Coníferas: Plantas Únicas e Diversas
As coníferas são um grupo diversificado de plantas lenhosas com folhas em forma de agulha que produzem cones portadores de sementes. São árvores antigas que existem desde a era Pennsylvanian do registro fóssil. As coníferas modernas agora incluem mais de 600 espécies de árvores e arbustos vivos. Essas plantas são surpreendentemente diversas e habitam todos os continentes, exceto a Antártida.
Valor das Coníferas
As coníferas são árvores e arbustos valiosos para o meio ambiente, para a vida selvagem e para as pessoas. Os seres humanos utilizam as coníferas como madeira para casas e móveis, como árvores de Natal e para celulose, que é usada para fabricar uma ampla variedade de produtos de papel. As coníferas também são excelentes árvores de paisagismo para sombra, arbustos e valor ornamental. Algumas coníferas até mesmo fazem excelentes plantas de interior!
Crescendo Coníferas em seu Paisagismo
Se você escolher cultivar uma conífera em seu paisagismo, você vai querer combinar suas plantas com as condições de crescimento locais. Consulte o mapa de Zonas de Rusticidade de Plantas do USDA para descobrir sua zona. Em seguida, preste atenção em quanto sol seu paisagismo recebe, bem como o tipo de solo e drenagem.
Alguns tipos de coníferas requerem solo úmido, enquanto outros dependem de condições secas. Por fim, certifique-se de ter espaço suficiente para sua árvore ou arbusto desejado. Quando você chegar em casa do centro de jardinagem com uma muda de dois pés de altura, considere o quão alta ela será na maturidade e dê espaço suficiente para ela prosperar.
Você provavelmente já ouviu falar de pinheiros, cedros e zimbros antes, mas você pode se surpreender com a incrível diversidade de árvores e arbustos coníferos. Continue lendo para aprender mais sobre 25 árvores e arbustos coníferos únicos e bonitos para o paisagismo de sua casa.
Cedro do Alasca
Realce seu paisagismo com uma árvore espetacular de folha perene.
O cedro do Alasca, também conhecido como cipreste do Alasca ou cipreste de Nootka, é uma árvore perene nativa do Noroeste do Pacífico. Embora comumente chamado de “cedro”, esta árvore é na verdade uma variedade de cipreste que cresce ao longo de riachos, ravinas e bosques abertos úmidos. Cultive-a como uma árvore de destaque em seu paisagismo em um local ensolarado com solo úmido e bem drenado.
O cedro do Alasca desenvolve uma forma cônica atraente. Os galhos pendem ligeiramente em direção às pontas, dando-lhe uma aparência suavizada. As agulhas curtas e escamosas são ramificadas e criam padrões emplumados sobrepostos. A cultivar ‘Pendula’ tem galhos dramaticamente pendentes e cresce apenas até 35 pés de altura. Este tipo de conífera é uma excelente planta de paisagismo onde pode ser o centro das atenções.
Cipreste do Arizona
Adicione um toque do Sudoeste ao seu paisagismo ensolarado.
Enquanto muitos tipos de coníferas são associados a climas mais frios, o cipreste do Arizona é nativo do sudeste dos Estados Unidos e do México. Esta árvore é tolerante à seca, ao calor e adora climas quentes e áridos com sol pleno e solo bem drenado. Várias cultivares interessantes de cipreste do Arizona estão disponíveis com formas de crescimento e cores atraentes, incluindo algumas variedades familiares de árvores de Natal.
Os ciprestes do Arizona são árvores perenes com uma forma cônica atraente. Na maturidade, podem atingir 60 pés de altura com um tronco largo e robusto. As agulhas são uma série de escalas densamente sobrepostas que, à distância, dão a essas árvores uma aparência macia e rendada. Os cones são de cor marrom-avermelhada, arredondados e têm apenas cerca de uma polegada de comprimento.
Cedro do Atlas
Crie um paisagismo sereno com árvores perenes graciosas e verde-prateadas.
O cedro do Atlas, também conhecido como cedro azul do Atlas, é uma árvore alta e longeva popular para paisagismo. Essas árvores têm uma forma piramidal e podem crescer até 40 pés de largura. Use um cedro do Atlas como ponto focal perene em seu paisagismo, ou cultive vários em fila para quebra-vento ou tela de privacidade.
