7 Utilizações das Facas Hori Hori no Jardim

No momento, você está visualizando 7 Utilizações das Facas Hori Hori no Jardim

Minha experiência com a ferramenta Hori-Hori

No meu primeiro trabalho em um jardim, todos com quem trabalhei tinham essas ferramentas legais parecidas com facas/pás presas aos seus cintos. Aprendi que a ferramenta se chamava Hori-Hori, que significa “cavar” em japonês. Essas ferramentas eram como um distintivo de honra, e ocasionalmente, um colega me emprestava a deles. Seja qual fosse a tarefa, arrancar ervas daninhas, rasgar sacos de solo ou replantar, um Hori-Hori podia fazer tudo.

Um traço comum entre os jardineiros: adoramos mexer. Ao admirar orgulhosamente nossas plantas, quase sempre notamos algo que precisa ser feito. Seja arrancar uma erva daninha, cortar flores gastas ou um galho ou caule morto, ou simplesmente cortar uma bela flor.

Às vezes chamada de faca de jardim serrilhada ou faca de jardineiro japonesa, o Hori-Hori é surpreendentemente simples, mas versátil. Geralmente tem um cabo de madeira ou plástico e uma lâmina de aço inoxidável ou carbono de seis a sete polegadas, fina e resistente.

Há alguns estilos de facas para escolher. Algumas têm uma borda serrilhada de um lado e uma lâmina lisa do outro, enquanto outras têm uma ou outra. A borda serrilhada é excelente para serrar raízes e caules grossos ou lenhosos, enquanto a borda lisa corta facilmente caules tenros e vegetais. Prefiro ter ambas as opções para maior versatilidade.

Opções mais baratas começam em cerca de $25, e opções mais caras em cerca de $70. Hori-Horis, no extremo inferior do espectro de custos, podem ser tão boas quanto opções mais caras. A melhor maneira de obter o melhor custo-benefício é procurar marcas de confiança ou fabricantes japoneses.

Se eu tivesse que escolher apenas uma ferramenta de jardim para substituir o resto, seria a faca suíça das ferramentas de jardim, o Hori-Hori. Ele tem provavelmente cem usos, mas aqui estão minhas 7 maneiras favoritas de usar essa ferramenta incrível:

Como um trolha

O Hori-Hori é uma onomatopeia japonesa para o som de cavar. O uso mais óbvio do Hori-Hori é como um trolha. Com sua ponta afiada e afunilada, a lâmina desliza facilmente no solo e corta e fatia facilmente através dele. Use a ponta para desenhar fileiras e cavar trincheiras rasas para semear diretamente.

Para bulbos como alho, cebola e bulbos de flores, cave um buraco e meça a profundidade usando as marcas de medição do Hori-Hori. Mantenha a faca no lugar até que você tenha colocado o bulbo no solo. Em seguida, solte a faca e deixe a terra transbordar, tendo o cuidado de preencher quaisquer lacunas.

Para cavar raízes difíceis

Perfeito para serrar raízes, soltar o solo e dividir plantas facilmente.

A borda serrilhada da faca é perfeita para serrar raízes antigas e rizomas subterrâneos e serrar raízes finas, mas fortes. Essa prática ajuda a controlar a propagação de plantas invasoras como bambu ou cavalinha. Velhas touças de plantas passadas podem ser removidas do solo usando o Hori-Hori para soltar o solo e depois puxá-las para cima.

Também é ótimo para quebrar até as massas de raízes mais densas em plantas com raízes emaranhadas. Primeiro, use a borda serrilhada para serrar a “calosidade” da raiz grossa que se forma na parte inferior das plantas com raízes emaranhadas. Em seguida, áspero os lados da massa de raízes fazendo alguns cortes diagonais ao longo das raízes. Essa técnica ajudará a soltá-las e crescer para fora no solo ou em um vaso maior.

No outono, o Hori-Hori ajudará a tornar a divisão uma brisa. Esta é uma ótima maneira de revigorar plantas antigas para a próxima primavera e aumentar a quantidade de plantas.

Para poda rápida

Ótimo para cortar flores gastas e podar caules grossos de plantas.

