, de qualidade média

Requisitos de rega: Médio, Alto

Usos sugeridos: Controle de erosão, área úmida, habitat da vida selvagem

Cor da flor: Verde-amarelo

Atrai: Borboletas, abelhas, pássaros

Problemas: Pragas de insetos, cancro, infecções fúngicas

Resistente a: Solo úmido, veados

História Natural

As árvores de capim-limão são valorizadas por seu crescimento rápido e controle de erosão.

Há cerca de 350 espécies de capins-limão em todo o mundo. Os capins-limão são encontrados em muitas regiões temperadas ao redor do mundo, incluindo Europa, África, Ásia e América do Norte. Muitos dos capins-limão mais ornamentais, como o salgueiro-chorão e os salgueiros-pussy, originaram-se na Europa e Ásia. Essas árvores foram amplamente cultivadas para paisagismo, controle de erosão e indústria floral.

Os capins-limão geralmente crescem em solos úmidos a molhados. Eles prosperam ao longo das margens de lagos, riachos e áreas úmidas e são muito tolerantes a inundações ocasionais e solos saturados. Eles crescem rapidamente, mas muitas vezes têm vida curta. Muitas espécies de capim-limão se espalham para formar pequenas colônias ao longo dos cursos d’água, criando um controle natural de erosão de planícies de inundação.

Características

Com suas formas graciosas e flores da primavera, os capins-limão cativam.

Todos os capins-limão são arbustos ou árvores decíduas. As variedades menores, como o salgueiro-pussy, podem ser podadas em forma de arbusto, enquanto as variedades maiores, como o salgueiro-chorão, crescem para serem impressionantes árvores de tronco grosso. As variedades pendentes são altamente ornamentais, com galhos longos e graciosos que se curvam para baixo, sobrepondo-se uns aos outros como franjas elegantes. A maioria das variedades de capim-limão tem uma forma de crescimento vertical com uma coroa arredondada ou em forma de vaso.

Essas árvores e arbustos tendem a ter formas de folhas semelhantes. Muitas folhas longas, finas e lanceoladas revestem os caules lenhosos mais finos, dando-lhes uma aparência geral densamente verde. Os capins-limão tendem a brotar cedo na primavera e manter suas folhas até o final do outono. No outono, as folhas de capim-limão geralmente mudam de verde para amarelo antes de caírem para os meses de inverno.

Os capins-limão florescem na primavera. A maioria das espécies é dioica, tendo flores masculinas e femininas em plantas diferentes. Ambas as árvores têm catkins vistosos, muitas vezes com uma aparência branca e felpuda. As flores masculinas e femininas florescem ao mesmo tempo, atraindo polinizadores, que então ajudam essas plantas a se polinizarem cruzadamente. As plantas femininas então produzem vagens de sementes, às vezes liberando as sementes com tufos de penugem branca para ajudá-las a se dispersar no vento.

Propagação

Essas árvores são notavelmente fáceis de propagar. As sementes de capim-limão estão prontas para germinar assim que amadurecem, e os cortes de capim-limão facilmente enraízam com um esforço mínimo.

Semente

Plante sementes frescas de capim-limão imediatamente para garantir o sucesso da germinação rápida.

As sementes de capim-limão germinam rapidamente, mas devem ser semeadas imediatamente após amadurecerem na primavera. A melhor maneira de cultivar uma árvore de capim-limão a partir de semente é colher sementes frescas e, dentro de alguns dias da coleta, semear ao ar livre em um local úmido.

As sementes e mudas devem ser mantidas úmidas, pois não toleram secagem durante esta fase. As sementes de capim-limão não requerem nenhum tratamento especial ou estratificação. As sementes viáveis podem germinar dentro de um a três dias após a semeadura.

Cortes

Propague facilmente usando cortes de madeira dura na primavera.