O cedro do Atlas tem tufos de agulhas curtas e verde-prateadas e cones estreitos e densamente compactados. Várias cultivares atraentes estão disponíveis, incluindo algumas com crescimento mais estreito e colunar e outras com galhos graciosamente pendentes. Esses cedros requerem sol pleno, solo bem drenado e um clima mais quente para se saírem bem.
Cipreste Calvo
Realce paisagens úmidas com árvores chamativas de folhagem dourada e raízes únicas.
O cipreste calvo é uma árvore fascinante nativa do sudeste e centro da América do Norte. É característico de pântanos, baías e bordas de áreas úmidas e muitas vezes cresce diretamente em águas rasas com suas raízes totalmente submersas. Essas árvores são tolerantes a inundações frequentes e seriam uma planta maravilhosa para uma grande área úmida, aberta e ampla, onde você pode ter dificuldade em encontrar outras plantas adequadas. Existem muitas belas cultivares de cipreste calvo também.
O cipreste calvo é um conífero decíduo que tem uma folhagem dourada atraente no outono. Produz folhas em forma de penas revestidas com agulhas curtas e macias. Os cones são pequenos e arredondados, parecendo mais com esferas amontoadas do que cones tradicionais.
Uma das características mais únicas do cipreste calvo são suas raízes. O cipreste calvo desenvolve um sistema radicular amplo e superficial onde crescem protuberâncias conhecidas como joelhos de cipreste, que se projetam acima da superfície do solo. Esse recurso de raiz único ajuda as árvores a sobreviver em solos saturados, permitindo que as raízes tenham acesso a ar fresco.
Abeto Balsâmico
Adorne seu paisagismo com coníferas aromáticas, perfeitas para o Natal.
O abeto balsâmico é um tipo de conífera muito resistente ao frio, nativo do nordeste da América do Norte. Essas árvores preferem sol pleno, solo bem drenado e um clima fresco. Os abetos balsâmicos maduros podem crescer até 80 pés de altura e 25 pés de largura, embora haja uma cultivar anã que permanece muito mais compacta, atingindo apenas dois pés de altura.
O abeto balsâmico é uma espécie popular de árvore de Natal. Ele desenvolve uma bela forma piramidal e agulhas densas e aromáticas. Os cones são cilíndricos e crescem até quatro polegadas de comprimento. Quando jovens, eles têm uma cor roxa marcante, amadurecendo para um verde-marrom mais padrão. Como a maioria das outras árvores de abeto, os cones crescem eretos ao longo dos galhos, em vez de pendurados como a maioria dos cones de pinheiro.
Cedro do Líbano
Crie paisagens impressionantes com majestosas coníferas perenes, perfeitas para sombra e privacidade.
O cedro do Líbano é uma interessante conífera perene nativa do Oriente Médio. Essas árvores são adaptadas para crescer em habitats frescos e rochosos em montanhas e precisam de solo bem drenado e um clima moderado.
Se você tiver as condições de crescimento certas, o cedro do Líbano é uma árvore de paisagismo verdadeiramente bonita. Os troncos podem crescer bastante espessos e dramáticos, e sua estatura alta as torna boas árvores de sombra, árvores de destaque ou telas naturais de privacidade. Suas agulhas curtas, densas e verde-prateadas são bonitas durante todo o ano.
Teixo Chinês
Realce seu paisagismo com folhagem densa e verde-escura e cones ornamentais.
O teixo chinês é uma árvore de paisagismo atraente nativa da Ásia. As agulhas do teixo chinês são curtas, achatadas e de cor verde-escura. Elas crescem ao longo dos caules menores dessas árvores, dando-lhes uma aparência robusta e muito arbustiva. Essas árvores não produzem cones com aparência padrão, mas sim cones arredondados, semelhantes a bagas, que têm valor ornamental.
O teixo chinês às vezes é cultivado como planta de interior porque tolera condições de pouca luz. Também é uma árvore favorita para bonsai. No entanto, não cultive esta planta em ambientes fechados se tiver animais de estimação; as sementes são venenosas se ingeridas. Como árvore de paisagismo, o teixo chinês é uma excelente planta de destaque, sebe ou tela contra o vento. Aves e outros pequenos animais usarão a cobertura densa dessas plantas para nidificação e repouso.
Sequoia Costeira
Convide um crescimento majestoso com folhagem semelhante a samambaias, atraindo uma vida selvagem diversificada.
