Como Cultivar um Jardim de Chá de Ervas

Você está visualizando atualmente Como Cultivar um Jardim de Chá de Ervas

Como Cultivar um Jardim de Chá de Ervas

Uma das melhores coisas sobre os jardins de chá de ervas é a flexibilidade! Você pode plantar algumas calêndulas e hortelã em recipientes no seu pátio, preencher a borda do seu jardim de vegetais com equinácea, alecrim e erva-cidreira, ou dedicar todo o seu jardim da frente ao chá de ervas! Não importa que tipo de jardim você tenha em mente, siga os passos abaixo para cultivar seu jardim de chá de ervas.

Analise o Seu Espaço

Antes de decidir quais ervas plantar no seu jardim de chá, olhe para o espaço com o qual está trabalhando. O tamanho do jardim, o tipo de solo e a exposição ao sol impactam quais plantas você pode cultivar.

Depois de determinar quanto espaço você gostaria de dedicar a essas ervas perfumadas, olhe para o tipo de solo e exposição ao sol. A maioria das plantas de chá de ervas requer pelo menos seis horas de luz solar diária para prosperar, então evite áreas sombreadas. Se possível, escolha um local com solo bem drenado. Embora você possa melhorar o solo aerando-o com um garfo largo e adicionando materiais como composto, é difícil transformar uma área sempre úmida do seu jardim em um local bem drenado.

Escolha Suas Plantas

Uma vez que você determinou quanto espaço está trabalhando, é hora de passar para a parte divertida: escolher as plantas para fazer misturas de chá de ervas! Recomendo começar listando quaisquer ervas que você gostaria de cultivar.

Depois de ter sua lista de plantas dos sonhos, olhe para o seu espaço disponível e decida se consegue encaixar todas essas ervas no seu jardim. Se acha que ficará sem espaço, reduza sua lista até chegar a um número gerenciável de ervas. E não se esqueça de que pode adicionar mais plantas no futuro! Gosto de começar com menos plantas para garantir que tenham espaço suficiente para crescer e depois adicionar mais plantas ao longo do tempo.

Também recomendo escolher ervas compactas se estiver trabalhando com um espaço de jardim pequeno. Camomila, manjericão sagrado, tomilho-limão e calêndula são algumas plantas que funcionam bem em jardins pequenos ou em recipientes.

Projete Seu Jardim

Com sua lista final de plantas em mãos, é hora de projetar seu jardim. Não há regra que diga que você deve criar um design antes de plantar, mas passar um tempo com lápis e papel ajuda a evitar plantas lotadas e infelizes (e é uma ótima atividade durante o inverno).

Gosto de começar dividindo a lista em anuais e perenes. Muitas ervas são perenes, então você só precisa plantá-las uma vez. Embora isso torne o plantio mais fácil, também significa que você deve considerar cuidadosamente onde colocá-las. Você terá que replantar anuais a cada ano, mas é fácil mudar a localização dessas plantas.

Olhe para o tamanho e a propagação de cada erva perene e adicione-as ao seu jardim de papel, garantindo que tenham espaço para crescer. Mesmo que você esteja plantando uma muda de alecrim de quatro polegadas ou anis híssopo, lembre-se de que essas plantas muitas vezes crescem vários pés de altura e largura em poucos anos. Como plantas como hortelã e melissa podem se espalhar rapidamente pelo seu jardim, considere plantá-las dentro de um vaso ou barreira de pedra para evitar que elas dominem as outras plantas.

Depois de organizar suas perenes, preencha os espaços vazios com ervas anuais como manjericão sagrado e calêndula.

Plante Suas Ervas na Primavera

O meio da primavera é a melhor época para plantar a maioria das ervas. Espere até a última geada passar e o solo aquecer, e então vá para o seu jardim para plantar. Dependendo do seu espaço, você pode cultivar seu jardim de chá de ervas no solo ou em recipientes.

Plantando Ervas no Solo

Se você tem uma área que recebe pelo menos seis horas de luz solar, pode plantar seu jardim de chá de ervas no solo. Antes de trabalhar o solo, certifique-se de que o terreno esteja livre de gramíneas e ervas daninhas. Uma enxada é projetada para remover ervas daninhas e gramíneas da superfície do solo. Use isso para limpar seu espaço e defina uma borda ao redor da cama no solo com papelão, madeira ou pedras.

O próximo passo é emendar o solo conforme necessário. Gosto de começar trabalhando o solo com um garfo de escavação ou garfo largo para melhorar a aeração e a drenagem. Insira os dentes do garfo no solo e puxe suavemente a alça para trás até que o solo rache. Retire os dentes do solo, mova para trás um pé e repita esse processo.

