5 Dicas para Cultivar Alface em Canteiros Elevados

Você está visualizando atualmente 5 Dicas para Cultivar Alface em Canteiros Elevados

Alface: Dicas para Cultivar em Canteiros Elevados

O alface é uma das culturas mais versáteis por aí. Você pode usar folhas pequenas em saladas, desfrutar de folhas grandes em sanduíches e usar folhas tenras para wraps de alface. E não só o alface tem múltiplos usos na cozinha, mas também é fácil de encaixar no seu jardim.

Se você planeja cultivar alface em um canteiro elevado, está com sorte! Os canteiros elevados proporcionam um ótimo lar para o alface devido ao excelente drenagem e fácil acessibilidade. No entanto, antes de plantar essas verduras de folhas em canteiros elevados, você deve ter em mente estas cinco dicas.

Preste Atenção à Variedade

O plantio sazonal garante que o alface prospere o ano todo.

Quando é hora de cultivar alface, você tem quase infinitas opções. Há o alface romana denso e crocante que é o começo das saladas Caesar, variedades de folhas de manteiga tenras que são perfeitas para wraps de alface, e crocantes variedades de cabeça que se mantêm bem em sanduíches. Você pode encontrar dezenas de variedades individuais dentro dessas categorias amplas, tornando a escolha de uma única variedade difícil.

Depois de decidir que tipo de alface deseja cultivar, eu olho para as diferentes cultivares disponíveis. Cada variedade tem resistência específica a doenças, tolerância ao calor, tolerância ao frio e dias até a maturidade. Encontrar uma variedade que tenha as características que você procura é uma parte vital do cultivo de uma safra saudável.

Gosto de plantar algumas variedades diferentes de alface ao longo do ano, já que cada uma tem atributos únicos. Por exemplo, planto variedades como ‘Buttercrunch’ e ‘Vivian’ na primavera, já que os dias mais frescos levam a folhas flexíveis e evitam a floração. Quando o clima mais quente chega, eu troco por opções tolerantes ao calor como ‘New Red Fire’. Embora nenhum alface ame o calor, algumas variedades podem suportar o calor do verão sem florir e se tornar amargas. As alfaces de outono são frequentemente semelhantes às plantadas na primavera, mas procuro variedades tolerantes ao frio se planejo cultivar a alface até o inverno.

Se você encontrar uma variedade específica que goste, certifique-se de anotá-la! E só porque uma variedade não cresceu bem em julho ou setembro, não significa que não crescerá bem em outras épocas do ano. Experimentar com algumas variedades a cada estação ajudará você a encontrar cultivares adequados ao seu clima específico e ao seu jardim em canteiros elevados.

Plante com o Espaçamento Adequado

Verifique o seu pacote de sementes para recomendações de espaçamento das plantas.

Depois de determinar qual variedade de alface você vai plantar em seu canteiro elevado, é hora de descobrir quanto espaço ela precisa para crescer. Como na maioria das verduras, você pode colher alface a qualquer momento. No entanto, se você quiser cultivar uma grande cabeça de alface romana ou uma buttercrunch que possa alimentar toda a família, você deve garantir que sua alface tenha espaço suficiente para se expandir.

Primeiro, olhe para o seu pacote de sementes. A maioria dos pacotes deve fornecer uma faixa de números para o espaçamento adequado das plantas. Muitos tipos de alface crescem bem a 9-12 polegadas de distância, mas alguns podem lidar com espaçamentos mais estreitos, e outros crescem melhor em espaçamentos mais amplos.

Se você estiver cultivando alface com outras culturas, deixe o espaçamento servir como um guia em vez de uma regra rígida. Por exemplo, você pode colocar plantas de alface um pouco mais próximas de ervilhas trepadeiras, já que as ervilhas não interferirão no crescimento da alface.

Por fim, lembre-se de que você pode cultivar alface em qualquer tamanho. Se você quiser cultivar folhas de bebê para uma mistura de salada, pode plantar algumas sementes por polegada. Em vez de plantar as sementes em um bloco denso, plante-as em fileiras com alguns centímetros de espaço entre cada fileira. As fileiras economizam espaço e facilitam a colheita, enquanto o espaço entre elas permite a circulação de ar e ajuda a prevenir doenças.

Pense Sobre a Temperatura

Canteiros elevados aquecem e esfriam mais rapidamente do que o solo do chão.