A sequoia costeira, também conhecida como sequoia da Califórnia, é uma das árvores mais altas do mundo. Essas árvores magníficas são nativas das florestas tropicais temperadas da costa do Pacífico, particularmente no sudoeste do Oregon e no norte da Califórnia. Essas árvores precisam do clima fresco e úmido da costa do Pacífico para sobreviver, mas se você mora nesta região, pode cultivar com sucesso uma dessas gigantes lenhosas, ou qualquer uma de suas interessantes cultivares, se tiver espaço suficiente!
Você pode cultivar sua própria árvore de sequoia costeira a partir de uma semente pequena. Em condições ideais, essas árvores podem crescer rapidamente, até três pés por ano. As agulhas são achatadas e se desenvolvem em um padrão semelhante a samambaias ao longo dos ramos e galhos menores. Para o tamanho maciço dessas árvores, os cones são surpreendentemente pequenos, atingindo apenas cerca de uma polegada de comprimento. As sequoias costeiras oferecem alimentos e abrigo para animais, atraindo pássaros, borboletas e uma variedade de outras pequenas criaturas selvagens.
Junípero Rasteiro
Adorne seu paisagismo com beleza de cobertura vegetal perene de baixa manutenção.
O junípero rasteiro é um arbusto de paisagismo popular para bordas, limites e projetos de paisagismo urbano. Este conífero de crescimento baixo é nativo de afloramentos rochosos e topos de montanhas no norte dos Estados Unidos e Canadá. Ele prefere sol pleno e solo relativamente seco e bem drenado.
Os juníperos rasteiros têm agulhas extremamente curtas, escamosas e sobrepostas que têm uma sensação grosseira e áspera. Essas plantas fazem uma excelente cobertura do solo, pois se espalham, cobrindo grandes áreas de solo nu com um tapete espinhoso de vegetação perene. Em vez de produzir cones distintos, o junípero rasteiro tem cones modificados que se parecem mais com bagas azuladas. Existem muitas cultivares fáceis de cultivar com cores e formas de crescimento diferentes.
Abeto de Douglas
Transforme seu paisagismo com majestosas coníferas, ideais para épocas festivas.
O abeto de Douglas é uma árvore muito alta que pode crescer até 300 pés em seu habitat natural, embora raramente atinja essa altura em cultivo. Essas impressionantes árvores são nativas da região noroeste do Pacífico, do Canadá à Califórnia central. Elas são intolerantes ao calor e à umidade e crescem melhor em solos úmidos e bem drenados do noroeste do Pacífico ou em regiões montanhosas mais frias com condições ambientais semelhantes.
As árvores jovens de abeto de Douglas têm uma forma piramidal, mas se tornam mais cilíndricas na maturidade, atingindo cerca de 20 pés de largura. Devido à sua forma desejável, esta árvore é cultivada comercialmente como árvore de Natal. Suas agulhas curtas, estreitas e achatadas revestem os ramos e galhos menores, criando um efeito de escova verde. Os cones são marrons, pendurados abaixo dos galhos como pêndulos de papel. Pássaros e outras pequenas criaturas selvagens felizes bicam os cones, procurando as sementes nutritivas.
Cedro Japonês Anão
Realce seu paisagismo com beleza compacta e textura macia de coníferos perenes.
O cedro japonês anão é um arbusto compacto nativo do Japão e da China. Ele desenvolve uma forma atraente e arredondada e permanece com menos de quatro pés de altura e igualmente de largura. Este conífero de fácil cultivo tem excelente valor paisagístico para o seu jardim de pedras, jardim de inverno, ou agrupamentos pequenos para uma borda baixa e arbustiva. Também crescerá bem em recipientes.
O cedro japonês anão tem agulhas muito curtas, densamente compactadas e em espiral que dão a essas plantas uma aparência macia e tocável. Você não precisará fazer podas regulares para ajudá-las a manter suas formas arredondadas atraentes. Os cones são pequenos, arredondados e marrons, formando pequenos grupos nas pontas dos ramos.
Pinheiro Branco do Leste
Abrace a beleza o ano todo com majestosas árvores perenes amigáveis à vida selvagem.
O pinheiro branco do leste é um grande conífero perene nativo do norte da América do Norte. Ele cresce naturalmente em altas elevações e se sai melhor em climas frescos e úmidos. Essa árvore majestosa pode crescer até 100 pés de altura, com uma copa larga e espessa que proporciona sombra abundante e abrigo para a vida selvagem.