17 Plantas de Jardim com um Brilho Prateado

Você está visualizando atualmente 17 Plantas de Jardim com um Brilho Prateado

Plantas Prateadas: Adições Elegantes para o Jardim

As plantas prateadas se destacam no jardim e se tornam neutros refrescantes com alto contraste em cor e textura. Lindas contra flores em tons de vermelho, violeta, azul, branco e dourado, o folhagem prateada complementa tons ousados e pastéis. Plantas com brilho prateado também se destacam contra aquelas com folhagem escura em roxo e verde.

Não apenas as qualidades prateadas das plantas são ornamentais, mas também servem a um propósito da planta. A maioria dessas seleções de qualidade esterlina tem origem em climas ensolarados e secos. As folhas e caules prateados refletem a luz solar, protegendo-os de queimaduras solares e escaldões.

O brilho prateado ocorre através de um revestimento ceroso nas folhas ou pequenos pelos em folhas tomentosas que oferecem uma camada fofa de proteção. A planta tem como objetivo proteger as folhas de longos dias de sol direto e evitar a perda de água. Como bônus, muitas dessas qualidades prateadas significam que as plantas são resistentes, adaptáveis e raramente danificadas por veados.

Aqui, vamos explorar belezas cintilantes que fazem adições elegantes ao paisagismo. As opções são abundantes para sol e sombra para trazer um pouco de brilho ao jardim.

Sálvia Russa

Crie uma paisagem serena com folhagem prateada e flores arejadas.

Os caules e folhas prateadas da sálvia russa e os cachos de flores azul-roxas trazem um apelo gelado. Vencedora do prêmio Planta Perene do Ano da Associação de Plantas Perenes, a sálvia russa floresce de forma confiável do verão até a geada. Flores tubulares em espiral revestem talos altos para uma qualidade arejada entre a folhagem delicada.

A Perovskia prefere sol pleno e solos bem drenados para evitar a podridão radicular fúngica. Procure por variedades resistentes a doenças como ‘Denim in Lace’ e ‘Crazy Blue’ em climas com alta umidade e chuva. A sálvia russa se sai lindamente em altas temperaturas com condições do lado seco.

As plantas atraentes se assemelham à lavanda e são uma excelente alternativa resistente ao frio. Enquanto a folhagem é aromática, é mais um aroma de mentol e cânfora do que lavanda herbal. Plante a sálvia russa como um exemplar entre gramíneas ornamentais, plantas floridas ou em massa para um apelo visual impactante.

Samambaia Japonesa Pintada

Ilumine cantos sombreados com samambaias vibrantes e de baixa manutenção.

A samambaia japonesa pintada – uma escolha eclética e colorida – ilumina o jardim sombreado com folhas únicas em branco esbranquiçado, roxo e verde prateado. As plantas têm um hábito de crescimento baixo e são adequadas para contêineres ou plantações em grupo.

As samambaias japonesas pintadas são impressionantes como espécimes isolados ou proporcionam um contraste suave com outras plantas de sombra. A cor da folhagem é melhor em locais de sombra clara, começando principalmente prateada na primavera e se tornando mais verde à medida que as temperaturas do verão aumentam. Combine as samambaias com gramíneas ornamentais que gostam de sombra, como açafrão e gramínea da floresta japonesa, e perenes como heuchera e hosta.

A samambaia japonesa pintada é uma planta perene fácil de cultivar que prospera em solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e consistentemente úmidos. É melhor se o solo permanecer úmido sem secar entre as regas. Os veados raramente danificam as frondes plumosas.

Heuchera

Eleva o seu jardim com variedades de Heuchera de folhas prateadas vibrantes.

A Heuchera, ou sinos de coral, são plantas perenes nativas da América do Norte valorizadas por sua forma e cor. Os híbridos de Heuchera têm folhagem verde, roxa, bronze, preta, vermelha ou laranja, muitas vezes em tons marmorizados. As variedades de folhas prateadas adicionam interesse visual emocionante e alto contraste a arranjos de contêineres e bordas de jardim sombreadas.

A Heuchera ‘DolceⓇ Silver Gumdrop’ apresenta folhas prateadas iridescentes com tons de rosa que se intensificam ao longo da estação de crescimento. As flores de meados do verão são rosa brilhante para um contraste dinâmico. Esses híbridos compactos e vigorosos têm boa resistência ao calor e à umidade.