Cultivar alface no chão e em um canteiro elevado é bastante semelhante. No entanto, uma das maiores diferenças entre esses dois ambientes de cultivo é a temperatura do solo.

Como os canteiros elevados estão expostos ao ar, o solo aquece e esfria mais rapidamente do que o solo do chão. Isso significa que os canteiros elevados aquecem mais rapidamente no verão e esfriam mais rapidamente no inverno. Também significa que os canteiros experimentam maiores flutuações de temperatura entre o dia e a noite.

Então, o que isso significa para o cultivo de alface? Bem, se você está cultivando em um canteiro elevado, espere que a alface floresça mais rapidamente no verão e congele mais rapidamente no inverno. Você sempre pode impactar a temperatura usando coberturas de linha e pano de sombra, mas estar ciente dessas diferenças pode ajudá-lo a selecionar as variedades certas e plantá-las na hora certa.

Se você deseja que seu canteiro elevado experimente menos flutuações de temperatura, pode colocá-lo contra o lado voltado para o sul de uma estrutura. Essa colocação significa que as plantas ainda receberão bastante sol, mas a estrutura fornecerá um pouco de proteção contra as mudanças de temperatura.

Mantenha o Solo Úmido, Não Molhado

Um solo bem drenado evita doenças como a podridão do fundo.

Um dos benefícios dos canteiros elevados é a excelente drenagem que eles proporcionam. Mesmo se você mora em uma área com argila pesada e compactada, ainda pode cultivar culturas saudáveis com a ajuda de canteiros elevados. No entanto, essa excelente drenagem tem um impacto em seu cronograma de rega.

Quando você combina a excelente drenagem dos canteiros elevados com a tendência deles de aquecer mais rapidamente em dias quentes e ensolarados, você perceberá que o solo seca mais rapidamente do que o solo do chão. Portanto, você deve planejar regar seus canteiros elevados com mais frequência do que regaria um jardim no chão.

A maioria das plantas de alface gosta de seu solo úmido, mas não molhado. Felizmente, um solo bem drenado impedirá que a água se acumule e leve a doenças como podridão do fundo e queda. Seu objetivo é verificar regularmente a umidade do solo e irrigar para que o solo nunca seque completamente. Como mudas pequenas têm sistemas radiculares menores do que plantas maiores, planeje regar plantas menores com mais frequência do que plantas maiores. E não se esqueça de que elementos como temperatura, vento e luz solar também afetam com que frequência você deve regar.

Se você não viaja muito e adora cuidar do seu jardim, regar à mão com um regador ou mangueira está tudo bem. Mas se você deseja automatizar as coisas, pode configurar um sistema de irrigação por gotejamento e conectá-lo a um temporizador. Apenas certifique-se de verificar o sistema a cada semana aproximadamente em busca de falhas e ajustar a frequência de execução com base nos níveis de umidade do solo. Lembre-se, o solo deve estar úmido, mas não encharcado!

Plante Mais de Uma Vez

As sementes de alface não germinarão em temperaturas acima de 85°F.

Um dos maiores erros que vejo os jardineiros caseiros cometerem é plantar uma cultura apenas uma vez! Claro, você só precisa plantar uma única planta de tomate ou pepino para desfrutar de semanas de produtos frescos, mas esse não é o caso com a alface! Se você plantar cinco mudas de alface romana ao mesmo tempo na primavera, terá cinco cabeças maduras prontas para colher ao mesmo tempo. Mas se você nunca plantar mais mudas, essa será a única alface cultivada em casa que você terá para desfrutar.

Para um fornecimento contínuo de alface, plante novas sementes ou mudas a cada duas a três semanas. A prática de plantar várias vezes uma cultura é conhecida como plantio sucessivo, e é assim que os agricultores fornecem um suprimento contínuo de alface ou rúcula ao longo da temporada de crescimento.

Se você planeja semear diretamente as sementes de alface em seu jardim, observe que essas sementes não germinarão em altas temperaturas. Se o ar estiver acima de 85°F (29°C), considere iniciar suas sementes dentro de casa e depois transplantá-las para o seu jardim.

Pensamentos Finais

Quer você queira cultivar cabeças densas de alface romana ou folhas de bebê tenras, os canteiros elevados proporcionam um excelente ambiente de cultivo. Lembre-se de escolher suas variedades cuidadosamente, regar bem e plantar mais de uma vez para um fornecimento contínuo de alface cultivada em casa.