Forneça ao solo quaisquer emendas necessárias. O composto oferece alguma aeração e fertilidade. Areia agrícola e perlita dão ao solo mais granulação. Se você tem solo especialmente arenoso, adicionar elementos férteis e materiais retentores de água é importante. Turfa, fibra de coco e até solo para vasos dão ao solo uma melhor consistência.

Depois que o solo estiver solto, pegue seu mapa de plantio e distribua suas mudas de ervas. Lembre-se, é mais fácil mover plantas em vasos do que plantas no solo! Uma vez que o espaçamento das plantas pareça bom, é hora de plantar.

Cave um buraco para cada muda e coloque a raiz da planta no solo. Cubra a parte superior da raiz com solo e regue bem. Em seguida, cubra seu jardim com algum tipo de cobertura natural, como lascas de madeira, folhas trituradas ou palha.

Plantando Ervas em Recipientes

Se você não tem acesso a um jardim no solo ou deseja manter suas ervas contidas, plante-as em vasos! Comece selecionando o recipiente adequado. O material não é muito importante – plástico, terracota e cerâmica funcionam bem. No entanto, certifique-se de que o fundo do recipiente tenha furos de drenagem para permitir a saída de água.

O tamanho do vaso também é importante. Ervas menores como camomila, manjericão sagrado, tomilho-limão e calêndula ficarão confortáveis em vasos de oito polegadas, mas plantas maiores como alecrim, equinácea e lavanda ficarão mais felizes em recipientes de 12 ou 14 polegadas. E se você quiser cultivar um arbusto como uma rosa ou hibisco roselle, escolha um recipiente com pelo menos dois pés de diâmetro.

Encha os recipientes com uma mistura de solo para vasos sem solo bem drenante. Misturas à base de turfa ou fibra de coco funcionam bem, especialmente se contiverem composto rico em nutrientes e materiais de drenagem como perlita e casca de pinheiro. Coloque a raiz da erva no recipiente, cubra com solo e regue bem.

Manutenção do Seu Jardim

Como em todos os jardins, plantar seu jardim de chá de ervas é apenas o primeiro passo! Você deve regar, fertilizar e podar suas plantas adequadamente para obter plantas exuberantes e uma colheita abundante.

Regar

Como todas as plantas, as ervas requerem água para crescer. Os requisitos exatos de água variam entre as plantas, mas a maioria das plantas em um jardim de chá de ervas gosta de solo ligeiramente úmido. Tente regar seu jardim quando as primeiras polegadas de solo estiverem secas.

Normalmente, você terá que regar as ervas cultivadas em recipientes com mais frequência do que as ervas cultivadas no solo. Isso porque o solo em recipientes seca mais rápido do que o solo nativo. No entanto, deixe as primeiras polegadas de solo secarem antes de regar. O excesso de água pode levar à podridão das raízes e outros problemas sérios.

Também recomendo monitorar de perto suas ervas nas primeiras semanas após o plantio. O transplante estressa as plantas, então manter o solo úmido durante esse tempo é importante para limitar o estresse. E como as mudas têm sistemas radiculares pequenos, elas não podem alcançar a umidade profunda no solo.

Fertilizar

A maioria das ervas requer pouco fertilizante, especialmente plantas como equinácea, melissa e hortelã-pimenta. Adicionar uma dose anual de fertilizante de liberação lenta ao seu jardim de chá de ervas fornecerá às plantas os nutrientes necessários para produzir folhas e flores saudáveis.

Adicione algumas mãos cheias de composto pronto às suas plantas a cada primavera como um bom ponto de partida. O composto não apenas fornecerá nutrientes às plantas, mas também adicionará matéria orgânica que alimenta microrganismos benéficos do solo. Esses micróbios quebram os nutrientes em formas disponíveis para as plantas, combatem doenças e melhoram a estrutura do solo.

Você também pode adicionar um fertilizante específico para plantas com flores a ervas como camomila, anis híssopo e rosas. Esses produtos contêm quantidades mais altas de fósforo e potássio do que nitrogênio, incentivando as plantas a produzir mais flores e frutos. Evite adicionar excesso de nitrogênio a plantas aromáticas, pois isso pode reduzir a produção de óleos essenciais.

Erva Daninha

Infelizmente, as ervas daninhas podem ser um problema em jardins de chá de ervas. Se deixadas sem controle, pequenas mudas de ervas daninhas rapidamente dominam as ervas de crescimento lento e transformam seu jardim em uma bagunça selvagem. Felizmente, capinar seu jardim por alguns minutos por semana mantém as ervas daninhas sob controle.