H. ‘Spearmint’ possui folhas prateadas com veias verdes escuras e flores bicolores de longa duração em rosa escuro e claro. ‘Smoke and Mirrors’, ‘Stainless Steel’ e ‘Northern Exposure’ são outras variedades prateadas deslumbrantes com tons e veias contrastantes – a inspiração é infinita!

Combine os sinos de coral com outras plantas que gostam de sombra, como heléboro, hosta, samambaias e brunnera para uma combinação impressionante de folhagem e flores de várias estações. A Heuchera precisa de solos ricos, orgânicos e bem drenados. Cultive-as em uma área de sombra dappled do jardim ou em um local com sol da manhã e sombra à tarde. Elas crescerão na sombra total, embora o crescimento possa ser mais lento.

Dichondra ‘Silver Falls’

Crie beleza cascante com dichondra prateada em espaços ensolarados.

Adicione dichondra ao arranjo anual para uma cascata de prata. Pequenas folhas em forma de leque revestem talos prateados que se arrastam para formar uma cobertura de solo densa e de crescimento baixo ou um destaque de contêiner em cascata.

Embora o dichondra atinja apenas cerca de quatro polegadas de altura, os corredores de crescimento rápido atingem três a quatro pés de comprimento. Se o dichondra ficar um pouco esguio ou se espalhar fora de seus limites, dê às plantas uma poda para esculpi-las de volta à forma. Os corredores folhosos enraízam facilmente, então puxe os caules indesejados para mantê-los sob controle.

O ‘Silver Falls’ prospera em pleno sol e tolera sombra dappled. Ele lida com calor, umidade e solos médios a secos, desde que sejam bem drenados.

Dusty Miller

Ilumine jardins com folhagem prateada da resistente ao frio dusty miller.

O dusty miller exibe folhas felpudas, brancas e prateadas delicadamente divididas. As folhas espessas e plumosas proporcionam grande interesse textural a exibições anuais, com folhagem prateada e esbranquiçada como o destaque absoluto. O dusty miller oferece um excelente contraste com folhagem mais profunda e flores sazonais coloridas.

O dusty miller é resistente ao frio e geralmente é cultivado como uma anual que floresce em temperaturas amenas. Use o dusty miller como uma planta de estação fria em climas quentes com alta umidade. Em áreas com verões amenos, o dusty miller cresce da primavera até geadas regulares e pesadas.

Nativo do Mediterrâneo, o dusty miller se sai melhor em pleno sol, mas se dá bem na sombra. As plantas toleram calor e seca e, como muitas em nossa lista de plantas esterlinas, são resistentes a veados.

Artemísia

Abraçe a elegância com variedades de Artemísia prateadas em jardins ensolarados.

A Artemísia ‘Powis Castle’ apresenta folhagem prateada e plumosa e uma forma fofa e solta. Esta planta perene híbrida difere de seus parentes de losna porque não se espalha tão agressivamente. Sua textura fina e folhas cinza adicionam variedade ao arranjo de plantio.

A Artemisia schmidtiana ‘Silver Mound’ é outra opção prateada deslumbrante. Suas folhas delicadas formam um pequeno monte almofadado. ‘Silver Mound’ cresce de oito a dez polegadas de altura em plantas arrumadas e compactas.

A Artemísia prospera em pleno sol e solo bem drenado. É uma planta resistente e tolera a seca, mas murcha em condições excessivamente úmidas. Em altas temperaturas e umidade ou períodos de saturação prolongada, as folhas podem murchar e cair.

A Artemísia ‘Powis Castle’ se espalha através de rizomas, criando montes de folhagem cinza prateada. Quando tocada, tem um cheiro de cânfora.

Santolina

Realce a sua paisagem com arbustos aromáticos e prateados de santolina.

A Santolina, ou algodão de lavanda, é uma erva do Velho Mundo cultivada por sua atraente e aromática folhagem prateada, adaptabilidade resistente e qualidades como cobertura de solo baixa e arredondada. Esses pequenos arbustos lenhosos são acentos ideais ao longo das bordas das camas, bordas e caminhos.

No verão, a santolina produz massas de botões amarelos ensolarados em hastes que se elevam acima da folhagem. Esta planta mediterrânea é perene e tolerante à seca quando estabelecida. É adequada para exposição costeira e condições áridas. As folhas aromáticas e a textura dissuadem veados e coelhos de beliscar.