Você tem acesso a uma árvore de capim-limão madura? Você pode facilmente propagar essas árvores com cortes de madeira dura. No final do inverno, use tesouras afiadas para fazer cortes com pelo menos 30 centímetros de comprimento até dois metros de comprimento e pelo menos 1,3 centímetros de espessura. Coloque os cortes em solo úmido em vasos ou em um local úmido no solo. Certifique-se de que o solo permaneça úmido até a primavera.

No início da primavera, qualquer corte bem-sucedido começará a desenvolver raízes e novas folhas frescas. Assim que o clima esquentar, os cortes começarão a crescer vigorosamente. A maioria dos cortes de capim-limão enraizará facilmente, mas alguns não terão sucesso. Qualquer corte que esteja crescendo com sucesso deve ser colocado em um local permanente onde continuará a crescer livremente, enquanto qualquer corte sem sucesso pode ser descartado.

Transplantio

Transplante seu capim-limão em vaso com cuidado para um crescimento ideal.

Se você tem um capim-limão pronto para um lar permanente, planeje fazer o transplante em um dia fresco de primavera ou outono, se possível. Prepare o local de plantio cavando um buraco pelo menos tão profundo e largo quanto a planta envasada atual. Remova cuidadosamente sua árvore de capim-limão do vaso e transfira-a para o buraco.

Se as raízes estiverem agrupadas e emaranhadas, tente soltá-las e espalhá-las um pouco antes de colocá-las no buraco. Encha ao redor das raízes de sua planta com solo úmido, compactando-o para remover bolsas de ar. Por fim, regue bem seu capim-limão recém-transplantado e mantenha-o úmido para evitar o choque do transplante.

Como Cultivar

A família do capim-limão é fácil de cultivar e crescerá facilmente em qualquer local ensolarado com solo úmido. A seleção do local será particularmente importante ao escolher onde plantar sua árvore.

Não os coloque perto de estruturas ou linhas de utilidade porque suas raízes vigorosas em busca de umidade podem interferir em tubulações de água, drenagem e fundações. Os capins-limão são melhores plantados em uma área naturalizada onde podem crescer livremente em uma parte não desenvolvida de sua paisagem.

Iluminação Solar

Para obter melhores resultados, plante os capins-limão onde recebam bastante luz solar.

Os capins-limão se saem bem sob sol pleno e sombra parcial. Uma única árvore ornamental deve ser plantada ao sol pleno, enquanto uma cerca viva de capins-limão menores pode crescer ao longo de uma borda de bosque. Pelo menos seis a oito horas de luz solar direta por dia é o ideal.

Água

Garanta que os capins-limão prosperem plantando-os em solo consistentemente úmido.

Os capins-limão adoram água. Eles geralmente não crescem em solos permanentemente saturados, mas precisam de umidade regular e consistente no solo. Se você tentar cultivar uma árvore de capim-limão em uma área seca, precisará regá-la regularmente. É melhor cultivar essas plantas onde o solo será naturalmente úmido, como perto de um lago ou área úmida.

Solo

Os capins-limão prosperam em vários tipos de solo, desde que a umidade seja consistente.

Essas árvores não são muito exigentes quanto ao tipo de solo, contanto que o solo esteja úmido. Elas se saem bem em solos ácidos, alcalinos ou neutros. Elas crescerão em solo arenoso bem drenado ou em solos argilosos mal drenados. O mais importante é a umidade do solo consistente.

Clima e Temperatura

Escolha uma espécie de capim-limão adequada ao seu clima para um crescimento ideal.

As variedades de capim-limão têm origens variadas e são mais bem adaptadas a diferentes climas. Consulte o Mapa de Zonas de Resistência de Plantas do USDA e descubra sua zona. Como os capins-limão são adaptados às condições de crescimento em regiões temperadas, eles podem suportar temperaturas congelantes. Cada espécie terá preferências climáticas específicas, então certifique-se de escolher uma espécie bem adaptada às condições de sua região.