Embora você possa usar as mãos para arrancar ervas daninhas grandes, gosto de usar uma ferramenta de capina como uma enxada de mão ou enxada de escarificação para perturbar o solo e matar pequenas ervas daninhas. Matar as ervas daninhas logo antes ou logo depois de emergirem do solo, o que os agricultores conhecem como “estágio de fio branco”, é simples. O truque é manter-se atualizado com a capina semanal, mesmo quando parece que poucas ervas daninhas estão presentes. Lembre-se, cinco minutos de trabalho agora podem economizar horas de trabalho futuro.

Adicionar cobertura morta ao seu jardim também ajuda a controlar as ervas daninhas e conservar a umidade. Recomendo usar lascas de madeira para cobrir seu jardim de chá de ervas, já que esses materiais cobrirão o solo durante toda a estação e se decomporão para enriquecer o solo. No entanto, você também pode cobrir com palha, folhas, pedras e outros materiais. Não importa que tipo de material você escolher, aplique-o o mais rápido possível após o plantio.

Poda

Embora a maioria dos jardins de chá de ervas cresça sem poda, remover o crescimento extra mantém as plantas arrumadas, melhora o fluxo de ar e previne doenças como oídio. Os métodos de poda variam entre as plantas, mas incluí várias maneiras de podar ervas abaixo. Não importa a erva que você está podando, use ferramentas afiadas e sanitizadas para acelerar a cicatrização e prevenir a propagação de doenças.

Ervas Semi-Lenhosas
Pode ervas semi-lenhosas na primavera ou outono para promover o crescimento arbustivo e a saúde.

Podar ervas com caules semi-lenhosos incentivará as plantas a produzir crescimento arbustivo, prevenir doenças e promover raízes fortes. A primavera é a melhor época para podar essas ervas lenhosas, mas o início do outono também funciona.

Comece pegando um par de tesouras de poda afiadas e distinguindo o crescimento lenhoso duro do crescimento vegetativo flexível. Tente remover um terço do crescimento vegetativo enquanto mantém as tesouras longe dos caules lenhosos. Você também pode remover porções mortas e aparar a planta em uma forma desejável.

Hortelã, Catnip e Melissa
Pode plantas prolíficas na primavera para um crescimento mais arbustivo e remova raízes invasivas conforme necessário.

Essas plantas são conhecidas por seu crescimento rápido e capacidade de dominar o seu jardim. Embora sejam frequentemente produtoras prolíficas, também podem se tornar esguias. A poda permite controlar o crescimento das plantas e produzir plantas arbustivas.

A primavera é a melhor época para podar, mas você também pode podar no início do verão e no outono. Pegue um par afiado de tesouras ou faca e remova os primeiros centímetros de cada caule. Esse corte incentiva as plantas a desenvolver um novo crescimento saudável e envia energia para suas raízes.

Se as plantas começarem a se espalhar para áreas indesejadas, arranque suas raízes do solo.

Perenes Altas e Floridas
As plantas nativas prosperam sem poda, mas a limpeza do crescimento antigo na primavera mantém a saúde do jardim.

Como essas plantas são nativas, não requerem poda para prosperar. No entanto, limpar o crescimento do ano passado pode limitar a propagação de doenças e manter seu jardim arrumado.

Embora você possa ser tentado a remover hastes e flores antigas no outono, recomendo evitar fazê-lo. Abelhas nativas hibernam nesses pequenos orifícios ocos e lagartas pupam dentro deles. Em vez disso, espere até que o clima esquente na primavera antes de limpar. Use as mãos para remover suavemente quaisquer hastes e folhas mortas.

Também gosto de remover as flores murchas das minhas plantas durante o verão para incentivar um suprimento contínuo de flores saudáveis.

Colheita de Ervas

Depois de passar horas projetando, plantando e mantendo seu jardim de chá de ervas, você ficará feliz quando chegar a hora da colheita. Quando trabalhei em uma fazenda de vegetais na Virgínia, todos esperavam estar na equipe de ervas nos dias de colheita. Afinal, o que é melhor do que passar uma manhã sentado sob o sol, cortando ervas e apreciando os aromas incríveis?

Como as ervas amadurecem em diferentes épocas do ano, o melhor momento para colher varia entre as plantas. No entanto, você pode colher a maioria das folhas e flores no verão e cavar raízes e rizomas no outono.

Colheita de Folhas de Ervas

Corte as ervas de manhã ou à noite, evitando as partes mais quentes do dia para manter o sabor e a saúde da planta.

Os jardineiros elogiam muitas ervas por suas folhas perfumadas e saborosas. Estou falando do aroma cítrico e brilhante da verbena de limão, do sabor refrescante da h