A santolina cresce melhor em pleno sol e em solos médios, bem drenados e permitidos para secar entre as regas. Ela se adapta a uma ampla variedade de tipos de solo, de arenoso a argiloso a rochoso. As plantas toleram bem a poda e produzirão mais folhas cinza prateadas quando aparadas.

Lamium

Ilumine áreas sombreadas com folhagem variegada espalhada e flores coloridas.

O Lamium, ou deadnettle manchado, ilumina pontos sombreados como cobertura de solo com pequenas folhas brilhantes em variedades prateadas, variegadas, verdes e douradas. As plantas de crescimento baixo se espalham através de caules de enraizamento para formar um tapete. Flores prolificas em rosa, roxo ou branco aparecem abundantemente do final da primavera ao início do verão, com floração esporádica até a geada.

O Lamium é uma planta de transição adaptável para bordas sombreadas e bordas de bosques onde o sol encontra condições de sombra. As variedades prateadas, especialmente, se dão bem com luz dappled para manter sua cor. Elas combinam lindamente com heuchera e samambaias e como planta de subcobertura para bulbos.

O Lamium ‘Red Nancy’ (folhas prateadas tingidas de vermelho) e ‘Album’ (com folhas listradas de prata) se destacaram nos testes de campo do Jardim Botânico de Chicago. ‘Beacon Silver’ é notável por suas folhas quase todas prateadas e flores de lavanda profunda, ‘Cosmopolitan’ tem folhas prateadas em miniatura em uma forma compacta que não se espalhará agressivamente.

As condições ideais de crescimento para o lamium são locais de jardim com sombra parcial a total com solos ricos em matéria orgânica, úmidos e bem drenados. As plantas toleram sombra seca, mas não condições excessivamente úmidas, que levam à podridão da coroa e do caule. Caso contrário, o lamium se espalha vigorosamente; puxe facilmente seções para mantê-las sob controle.

Brunnera ‘Jack Frost’

Abraçe a beleza multisseasonal com folhagem prateada e delicadas flores azuis.

Uma nativa resistente da Sibéria, a brunnera cresce lindamente como cobertura de solo sombreada com folhas em forma de coração e flores azuis na primavera. ‘Jack Frost’ brilha com interesse multisseasonal, onde a folhagem prateada contrasta com veias e bordas verdes.

‘Jack Frost’ é o vencedor do Prêmio de Perene do Ano da Associação de Plantas Perenes. Este prêmio é dado às plantas perenes de melhor desempenho com base em sua adaptabilidade a uma ampla gama de climas, baixos requisitos de manutenção, resistência a pragas e doenças e apelo multisseasonal, entre outros critérios.

A Brunnera ‘Jack Frost’ cresce melhor em solos úmidos e bem drenados. Sol da manhã e sombra à tarde ou luz dappled é o ideal. Plante ‘Jack Frost’ com hosta e samambaias em jardins de bosques para interesse em textura e cor.

Hortênsia do Mar

Eleve o seu jardim com flores espinhosas e azuis prateadas durante todo o verão.

A hortênsia do mar é uma dessas plantas impressionantes com flores quase irreais. As flores azul prateadas são rígidas e espinhosas e trazem uma profusão de cor e textura ao jardim durante todo o verão. Floristas e produtores apreciam as flores artísticas.

O Eryngium é uma planta resistente, preferindo sol pleno e solos arenosos ou argilosos para melhor crescimento e floração. Quanto mais sol, melhor para a hortênsia do mar. Ela também tolera condições costeiras salgadas e é resistente a veados.

Procure por ‘Blue Glitter’ para uma variedade resistente carregada de flores azuis em hastes prateadas. As folhas basais são verdes, e os múltiplos caules se elevam para cachos de flores.

Cardoon

Faça uma declaração ousada com folhagem dramática e escultural de cardoon prateado.

O cardoon é uma planta escultural com folhagem prateada dramática que faz uma declaração ousada. Suas folhas são grandes e semelhantes a frondes, com espinhos e lobos profundos. As plantas produzem flores violetas vistosas em frutos de alcachofra (embora o caule do cardoon seja comestível).

Nativo do Mediterrâneo, o cardoon tem uma longa história de jardim. Historicamente, era uma parte regular da dieta durante a Idade Média. Hoje, é cultivado por seu valor comestível e forma arquitetônica. O cardoon recebeu o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society por sua vigor, des