Embora as tesouras de bypass tradicionais sejam ideais para podas pesadas, a borda serrilhada de uma faca é ótima para cortar flores gastas e serrar pequenos galhos, caules de grama, crescimento excessivo de vinhas e até cortar grama. Com a temporada de tomate quase chegando, esta é uma ótima ferramenta para podar os caules grossos das plantas de tomate. Seja o que for que você corte, certifique-se de limpar sua ferramenta primeiro com vinagre, peróxido de hidrogênio ou álcool isopropílico.

Com o tempo, a(s) lâmina(s) ficará(ão) sem corte, mas pode(m) ser facilmente afiada(s) novamente. Use uma haste de afiação na borda lisa e uma haste de afiação pontiaguda entre os dentes serrilhados.

Arrancando ervas daninhas

Perfeito para arrancar ervas daninhas inteiramente, incluindo raízes profundas teimosas.

Ervas daninhas – o tormento de toda existência de jardineiro. Arranque-as, mas perca as raízes, e elas voltarão imediatamente. Ao deslizar a faca diretamente para baixo no solo e girar para cima, o solo se soltará, e a erva daninha deve sair do solo.

Isso é particularmente útil para ervas daninhas com raízes profundas, como dente-de-leão, capim-colchão e cardo. A maioria dos Hori-Horis tem uma única ponta afiada, enquanto outros têm um garfo dividido apenas para arrancar ervas daninhas. Dito isso, ainda prefiro a ponta única pela versatilidade.

Colhendo flores, ervas e vegetais

Ótimo para colher eficientemente vegetais, flores e ervas delicadas.

Se você não tem uma faca de colheita com você, seu confiável Hori-Hori pode substituí-la também! A borda serrilhada é perfeita para cortar abóboras, abóboras, pepinos e feijões da videira. Para flores como zínias, girassóis e celósias e outros vegetais como repolho, cabeças de alface, aipo e ruibarbo, a lâmina pode ser usada para cortar o caule e colher a planta ou flor.

Para colher plantas mais delicadas, como alface bebê e ervas, recomendo usar o lado liso em vez da borda serrilhada para evitar danificar a planta.

Rasgando sacos de solo e cortando barbante

Abra facilmente sacos de solo e corte barbante com um Hori-Hori.

Quando você está usando vários sacos de solo ou emendas, pode ser uma dor parar e mexer para abrir o saco e despejá-lo de forma desajeitada na cama ou vaso de plantio. Um dos meus “truques” favoritos é primeiro colocar o saco plano no chão. Em seguida, use um Hori-Hori para cortar um grande sinal de mais de uma borda à outra e jogá-lo na cama ou vaso. O solo cai instantaneamente, e não há necessidade de levantar e mover o saco ao redor. Problema resolvido!

Outro item valioso de jardim é o barbante. Use-o para marcar uma linha reta, agrupar ervas ou criar um treliça DIY para tomates e plantas trepadeiras. Como é o meu caso, as tesouras nunca são encontradas quando mais preciso delas. Com um Hori-Hori, você pode facilmente medir e cortar o barbante sem nunca precisar procurar pelas tesouras.

Para usar fora do jardim

Uma ferramenta multitarefa versátil para acampar, fazer trilhas e refrescos ocasionais.

Há até usos para esta ferramenta fora do jardim – é o multitool perfeito em viagens de acampamento e trilhas. É ótimo para cavar buracos, cortar ervas daninhas e arbustos, martelar estacas ou até mesmo entalhar lenha. E uma dica bônus – abra uma bebida com sua faca limpa (por sua própria conta e risco) como recompensa pelo seu trabalho árduo!

Pensamentos Finais

Na primavera e no verão, nunca falta tarefas de jardinagem a serem feitas. Procurar por uma ferramenta específica para cada tarefa pode ser demorado e frustrante. Procurar pelas tesouras, garfos de arrancar ervas daninhas, trolhas, facas de colheita e tesouras pode tirar a experiência zen da jardinagem e passar de uma tarefa para outra.

Quase qualquer tarefa que você perceba que precisa ser feita enquanto mexe no jardim – seja cavar rapidamente uma erva daninha irritante, podar um galho morto ou colher vegetais – tudo pode ser feito instantaneamente com essa ferramenta multitarefa em seu cinto.

Seja você um jardineiro minimalista ou maximalista, um Hori-Hori pode ser seu novo melhor amigo.