Adubação

Em solo de qualidade média, os capins-limão prosperam sem requisitos adicionais de adubação.

Os capins-limão crescem perfeitamente bem em solo de qualidade média. Você não precisa se preocupar em adicionar adubo extra ao redor de sua árvore de capim-limão.

Manutenção

A manutenção regular garante que sua árvore de capim-limão permaneça saudável e atraente.

Embora você possa permitir que sua árvore de capim-limão cresça sem qualquer manutenção, você pode ajudá-la a parecer o melhor possível cuidando de algumas tarefas rotineiras.

  • Pode e remova detritos vegetais no inverno, quando a árvore está dormente.
  • Rake folhas e galhos caídos a cada outono.
  • Remova ou apare as ervas daninhas ao redor da base de sua árvore, especialmente enquanto as árvores são jovens e podem ser superadas pelo crescimento agressivo de ervas daninhas.
  • Remova quaisquer mudas jovens indesejadas que tenham se auto-semeado.
  • Verifique regularmente seu capim-limão em busca de sinais de pragas e doenças.

Design de Jardim

Considere uma árvore de capim-limão para seu jardim espaçoso perto da água.

Alguns tipos de capim-limão são extremamente vistosos, mas pode ser desafiador encontrar um local ideal para eles na paisagem. Como tendem a ser grandes, bagunçados e com madeira fraca, com grandes sistemas radiculares espalhados, devem ser plantados longe de casas, estruturas e utilitários subterrâneos.

No entanto, se você tem uma grande paisagem com um lago ou área úmida, um capim-limão seria uma bela adição ao seu jardim! Um salgueiro-chorão maduro crescendo perto da borda de um lago ou lagoa adiciona um visual tranquilo, com seus longos galhos fluindo graciosamente na brisa. Se você mora perto de uma área úmida ou ocasionalmente inundada, plante alguns ao longo da borda para fornecer sombra, habitat para a vida selvagem e estrutura vertical.

Se você espera cultivar uma árvore de capim-limão, mas não tem espaço para um salgueiro-chorão de tamanho completo, experimente uma variedade menor ou cultivar anão. As variedades anãs podem ser incorporadas mais facilmente em uma paisagem, mas ainda devem ser distanciadas de tubulações de água e estruturas para evitar interferência nas raízes. Os capins-limão anões também podem ser usados como plantas de contêiner e até mesmo bonsais. Você só precisará regá-los com frequência para manter o solo úmido.

Variedades

Salgueiro-chorão, Salix babylonica

Os salgueiros-chorões embelezam paisagens à beira da água com seus galhos elegantes.

O salgueiro-chorão é uma árvore grande e de crescimento rápido nativa da Ásia. Os salgueiros-chorões podem crescer até 12 metros de altura e são resistentes ao inverno nas zonas 6 a 8. O salgueiro-chorão tem galhos longos e finos com folhas estreitas e lanceoladas. Essas árvores ornamentais são frequentemente usadas em locais úmidos ao longo de lagos ou riachos, onde seus galhos altamente vistosos adicionam um certo charme gracioso à paisagem.

Salgueiro-branco, Salix alba

Abraçando continentes, o salgueiro-branco impressiona com seus galhos graciosos.

O salgueiro-branco é uma árvore média a grande nativa da Europa, África e Ásia. O salgueiro-branco cresce até 21 metros de altura e é resistente ao inverno das zonas 2 a 9. Assim como o salgueiro-chorão, o salgueiro-branco é uma árvore altamente ornamental com galhos graciosamente pendentes.

Salgueiro-negro, Salix nigra

Prosperando em áreas úmidas, esta árvore de crescimento rápido atinge alturas impressionantes.

O salgueiro-negro é uma árvore de crescrápido que prospera em áreas úmidas e pode atingir alturas impressionantes. Seus ramos flexíveis e folhas estreitas são características distintivas, proporcionando sombra densa e refúgio para diversas espécies de vida selvagem.